Introdução de “raças exóticas” põe em risco Queijo Serra da Estrela, alerta a Confraria
8 Março, 2017 1095 Views

Introdução de “raças exóticas” põe em risco Queijo Serra da Estrela, alerta a Confraria

image_pdfimage_print

O Grande Conselheiro da Confraria do Queijo Serra da Estrela, Pedro Couceiro, foi hoje o convidado no noticiário das 12h00 da Rádio Boa Nova.

pedro couceiroEm destaque esteve o Queijo Serra da Estrela e a ameaça que a introdução de raças de ovelhas exóticas representa para a produção do genuíno Queijo Serra da Estrela. A diminuição dos rebanhos de ovelhas Serra da Estrela (bordaleira e Churra Mondegueira) põe “em risco” a produção daquele queijo e, o responsável destaca a necessidade de mais subsídios direcionados para as explorações de ovinos Serra da Estrela. Para Pedro Couceiro, a medida de rotulagem do leite é importante, mas insuficiente.

A Confraria conta com 28 anos de existência e a comemoração acontece com a realização da cerimónia capitular, no dia 11 de março, a partir das 18h00, na capela do Convento do Desagravo, em Vila Pouca da Beira. A iniciativa integra a programação da Feira do Queijo de Oliveira do Hospital que se realiza no próximo fim de semana, 11 e 12 de março.

Ouça aqui a entrevista na íntegra>>>

Previous Confraria do Queijo Serra da Estrela presta homenagem a Manuel Leal Freire no 28º capítulo     
Next Incêndio na prisão de Coimbra provocou quatro feridos ligeiros

Artigos Relacionados

Região

Idosa encontrada sem vida num poço na Tocha

Uma idosa de 91 anos foi encontrada morta num poço, ontem, na freguesia da Tocha, concelho de Cantanhede.

Educação

Secretário da Juventude e Desporto presente no 26º aniversário da Eptoliva

A Eptoliva realiza, amanhã, uma cerimónia comemorativa relativa ao seu 26º aniversário. A iniciativa terá lugar na Casa da Cultura César Oliveira,…

Informação

Carregal do Sal: Homem detido por posse ilegal de armas

O Comando Territorial de Viseu, através de militares do Posto de Carregal do Sal, deteve, no passado dia 7 de fevereiro, um homem, com 52 anos, no concelho de Carregal

Última Hora

GNR na estrada durante a Páscoa 

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai intensificar o patrulhamento nas estradas mais movimentadas do país, entre os dias 29 de março e 2 de abril, com o intuito de “apoiar

Última Hora

Agricultores protestam hoje em Coimbra

Agricultores e produtores florestais afetados pelos incêndios de 2017 protestam esta manhã, em Coimbra, para reclamarem mais apoios do Governo após os avultados prejuízos decorrentes daqueles fogos.

Nacional

2018 é quarto ano com menos fogos e o segundo com menos área ardida em dez anos

O ano de 2018 apresenta, até à data, o quarto valor mais reduzido em incêndios e o segundo mais baixo em área ardida da última década ao registar 6035 fogos

Informação

Jovem de Oliveira do Hospital entre as duas vítimas mortais do acidente em Tábua

Um jovem de 25 anos, residente na Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital morreu esta manhã num acidente de viação, ocorrido na variante Tábua Candosa (à saída do IC6).

Destaque

18 detenções, 486 infrações e 75 acidentes no distrito de Coimbra

No âmbito de um conjunto de operações no distrito, na semana de 31 de outubro a 6 de novembro, o Comando Territorial de Coimbra da GNR…

Última Hora

Outono começa domingo com temperaturas altas

O outono começa no domingo, dia 23, com temperaturas acima dos 30 graus Celsius, podendo aproximar-se dos 40 nas regiões da Beira Baixa, Alentejo e Vale do Tejo, …

Informação

Concelho de Arganil recebe apoio para recuperação das casas ardidas

O Município de Arganil oficializou, ontem, a atribuição do primeiro apoio destinado à recuperação das habitações afetadas pelo incêndio de 15 de outubro…

Informação

Politécnico de Coimbra inaugura Centro Cultural Penedo da Saudade

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) vai inaugurar Centro Cultural Penedo da Saudade, no próximo dia 18 de janeiro, pelas 17h00.

Última Hora

ASAE apreende cinco mil litros de leite por falta de rastreabilidade

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de cinco mil litros de leite de cabra congelado, num valor total que ronda os 3 200 euros, numa unidade