Incêndios: Três municípios recebem 10,5 milhões para recuperar casas

Incêndios: Três municípios recebem 10,5 milhões para recuperar casas

Os municípios de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera vão ter à sua disposição cerca de 10,5 milhões de euros para a recuperação das casas de primeira habitação afetadas pelo incêndio de 17 de junho.O número, avançado à agência Lusa pelo presidente da Câmara de Figueiró dos Vinhos, destina-se a financiar a recuperação total ou parcial de 185 habitações nos três concelhos.

Segundo Jorge Abreu, Pedrógão Grande, que foi o mais afetado, com 121 habitações atingidas, vai receber cerca de 7,3 milhões de euros, enquanto Castanheira de Pera tem quase dois milhões para intervir em 41 casas.

O município de Figueiró dos Vinho, o menos afetado dos três, tem direito a 1,2 milhões para recuperar 23 imóveis.

Estes dados, disse o autarca, constam do documento de trabalho definido na reunião realizada no sábado, em Castanheira de Pera, presidida pelo ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, e “que ainda não está fechado”.

O governante anunciou que a recuperação de dois terços das casas de primeira habitação afetadas pelos incêndios de Pedrógão Grande e Góis vão avançar de imediato.

“As obras até cinco mil euros, e são várias, e as que não necessitem de projeto e licenciamento, vão avançar de imediato”, disse Pedro Marques, no final de uma reunião com os presidentes dos sete municípios afetados.

Segundo o ministro, nos sete concelhos atingidos pelos fogos – Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Penela, Góis, Pampilhosa da Serra e Sertã – estão identificadas 205 intervenções em casas de primeira habitação, das quais dois terços estão em condições de avançar de imediato.

O autarca de Figueiró dos Vinhos chamou a atenção para o facto dos três concelhos não terem empresas “suficientes e com capacidade” para avançar rapidamente com as obras de recuperação, pelo que será necessário recorrer a “pessoal e construtores de fora”.

Uma das soluções pode passar por “negociar lotes de quatro ou cinco casas com grandes empresas”.

Jorge Abreu sublinhou ainda que vão ter de ser as Câmaras a executar a grande maioria das obras de recuperação e construção, “porque as pessoas são idosas e estão isoladas”.

image_pdfimage_print
Previous Programa de incentivo à Natalidade apoiou 299 crianças em três anos no concelho de Oliveira do Hospital
Next CIM Região de Coimbra avança para a criação da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Municipais

Artigos Relacionados

Informação

Pena suspensa para ex-bombeiro de Condeixa-a-Nova acusado de atear fogos

O Tribunal de Coimbra condenou ontem um ex-bombeiro de Condeixa-a-Nova acusado de atear vários fogos entre março e maio de 2015 a quatro anos de prisão com pena suspensa na

Última Hora

Desde o início do ano ocorreram cinco incêndios em habitações em Oliveira do Hospital. No distrito foram 120

No período de 1 de janeiro a 26 de março deste ano ocorreram cinco incêndios urbanos no concelho de Oliveira do Hospital, menos três do que em 2015 …

Cultura

Agrupamento de Escolas promove debate sobre Fátima que vai ser transmitido pela Rádio Boa Nova

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital realiza, no dia 28 de abril, pelas 18h00, o debate «O sol bailou ao meio dia»?! Fátima, fé e História… 100 anos depois»,

Última Hora

Mau tempo destrói Tenda do Pai Natal e adia programa natalício em Oliveira do Hospital

O mau tempo que se abateu no concelho de Oliveira do Hospital, devido à tempestade “Ana”, destruiu na última noite…

Última Hora

PSD retomou “Pontal das Beiras” com críticas ao executivo e a promessa de “melhores opções para o futuro deste concelho (com vídeo)

Acessibilidades (EN17 e IC6), BLC3, Feira do Queijo, EXPOH e outras “festas” foram as principais armas de arremesso usadas, ontem,  pelo PSD para criticar…

Destaque

Rebanho vai desfilar em Lisboa para promover Festa do Queijo de Oliveira do Hospital

Depois da experiência em Coimbra, segue-se Lisboa. O município de Oliveira do Hospital vai levar um rebanho de bordaleiras  à capital para promover…

Informação

Paulo Leitão da CentroTV vence Menção Honrosa do prémio jornalismo ANMP

A reportagem “Orçamento Participativo”, do jornalista Paulo Leitão da CentroTV, venceu a 1ª Menção Honrosa na categoria Televisão do Prémio de Jornalismo…

Última Hora

Homem matou os pais e a avó a tiro e depois suicidou-se em Montemor-o-Velho

Um homem matou ontem os pais e a avó em Montemor-o-Velho com tiros de caçadeira e depois suicidou-se. Operações das forças de segurança prolongaram-se durante a madrugada.

