Interior Centro esteve hoje acima do limite de concentração de ozono

Interior Centro esteve hoje acima do limite de concentração de ozono

image_pdfimage_print

A zona Centro Interior do país excedeu hoje o limiar de concentração de ozono entre as 6h00 e as 7h00, informou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

Em comunicado, a CCDRC sustenta que a estação de monitorização da qualidade do ar de Fundão – Salgueiro, localizada no concelho do Fundão e afeta à zona Centro Interior, registou uma concentração média horária de 185 microgramas por metro cúbico de ar (µg/m3), um número acima dos 180 µg/m3 definidos como “Valor Limiar de Informação da População”.

A CCDRC explica que a zona Centro Interior abrange 48 concelhos dos distritos de Coimbra, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Leiria e Santarém.

Segundo dados da Agência Portuguesa do Ambiente, a zona em causa possui duas estações de medição de poluentes atmosféricos, a do Fundão e outra situada em Vouzela, distrito de Viseu.

A Comissão de Coordenação do Centro avisa que a exposição àquele poluente atmosférico “afeta, essencialmente, as mucosas oculares e respiratórias, podendo o seu efeito manifestar-se através de sintomas como tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e irritações oculares”.

Segundo o comunicado e na medida em que os valores de concentração registados “podem provocar danos na saúde humana, especialmente nos grupos mais sensíveis da população (crianças, idosos, asmáticos, alérgicos e indivíduos com outras doenças respiratórias ou cardíacas)”, a CCDRC recomenda que os residentes nos locais afetados reduzam ao mínimo a atividade física intensa no exterior.

Apela ainda a que se evitem outros fatores de risco, “tais como fumar ou utilizar/contactar com produtos irritantes contendo solventes na sua composição”, como gasolinas, tintas e vernizes, respeitem rigorosamente tratamentos médicos em curso e recorram a cuidados médicos “em caso de agravamento de eventuais sintomas”.

A legislação em vigor possui dois limiares de informação obrigatória à população: o limiar de informação ao público, quando se verifica um valor horário de ozono superior a 180 µg/m3 e o limiar de alerta, quando se verifica um valor horário de ozono superior a 240 µg/m3.

lusa.pt

Previous Agrupamento de Escolas conta com 1500 figurantes em mais um desfile de Carnaval
Next Arganil e Côja acolhem hoje workshops sobre “A Saúde a que tem Direito”

Artigos Relacionados

Informação

Feira do Porco e do Enchido deu “um sinal de esperança” ao concelho e à região

A freguesia de Meruge, no concelho de Oliveira do Hospital, teve ontem bons motivos para sorrir. A Feira do Porco e do Enchido resultou em mais um sucesso, atraindo uma

Informação

XV Torneio de Hóquei Patins realiza-se nos dias 10,11 e 12 de Junho em Oliveira do Hospital

Cerca de 180 atletas de 17 clubes participam no próximo fim de semana no 15º torneio de Hóquei Patins Cidade de Oliveira do Hospital. O “convívio” vai ter lugar…

Última Hora

Cooperativa da Beira Central vota balanço e contas de 2016 em Assembleia Geral

A Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central reúne, esta quarta-feira, em Assembleia Geral ordinária numa sessão marcada paras as 17h00 no seu edifício localizado na Zona Industrial.

Sociedade

Mais de 500 pessoas morreram nas estradas portuguesas em 2017

Mais de 500 pessoas morreram no ano passado nas estradas portuguesas, segundo dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), que indicam também um aumento dos acidentes rodoviários e dos

Informação

Prisão preventiva para suspeito de violação e tentativa de homicídio em Oliveira do Hospital

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro já identificou o homem que é suspeito de violar, agredir e tentar matar uma mulher em Oliveira do Hospital no início do

Informação

Góis: Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa prepara projetos de recuperação de casas ardidas

A Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa procede, em Góis, aos trabalhos de levantamento e recolha de informação necessária para a elaboração dos projetos, …

Última Hora

Câmara de Góis vai construir Parque Municipal

A Câmara de Góis vai avançar com a construção do Parque Municipal de Góis. A autarquia já assinou o Auto de Consignação com a empresa QT Civil – Engenharia e

Região

Dão apresenta “primores” de 2016

O Dão realiza esta segunda-feira, dia 22 de maio,  um balanço da última vindima. “Dão Primores – Declaração de Vindima 2016” realiza-se no Solar do Vinho do Dão, em Viseu,

Informação

Tondela: Idoso de 76 anos detido por violência doméstica

Um homem de 76 anos está obrigado a usar pulseira eletrónica depois de ter sido detido pela GNR por violência doméstica em Tondela.

Última Hora

Detidos em Mangualde por tráfico de estupefacientes e furto

O Comando Territorial da GNR de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde, deteve ontem, dia 4 de julho, …

Informação

EPAL promove educação ambiental em Alvôco das Várzeas

A EPAL- Grupo de Águas de Portugal promove, no próximo dia 21 de julho, uma ação de consciencialização ambiental na Praia Fluvial de Alvôco das Várzeas, no concelho de Oliveira

Sociedade

Operação ‘Todos os Santos’ regista mais acidentes e mais mortos

GNR intensificou a patrulha nas estradas portuguesas entre a passada sexta-feira e esta terça-feira, dia 1 de novembro. Neste período, morreram sete pessoas vítimas de acidentes.