Iniciativa “Peça do Mês” no Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva

Iniciativa “Peça do Mês” no Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva

“A Peça do Mês” é o mote da nova iniciativa que o Município de Oliveira do Hospital acaba de lançar e que visa valorizar o espólio do Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, na Bobadela.

Tal como o nome indica, mensalmente será conferido destaque a um objeto diferente do acervo deste Museu Municipal.

Neste mês de janeiro, que marca o início da iniciativa, a escolha para “Peça do Mês” recai sobre a obra “O Lobo e o Cordeiro”, uma escultura em madeira da autoria de Zeferino Monteiro, artista local, natural de Meruge, que é conhecido pelas suas esculturas em diferentes materiais, como a madeira e a pedra.

O espaço museológico, além do espólio da exposição permanente, acolhe também diferentes exposições temporárias. Neste mês de janeiro está patente “A Monarquia Portuguesa e o Regicídio” no âmbito das comemorações dos 110 anos do Regicídio.

O Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva é constituído por uma diversidade de espaços: uma sala dedicada à escultura de mestres como Simões de Almeida e Soares dos Reis; uma sala dedicada a esculturas em madeira do escultor concelhio Zeferino Monteiro; uma sala dedicada a Macau; salas com a reconstituição de espaços como o gabinete de trabalho de Brás Garcia de Mascarenhas e o antigo Tribunal de Oliveira do Hospital. Encontram-se, ainda, esculturas de arte sacra, uma sala de estar e uma sala de jantar decoradas com as características da época Romântica.

O Município afirma que esta é também uma forma de aproximar a população e os visitantes deste espaço e potenciar as visitas neste espaço museológico.

Para quem queira visitar as obras pode fazê-lo de quarta a sexta-feira das, 14h00 às 17h00; sábados e domingos das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.

 

Previous Prazo para candidaturas para reconstrução de casas ardidas termina no final de janeiro
Next Despiste na Nacional 17 deixa uma vítima encarcerada em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

Eptoliva comemorou Semana Europeia do Desporto, Dia Mundial do Turismo e Dia Mundial do Coração

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, comemorou a Semana Europeia do Desporto que, este ano, e sob o mote da campanha #BEACTIVE,…

Região

Seia monitoriza águas das praias fluviais em áreas ardidas

As linhas de água que abastecem as praias fluviais do concelho de Seia, na Serra da Estrela, situadas em áreas atingidas pelos incêndios de 2017, estão a ser monitorizadas para

Última Hora

Vítimas dos fogos de 2017 podem requerer indemnizações até janeiro

O Ministério da Justiça informou, hoje, que as vítimas dos incêndios ocorridos entre 17 e 24 de junho e 15 e 16 de outubro de 2017 …

Informação

Chuva deixa todos os distritos sob aviso amarelo

Todos os distritos de Portugal continental estão hoje sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, granizo e trovoadas,…

Última Hora

Ministra ordena estudo e auditoria da IGAI ao SIRESP

A ministra da Administração Interna exigiu, ontem, um estudo independente ao funcionamento do SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal) e uma auditoria pela Inspeção-Geral da

Informação

Coimbra com nova materinidade

O Ministério da Saúde confirma, há luz verde para construir uma nova maternidade em Coimbra. A notícia foi dada pelo ministro Adalberto Campos Fernandes na visita que fez este fim-de-semana

Destaque

Éder, autor do golo de Portugal na final do Europeu contra a França, jogou no FCOH

O jogador português que ontem, na final do Euro 2016, marcou o golo contra a França integrou o plantel do Futebol Clube de Oliveira do Hospital…

Nacional

Governo proíbe o uso do fogo devido às altas temperaturas

Diante das temperaturas elevadas previstas para os próximos dias, o Ministério da Administração Interna recorda que estão proibidas todas as atividades com uso de fogo e que devem ser adotadas

Última Hora

Estradas da Serra da Estrela foram reabertas

Os acessos ao maciço central da Serra da Estrela que estavam encerrados desde quarta-feira reabriram hoje à tarde ao trânsito.

Informação

Ministro da Educação: “Esta escola merece ter todas as boas condições” (Com vídeo)

De visita ao Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, por ocasião da Festa da Primavera que hoje termina, o Ministro da Educação …

Informação

A Rádio Boa Nova ficou hoje mais pobre. Faleceu o Professor Ramos Mendes

A Rádio Boa Nova ficou hoje mais pobre. Faleceu o Professor Ramos Mendes

Informação

MenatJazz Ensemble na Casa da Cultura César Oliveira

O quinteto MenatJazz Ensemble é esperado amanhã, dia 19 de novembro, pelas 21h30 na Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital.