Incêndios: Metro de Lisboa entregou computadores e outros materiais em Oliveira do Hospital
16 Julho, 2018 1310 Views

Incêndios: Metro de Lisboa entregou computadores e outros materiais em Oliveira do Hospital

O concelho de Oliveira do Hospital foi, hoje, contemplado com material informático para o Agrupamento de Escolas e mobiliário de cozinha industrial para a Ancose,…

…no âmbito da plataforma REDE, uma iniciativa do Metropolitano de Lisboa e da Create IT, criada após os incêndios do ano passado, com o objetivo de doar bens às populações fortemente atingidas.

Na cerimónia de entrega decorrida esta manhã nos Paços do Concelho, Margarida Loureiro, do Metro de Lisboa, referiu que a plataforma REDE foi criada com o intuito de os “concelhos carregarem as suas necessidades via online”, de modo a que as empresas possam ajudar e facilitar a doação de bens.

Neste projeto “pioneiro” do Metro de Lisboa, a responsável adiantou que a empresa “entendeu doar computadores de substituição” para as “escolas deste concelho”. Antes da entrega formal dos 20 computadores, a equipa ofereceu material à Ancose- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela. “Antes de estarmos aqui já estivemos na Ancose, onde deixámos muito material e mobiliário de cozinha industrial de um refeitório que tinhamos desativado, muito material que pode ser usado por produtores de queijo”, contou.

Para Margarida Loureiro, agora, o objetivo é “chegar a outros concelhos afetados que continuam a precisar dos seus bens”. “Não queremos que estes concelhos fiquem esquecidos”, concluiu.

Carlos Carvalheira, diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, enalteceu a iniciativa, nomeadamente a “capacidade de o litoral ajudar o interior”. “Reparem nesta capacidade de podermos fazer e complementar estas energias, no sentido de ajudar os nossos alunos, a nossa escola e o nosso Agrupamento”, disse. Para o diretor, é essencial a “transmissão deste espírito de solidariedade e de entreajuda, que vai ao encontro das necessidades que se sentem desde o 15 de outubro”. “Estes computadores são fundamentais nas nossas escolas. Vai colmatar uma lacuna muito importante”, referiu Carlos Carvalheira.

 

Na ocasião, José Carlos Alexandrino, presidente do Município oliveirense, fez um “agradecimento coletivo” ao Metropolitano de Lisboa. “Estas pessoas estão no nosso coração. Somos pessoas simples, humildes e sabemos quem nos faz bem”, afirmou o autarca dando conta de que é hora de seguir em frente. “Temos que olhar para a frente e não olhar só para trás. Já muito foi feito. Todos nós, coletivamente, fizemos muito”, rematou.

 

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

image_pdfimage_print
Previous População de Seia promoveu vigília em defesa do hospital
Next Vítimas dos fogos de 2017 podem requerer indemnizações até janeiro

Artigos Relacionados

Região

Coimbra: GNR resgatou cão de interior de um poço

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Coimbra, no dia 7 de agosto, salvou um cão caído num poço, na localidade de Trouxemil.

Última Hora

Oliveira do Hospital presta homenagem aos emigrantes que “labutam no estrangeiro” e vivem com “saudade”

Nos primeiros dias de agosto são muitos os emigrantes que regressam a Oliveira do Hospital e à região. Gente que vive o ano todo com “saudade”…

Última Hora

Movimento “Rumo ao Camião” apoia vítimas do incêndio em Oliveira do Hospital

Paulo Costa é um dos rostos da gigante onda de solidariedade que tem chegado ao concelho de Oliveira do Hospital após o incêndio de 15 de outubro.

Informação

PJ deteve suspeito de homicídio em Coimbra

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem, desempregado, pela presumível autoria de um crime de homicídio, na forma tentada, em Coimbra.

Informação

Candidata do PSD derrotada em 2013 diz-se de “alma lavada”

Cristina Oliveira, a candidata pelo PSD à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que em 2013 reduziu a apenas um vereador a presença do partido no executivo diz sentir-se de

Última Hora

Coimbra com 45 dias de festa em Programa de Natal e Fim de Ano

Coimbra prepara-se para receber a quinta edição do programa “Luzes Sobre a Baixa”, com início dia 1 de dezembro, que pretende assinalar a época natalícia, ao longo de 45 dias.

