Interior Centro esteve hoje acima do limite de concentração de ozono

Interior Centro esteve hoje acima do limite de concentração de ozono

image_pdfimage_print

A zona Centro Interior do país excedeu hoje o limiar de concentração de ozono entre as 6h00 e as 7h00, informou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

Em comunicado, a CCDRC sustenta que a estação de monitorização da qualidade do ar de Fundão – Salgueiro, localizada no concelho do Fundão e afeta à zona Centro Interior, registou uma concentração média horária de 185 microgramas por metro cúbico de ar (µg/m3), um número acima dos 180 µg/m3 definidos como “Valor Limiar de Informação da População”.

A CCDRC explica que a zona Centro Interior abrange 48 concelhos dos distritos de Coimbra, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Leiria e Santarém.

Segundo dados da Agência Portuguesa do Ambiente, a zona em causa possui duas estações de medição de poluentes atmosféricos, a do Fundão e outra situada em Vouzela, distrito de Viseu.

A Comissão de Coordenação do Centro avisa que a exposição àquele poluente atmosférico “afeta, essencialmente, as mucosas oculares e respiratórias, podendo o seu efeito manifestar-se através de sintomas como tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e irritações oculares”.

Segundo o comunicado e na medida em que os valores de concentração registados “podem provocar danos na saúde humana, especialmente nos grupos mais sensíveis da população (crianças, idosos, asmáticos, alérgicos e indivíduos com outras doenças respiratórias ou cardíacas)”, a CCDRC recomenda que os residentes nos locais afetados reduzam ao mínimo a atividade física intensa no exterior.

Apela ainda a que se evitem outros fatores de risco, “tais como fumar ou utilizar/contactar com produtos irritantes contendo solventes na sua composição”, como gasolinas, tintas e vernizes, respeitem rigorosamente tratamentos médicos em curso e recorram a cuidados médicos “em caso de agravamento de eventuais sintomas”.

A legislação em vigor possui dois limiares de informação obrigatória à população: o limiar de informação ao público, quando se verifica um valor horário de ozono superior a 180 µg/m3 e o limiar de alerta, quando se verifica um valor horário de ozono superior a 240 µg/m3.

lusa.pt

Previous Agrupamento de Escolas conta com 1500 figurantes em mais um desfile de Carnaval
Next Arganil e Côja acolhem hoje workshops sobre “A Saúde a que tem Direito”

Artigos Relacionados

Última Hora

Seia: Câmara promoveu sessões de esclarecimento sobre limpeza de terrenos e uso do fogo

A Câmara Municipal de Seia, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, realizou durante a semana passada, nas freguesias prioritárias devido ao risco elevado de incêndio,…

Informação

Oliveira do Hospital recebe Encontro do Orçamento Participativo Portugal 2018

O Município de Oliveira do Hospital recebe na próxima terça-feira, dia 10 de abril, pelas 21 horas, na Biblioteca Municipal, um Encontro de Participação para recolha de ideias para o

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital já investiu meio milhão de euros no incentivo à natalidade

O Município de Oliveira do Hospital já investiu cerca de 500 mil euros no Programa Municipal de Incentivo à Natalidade (PMIN), com a particularidade de esse investimento social ter sido

Informação

Encontrado idoso de 88 anos desaparecido ontem em Seia

Militares da Guarda Nacional Republicana de Seia encontraram, ontem, um idoso de 88 anos que havia sido dado como desaparecido na quarta-feira.

Última Hora

Estado investe 560 mil euros na recuperação da Mata da Margaraça

O Estado vai investir 560 mil euros nos próximos três anos na recuperação da Mata da Margaraça, em Arganil, que integra a Paisagem Protegida da Serra do Açor e que

Informação

Centenas de escolas fechadas no país devido a manifestação dos trabalhadores em funções públicas

Centenas de escolas de norte a sul do país estão encerradas por causa do pré-aviso de greve emitido pelos dos sindicatos dos trabalhadores em funções públicas…

Última Hora

Conheça o calendário desportivo deste fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense disputam, em casa, no próximo domingo, 16 de dezembro, pelas 15h00, a 15ª jornada da Série C

Última Hora

Superlua acontece esta segunda feira e é a maior dos últimos 70 anos

Esta segunda feira é esperada uma Superlua que será a maior e a mais brilhante desde 1948. Uma superlua maior só ocorrerá a 25 de novembro de 2034.

Última Hora

Oliveira do Hospital promove requalificação de ecossistemas ribeirinhos

Fruto de um protocolo de colaboração no valor de cerca de 450 mil euros para investimentos a realizar na rede hidrográfica do concelho,…

Última Hora

“15 Memórias do Fogo” presente no Buenos Aires Web Festival

A WebSerie 15 Memórias do Fogo acaba de ser selecionada para o Buenos Aires Web Festival. A obra dos jovens realizadores Rodrigo Oliveira e Tiago Cerveira, naturais de Arganil e

Última Hora

Oliveira do Hospital estuda possibilidade de gestão supramunicipal da água “em baixa”

Cinco municípios da região, entre os quais Oliveira do Hospital, estão a estudar a possibilidade de criação de uma empresa supramunicipal com vista à gestão conjunta da água “em baixa”.

Última Hora

Mais de 50 concelhos do país em risco máximo de incêndio

Mais de 50 concelhos de dez distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).