Incidência das doenças oncológicas aumenta três por cento ao ano

Incidência das doenças oncológicas aumenta três por cento ao ano

A incidência das doenças oncológicas está a registar um aumento de aproximadamente três por cento ao ano, constituindo a segunda causa de morte …

… após as doenças cérebro-cardiovasculares, de acordo com o relatório do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas 2017.

No caso do Cancro do Pulmão, que é ainda a neoplasia com maior mortalidade em Portugal, os autores do documento hoje apresentado no Porto, observaram uma variação geográfica significativa, com maior mortalidade nos Açores, mas também com mortalidades acima da média nas regiões do Algarve, Área Metropolitana do Porto, Alto Minho, Área Metropolitana de Lisboa e Alentejo Litoral. No caso particular dos Açores a assimetria é muito marcada, sendo de alertar a menor taxação do tabaco nesta região autónoma.

Revelam que no cancro colorretal a mortalidade padronizada é relativamente homogénea ao longo do país, com exceção na Região do Alentejo Litoral, onde se observaram valores substancialmente mais elevados. As variações nesta região podem dever-se apenas a variações estatísticas de pequenos números, necessitando de ser confirmadas.

Os dados para o cancro da mama feminina, apontam uma maior mortalidade na região dos Açores, seguida pelas regiões da Beiras e Serra da Estrela, Oeste, Área Metropolitana de Lisboa, Madeira e Lezíria do Tejo.

No relatório é ainda referido que a mortalidade por cancro do estômago valores significativamente mais altos na região Norte, estreitamente relacionados com hábitos alimentares.

De acordo com o documento, os programas de rastreio oncológico evoluíram significativamente, com expansão da cobertura geográfica, aumento do número de utentes rastreados e melhoria significativa das taxas de adesão (+5%).

Durante o último ano, na região Norte, atingiu-se a cobertura geográfica de 100% no rastreio do cancro da mama, ficando o programa completo como nas regiões Centro, Alentejo e Algarve.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo, está previsto o seu alargamento em 2018. O programa de rastreio do cancro do colo do útero ficou também concluído na região Norte, juntando-se às regiões Centro, Alentejo e Algarve. Em 2017, será iniciado este rastreio na região de Lisboa e Vale do Tejo, estando prevista a sua implementação total durante o ano de 2018, lê-se no documento.

No rastreio do cancro do cólon e reto, refere que estão em desenvolvimento programas piloto disseminados nacionalmente, de destacar o projeto piloto iniciado na Região Norte em dois ACES, no final do ano de 2016, e que será alargado, durante os anos de 2017/2018, e os dois projetos pilotos que estão a ser implementados nas regiões do Algarve, no ACES Central, e em Lisboa e Vale do Tejo em quatro ACES, três da Península de Setúbal e o ACES Lisboa Norte.

Estes projetos, acrescenta, juntam-se aos rastreios já implementados na região Centro, em quatro ACES, e na região do Alentejo, no ACES Central. Desta forma, “teremos, em 2017, e pela primeira vez, o rastreio do cancro do cólon e reto implementado em todas as regiões do país”.

De acordo com o relatório da OCDE, Health at a Glance 2016, Portugal apresentava em 2014 uma taxa de 70,7% de mulheres rastreadas para o cancro do colo do útero quando a média europeia foi de 63%.

Já no rastreio do cancro da mama, em 2013, Portugal foi o país da Europa com maior taxa de rastreio, com 84,2% das mulheres rastreadas, bem acima da média europeia que foi de 62,8%.

Os autores do relatório referem ainda que, no mesmo período, a taxa de sobrevida do cancro do colo do útero a cinco anos foi de 64,5%, em linha com a média europeia, e a taxa de sobrevida a cinco anos no cancro da mama foi de 87,9%, quatro pontos percentuais acima da média europeia.

Ainda no âmbito dos programas de rastreio oncológicos salienta-se o desenvolvimento de uma solução informática nacional única para os rastreios, que já se encontra em fase de implementação, e a uniformização técnica dos programas de rastreio nas várias regiões, que será objeto de um Despacho do Ministério da Saúde, que será publicado ainda este mês, e que permitirá aumentar a equidade no acesso a nível nacional.

lusa.pt

image_pdfimage_print
Previous Mais de um quilo de folhas de cannabis apreendidas na Guarda
Next “Mini repórteres” da Rádio Boa Nova à descoberta do “Festival das Sopas”

Artigos Relacionados

Última Hora

Vinte e três arguidos vão a julgamento em Leiria por tráfico de droga

Vinte e três pessoas vão ser julgadas no Tribunal de Leiria pelo crime de tráfico de estupefacientes, anunciou hoje a Procuradoria da Comarca, adiantando que dois arguidos estão ainda pronunciados

Última Hora

Município de Seia atribui bolsas de estudo a estudantes do ensino superior

A Câmara Municipal de Seia volta a apoiar a formação académica, incentivo que se traduzirá na atribuição de bolsas de estudo aos estudantes do ensino superior, durante o ano letivo

Informação

Confraria promove 2º fim-de-semana do Bucho em Arganil

A Confraria do Bucho de Arganil irá promover o 2º fim-de-semana do Bucho nos próximos dias 2, 3 e 4 de Junho, o qual irá decorrer em parceria com os

