Incêndios: Três municípios recebem 10,5 milhões para recuperar casas

Incêndios: Três municípios recebem 10,5 milhões para recuperar casas

Os municípios de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera vão ter à sua disposição cerca de 10,5 milhões de euros para a recuperação das casas de primeira habitação afetadas pelo incêndio de 17 de junho.O número, avançado à agência Lusa pelo presidente da Câmara de Figueiró dos Vinhos, destina-se a financiar a recuperação total ou parcial de 185 habitações nos três concelhos.

Segundo Jorge Abreu, Pedrógão Grande, que foi o mais afetado, com 121 habitações atingidas, vai receber cerca de 7,3 milhões de euros, enquanto Castanheira de Pera tem quase dois milhões para intervir em 41 casas.

O município de Figueiró dos Vinho, o menos afetado dos três, tem direito a 1,2 milhões para recuperar 23 imóveis.

Estes dados, disse o autarca, constam do documento de trabalho definido na reunião realizada no sábado, em Castanheira de Pera, presidida pelo ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, e “que ainda não está fechado”.

O governante anunciou que a recuperação de dois terços das casas de primeira habitação afetadas pelos incêndios de Pedrógão Grande e Góis vão avançar de imediato.

“As obras até cinco mil euros, e são várias, e as que não necessitem de projeto e licenciamento, vão avançar de imediato”, disse Pedro Marques, no final de uma reunião com os presidentes dos sete municípios afetados.

Segundo o ministro, nos sete concelhos atingidos pelos fogos – Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Penela, Góis, Pampilhosa da Serra e Sertã – estão identificadas 205 intervenções em casas de primeira habitação, das quais dois terços estão em condições de avançar de imediato.

O autarca de Figueiró dos Vinhos chamou a atenção para o facto dos três concelhos não terem empresas “suficientes e com capacidade” para avançar rapidamente com as obras de recuperação, pelo que será necessário recorrer a “pessoal e construtores de fora”.

Uma das soluções pode passar por “negociar lotes de quatro ou cinco casas com grandes empresas”.

Jorge Abreu sublinhou ainda que vão ter de ser as Câmaras a executar a grande maioria das obras de recuperação e construção, “porque as pessoas são idosas e estão isoladas”.

image_pdfimage_print
Previous Programa de incentivo à Natalidade apoiou 299 crianças em três anos no concelho de Oliveira do Hospital
Next CIM Região de Coimbra avança para a criação da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Municipais

Artigos Relacionados

Última Hora

Eptoliva  quer continuar a ser uma referência no ensino profissional

A Eptoliva, deu hoje as boas vindas aos 220 alunos que vão frequentar esta escola profissional em Oliveira do Hospital e no pólo de Tábua.

Informação

Autarca de Oliveira do Hospital quer “sinais claros” do governo de que “quer concretizar a obra” (das acessibilidades)

O problema das acessibilidades ao concelho, voltou a marcar a comemoração do Dia do Município de Oliveira do Hospital, com o presidente, José Carlos Alexandrino a pedir ao governo “sinais

Politica

Pedro Passos Coelho em jantar de apoio à candidatura de Luís Paulo Costa à Câmara de Arganil

No próximo dia 29 de Abril, pelas 20h00, será realizado no pavilhão do Sarzedo um jantar de apoio à candidatura de Luís Paulo Costa à Câmara Municipal de Arganil.

Opinião

Ca$h Resto Z€ro com olhar para “o que nós somos”

Em mais um Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para as pessoas e, em particular, para “o que nós somos”.

Região

Operários de fábrica têxtil sofrem intoxicação por inalação de lixívia

Dez trabalhadores de uma fábrica têxtil do concelho de Mangualde sofreram hoje uma intoxicação por inalação de lixívia.

Informação

Mundo: Acidente rodoviário na Alemanha causou 31 feridos e há desaparecidos

Um autocarro colidiu com um camião e incendiou-se esta manhã na Alemanha, causando pelo menos 31 feridos, informou a polícia, citada pela Associated Press.

Politica

PS volta a contar com José Carlos Alexandrino para “uma grande vitória” em Oliveira do Hospital (com áudio)

O PS e José Carlos Alexandrino oficializaram, ontem à tarde, a candidatura à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital de olhos postos numa “grande vitória”.

