Incêndios: Tiago Cerveira estreia documentário sobre romaria de pastores da Serra da Estrela

Incêndios: Tiago Cerveira estreia documentário sobre romaria de pastores da Serra da Estrela

O realizador Tiago Cerveira, de Oliveira do Hospital, estreia a 14 de outubro o documentário “Pagar a promessa”, no qual aborda a tradição que um pastor da Serra da Estrela e a família teimam em manter, mesmo depois do fogo.

Um dia antes de se assinalar um ano dos grandes incêndios de 15 de outubro, que devastaram a região de pastoreio das ovelhas da Serra da Estrela e provocaram a morte de muitos animais, o realizador Tiago Cerveira estreia o documentário “Pagar a Promessa”, um filme que retrata uma tradição antiga dos pastores da região, que no Domingo de Pascoela (após o Domingo de Páscoa) levam as ovelhas até São Geraldo, no concelho de Tábua.

O filme procura registar a tradição que uma família da aldeia de Vendas de Gavinhos, em Oliveira do Hospital, faz questão de manter, levando o seu melhor gado, enfeitado com borlas (uma espécie de pompons com cores aguerridas) e loiça (chocalhos e campainhas) até São Geraldo, num percurso de 20 quilómetros para pagar a promessa ao santo que dá nome ao lugar, disse à agência Lusa Tiago Cerveira.

A família que o realizador retrata mantém a tradição “há seguramente quarenta anos”, pagando não apenas a promessa ao santo, mas ao avô, também pastor, que já muito doente tinha pedido ao filho para ir com as ovelhas até São Geraldo, “nem que fosse a última coisa que fizesse”.

Na família Alves, apenas Sebastião se dedica a tempo inteiro à pastorícia, mas, aquando da romaria, toda a família acaba por se juntar e parte dela faz os 20 quilómetros até São Geraldo, explicou Tiago Cerveira, referindo que esta romaria acontece um pouco por toda a região da Serra da Estrela, envolvendo outras localidades e capelas.

Para o documentário, o jovem realizador retratou a preparação (que começa na madrugada do dia anterior) e a romaria, procurando registar uma tradição que vai caindo em desuso.

“O Sebastião tem 40 anos, mas não sabe se a próxima geração se mantém. Não acredita nisso”, sublinhou Tiago Cerveira, realizador que foi um dos criadores da série documental “15 Memórias do Fogo”.

Apesar de o documentário não falar diretamente sobre os fogos de outubro, o incêndio acaba por estar presente, com a negritude da paisagem a contrastar com as borlas de cores aguerridas das ovelhas.

“Há aqui um contraste entre o negro do cenário do 15 de outubro e as cores aguerridas da festa do gado, que simboliza a vida, a abundância. Aquela imagem é marcante, no meio de um cenário negro, há um rebanho a desfilar, com o som dos chocalhos, com cor e com pastores cheios de orgulho”, frisou.

O próprio Sebastião Alves, o pastor a tempo inteiro da família que é retratada no documentário, “perdeu dezenas de cabeças e o ovil” no fogo, diz.

“Mas, apesar de ter sido lesado, foi à mesma à festa de São Geraldo”, frisou Tiago Cerveira, notando que este ano houve muito menos pastores a subir até à pequena aldeia de Tábua, devido ao fogo.

O incêndio, diz, “levou muitos animais e também vontade de rumar. Alguns perderam a alegria, outros perderam a totalidade do rebanho ou uma grande quantidade de ovelhas”, conta.

O documentário estreia-se a 14 de outubro, no Convívio de Pastores da Serra da Estrela, em São Geraldo, um evento que também foi realizado o ano passado, dessa feita no próprio dia do fogo, quando muitos perderam grande parte do seu sustento.

Depois da estreia, o realizador pretende levar o filme a festivais de cinema, para além de querer fazer uma apresentação da película em Tábua e em Oliveira do Hospital.

image_pdfimage_print
Previous Conselho Intermunicipal da CIM RC reclama medidas para controlo da Vespa Velutina
Next Antevisão: Sintrense vs FCOH. ADN vs Mação

Artigos Relacionados

Sociedade

Semana de calor com temperaturas acima dos 30 graus

A semana que hoje começa vai ser de calor, com as temperaturas a passarem acima dos 30 graus, no interior e no sul.

Informação

Câmara de Arganil recebeu 87 candidaturas de apoio à reconstrução das habitações

O Município de Arganil recebeu 87 candidaturas de apoios à reconstrução das habitações permanentes afetadas pelo incêndio de 15 de outubro …

Cultura

Centro de Interpretação explica legado romano na Bobadela

O Centro de Interpretação das Ruínas Romanas da Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, já se encontra de “portas abertas” para, brevemente, ser inaugurado “com pompa e circunstância”.