Informação

Operação Campo Seguro: GNR intensifica patrulhamento nas explorações agrícolas

A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 1 de junho e 31 de julho, intensifica o patrulhamento nas explorações agrícolas, em todo o território nacional,…

Opinião

Ca$h Resto Z€ro convida à “Festa da Rádio Boa Nova”

No habitual Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para as pessoas, e em particular para o Convívio de Verão da rádio que se realiza

Informação

Autarcas da Região de Coimbra exigem intervenção no IP3

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) exigiu ontem ao Governo e à empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP)…

Informação

Maratona Clube Vila Chã participou no XIX Grande Prémio de Atletismo Sobral de Ceira

O Maratona Clube Vila Chã participou no dia 3 de dezembro no XIX Grande Prémio de Atletismo Sobral de Ceira, estando representado por 3 atletas.

Nacional

ANPC, desativou o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil de Coimbra

ANPC, desativou o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil de Coimbra Segundo comunicado da ANPC e, “Atendendo à gradual retoma da normalidade no que concerne aos incêndios rurais e

Última Hora

Avoense com “distrofia muscular” desafia responsáveis a viajar na sua cadeira numa carrinha de transporte de deficientes até Coimbra

António Marques é residente em Avô e vive, duas vezes por semana, o drama do mau estado das estradas que servem o concelho de Oliveira do Hospital.

Última Hora

País: Número de casos de sarampo subiu para 66

Foram diagnosticados mais quatro casos de sarampo, elevando para 66 o número de doentes infetados pelo atual surto, segundo a Direção-Geral da Saúde.

Nacional

Peditório anual a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro rendeu mais de 13 mil euros

O resultado do peditório anual a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro rendeu, no concelho de Oliveira do Hospital, um total de 13.331.07 euros. O Grupo de Voluntariado Comunitário

Informação

“O concelho de Oliveira do Hospital não seria o mesmo sem a Rádio Boa Nova”

Ontem dia 19 de março, a Rádio Boa Nova comemorou o seu 31º aniversário com uma emissão especial e de porta aberta. Como no ano de 1986 Glen Miller marcou

Última Hora

Arganil: Município resolve empréstimo antigo e contrai um novo de 4 milhões

O Município de Arganil pagou, este mês, a última prestação do empréstimo para saneamento financeiro, contraído em 2006 para pagar dívida herdada em outubro de 2005. Entretanto, a autarquia liderada

Região

Jovens desaparecidas encontradas mortas em Montemor-o-Velho

As duas adolescentes que estavam desaparecidas desde quarta-feira em Montemor-o-Velho foram encontradas sem vida esta sexta-feira, aparentemente, colhidas por um comboio. A informação foi confirmada por fonte da GNR de

Politica

Candidato do CDS considera fundamental a “atração do investimento” e critica “eleitoralismo” do executivo socialista

O candidato da coligação “Construir o Futuro” liderada pelo CDS-PP à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital acredita que “estão criadas todas as condições”…

Sociedade

Exposição de pintura de Ana Afonso na Casa da Cultura de Oliveira do Hospital

Na próxima sexta-feira, 3 de fevereiro, às 21h30, será inaugurada a exposição de pintura “Sem Margem” de Ana Afonso.

Informação

“Queijo Serra da Estrela à Chef” é servido dia 26 em Penalva do Castelo

Sete chefs de cozinha, três dos quais com estrelas Michelin, vão no dia 26 preparar um menu que fará brilhar o queijo Serra da Estrela, na Casa da Ínsua, em

Informação

PJ deteve casal suspeito do crime de abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e constituiu arguidos quatro pessoas, dois homens e duas mulheres,…

Desporto

FCOH reage através de comunicado a “insinuações e alguma desinformação” após o ultimo jogo do Campeonato que ditou a descida do clube oliveirense.

O jogo da última jornada do Campeonato de Portugal Prio que se realizou no Estádio Municipal de Oliveira do Hospital frente ao Pampilhosa, que terminou com o empate 1-1 e com

Última Hora

BLC3 proporciona “Open Day”

A BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, localizado em Lagares da Beira no concelho de Oliveira do Hospital, promove em 2018 o “Open Day”.

Destaque

Oliveira do Hospital valoriza autores concelhios em mais uma edição da Feira do Livro

A Feira do Livro de Oliveira do Hospital abriu portas no domingo, dia 28 de maio, com uma homenagem aos vários autores do concelho. O certame que está de regresso

Nacional

GNR vai estar em força nas estradas com a operação “Hermes- Viajar em Segurança”

A GNR vai reforçar a segurança na estrada e, por isso, entre os dias 1 e 3 de julho, vai intensificar as ações de patrulhamento …

Nacional

Passos Coelho está de saída do PSD. Rui Rio está na corrida e perfilam-se outros nomes

O presidente do partido apresentou a sua retirada na reunião do Conselho Nacional que começou na terça-feira e só terminou nesta quarta-feira de madrugada,…

Destaque

Oliveira do Hospital investe “forte” no incentivo às compras e animação de Natal

Em plena quadra natalícia, aposta do município e da ADI volta a ser de incentivo às compras no comércio local. Sorteio de Natal, concurso de Montras surgem a par de