Última Hora

Frio coloca todos os distritos do continente sob aviso amarelo

Todos os distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo na quarta e na quinta-feira devido ao tempo frio.

Informação

GNR recuperou objetos furtados e apreendeu estupefacientes em Oliveira do Hospital

O Comando Territorial da Guarda da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Gouveia, recuperou ontem, dia 22 de março, na localidade de Oliveira o Hospital, diversos artigos furtados.

Educação

Jovem oliveirense representa região Centro nas Olimpíadas Portuguesas de Geologia

O aluno Michael Nunes do 11º B do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital vai representar a região Centro na fase final das Olimpíadas Portuguesas de Geologia que se vão realizar

Região

PJ deteve quatro suspeitos de tráfico em Coimbra e Lousã

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve três homens e uma mulher pela presumível prática do crime de tráfico de estupefacientes, sendo ainda imputado a um

Desporto

Infantis do CCPOH conquistam 3º lugar no VI Torneio Internacional de Ténis de Mesa de Condeixa

O Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) obteve um brilhante 3º lugar na classificação final por equipas, no escalão de infantis, …

Última Hora

EXPOH é “montra da vitalidade e dinâmica do concelho” até 30 de julho

Foi sob o cunho do que melhor se faz e existe no concelho de Oliveira do Hospital que, ao final da tarde de hoje, foi dado o arranque da EXPOH

Última Hora

Catorze concelhos do continente em risco máximo de incêndio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, hoje, em risco máximo de incêndio os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, …

Destaque

Caule conhece exemplo coreano e constata que “Portugal continua a assobiar para o ar” na erradicação do nemátodo

Uma comitiva da Coreia do Sul esteve ontem reunida com responsáveis e técnicos da Caule – Associação Florestal da Beira Serra e outros especialistas…

Informação

Apresentação pública do 22º CineEco

Está a chegar mais uma edição do CineEco. A apresentação Pública da 22ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela acontece dia 22 de setembro.

Educação

País: Médias melhoram a Português e Matemática

Já foram conhecidos os resultados dos exames nacionais de 12º ano. Economia regista a maior subida e Física continua a ser a disciplina com pior nota.

Região

Um morto em colisão de ciclomotor com camião em Cantanhede

Um trabalhador de uma empresa municipal de Cantanhede morreu, hoje, quando o ciclomotor que conduzia colidiu com “um camião em manobras”, disse uma fonte dos Bombeiros Voluntários do concelho.

Informação

Incêndio em Góis agrava-se depois de ter estado “praticamente dominado”

O incêndio no concelho de Góis chegou à União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal, depois de estar “praticamente dominado” na freguesia de Alvares,…

Última Hora

Universidade de Aveiro credenciada para fazer sondagens eleitorais

O Centro de Informação de Marketing e Análise de Dados (UA-CIMAD) da Universidade de Aveiro foi credenciado para a realização e divulgação pública de sondagens políticas e eleitorais.

Educação

Novo ano letivo arranca com 2441 alunos e de olhos postos no sucesso educativo (com vídeo)

É já na próxima semana que volta a soar o “toque” de entrada para um novo ano letivo em Oliveira do Hospital. Na segunda-feira,  dia 12, têm início os cursos

Informação

Nelas apoia construção do lar de Santar com 250 mil Euros

A Câmara Municipal de Nelas aprovou o apoio financeiro de 250 mil Euros para a construção do Lar e do Centro de Dia de Santar, em obra desde Maio passado

Informação

Nuno Alves elege captação de investimento, agricultura e floresta como linhas orientadoras de uma candidatura pela “positiva” (COM VÍDEO)

O candidato pelo CDS-PP à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital reafirmou hoje que o seu projeto é pela “positiva”. Em entrevista à Rádio Boa Nova, o conhecido médico dentista…

Informação

Alfaiate e costureira mantêm viva a tradição do burel na Serra da Estrela

Um alfaiate e uma costureira de Seia, no distrito da Guarda, são dois dos últimos resistentes que trabalham o burel, um tecido artesanal feito de lã,…