Incêndios: Marcelo Rebelo de Sousa diz que o país tudo fará para vencer as “forças da natureza”

Incêndios: Marcelo Rebelo de Sousa diz que o país tudo fará para vencer as “forças da natureza”

Um ano depois dos grandes fogos de outubro, o Presidente da República previu que Portugal tudo fará para vencer as forças da natureza, para que nem seja concebível a história repetir-se.

“Não mais seremos derrotados. Nesse combate [com as forças da natureza], no que estiver nas nossas mãos, tudo faremos para as derrotar. É essa a mensagem desta noite”, vincou o Presidente da República, que discursava em Viseu, durante a cerimónia de inauguração da exposição “Dever de Memória”, com fotografias dos fotojornalistas Nuno André Ferreira, da agência Lusa e Cofina, e Adriano Miranda, do jornal Público.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, não chega dizer que não se vai repetir aquilo que aconteceu a 15 de outubro de 2017, sendo necessário “criar um Portugal maior e melhor, para que nem sequer seja concebível que aquilo que foi vivido se possa repetir”.

Fazendo uma alusão não apenas ao incêndio de outubro, mas também aos estragos causados pela tempestade Leslie, o chefe de Estado notou que não é possível controlar este tipo de fenómenos – cada vez mais frequentes devido às alterações climáticas -, mas acredita que o país é capaz de criar “o cimento social” para permitir enfrentar “essas forças da natureza e vencê-las”.

Durante o discurso, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que a vivência dos grandes fogos de Pedrógão Grande e de 15 de outubro são “a memória mais impressiva” de toda a sua vida.

“Mas dela retirava lições e todos nós retirávamos lições”, vincou, referindo que aqueles que viveram a tragédia de 2017 fazem parte de “um Portugal confiante, um Portugal sem medo, um Portugal determinado, um Portugal vencedor que aqui está para afrontar o futuro”, salientou.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, a memória é “uma lição”, mas também “uma afirmação de esperança”, voltando a frisar, como tinha referido um ano após o incêndio de Pedrógão Grande, que “o futuro já começou a ser construído”.

Fonte: Lusa

image_pdfimage_print
Previous 52 Casas reconstruídas. “Não há casas a serem investigadas pelo Ministério Público porque houve um grande rigor” (com vídeo)
Next Pedrógão: Concluídas 189 das 259 casas a reabilitar através do Revita

Artigos Relacionados

Última Hora

Estátua de S. João Paulo II, o futuro padroeiro de Oliveira do Hospital, está “quase pronta” (com vídeo)

 Pela mão de Zeferino Paulo Monteiro, mestre na arte de trabalhar a pedra, a estátua vai atingir dois metros meio de altura e cerca de três toneladas.

Região

The Day After reabre portas para ajudar vítimas dos incêndios

A mítica discoteca The Day After, uma marca na diversão nocturna de Viseu, vai reabrir, amanhã à noite, a partir das 22 horas, para receber a iniciativa“Uma Noite Por Todos”.

Última Hora

Câmara de Pedrógão Grande estima prejuízos de 250 milhões de euros

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, estimou hoje em 250 milhões de euros os prejuízos no concelho decorrentes do incêndio que vitimou 64 pessoas e que provocou

Região

Despiste de camião faz um ferido na A25

Uma pessoa ficou ferida, esta quinta-feira, na sequência do despiste de um camião na saída da A25, em Albergaria-a-Velha.

Última Hora

Câmara de Seia aprova Orçamento de 24,9 milhões de euros para 2019

A Câmara Municipal de Seia aprovou 24,9 milhões de euros para o seu orçamento de 2019, onde “prossegue com uma política de proximidade às pessoas e a favor da economia

Destaque

Familiares de 15 das 30 vítimas mortais representadas por associação ainda não pediram indemnização

O presidente da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal, Luís Lagos, disse que até agora, apenas os familiares de 15 das 30 vítimas mortais representadas pela

Informação

Conheça o calendário desportivo de fim-de-semana

O Sampaense Basket inicia, este fim-de-semana, o seu percurso no Campeonato da Proliga. A equipa de São Paio de Gramaços disputa a 1ª jornada da Zona Norte frente ao Maia,

