Investigador entende que cadastro florestal vem com “30 anos de atraso”

Investigador entende que cadastro florestal vem com “30 anos de atraso”

image_pdfimage_print

O diretor do Núcleo de Investigação de Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra considera que o cadastro florestal vem, “no mínimo, com 30 anos de atraso”, …

… duvidando até  se é desta vez que será realmente implementado.

A criação de um sistema de informação cadastral simplificada consta de um dos três diplomas aprovados a 19 de julho pela Assembleia da República, no âmbito da reforma da floresta.

De acordo com Luciano Lourenço, o cadastro florestal poderá ser uma boa medida para se “saber, efetivamente, quantos proprietários existem e quantas parcelas detêm cada um desses proprietários”. Questionado sobre os terrenos sem dono conhecido, o investigador disse que “existem, efetivamente, muitas terras aparentemente sem dono, mas não são tantas quanto às vezes os defensores dessas medidas pretendem fazer crer”.

A par do cadastro, o investigador de incêndios florestais da Universidade de Coimbra defendeu que “seria importante fazer o emparcelamento de áreas de minifúndio para que possam ser geridas e ser rentáveis”, através da criação de unidades de gestão florestal.

Apesar de concordar com a necessidade de existir um cadastro florestal, Luciano Lourenço criticou a atual reforma da floresta, por considerar que, “mais importante do que alterar a legislação, é fazer cumprir a legislação”.

Previous 3ª etapa da Volta a Portugal liga Figueira de Castelo Rodrigo a Bragança
Next Homem detido por tentativa de homicídio em S. João da Pesqueira

Artigos Relacionados

Região

PJ deteve suspeitos de assaltos à mão armada

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve três homens, pela presumível autoria da prática de um crime de roubo, com recurso a armas de fogo,…

Região

Independente Mário Loureiro recandidata-se pelo PS à Câmara de Tábua

O presidente da Câmara de Tábua, Mário Loureiro, vai recandidatar-se ao cargo pelo PS nas eleições autárquicas de 2017.

Cultura

Igreja Matriz de Oliveira do Hospital recebe concerto de música barroca

A igreja matriz de Oliveira do Hospital recebe no próximo domingo, dia 9 de abril, às 18h00, um concerto de música barroca, que terá a participação de executantes da Orquestra

Destaque

Agrupamento de Escolas distinguiu 236 alunos em cerimónia de “Quadro de Mérito e Valor” (com vídeo)

A noite de sexta-feira, 20 de setembro, foi de “Mérito e Valor” no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, …

Última Hora

S. Gião é a nova praia fluvial classificada no concelho de Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital conta, este ano, com mais uma praia fluvial classificada: S. Gião. Com a classificação publicada em Diário da República, sobe para quatro o número de praias fluviais 

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro: “Marchas Populares e Há Festa na Zona Histórica são autênticas provas de vitalidade”

Em mais um espaço de opinião Ca$h Resto Z€ro, Vítor Neves olha, esta sexta-feira, para as festividades que se realizam no mês de junho, nomeadamente os Santos e as Marchas

Informação

Festa das Vindimas revive tradição que se está a perder em Lagares da Beira (com vídeo)

É já no próximo fim de semana, 29 e 30 de setembro, que se realiza a 9ª edição da Festa das Vindimas em Lagares da Beira, com o objetivo de

Última Hora

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne hoje em sessão extraordinária

Esta sexta feira, 29 de março, realiza-se uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital. Os trabalhos têm início às 17h30.

Informação

Sinistralidade: três detenções, 709 infrações e 79 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 20 a 26 de novembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Portugal é Bi- Campeão do Mundo de ParaHóquei para atletas com deficiência intelectual

Portugal renova o titulo e é Bi- Campeão do Mundo de ParaHóquei para atletas com deficiência intelectual depois de derrotar a Itália por 3-2 na final disputada em Amesterdão/ Holanda.

Última Hora

Filme do Turismo Centro de Portugal candidato a melhor filme de turismo do ano

O mais recente filme de promoção do Turismo Centro de Portugal é um dos candidatos a melhor filme de turismo do ano, numa votação online que decorre a nível mundial.

Destaque

Oliveira do Hospital estuda possibilidade de gestão supramunicipal da água “em baixa”

Cinco municípios da região, entre os quais Oliveira do Hospital, estão a estudar a possibilidade de criação de uma empresa supramunicipal com vista à gestão conjunta da água “em baixa”.