Última Hora

Leiria: PJ deteve homem por tentativa de homicídio qualificado

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, identificou e deteve um homem, presumível autor de um crime de homicídio qualificado,…

Informação

Médicos do Centro acusam ministério de criar “uma selva” na contratação

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, considerou hoje que o Ministério da Saúde está a criar “uma selva, sem regras e sem critérios”

Região

Desporto de fim de semana

Está aí mais um fim de semana e com ele, muito desporto para acompanhar. No CNS, o Nogueirense recebe em casa o Mortágua e o Tourizense vai receber o líder

Última Hora

Especial “Cá se Fazem, Cá se Tocam” no 31º aniversário da Rádio Boa Nova

Em dia de aniversário da Rádio Boa Nova, no dia 19 de março, Pedro Oliveira apresenta uma emissão especial do programa “Cá se Fazem, Cá se Tocam”.

Região

16 detenções e 74 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 19 a 25 de setembro, no âmbito de um conjunto de operações que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta… 

Região

PJ deteve incendiário florestal no concelho de Santa Comba Dão

Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro e com a colaboração da GNR de Santa Comba Dão, procedeu à detenção de um homem de 51 anos, …

Informação

Tábua recebe XXIX Feira do Queijo, do Pão, dos Enchidos e do Mel

A XXIX Feira do Queijo, do Pão, dos Enchidos e do Mel | IX Mostra de Gastronomia e Artesanato vai realizar-se este fim-de-semana, nos dias 3 e 4 de março, no

Educação

Intercâmbio gastronómico reúne Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e Gerrit Komrij College em jantar temático

Hoje, dia 11 de abril, acontece na cantina da escola sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), pelas 19h30, um jantar temático holandês.

Última Hora

Município de Arganil apoia a reconstrução de casas de segunda habitação afetadas pelos incêndios

Na sequência da reconstrução das habitações permanentes afetadas pelo incêndio de 15 de outubro de 2017, entende a Câmara Municipal de Arganil dirigir, agora, o seu empenho e esforços para

Informação

Município de Tábua entrega flautas aos alunos do 1º Ano

No âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular, Ensino da Música, o Município de Tábua procedeu à entrega simbólica das flautas de bisel aos alunos do 1º ano de escolaridade.

Última Hora

Pedro Dias assume homicídio de GNR, mas porque levou “murros e pontapés”

Pedro Dias garantiu, esta manhã, que estava com medo e desnorteado na altura em que ocorreram os crimes em Aguiar da Beira.

Região

Fogo da Pampilhosa da Serra consumiu mais de 6.500 hectares de florestas

O incêndio florestal que começou na sexta-feira à noite na Pampilhosa da Serra e alastrou para o concelho de Arganil, no distrito de Coimbra, consumiu mais de 6.500 hectares, …

Última Hora

Polícia Judiciária detém incendiários florestais em Figueira de Castelo Rodrigo

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, com a colaboração da GNR e de elementos dos Bombeiros Voluntários de Figueira de Castelo Rodrigo, identificou e

Informação

Ministra ordena estudo e auditoria da IGAI ao SIRESP

A ministra da Administração Interna exigiu, ontem, um estudo independente ao funcionamento do SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal) e uma auditoria pela Inspeção-Geral da

Última Hora

Nelas participa no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém

O Município de Nelas, em representação dos produtores de Vinho do Dão do Concelho, vai estar presente pela primeira vez na 36ª edição do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém,…

Informação

Homem que morreu em Travanca de Lagos era “honesto e educado”

A Polícia Judiciária está a investigar a morte de Pedro Benjamim, o angolano de 57 anos que, no domingo à noite morreu num convívio com amigos. Na localidade, …

Região

Câmara de Seia angaria 18 mil euros em conta solidária de apoio às vítimas dos incêndios

A Câmara Municipal de Seia anunciou hoje que angariou cerca de 18 mil euros numa conta bancária criada para apoiar as vítimas do concelho que foram atingidas pelos incêndios dos

Informação

Feira do Porco e do Enchido volta a animar Meruge

Foi dado o pontapé de saída para a 14ª edição da Feira do Porco e do Enchido de Meruge, que decorre dia 13 de Novembro no emblemático cenário da Laje