Última Hora

Jovem de 16 anos morreu em acidente em Tondela

Um jovem de 16 anos morreu hoje na sequência de uma colisão entre um motociclo e um veículo ligeiro, numa avenida da cidade de Tondela,…

Informação

Mário Wilson morreu, ontem, aos 86 anos

Mário Wilson, antigo futebolista, treinador e selecionador nacional, faleceu ontem, aos 86 anos. Conhecido como o ‘velho capitão’, …

Informação

Incêndio em Pampilhosa da Serra é o que mais meios mobiliza

Dois aviões Canadair foram hoje mobilizados para o combate ao incêndio na Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, que às 08h30 era o fogo que mobilizava mais meios.

Nacional

CDU apresentou a sua candidatura em Oliveira do Hospital para as Autárquica 2017

CDU apresentou ontem a sua candidatura em Oliveira do Hospital A organização da CDU de Oliveira do Hospital, realizou ontem, uma acção pública junto às piscinas e ao Parque dos

Destaque

FCOH apresentou equipa e garante lutar pela manutenção no Campeonato Nacional

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) apresentou-se, ontem, aos sócios e simpatizantes. Direção e treinador garantem que o objetivo desta época desportiva é a manutenção.

Politica

PS apresentou programa voltado para o “futuro”, alicerçado na “era digital” e focado na “coesão territorial”

A Candidatura do PS à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital apresentou hoje o programa com que se propõe a votos no próximo dia 1 de outubro.

Última Hora

Mundo: Nobel da Paz para Campanha Internacional para Abolição de Armas Nucleares

O Nobel da Paz de 2017 foi atribuído à Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares. A presidente do Comité, Berit Reiss-Andersen, …

Informação

“Rapada Futsal Cup” arranca hoje em Santo António do Alva

A Secção Desportiva da Associação Progressiva de Santo António do Alva, promove a partir de hoje, dia 15 de junho, o “Rapada Futsal Cup”, no Parque Francisco Saraiva dos Santos.

Informação

Recuperação das minas de urânio de Ázere prevista para 2017

A recuperação ambiental das minas de urânio de Ázere, no concelho de Tábua, foi programada pelo Governo para 2017, anunciou hoje a Câmara Municipal.

Nacional

Abril com vento, descida da temperatura e neve

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicam que a precipitação está de regresso um pouco por todo o país e o vento vai soprar com

Informação

Mangualde: Apreendidos 11 furões albinos

O Comando Territorial de Viseu identificou um indivíduo de 56 anos por posse ilegal de 11 furões albinos, uma espécie protegida.

Desporto

CCPOH promove 31º Convívio de Cicloturismo Rota do Alva

O Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) realiza, no próximo dia 2 de setembro, a 31ª edição do Convívio de Cicloturismo Rota do Alva.

Informação

Arganil isenta de IMI casas afetadas pelos fogos de outubro de 2017

A Câmara Municipal de Arganil, no distrito de Coimbra, vai isentar de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) as habitações destruídas pelos fogos de 15 e 16 de outubro de 2017,

Informação

Ténis de Mesa: Atletas do CCPOH bem sucedidos no campeonato distrital

Quatro atletas dos escalões de infantis e de juniores do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH), orientados pelo técnico Luís Marques, participaram, no último sábado, …

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital pede “desculpa” pelo estado “lastimável” da EN17

O vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo considerou ontem que “é penoso” para quem passa na EN 17 e “vergonhoso” para quem é responsável pela

Região

Município de Arganil acolhe Recital de Eufónio e Piano

Júlia Azevedo, pianista, e Inês Luzio, eufonista e arganilense, apresentam no próximo dia 20 de julho, pelas 21h30m, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Arganil, um Recital com entrada gratuita.

Última Hora

Vila Franca da Beira comemora 28º aniversário da freguesia

Em Vila Franca da Beira comemora-se o 28º aniversário da criação da freguesia. Agregada, desde 2013, a Ervedal da Beira, a localidade assiste amanhã à inauguração …