Incêndios: Metro de Lisboa entregou computadores e outros materiais em Oliveira do Hospital
16 Julho, 2018 1604 Views

Incêndios: Metro de Lisboa entregou computadores e outros materiais em Oliveira do Hospital

O concelho de Oliveira do Hospital foi, hoje, contemplado com material informático para o Agrupamento de Escolas e mobiliário de cozinha industrial para a Ancose,…

…no âmbito da plataforma REDE, uma iniciativa do Metropolitano de Lisboa e da Create IT, criada após os incêndios do ano passado, com o objetivo de doar bens às populações fortemente atingidas.

Na cerimónia de entrega decorrida esta manhã nos Paços do Concelho, Margarida Loureiro, do Metro de Lisboa, referiu que a plataforma REDE foi criada com o intuito de os “concelhos carregarem as suas necessidades via online”, de modo a que as empresas possam ajudar e facilitar a doação de bens.

Neste projeto “pioneiro” do Metro de Lisboa, a responsável adiantou que a empresa “entendeu doar computadores de substituição” para as “escolas deste concelho”. Antes da entrega formal dos 20 computadores, a equipa ofereceu material à Ancose- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela. “Antes de estarmos aqui já estivemos na Ancose, onde deixámos muito material e mobiliário de cozinha industrial de um refeitório que tinhamos desativado, muito material que pode ser usado por produtores de queijo”, contou.

Para Margarida Loureiro, agora, o objetivo é “chegar a outros concelhos afetados que continuam a precisar dos seus bens”. “Não queremos que estes concelhos fiquem esquecidos”, concluiu.

Carlos Carvalheira, diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, enalteceu a iniciativa, nomeadamente a “capacidade de o litoral ajudar o interior”. “Reparem nesta capacidade de podermos fazer e complementar estas energias, no sentido de ajudar os nossos alunos, a nossa escola e o nosso Agrupamento”, disse. Para o diretor, é essencial a “transmissão deste espírito de solidariedade e de entreajuda, que vai ao encontro das necessidades que se sentem desde o 15 de outubro”. “Estes computadores são fundamentais nas nossas escolas. Vai colmatar uma lacuna muito importante”, referiu Carlos Carvalheira.

 

Na ocasião, José Carlos Alexandrino, presidente do Município oliveirense, fez um “agradecimento coletivo” ao Metropolitano de Lisboa. “Estas pessoas estão no nosso coração. Somos pessoas simples, humildes e sabemos quem nos faz bem”, afirmou o autarca dando conta de que é hora de seguir em frente. “Temos que olhar para a frente e não olhar só para trás. Já muito foi feito. Todos nós, coletivamente, fizemos muito”, rematou.

 

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous População de Seia promoveu vigília em defesa do hospital
Next Vítimas dos fogos de 2017 podem requerer indemnizações até janeiro

Artigos Relacionados

Programas

A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 3 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

GNR apreendeu armas, munições e cannabis em Celavisa, Arganil

O Comando Territorial de Coimbra da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal da Lousã e do Posto Territorial de Arganil,…

Nacional

Aguaceiros e trovoada nos próximos dias

A instabilidade atmosférica, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada, em especial nas regiões do interior, regressa ao continente a partir de quinta-feira.

Informação

Lesado pelo incêndio expõe oliveiras ardidas em protesto pela falta de apoios

Hoje, no dia em que faz precisamente sete meses que aconteceu o trágico incêndio 15 de outubro, Luís Miguel Falcão de Brito conta que “ainda nada foi feito” e que

Última Hora

Lousã: Homem detido na posse de 210 plantas de cannabis

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial da Lousã, deteve, ontem, dia 20 de setembro, um homem, com 65 anos, por tráfico de estupefacientes, na Lousã.

Região

Viseu e Guarda são os distritos com mais idosos a viver sozinhos

Quase oito mil idosos moram sozinhos ou isolados em Viseu e na Guarda, os distritos do país com mais pessoas nestas condições, segundo dados …

Informação

Alice Espingarda não baixa os braços após o 15 de outubro “impossível de esquecer”

Os incêndios de 15 de outubro deixaram rastos e muitos relatos para contar. Passadas três semanas da tragédia, Alice Espingarda relembra a fatídica noite em que, …

Informação

Cerveja “Rapada” conquista Ouro e Prata em Concurso Nacional

A cerveja “Rapada”, criada em 2014 no concelho de Oliveira do Hospital, foi premiada no Concurso Nacional de Sidras e Cervejas Artesanais Portuguesas, com duas medalhas, uma de Prata (a cerveja Hoppy

Região

CIM Região de Coimbra reivindica revitalização turística dos territórios afetados pelos incêndios

A CIM Região de Coimbra, em articulação com a tutela do Turismo, vai tomar medidas para a revitalização…

Última Hora

Capela de Nossa Senhora do Mont’Alto foi assaltada

A Capela de Nossa Senhora do Mont’Alto, no concelho de Arganil, foi assaltada, tendo sido furtados os cofres da porta e do lampadário.

Nacional

Campanha ‘Portugal sem fogos depende de todos’ sensibiliza para a importância da limpeza dos terrenos

A primeira fase da campanha ‘Portugal sem fogos depende de todos’, promovido pelas empresas associadas ao Movimento ECO, já arrancou e pretende sensibilizar…

Informação

Despiste de camião faz um ferido na A25

Uma pessoa ficou ferida, esta quinta-feira, na sequência do despiste de um camião na saída da A25, em Albergaria-a-Velha.