Incêndios: Três municípios recebem 10,5 milhões para recuperar casas

Incêndios: Três municípios recebem 10,5 milhões para recuperar casas

Os municípios de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera vão ter à sua disposição cerca de 10,5 milhões de euros para a recuperação das casas de primeira habitação afetadas pelo incêndio de 17 de junho.O número, avançado à agência Lusa pelo presidente da Câmara de Figueiró dos Vinhos, destina-se a financiar a recuperação total ou parcial de 185 habitações nos três concelhos.

Segundo Jorge Abreu, Pedrógão Grande, que foi o mais afetado, com 121 habitações atingidas, vai receber cerca de 7,3 milhões de euros, enquanto Castanheira de Pera tem quase dois milhões para intervir em 41 casas.

O município de Figueiró dos Vinho, o menos afetado dos três, tem direito a 1,2 milhões para recuperar 23 imóveis.

Estes dados, disse o autarca, constam do documento de trabalho definido na reunião realizada no sábado, em Castanheira de Pera, presidida pelo ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, e “que ainda não está fechado”.

O governante anunciou que a recuperação de dois terços das casas de primeira habitação afetadas pelos incêndios de Pedrógão Grande e Góis vão avançar de imediato.

“As obras até cinco mil euros, e são várias, e as que não necessitem de projeto e licenciamento, vão avançar de imediato”, disse Pedro Marques, no final de uma reunião com os presidentes dos sete municípios afetados.

Segundo o ministro, nos sete concelhos atingidos pelos fogos – Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Penela, Góis, Pampilhosa da Serra e Sertã – estão identificadas 205 intervenções em casas de primeira habitação, das quais dois terços estão em condições de avançar de imediato.

O autarca de Figueiró dos Vinhos chamou a atenção para o facto dos três concelhos não terem empresas “suficientes e com capacidade” para avançar rapidamente com as obras de recuperação, pelo que será necessário recorrer a “pessoal e construtores de fora”.

Uma das soluções pode passar por “negociar lotes de quatro ou cinco casas com grandes empresas”.

Jorge Abreu sublinhou ainda que vão ter de ser as Câmaras a executar a grande maioria das obras de recuperação e construção, “porque as pessoas são idosas e estão isoladas”.

image_pdfimage_print
Previous Programa de incentivo à Natalidade apoiou 299 crianças em três anos no concelho de Oliveira do Hospital
Next CIM Região de Coimbra avança para a criação da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Municipais

Artigos Relacionados

Destaque

Aldeia das Dez promoveu a Castanha e o Santuário de Nossa Senhora das Preces

Neste fim de semana todos os caminhos conduziram a Aldeia das Dez e ao Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira, para mais uma Festa da Castanha.

Região

Grupo Turim vai abrir novo hotel em Coimbra

O Grupo Turim Hotels vai abrir um novo hotel em Coimbra, num terreno na Avenida Fernão de Magalhães. De acordo com Ricardo Martins, o CEO do grupo, a unidade hoteleira

Região

Faleceu o Comendador Valentim Morais, natural de Avô

Valentim Gonçalves Morais nasceu a 4 de Setembro de 1930 em Avô, Oliveira do Hospital. Muito jovem rumou para Lisboa onde nos anos 60 adquiriu uma pequena gráfica, a Mirandela

Região

Acidente provoca um morto no concelho do Fundão

Um homem de 50 anos morreu, hoje de madrugada, na sequência de um despiste de um veículo ligeiro de mercadorias junto à localidade de Pêro Viseu, …

Última Hora

José Carlos Alexandrino superou resultado histórico e voltou a ser eleito presidente da Câmara de Oliveira do Hospital

José Carlos Alexandrino renovou, hoje, a maioria absoluta na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, superando até o resultado histórico …

Última Hora

Nasceu mais um bebé no SAP do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

Passava pouco tempo depois das três da manhã, quando uma jovem parturiente, tendo-se deslocado em carro próprio, entrou em trabalho de parto já no SAP (Serviço de Atendimento Permanente) do

Informação

Empresa tecnológica de Oliveira do Hospital distinguida pela Comissão Europeia

A empresa Enging–Make Solutions, de Oliveira do Hospital, é uma das cinco PME que a Comissão Europeia distinguiu como inovadoras…

