Início de semana com trovoada, chuva, neve e agitação marítima

Início de semana com trovoada, chuva, neve e agitação marítima

image_pdfimage_print

Além da precipitação e da queda de neve previstas, dez distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, no continente, estão sob aviso amarelo desde as 03h00 de hoje e até às 06h00 de terça-feira devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

O IPMA colocou ainda o distrito de Faro sob aviso amarelo até às 12h00 de hoje devido à previsão de precipitação, por vezes forte e acompanhada de trovoada.

De acordo com o IPMA, a Costa Norte da Madeira e a ilha do Porto Santo também estão sob aviso amarelo até às 06h00 de terça-feira devido à agitação marítima.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade no litoral das regiões Norte e Centro a partir do meio da tarde, e períodos de chuva ou aguaceiros, sendo por vezes fortes no Algarve até final da manhã.

Na região Sul há possibilidade de ocorrência de trovoadas até meio da tarde.

A previsão aponta também para queda de neve acima de 1.200/1.400 metros na região Norte, sendo acima de 1.600/1.800 metros na região Centro.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante norte, sendo do quadrante sul na região Sul até meio da manhã, soprando por vezes forte, com rajadas até 65 quilómetros por hora (km/h) na faixa costeira entre o Cabo Mondego e o Cabo Espichel, e nas terras altas.

O IPMA prevê ainda pequena subida da temperatura mínima, em especial na região Sul e descida da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 04 graus Celsius (em Bragança) e os 11 (em Faro) e as máximas entre os 09 (na Guarda) e os 16 (em Faro).

Previous Conheça o calendário desportivo deste fim-de-semana
Next Seia: Câmara promoveu sessões de esclarecimento sobre limpeza de terrenos e uso do fogo

Artigos Relacionados

Última Hora

Trabalhos na Estrada Nacional/ER 342 – Arganil-Côja estão suspensos

O Município de Arganil anunciou, em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a suspensão dos trabalhos da empreitada de beneficiação da ER 342, entre Arganil e Côja, …

Informação

Mais de 200 operacionais e cinco meios aéreos combatem chamas em Soure

Um incêndio no concelho de Soure, distrito de Coimbra, mobilizava, às 17:00 de hoje, 205 operacionais e cinco meios aéreos, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações

Nacional

O fim de semana vai trazer chuva e frio

A chuva regressa na sexta-feira a Portugal continental e mantém-se pelo menos até domingo, prevendo-se também uma descida das temperaturas entre 03 e 07 graus Celsius, adiantou à agência Lusa

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital conquista galardão ECOXXI 2016

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente premiado com o Galardão ECOXXI, implementado pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa,…

Sociedade

Calor extremo: Praias Fluviais do concelho servem de refúgio

Atendendo às elevadas temperaturas que se fazem sentir em Portugal nos últimos dias, turistas e população local têm recorrido às praias fluviais do concelho para se refugiar.

Região

Incêndio em Esposende leva a evacuação de duas escolas

O incêndio que lavra no concelho de Esposende, desde as 06h00 desta terça-feira, levou à evacuação de duas escolas locais.

Nacional

Hoje entra em vigor a carta por pontos

A carta por pontos entra esta quarta-feira, 1 de junho, em vigor. A  partir de  hoje só depende do condutor  somar ou subtrair pontos aos 12, que lhe foram atribuídos automaticamente.

Nacional

GNR já deteve 100 pessoas por crime de incêndio este ano

Entre o dia 1 de janeiro e esta terça-feira, dia 23, a Guarda Nacional Republicana (GNR) fez 100 detenções por crime de incêndio florestal. Além dos detidos, foram identificadas 852 pessoas, suspeitas de

Última Hora

Pintura “Terra Que Já Foi Terra” em exposição em Arganil

“ Terra Que Já Foi Terra “é o título da Exposição Coletiva de Pintura, de autoria de J. Eliseu (filho) e Sérgio Eliseu, que está patente ao público até  13

Educação

Eptoliva promoveu “Sports Manegement”

A Escola profissional Eptoliva promoveu, no dia 16 de março, uma palestra alusiva ao tema “Sports Manegement” no âmbito da disciplina…

Informação

Sinistralidade: 71 acidentes e 458 infrações no distrito de Coimbra

A semana de 14 a 20 de agosto fica marcada, no distrito de Coimbra, pela ocorrência de 71 acidentes que resultaram em 28 feridos leves e um morto.

Última Hora

Região: Mulher detida por suspeita de fogo posto

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de uma mulher, suspeita de ao final da tarde de ontem ter ateado um incêndio num terreno agrícola composto por mato e silvas,