Investigadores do INESC Coimbra e da Universidade de Coimbra desenvolvem aplicação para ajudar a localizar o fogo

Investigadores do INESC Coimbra e da Universidade de Coimbra desenvolvem aplicação para ajudar a localizar o fogo

image_pdfimage_print

Um grupo de investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra (INESC Coimbra) e da Universidade de Coimbra (UC)…

… está a desenvolver uma aplicação (app) que permite comunicar em tempo real a localização de um foco de incêndio florestal.

A principal novidade deste projeto – FireLoc – é que o utilizador da app, ao observar esse foco de incêndio (de preferência, na fase inicial), aponte a câmara do telemóvel para o local e tire uma foto. Nesse preciso momento o sistema obterá automaticamente as coordenadas do local onde o utilizador se encontra, a sua orientação e permitirá ao utilizador disponibilizar mais alguns dados adicionais que ajudem o sistema na validação da informação.

Após a receção, e segundo o co-investigador do projeto Alberto Cardoso, “o programa fará a avaliação e validação da informação através de um algoritmo baseado em inteligência artificial”, disse.

Efetuado este trabalho, a plataforma trabalhará os dados de forma a disponibilizar a informação às autoridades de Proteção Civil. “O objetivo é que as autoridades tenham acesso à localização exata de um fogo e, desta forma, tenham a máxima informação para um combate mais rápido às chamas”, afirma a investigadora responsável Cidália Fonte.

O projeto obteve um financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) que permitirá, nos próximos dois anos, desenvolver a aplicação para a recolha de dados e a metodologia que permita validar os dados recolhidos pelos cidadãos. “O objetivo é que o FireLoc esteja disponível para todos os cidadãos em 2021”, disse a investigadora.

A equipa é composta por investigadores do INESC Coimbra, do Departamento de Matemática e do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra.

Previous Caldas da Rainha: GNR apreende artigos contrafeitos no valor de mais de 30 mil euros
Next Seia: Comissão de Saúde, Infraestruturas e Coesão Territorial solicita esclarecimentos à ULS Guarda

Artigos Relacionados

Última Hora

Município de Arganil distinguido por pagar a tempo e horas aos seus fornecedores

O Município de Arganil foi reconhecido com o Diploma Compromisso Pagamento Pontual pelo quinto ano consecutivo, pela ACEGE (Associação Cristã de Empresários e Gestores),…

Última Hora

Festival “Origens” regressa a Travanca de Lagos para “valorizar a cultura” da região

Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, acolhe nos próximos dias 17, 18 e 19 de maio, a 6ª edição do Festival Cultural “Origens”, que tem como objetivo

Última Hora

Tábua acolhe IV Encontro Internacional Renault 4L

A Associação de Desportos e Makinas vai realizar, o próximo sábado, 30 de junho, a 4ª edição do Encontro Internacional de Renault 4L, em Tábua.

Região

Maior eclipse total da Lua ocorre amanhã

A Lua vai estar, amanhã, mergulhada na sombra da Terra, mas Portugal apenas vai apanhar o fenómeno a meio porque a Lua nasce numa altura…

Última Hora

Incêndio em Andorinha combatido por 250 bombeiros e sete meios aéreos está em fase de resolução

Um incêndio florestal, na localidade de Andorinha, na freguesia de Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, que teve início pelas 14h05 desta quinta feira está já em

Desporto

Município de Tábua promove VII Gala do Desporto

A VII Gala do Desporto do Município de Tábua, referente à época desportiva 2018/2019, realiza-se no próximo dia 22 de novembro, no Centro Cultural de Tábua, a partir das 21h00,

Região

Sabugal conta com presépio natural gigante que ocupa 1100 metros quadrados

A cidade do Sabugal volta a ter este ano um presépio gigante que ocupa cerca de 1.100 metros quadrados de área e que é construído com mais de 500 toneladas

Última Hora

APROLEP envia camião carregado de feno para Góis para ajudar animais

A Associação dos Produtores de Leite de Portugal (APROLEP) envia esta quinta-feira, para Góis, um carregamento de feno oferecido por um grupo de agricultores…

Última Hora

Associação Juvenil promove concerto a Favor das Vítimas dos Incêndios no concelho de Tábua

A Associação Juvenil Tábua XXI promove, no próximo dia 9 de dezembro, a partir das 17h00, no Pavilhão Multiusos de Tábua, …

Última Hora

CISE promove percursos pedestres em julho e agosto

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela – CISE volta a realizar, em julho e agosto, percursos dirigidos a todos os amantes do pedestrianismo, …

Informação

Rui Rio desloca-se esta sexta-feira a Oliveira do Hospital

O Presidente da Comissão Política Concelhia Nacional do PSD, Rui Rio, desloca-se esta sexta-feira ao concelho de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Eptoliva conta com campeão mundial de ralis em jornadas técnicas

O piloto de ralis, Rui Madeira, que se sagrou campeão mundial do grupo N é hoje o convidado das jornadas técnicas do Curso de Manutenção Industrial, Mecatrónica Automóvel promovidas…