Investigador entende que cadastro florestal vem com “30 anos de atraso”

Investigador entende que cadastro florestal vem com “30 anos de atraso”

O diretor do Núcleo de Investigação de Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra considera que o cadastro florestal vem, “no mínimo, com 30 anos de atraso”, …

… duvidando até  se é desta vez que será realmente implementado.

A criação de um sistema de informação cadastral simplificada consta de um dos três diplomas aprovados a 19 de julho pela Assembleia da República, no âmbito da reforma da floresta.

De acordo com Luciano Lourenço, o cadastro florestal poderá ser uma boa medida para se “saber, efetivamente, quantos proprietários existem e quantas parcelas detêm cada um desses proprietários”. Questionado sobre os terrenos sem dono conhecido, o investigador disse que “existem, efetivamente, muitas terras aparentemente sem dono, mas não são tantas quanto às vezes os defensores dessas medidas pretendem fazer crer”.

A par do cadastro, o investigador de incêndios florestais da Universidade de Coimbra defendeu que “seria importante fazer o emparcelamento de áreas de minifúndio para que possam ser geridas e ser rentáveis”, através da criação de unidades de gestão florestal.

Apesar de concordar com a necessidade de existir um cadastro florestal, Luciano Lourenço criticou a atual reforma da floresta, por considerar que, “mais importante do que alterar a legislação, é fazer cumprir a legislação”.

image_pdfimage_print
Previous 3ª etapa da Volta a Portugal liga Figueira de Castelo Rodrigo a Bragança
Next Homem detido por tentativa de homicídio em S. João da Pesqueira

Artigos Relacionados

Última Hora

Homem encontrado morto em levada de água em Soure

O cadáver de um homem de idade indefinida foi encontrado, ontem à tarde, numa levada de água na vila de Soure, Coimbra.

Sociedade

PJ deteve três homens suspeitos da morte de jovem em Montemor-o-Velho

Três homens foram detidos pela Polícia Judiciária (PS) por presumível autoria de um crime de ofensas à integridade física qualificadas, de que resultou…

Informação

Portugueses têm ouvido mais rádio através da internet

A rádio tem passado por um processo de inovação e a presença na internet faz parte dessa aposta em muitos órgãos de comunicação portugueses.

Última Hora

Seia realiza Feira do Queijo Serra da Estrela de 25 a 28 de fevereiro

Entre 25 e 28 de fevereiro, o município de Seia convida a uma visita à Feira do Queijo Serra da Estrela, naquela que será a 39.ª edição de um dos

Informação

INEM renova Ambulância dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital assinaram …

Última Hora

Circulação na Linha do Norte totalmente restabelecida

A empresa Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou ontem à noite o restabelecimento da circulação ferroviária em duas vias, no troço Pampilhosa – Coimbra B, na linha do Norte, que estava

Sociedade

Semana de calor com temperaturas acima dos 30 graus

A semana que hoje começa vai ser de calor, com as temperaturas a passarem acima dos 30 graus, no interior e no sul.

Programas

Alandra apresenta “A noite é nossa” na Rádio Boa Nova

Alandra apresenta hoje no programa “Peça que Passa”, de Zé Conde, o seu primeiro disco intitulado “A noite é nossa”.

Nacional

Primeiro-ministro vem a Oliveira do Hospital apresentar novas equipas de sapadores florestais

O Primeiro-Ministro, António Costa, e o Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, deslocam-se ao concelho de Oliveira do Hospital na próxima quinta-feira, dia 3 de Agosto, às 14h00, para participarem na

Informação

Arganil: Jovem condenado a 18 anos de prisão por matar namorada

O Tribunal de Coimbra condenou hoje a 18 anos de prisão o jovem de Arganil acusado de empurrar a namorada, de 20 anos, …

Destaque

Exames nacionais e provas de aferição decorrem “com normalidade” em Oliveira do Hospital

O diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Carlos Carvalheira, garantiu há instantes à Rádio Boa Nova que a realização dos exames nacionais do secundário…

Informação

CIM da Região Centro reuniram com Comissário Europeu 

As Comunidades Intermunicipais da Região de Coimbra, Beiras e Serra da Estrela, Região de Aveiro, Viseu Dão Lafões e Médio Tejo reuniram esta terça-feira, em Bruxelas,…

Informação

  Projeto “Mini Repórteres” sai para a rua

  O Município de Oliveira do Hospital vai dinamizar um novo projeto denominado “Mini Repórteres” dirigido ao público infanto-juvenil, em colaboração com a Rádio Boa Nova.

Informação

Agricultores exigem menos burocracia e mais apoios para recuperação após os fogos

Cerca de 150 agricultores e produtores florestais manifestaram-se hoje, em Coimbra, para exigir mais apoios e menos burocracia no processo de candidaturas…

Informação

FCOH e Condeixa não dão tréguas na luta pela subida de divisão

A luta pela subida no Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra continua ao rubro. A faltarem apenas duas jornadas para o término da época, o

Última Hora

Juventude Popular de Oliveira do Hospital toma posse amanhã

Os novos órgãos sociais da Comissão Política Concelhia da Juventude Popular de Oliveira do Hospital tomam posse amanhã, dia 17, pelas 21:30, no restaurante «O Túnel» de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Pedro Dias, suspeito de duplo homicídio, continua a monte

A GNR continua à procura de Pedro João Dias , de 44 anos, o homem suspeito de na madrugada da última terça-feira ter assassinado um militar da GNR e um

Informação

Resultados desportivos de fim-de-semana

A Associação Desportiva Nogueirense empatou a 27ª jornada da Série C do Campeonato Nacional em casa, no passado sábado, frente ao Sertanense por duas bolas.

Última Hora

Eptoliva promove “25 anos” nas Marchas Populares

A Eptoliva decidiu fazer o pré-lançamento das comemorações do seu 25º aniversário, através da escolha dos “25 anos da EPTOLIVA”, como tema a apresentar nas Marchas Populares …

Destaque

Oliveira do Hospital mostra potencial turístico na BTL

O Município de Oliveira do hospital está hoje em destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa com um filme promocional, uma ação de degustação e encontro entre operadores turísticos do

Última Hora

Cerca de 200 militantes de Oliveira do Hospital em condições de votar nas diretas para o PSD

As eleições diretas para a Nacional do PSD realizam-se amanhã, dia 13 de janeiro, entre as 14h00 e as 20 horas. Em Oliveira do Hospital, os cerca de 200 militantes

Destaque

Sampaense apresentou-se para a nova época no regresso à LPB

O Sampaense Basket apresentou-se oficialmente este domingo, em jogo amigável frente ao Illiabum (70-86). Uma partida onde o resultado era o que menos interessava e o objectivo era consolidar a

Nacional

Céu limpo e descida da temperatura máxima no fim de semana

O fim de semana vai ser marcado por céu pouco nublado e uma pequena descida de temperatura máxima entre dois a quatro graus Celsius.

Sociedade

PJ deteve incendiário no concelho de Tondela

A Polícia Judiciária deteve, através da diretoria do Centro e em colaboração com a GNR de Campo de Besteiros, um homem, no concelho de Tondela,…