Início de semana com trovoada, chuva, neve e agitação marítima

Início de semana com trovoada, chuva, neve e agitação marítima

Além da precipitação e da queda de neve previstas, dez distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, no continente, estão sob aviso amarelo desde as 03h00 de hoje e até às 06h00 de terça-feira devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

O IPMA colocou ainda o distrito de Faro sob aviso amarelo até às 12h00 de hoje devido à previsão de precipitação, por vezes forte e acompanhada de trovoada.

De acordo com o IPMA, a Costa Norte da Madeira e a ilha do Porto Santo também estão sob aviso amarelo até às 06h00 de terça-feira devido à agitação marítima.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade no litoral das regiões Norte e Centro a partir do meio da tarde, e períodos de chuva ou aguaceiros, sendo por vezes fortes no Algarve até final da manhã.

Na região Sul há possibilidade de ocorrência de trovoadas até meio da tarde.

A previsão aponta também para queda de neve acima de 1.200/1.400 metros na região Norte, sendo acima de 1.600/1.800 metros na região Centro.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante norte, sendo do quadrante sul na região Sul até meio da manhã, soprando por vezes forte, com rajadas até 65 quilómetros por hora (km/h) na faixa costeira entre o Cabo Mondego e o Cabo Espichel, e nas terras altas.

O IPMA prevê ainda pequena subida da temperatura mínima, em especial na região Sul e descida da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 04 graus Celsius (em Bragança) e os 11 (em Faro) e as máximas entre os 09 (na Guarda) e os 16 (em Faro).

Previous Conheça o calendário desportivo deste fim-de-semana
Next Seia: Câmara promoveu sessões de esclarecimento sobre limpeza de terrenos e uso do fogo

Artigos Relacionados

Última Hora

Maratona da Europa, Rally de Portugal e o melhor da Beira Baixa apresentados na BTL

O stand do Centro de Portugal foi uma animação constante no primeiro dia da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. O espaço da região foi o palco de várias apresentações que marcaram

Informação

“Luz Divina” é a grande vencedora do concurso de fotografia do CISE

A prática da transumância sob uma “Luz Divina”, de Pedro Ribeiro, foi eleita a melhor fotografia do XIV Concurso de Fotografia de Ambiente do CISE,…

Sociedade

Previsão de queda de neve com temperaturas a descer abaixo de zero

Cinco distritos do continente estão, esta quinta-feira, sob aviso laranja devido à previsão de queda de neve acima de 800/1000 metros. No Interior, as temperaturas vão descer abaixo dos zero

Informação

Federação do Folclore Português prestou homenagem a Manuel Mendes

Manuel Mendes, presidente da direção do Rancho Folclórico Sampaense, de S. Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital, foi homenageado no domingo, dia 27 de maio,…

Destaque

Episódio de violência põe a descoberto “insegurança” no Bairro João Rodrigues Lagos

Os moradores do Bairro João Rodrigues Lagos, na cidade de Oliveira do Hospital, não podiam estar mais receosos. O episódio de violência extrema, que deixou “quase morta” uma moradora na

Informação

Leiria: Homem entrega-se à GNR depois de matar a sua mulher

Um homem de 56 anos foi esta manhã detido pelo homicídio da mulher, em Leiria.

Informação

PJ deteve três suspeitos de tráfico em Coimbra

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve três homens pela presumível prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Região

Associação Geopark Estrela encerra ciclo de “Conferências da Estrela”

Durante os últimos 9 meses, a Associação Geopark Estrela, promoveu 9 conferências em 9 municípios diferentes, onde foram discutidas as principais temáticas…

Última Hora

Salvador Sobral sobe ao palco da Eurovisão em Kiev (Com Vídeo)

Salvador Sobral sobe hoje, 9 de maio, ao palco da primeira meia-final da Eurovisão, na cidade ucraniana de Kiev, onde vai defrontar mais 17 países para conseguir um lugar na

Última Hora

7 de Outubro, Feriado Municipal em Oliveira do Hospital

7 de Outubro, Feriado Municipal com as comemorações a decorrerem na Casa da Cultura  

Informação

Big Band EPSE abre hoje cartaz do Seia Jazz & Blues

No âmbito da programação do XII Seia Jazz & Blues, e dando continuidade ao sucesso dos anos anteriores, o Município de Seia levou o Jazz às escolas do concelho. A