Incêndios: Norte e Centro em alerta vermelho devido ao calor

Incêndios: Norte e Centro em alerta vermelho devido ao calor

image_pdfimage_print

O Norte e Centro do país estão em alerta vermelho devido ao risco de incêndio, na sequência das elevadas temperaturas…

… que se estão a registar nesta semana, anunciou a Proteção Civil, nesta terça-feira.

O Estado Especial de Alerta entra em vigor à meia-noite e mantém-se até às 23:59 de domingo.

Os distritos em alerta vermelho são Santarém, Portalegre, Leiria, Castelo Branco, Coimbra, Viseu, Guarda, Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança.

Lisboa, Setúbal e Évora passaram a alerta laranja, enquanto Beja e Faro mantêm-se em alerta especial laranja.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), são esperadas durante o dia temperaturas até 40 graus na região Sul e Vale do Tejo e máximas de 30 graus no resto do país. Também as noites serão tropicais nestas duas regiões.

É igualmente esperado vento forte nas regiões montanhosas do Norte e Centro.

Em conferência de imprensa, o presidente da ANEPC, Mourato Nunes, realçou a importância de todos os portugueses estarem atentos ao risco de fogos florestais, lembrando que “só há incêndios se houver ignições”.

É preciso haver uma grande disciplina para evitar incêndios desnecessários”, afirmou, garantindo que o dispositivo está montado para que haja uma intervenção rápida e eficaz, mas admitiu a ocorrência de imponderáveis e incêndios que se tornem incontroláveis.

O dispositivo previsto é composto por 11.492 operacionais no terreno, apoiados por 60 meios aéreos, estando ainda à disposição um helicóptero de reconhecimento.

tvi24

Previous Homem morreu afogado numa represa em Castelo Branco
Next Três mortos e um ferido grave em acidente na Praia da Tocha

Artigos Relacionados

Informação

Mário Patrão lidera Morocco Desert Challenge 

Mário Patrão foi, ontem, de novo o mais rápido no segundo dia do Morocco Desert Challenge, depois de ter disputado um setor seletivo de 470 quilómetros…

Informação

Incêndios: Pampilhosa da Serra apoia reconstrução de segundas habitações

Um regulamento que viabiliza o apoio à reconstrução de segundas habitações de Pampilhosa da Serra, afetadas pelos incêndios de 2017, vai ser apresentado à Assembleia Municipal, na sexta-feira, após ter

Informação

Desporto de fim de semana

Um fim de semana com muito desporto e partida que podem clarificar classificações para subida ou descida de divisão. No Campeonato de Portugal Prio, fase de manutenção o Nogueirense recebe

Última Hora

“Desde pequenas, as crianças têm de ser incentivadas a cuidar e preservar a floresta”

O investimento em educação ambiental tem sido uma das grandes apostas do Município de Oliveira do Hospital materializado na dinamização de várias atividades que tiveram perto de quatro mil participantes,

Região

Politécnico de Coimbra inaugura Centro Cultural Penedo da Saudade

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) vai inaugurar Centro Cultural Penedo da Saudade, no próximo dia 18 de janeiro, pelas 17h00.

Última Hora

Iniciam-se esta segunda-feira duas semanas de provas para 260 mil alunos

A 1.ª fase dos exames nacionais começa esta segunda-feira com cerca de 160 mil alunos do secundário…

Informação

Seia: Pastor de 90 anos que estava desaparecido já foi encontrado

O pastor de 90 anos que estava desaparecido desde terça-feira em São Romão, no concelho de Seia, foi encontrado “bem de saúde”.

Informação

Vento e chuva colocam dez distritos do continente sob aviso amarelo

Dez distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, vento e agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da

Última Hora

Um milhão de euros para projetos nas zonas afetadas por fogos de outubro

De acordo com um comunicado divulgado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), o Fundo Recomeçar já abriu as candidaturas de apoio financeiro para entidades públicas,…

Região

Tábua inaugura novo recinto de Feiras e Eventos

O Município de Tábua inaugura na próxima sexta-feira, 18 de janeiro, pelas 16h30, o novo recinto de Feiras e Eventos, com a presença de Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de

Informação

Participação nas eleições em Portugal foi a sexta pior da UE

A participação nas eleições europeias de domingo em Portugal ficou pelos 31,01%, sendo a sexta pior taxa da União Europeia (UE) e bastante abaixo da média comunitária, …

Última Hora

Região: Mulher acusada de desviar 655 mil euros conhece hoje a sentença

Uma ex-bancária do BCP de Vila Nova de Poiares, acusada de desviar 655 mil euros de contas de clientes entre 2003 e 2010, conhece hoje a sentença do coletivo de