Incêndios: Um quinto dos agricultores afetados apresentou pedidos de pagamento. Outros admitem desistir
2 Agosto, 2018 1079 Views

Incêndios: Um quinto dos agricultores afetados apresentou pedidos de pagamento. Outros admitem desistir

image_pdfimage_print

Passados sete meses do término das candidaturas para o apoio aos incêndios de 15 de outubro de 2017, cerca de um quinto dos agricultores (19%) com prejuízos acima dos cinco mil euros apresentaram pedidos de pagamento.

Questionado pela agência Lusa, o Ministério da Agricultura respondeu que, das 516 candidaturas apresentadas por agricultores com prejuízos acima dos cinco mil euros, havia, a 24 de julho, 97 projetos com pedidos de pagamento submetidos, “que estão a ser processados”, o que dá 19% do total das candidaturas.

O Ministério da Agricultura refere que “todos os projetos contratados estão potencialmente em execução, salientando-se que a execução é da responsabilidade dos beneficiários”.

No entanto, no terreno, produtores agrícolas queixam-se das despesas validadas e do apoio que é atribuído, ponderando desistir dos projetos.

É o caso de Paulo Rogério, pastor e proprietário de uma queijaria em Oliveira do Hospital, que contabilizou um prejuízo de 200 mil euros, mas avançou com um projeto de apenas 108 mil euros e recebeu uma comparticipação de 42 mil euros – menos de um quarto do prejuízo que teve.

Também Luís Miguel de Brito, proprietário de 30 hectares de olival em Lagares da Beira e Travanca de Lagos, contabilizou cerca 300 mil euros de prejuízo. Para o projeto, decidiu baixar o valor para 120 mil euros para recuperar 15 hectares, mas o projeto “passou para cerca de 30 mil euros”.

Sílvio Matias, apicultor que perdeu 500 colmeias distribuídas pelos concelhos de Oliveira do Hospital, Arganil e Seia, também se queixa da tabela de preços estipulada. Segundo o produtor, do prejuízo de 70 mil euros, o Estado propõe-se a contribuir com 34 mil euros.

Com: Lusa

Previous MAAVIM distribui informação aos emigrantes para “mostrar que não foram abandonados”
Next Região: Suspeitos de roubo na via pública ficaram em prisão preventiva

Artigos Relacionados

Região

Celorico da Beira: Homem que estava desaparecido encontrado sem vida

O homem que estava desaparecido desde segunda-feira na localidade de Maçal do Chão, no concelho de Celorico da Beira, distrito da Guarda, foi encontrado hoje sem vida.

Região

Prisão preventiva para homem filmado a tentar afogar a mulher

O homem que na sexta-feira foi filmado a tentar afogar a mulher, nas margens do rio Águeda, vai aguardar julgamento em prisão preventiva, estando indiciado pelo crime de tentativa de

Última Hora

Comissão Independente com mandato para investigar fogos de outubro

A Assembleia da República aprovou hoje, só com a abstenção do PAN, uma resolução para que a Comissão Técnica Independente (CTI) constituída…

Última Hora

Turismo do Centro apresenta durante dois dias o maior debate sobre turismo interno em Portugal

O Turismo Centro de Portugal promove hoje e amanhã, 21 e 22 de maio, a sexta edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, principal evento…

Informação

Obstetras e enfermeira acusados de negligência na Guarda

Dois médicos e uma enfermeira estão acusados pelo Ministério Público (MP) do crime de ofensas à integridade física por negligência agravado, avança a SIC Notícias. A mulher estava grávida de

Cultura

Museu Machado de Castro acolhe Meet Up Europa

O Centro de Informação Europe Direct (CIED) Região de Coimbra promove amanhã, 18 de maio, a iniciativa Meet Up Europa dirigida aos alunos do Ensino Básico, no Museu Nacional Machado

Politica

CDU contactou com população e trabalhadores de Oliveira do Hospital

Ontem, dia 15 de maio, uma delegação da CDU realizou uma ação de contacto com a população de Oliveira do Hospital por ocasião da Feira mensal.

Desporto

Programa mOHve-te Verão 2016 encerra hoje em Oliveira do Hospital

Chega hoje ao fim a iniciativa mOHve-te Verão 2016 promovida pelo município de Oliveira do Hospital. Todas as atividades desportivas …

Última Hora

Seia: Mulher estava morta em casa “há alguns dias” na localidade de Vila Verde

Uma mulher, com 68 anos, foi encontrada morta na casa onde morava sozinha, na localidade de Vila Verde, no concelho de Seia. O cadáver já estava…

Região

Homem encontrado morto em Coimbra com sinais de violência

Um homem, de 55 anos, foi hoje encontrado morto, em Coimbra, com sinais de violência, disse à agência Lusa fonte da PSP.

Região

Pedro Dias assume homicídio de GNR, mas porque levou “murros e pontapés”

Pedro Dias garantiu, esta manhã, que estava com medo e desnorteado na altura em que ocorreram os crimes em Aguiar da Beira.

Região

Volta a Portugal em Bicicleta com partidas de Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra e Oliveira do Hospital

A Volta a Portugal em Bicicleta vai ter 3 etapas com partidas na região de Coimbra. No dia 1 de agosto, a 1.ª etapa é corrida entre  Miranda do Corvo