Incêndios: Marcelo Rebelo de Sousa diz que o país tudo fará para vencer as “forças da natureza”

Incêndios: Marcelo Rebelo de Sousa diz que o país tudo fará para vencer as “forças da natureza”

Um ano depois dos grandes fogos de outubro, o Presidente da República previu que Portugal tudo fará para vencer as forças da natureza, para que nem seja concebível a história repetir-se.

“Não mais seremos derrotados. Nesse combate [com as forças da natureza], no que estiver nas nossas mãos, tudo faremos para as derrotar. É essa a mensagem desta noite”, vincou o Presidente da República, que discursava em Viseu, durante a cerimónia de inauguração da exposição “Dever de Memória”, com fotografias dos fotojornalistas Nuno André Ferreira, da agência Lusa e Cofina, e Adriano Miranda, do jornal Público.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, não chega dizer que não se vai repetir aquilo que aconteceu a 15 de outubro de 2017, sendo necessário “criar um Portugal maior e melhor, para que nem sequer seja concebível que aquilo que foi vivido se possa repetir”.

Fazendo uma alusão não apenas ao incêndio de outubro, mas também aos estragos causados pela tempestade Leslie, o chefe de Estado notou que não é possível controlar este tipo de fenómenos – cada vez mais frequentes devido às alterações climáticas -, mas acredita que o país é capaz de criar “o cimento social” para permitir enfrentar “essas forças da natureza e vencê-las”.

Durante o discurso, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que a vivência dos grandes fogos de Pedrógão Grande e de 15 de outubro são “a memória mais impressiva” de toda a sua vida.

“Mas dela retirava lições e todos nós retirávamos lições”, vincou, referindo que aqueles que viveram a tragédia de 2017 fazem parte de “um Portugal confiante, um Portugal sem medo, um Portugal determinado, um Portugal vencedor que aqui está para afrontar o futuro”, salientou.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, a memória é “uma lição”, mas também “uma afirmação de esperança”, voltando a frisar, como tinha referido um ano após o incêndio de Pedrógão Grande, que “o futuro já começou a ser construído”.

Fonte: Lusa

Previous 52 Casas reconstruídas. “Não há casas a serem investigadas pelo Ministério Público porque houve um grande rigor” (com vídeo)
Next Pedrógão: Concluídas 189 das 259 casas a reabilitar através do Revita

Artigos Relacionados

Informação

Pastor detido por suspeita de tentar matar octogenário em Paranhos da Beira

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve o presumível autor de um crime de homicídio qualificado…

Região

Associação de Arte e Imagem de Seia inaugura sede no Mercado Municipal

 No próximo sábado, 6 de maio, pelas 16 horas vai ser inaugurada a sede da Associação de Arte e Imagem de Seia, num dos espaços do Mercado Municipal de Seia,

Informação

Orçamento Participativo Jovem: votação nas propostas até 14 de novembro

Encontra-se a decorrer, até ao próximo dia 14 de novembro, o período de votação nas propostas apresentadas ao Orçamento Participativo Jovem, uma iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

Informação

“Os Amigos de Lagos da Beira- Grupo Musical” lançam novo CD

Depois da marca única deixada pelo CD “Terra Risonha e Bela”, que marcou a estreia em estúdio, “Os Amigos de Lagos da Beira – Grupo Musical”,…

Última Hora

Associação Geopark Estrela encerra ciclo de “Conferências da Estrela”

Durante os últimos 9 meses, a Associação Geopark Estrela, promoveu 9 conferências em 9 municípios diferentes, onde foram discutidas as principais temáticas…

Região

Cirurgião Manuel Antunes vai ser homenageado

O diretor do Centro de Cirurgia Cardiotorácica (CTT) do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra (CHUC), Manuel Antunes, vai ser homenageado no próximo dia 16 de junho, …

Cultura

Duarte Mendonça Gouveia produz mais um excelente vídeo. Desta vez o destaque é o Piodão.

Já é mais do que sabido que Duarte Gouveia gosta de imagem e, em especial o vídeo produzido por um drone. Desta vez, e numa altura em que a aldeia

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 16 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 19.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

Bispo de Coimbra vai “lavar os pés” a 12 bombeiros de corporações da região

O bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, vai lavar os pés a 12 bombeiros de corporações da região, na celebração vespertina de Quinta-feira Santa (29 de março),…

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 8 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 10.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado no Carnaval

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) deliberou conceder um alargamento do horário de funcionamento, no período de Carnaval, aos estabelecimentos de restauração e bebidas, licenciados no município.

Informação

FCOH venceu e Nogueirense perdeu na 7ª jornada do Campeonato Nacional

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) venceu, ontem, o Caldas Sport Clube por duas bolas a zero. No mesmo campeonato, a Associação Desportiva Nogueirense (ADN) perdeu por 1-0