Incêndios: Pedido de indemnizações para feridos graves até 30 de maio

Incêndios: Pedido de indemnizações para feridos graves até 30 de maio

Os critérios para a atribuição de indemnizações por ferimentos graves, abrangendo danos físicos ou psíquicos, diretamente resultantes dos incêndios de junho e outubro já foram fixados,…

… podendo o pedido ser apresentado à Provedoria de Justiça até 30 de maio.

O Conselho para a Indemnização das Vítimas de Incêndios entregou esta quarta-feira ao primeiro-ministro, António Costa, numa reunião na residência oficial, em Lisboa, o relatório que fixa os critérios para que as pessoas possam receber indemnizações por ferimentos graves diretamente resultantes dos grandes incêndios do ano passado.

“A partir deste momento, as pessoas podem requerer. Definidos os critérios e entregues à Provedoria de Justiça as pessoas podem requerer. O tempo que a provedoria demorará a decidir cada caso concreto nós não sabemos, mas temos a convicção pela experiência anterior que será relativamente rápido”, disse aos jornalistas a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem.

De acordo com o juiz conselheiro Joaquim Sousa Ribeiro, membro do conselho nomeado pelo primeiro-ministro, o prazo final para entrega dos pedidos é 30 de maio, podendo estes começar a dar entrada já a partir agora, uma vez que os critérios já estão definidos.

Sousa Ribeiro explicou que uma vez que no sistema jurídico não havia nenhum critério que pudesse definir “ferido grave” que servisse para esta situação, o conselho “elaborou inovadoramente um conceito próprio”.

com:rr.pt

image_pdfimage_print
Previous Federação Portuguesa de Natação atribui Certificação de Qualidade à Escola Municipal de Natação de Arganil
Next Circulação restabelecida na Linha do Norte após descarrilamento de vagão

Artigos Relacionados

Região

Incêndio em Santa Comba Dão deixa três pessoas desalojadas

Três pessoas ficaram desalojadas hoje de manhã na sequência de um incêndio numa casa em Santa Comba Dão.

Nacional

Autoridade Tributária apresentou programa e fez homenagens em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital foi o local escolhido pela Autoridade Tributária para a apresentação do programa “Partilha do Conhecimento Intergeracional na AT”, que aconteceu ontem à tarde na Casa da Cultura

Informação

Fogo em Góis lavra com grande intensidade

Fogo de grandes proporções está a lavrar floresta e mato no concelho de Góis (Colmeal e Cadafaz). Na última nota feita pela proteção civil, estão no terreno pelas 16h10, 342

Última Hora

Ervedal da Beira conta com nova Unidade de Saúde

A população de Ervedal da Beira dispõe, desde a passada sexta-feira, de uma nova Unidade de Saúde. O edifício que substitui a antiga extensão de saúde…

Destaque

Líder da Juventude Popular com ligações a Oliveira do Hospital distinguido pela FORBES

O Presidente da Juventude Popular (JP), Francisco Rodrigues dos Santos, com ligações familiares a Oliveira do Hospital, foi considerado pela revista Forbes como um dos 30 jovens mais brilhantes,…

Última Hora

Mais de 200 idosos envolvidos no Projeto Movimento Sénior em Tábua

Depois do sucesso registado no último ano, o projeto Movimento Sénior vai ser retomado em Tábua, beneficiando mais de 200 idosos …

Educação

“Papel do Enfermeiro na Saúde Escolar” em debate na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital

O “Papel do Enfermeiro na Saúde Escolar” é o tema do debate que vai ter lugar, amanhã, pelas 14h30,…

Sociedade

Banho de multidão na receção a Marcelo Rebelo de Sousa em Oliveira do Hospital

O presidente da República está, nesta tarde de sábado, de visita à Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, onde está a ser brindado por um verdadeiro

Opinião

O Monte do Colcurinho e a falta de um outdoor na cidade em “Ca$h Resto Z€ro”

Os vídeos que se tornaram virais produzidos por uma das maiores produtoras de drones do mundo e por uma dos maiores produtores de skates serviram de mote ao espaço de

Destaque

Alvôco de Várzeas renova bandeira Azul em praia fluvial mais acessível (com vídeo)

Pelo quarto ano consecutivo, a praia Fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, foi brindada com Bandeira azul, símbolo de boas práticas ambientais.

Informação

Aqua Village promove concerto solidário de apoio às vítimas dos fogos

O Aqua Village Health Resort & Spa, localizado nas Caldas de S. Paulo, no concelho de Oliveira do Hospital, está a organizar um concerto solidário de apoio às vítimas dos incêndios.

Informação

Eptoliva considerada a melhor escola profissional do país no congresso “Cientistas em Ação”

Decorreu nos dias 27, 28 e 29 de Abril, o XII Congresso Nacional Cientistas em Ação, que objetiva fortalecer o contacto, a troca de ideias e experiências entre os alunos,…

Sociedade

Associação valoriza 41 aldeias de montanha de nove municípios

São Gião e Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, integram o conjunto das 41 aldeias de montanha, de nove municípios, que compõem a…

Última Hora

MAAVIM acusa Ministro da Agricultura de não conhecer o terreno afetado pelos incêndios

O Movimento Associativo de Apoio às Vitimas do Incêndio de Midões (MAAVIM), representado por Fernando Pereira, considera que o Ministro da Agricultura não conhece o terreno afetado pelos incêndios de

Informação

“Conversas com Barriguinhas” em Oliveira do Hospital

As Conversas com Barriguinhas vão estar em Oliveira do Hospital no próximo dia 25 de fevereiro, entre as  14h00 e as 17h00, na Clínica Médica e Paramédica.

Informação

EXPOH “superou objetivos”, mas certame deve melhorar (com áudio)

Ao fim de nove dias de EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital, o balanço é muito positivo. Segundo a organização esta foi a “maior feira de sempre”, superando

Informação

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se este sábado no Mercado Municipal

Amanhã, dia 13 de janeiro, tem lugar mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital, …

Nacional

Aqua Village e Stroganov Hotel entre os 10 hotéis mais incríveis que abriram em 2016

O Aqua Village Health Resort & Spa foi considerado o 2º hotel “mais incrível” que abriu em 2016,em Portugal. Na lista onde figura a estreia de Cristiano Ronaldo na hotelaria,

Região

UP de Oliveira do Hospital “sonha” com Santuário de S. João Paulo II

Passado quase um ano desde a inauguração da estátua de S. João Paulo II, a Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital prepara a celebração anual do seu padroeiro…

Informação

PS volta a contar com José Carlos Alexandrino para “uma grande vitória” em Oliveira do Hospital (com áudio)

O PS e José Carlos Alexandrino oficializaram, ontem à tarde, a candidatura à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital de olhos postos numa “grande vitória”.

Última Hora

GNR recuperou cinco aves em Tábua

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Lousã, apreendeu ontem, dia 28 de março, em Espariz – Tábua, cinco aves que se

Região

Imagens de homem a abandonar cão em Soure geram revolta nas redes sociais

As câmaras de videovigilância de um canil privado em Soure, em Coimbra, captaram este domingo o momento em que um cão foi abandonado.

Informação

Especial “Cá se Fazem, Cá se Tocam” no 31º aniversário da Rádio Boa Nova

Em dia de aniversário da Rádio Boa Nova, no dia 19 de março, Pedro Oliveira apresenta uma emissão especial do programa “Cá se Fazem, Cá se Tocam”.

Última Hora

Temperatura vai subir já amanhã

Nos próximos dias e já a partir de amanhã, sexta-feira, é esperada uma pequena subida de temperatura. Doze distritos vão estar sob “aviso amarelo”.