Região

Duas pessoas afogadas numa barragem e num poço na região Centro

Dois homens morreram ontem afogados num poço e numa barragem, nos concelhos da Meda e de Abrantes.

Última Hora

3ª etapa da Volta a Portugal liga Figueira de Castelo Rodrigo a Bragança

Esta segunda-feira a 3ª etapa da Volta a Portugal, na véspera da Senhora da Graça, não é de descanso, pois a ligação de 162,1 km entre Figueira de Castelo Rodrigo

Cultura

Maria Teresa Palmeira, ouvinte da RBN, lança livro em Sines

Maria Teresa Palmeira, habitual ouvinte da Rádio Boa Nova, em particular do programa Memórias realizado ao domingo por Natália Novais, prepara-se para lançar o livro “Alentejo Meu Poema”.

Informação

Cientistas de Coimbra ajudam a enfrentar riscos de incêndio na Suécia

A partilha de conhecimentos com a Suécia, onde um incêndio florestal matou duas pessoas em 2014, é um dos objetivos de um intercâmbio internacional que envolve investigadores da Universidade de

Última Hora

Autarca de Oliveira do Hospital expressa solidariedade e pesar pelas vítimas de Pedrógão Grande

Diante da “enorme tragédia que colocou o país de luto”, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital partilhou uma “mensagem de solidariedade e de profundo pesar aos familiares

Região

Força da população marcou o 1.º aniversário dos fogos de Pedrógão

A confiança de responsáveis políticos e religiosos na força das populações e no futuro da região interior afetada pelo incêndio que eclodiu há um ano em Pedrógão Grande, marcou as

Informação

Médicos assistiram mais de 70 pessoas em ação solidária em Lagares da Beira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira acolheu, no passado dia 10 de dezembro, uma ação médica de solidariedade.

Sociedade

Oliveira do Hospital conta com novo instrumento de apoio à população

Rede Local de Intervenção Social (RLIS) é o novo dispositivo de articulação entre várias entidades, que irá assegurar o atendimento e acompanhamento social…

Última Hora

Operação Baco: GNR intensifica fiscalização da condução sob influência de álcool

A Guarda Nacional Republicana (GNR), a partir de amanhã, e até dia 28 de maio, intensifica a fiscalização da condução sob influência de álcool, com o objetivo de prevenir a

Sociedade

Tribunal de Contas concedeu visto para reabilitação de habitações em Oliveira do Hospital

O Tribunal de Contas concedeu, esta quinta-feira, o visto para a reabilitação de habitações destruídas pelo grande incêndio em Oliveira do Hospital.

Educação

Seia avança com Orçamento Participativo Escolar

Os alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho de Seia foram convidados pela Autarquia de Seia a participar no Orçamento Participativo Escolar, apoiando os processos e tomadas de decisão que

Informação

Entidade certificadora estima que a seca provoque redução de 50 % na produção de Queijo Serra da Estrela

O presidente da Estrelacoop – Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela, Júlio Ambrósio, disse que a seca deverá reduzir a produção de queijo em mais de 50% face

Educação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 18 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 23.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Eptoliva vence pela terceira vez consecutiva o concurso de ideias de negócio em Tábua

No âmbito do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” e sob o slogan “Imagine. Create. Succeed.” promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra … … (CIM-RC) em

Opinião

Ca$h Resto Z€ro com olhar político na recandidatura de José Carlos Alexandrino

Em mais um Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para a recandidatura de José Carlos Alexandrino.

Região

Centro de estudos de Coimbra pede informações a testemunhas dos incêndios de outubro

O Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial, da Universidade de Coimbra, apelou a quem tenha vivenciado os incêndios de outubro de 2017

Informação

Administração da Sonae garante que empresa não oferece perigo às populações

O diretor da empresa Sonae Arauco localizada na Catraia de S. Paio em Oliveira do Hospital assegurou hoje, em entrevista à Rádio Boa Nova,…

Cultura

Leen Vermeiren  em recital de poesia

Leen Vermeiren, de nacionalidade Belga, radicada no concelho de Seia, realiza no próximo domingo, dia 29 de maio, um recital de poesia …

Região

Proteção Civil alerta para chuva localmente intensa com possibilidade de inundações

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Autoridade Nacional de Proteção Civil  alerta para a previsão de precipitação localmente intensa,…

Programas

“Nós as Mulheres” com Salvador e Odete Nunes

A locutora da Rádio Boa Nova, Natália Novais, esteve hoje à conversa com Salvador e Odete Nunes.  

Última Hora

PS de Arganil cancelou apresentação de candidatura em “sinal de respeito” pelas vítimas de Pedrogão Grande

O PS de Arganil decidiu ontem cancelar a apresentação da candidatura de Rui Silva àquela Câmara Municipal que estava agendada para aquele dia “em sinal de respeito, solidariedade e apoio