Informação

Bombeiros de Oliveira do Hospital cancelam desfile de fanfarras

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital cancelou o 8º encontro e desfile de fanfarras agendado para sábado, 24 de junho.

Educação

ADEPTOLIVA aprova contas por unanimidade e projeta o futuro

A Assembleia Geral da ADEPTOLIVA aprovou por unanimidade o relatório de Gestão e Contas, referente ao exercício de 2015. À semelhança dos últimos quatro anos, o resultado líquido apurado em

Nacional

Superlua acontece esta segunda feira e é a maior dos últimos 70 anos

Esta segunda feira é esperada uma Superlua que será a maior e a mais brilhante desde 1948. Uma superlua maior só ocorrerá a 25 de novembro de 2034.

Última Hora

FCOH vai ter balneários novos no próximo ano

Os balneários em contentores têm os dias contados no Estádio Municipal de Oliveira do Hospital. A Câmara Municipal vai avançar com a construção de balneários, …

Informação

“Tia China”, a guardiã do templo de Lourosa, vai ser uma das homenageadas no Dia do Município

Maria do Patrocínio Nunes, carinhosamente chamada “Tia China”, integra o grupo de personalidades que, amanhã, dia em que se comemora o Dia do Município, …

Desporto

Desporto de fim de semana

Depois das férias de Natal e Fim de Ano, as equipas do concelho e nas diversas modalidades, regressam ao trabalho. No Campeonato Nacional Prio o Nogueirense tem tarefa difícil na

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova.

Este sábado, dia 5 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 27.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Desporto

Nogueirense defronta o  Sourense. FCOH  e Lagares da Beira jogam contra Condeixa e Ançã

  A Associação Desportiva Nogueirense (ADN) vai  defrontar o GD Sourense este domingo, dia 5 de novembro, pelas 15 horas.

Última Hora

Praia fluvial de Avô é mais acessível com cadeira anfíbia

A Praia fluvial de Avô recebeu, no dia 1 de julho, uma cadeira anfíbia e é agora “mais acessível”. O novo equipamento, único no concelho de Oliveira do Hospital, …

Região

Pai Natal chega de ambulância da Cruz Vermelha às crianças das zonas atingidas pelos incêndios

A Cruz Vermelha de Coimbra transformou uma ambulância em casa do Pai Natal, que está a chegar com atividades e presentes às crianças de escolas de vários concelhos afetados pelos

Informação

Fenómeno ocorrido em Gouveia compatível com ‘downburst’

O fenómeno meteorológico ocorrido na segunda-feira em Gouveia é compatível com um ‘downburst’, fenómeno de ventos de grande intensidade …

Informação

Associação de Vítimas confiante no “diálogo” com o governo para alteração de medidas discriminatórias

O presidente da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) disse que saiu “parcialmente satisfeito” da reunião com o Primeiro Ministro, hoje realizada.

Educação

Eptoliva  quer continuar a ser uma referência no ensino profissional

A Eptoliva, deu hoje as boas vindas aos 220 alunos que vão frequentar esta escola profissional em Oliveira do Hospital e no pólo de Tábua.

Destaque

Tábua quer “continuar a crescer e a atrair gente”. Hoje assinala-se o Dia do Município

Na primeira comemoração do Dia do Município de Tábua após o grande incêndio, Mário Loureiro destaca a determinação da autarquia no processo de recuperação. Em entrevista à Rádio Boa Nova,

Desporto

Gala do Desporto este sábado depois das 21h00

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) realiza este sábado, dia 14 de janeiro, a partir das 21h00, na Casa da Cultura César Oliveira, a terceira edição da Gala do

Politica

Oliveira do Hospital vai contrair empréstimo de dois milhões de Euros

Foi unânime a posição da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital na aprovação da proposta de contratação de um empréstimo de dois milhões de Euros…