Última Hora

Pelotão cumpre quinta etapa da Volta a Portugal em Bicicleta

Um dia após ter conquistado o seu segundo triunfo nesta edição, no alto da Senhora da Graça, Raul Alarcón enfrenta hoje  uma jornada mais tranquila, na ligação de 179,6 quilómetros

Desporto

Desporto de fim-de-semana

  O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), a jogar no Campeonato de Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, vai jogar para a 10ª jornada, em

Informação

Eduardo Cabrita encara solução para IP3 “absoluta prioridade” nacional

O ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, defendeu ontem que é de absoluta prioridade nacional encontrar uma solução para o Itinerário Principal 3 (IP3), …

Informação

Lista B liderada por João Brito, vence eleições para a Comissão Politica de Secção do PSD de Oliveira do Hospital

  João Brito, actual vereador do PSD na câmara Municipal, venceu as eleições para a CP do PSD de Oliveira do Hospital, que decorreu durante a tarde de sábado.    

Última Hora

Oliveira do Hospital tem “das melhores águas do país” e garante saneamento “quase a 100 por cento”

No dia Mundial da Água, que ontem, se assinalou, sobressaiu em Oliveira do Hospital a “qualidade da água” que corre nas torneiras, e a aposta que tem sido feita na

Última Hora

Cerimónias fúnebres de Mário Soares iniciam esta segunda feira

Dois dias depois da morte de Mário Soares, as cerimónias fúnebres de Estado do antigo Presidente da República iniciam-se hoje com o cortejo que levará o corpo para o Mosteiro

Última Hora

CAP defendeu em Oliveira do Hospital “ajudas a 100 por cento” para os pequenos agricultores

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) mostrou-se ontem “muito preocupado pela perda brutal de explorações de muito pequena dimensão”…

Informação

IP5 cortado em Viseu desde as 8h00 devido a incêndio

O Itinerário Principal 5 (IP5), que liga Aveiro a Vilar Formoso, está cortado desde as 08h00 de hoje, nos dois sentidos em Viseu, devido a um incêndio…

Última Hora

Semana começa com temperaturas acima dos 30 graus

A semana começa com céu pouco nublado ou limpo e temperaturas máximas acima dos 30 graus celsius, em especial nas regiões do interior centro e sul e Vale do Tejo.

Informação

Nogueirense luta pela liderança. FCOH precisa marcar para largar linha de despromoção

No próximo sábado, 26 de março, joga-se a jornada sete da fase da manutenção do Campeonato de Portugal Prio, Série. O FCOH vai jogar no reduto do Pampilhosa. A ADN

Informação

Oliveira do Hospital formou laço azul humano contra os maus tratos infantis

Cerca de 650 participantes deram hoje forma a um gigantesco laço azul humano no Largo Ribeiro do Amaral, em pleno centro da cidade de Oliveira do Hospital. A iniciativa visou

Informação

Derrotas marcam desporto de fim-de-semana em Oliveira do Hospital

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva de Lagares (AD Lagares), ambos a jogar na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra,…

Sociedade

FAAD contemplada com prémio BPI Sénior de mais de 18 mil Euros

A Fundação Aurélio Amaro Diniz foi contemplada pelo projeto de responsabilidade social promovido pelo BPI – o BPI Sénior – com um apoio de 18.275 Euros.

Informação

PJ deteve homem que tentou afogar a mulher em Águeda 

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro deteve o homem, de 60 anos, que no passado dia 7 de abril tentou afogar a mulher no rio

Última Hora

Município de Seia disponibiliza 100.000€ para Orçamento Participativo

A Câmara Municipal de Seia alocou uma verba de 100 mil euros para o orçamento participativo.

Informação

Salvador Sobral em Arganil no dia 19 de agosto

Salvador Sobral amou por um país inteiro no dia 13 de maio e fez história, não só por vencer o Festival Eurovisão da Canção 2017, dando a Portugal a sua

Cultura

Viseu: Edifícios históricos vão ser fotografados para caracterização do património

Cerca de 500 edifícios do centro histórico de Viseu vão estar, no sábado, na mira das objetivas fotográficas de 180 profissionais e estudantes de todo o país, …