Incêndios: MAAVIM indignada com discurso de ministro Pedro Marques

Incêndios: MAAVIM indignada com discurso de ministro Pedro Marques

image_pdfimage_print

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas do Incêndio de Midões (MAAVIM) mostrou-se indignado depois de Pedro Marques, ministro do Planeamento ter dito que não existiam pessoas a viver em roulottes, no que diz respeito aos incêndios de 2017.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o Movimento refere que nenhuma habitação foi reconstruída e que “existem pessoas a viver em roulottes, garagens, casas emprestadas e de familiares, sem qualquer ajuda”, nomeadamente nos concelhos de Arganil, Oliveira do Hospital, Seia, Tábua, entre outros.

A associação reencaminhou ainda uma mensagem enviada em fevereiro a Pedro Marques, ao Presidente da República e ao Primeiro-Ministro, onde era apresentado um conjunto de alertas de reivindicações, nomeadamente sobre agricultura e habitação.

” O Sr. Ministro não conhece os casos porque não os vem ver. No caso das 2ªs habitações, o Sr. Ministro empurra para os municípios e os municípios nada dizem sobre esses ditos apoios”, refere a MAAVIM, convicta de que “é necessária a agilização de processos para que tudo seja revisto, principalmente os Planos Diretores Municipais (PDM)”.

“O que foi dito ontem pelo sr. Ministro demonstra uma falta de conhecimento do que se passa na realidade nos concelhos afetados pelos incêndios de outubro”, lê-se no comunicado.

“Garanto que não encontrei nenhuma família a viver em tendas”, disse Pedro Marques, dando conta de que visitou vários concelhos afetados pelos incêndios do ano passado.

Numa audição da Comissão de Agricultura e Mar sobre as medidas relacionadas com os incêndios florestais de 2017, o deputado comunista João Dias criticou o Governo por “anunciar apoios de milhões” quando “no terreno há centenas de pessoas a viver com dificuldades, em carros, tendas, roulottes e casas de amigos”.

Previous Pomares inaugurou novas instalações da Escola Básica e Jardim de Infância
Next Município de Oliveira do Hospital promove exposições temáticas para assinalar o 25 de Abril

Artigos Relacionados

Informação

Jovens de Seia detidos em Nelas por crime de tráfico de estupefacientes

A GNR anunciou a detenção de dois homens, com 23 e 24 anos, residentes em Seia, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes na freguesia de Nelas.  A detenção

Última Hora

Sapador suspeito de atear fogo na Covilhã fica em prisão preventiva

O sapador florestal de 34 anos suspeito de ter ateado um fogo no concelho da Covilhã vai ficar em prisão preventiva.  Segundo disse à agência Lusa fonte da Polícia Judiciária

Sociedade

Já está escolhido o “Postal de Natal Digital 2016”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital promoveu, pelo terceiro ano consecutivo, o concurso “Postal de Natal Digital” dirigido aos alunos do 3.º Ciclo, do Ensino Secundário e do Ensino

Última Hora

Fim de semana com sol, chuva regressa na próxima semana

O fim de semana vai ser marcado pelo bom tempo com temperaturas máximas a chegar aos 26 graus Celsius, mas a chuva regressa na próxima semana, disse à agência Lusa

Opinião

Ca$h Resto Z€ro: Vítor Neves olha para a Feira do Queijo e para os 33 anos da Rádio Boa Nova

Em mais um espaço de opinião “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves centra-se na Feira do Queijo e na comemoração dos 33 anos da Rádio Boa Nova. “Cheira a festa em

Destaque

CADIP presta apoio ao desenvolvimento infantil e parental em Oliveira do Hospital (com vídeo)

A cidade de Oliveira do Hospital conta, desde há sete meses, com um espaço de apoio à criança e às relações familiares, mas também aos adultos e seniores. Trata-se do

Última Hora

GNR realiza operação “Censos Sénior 2018”

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza, durante todo o mês de outubro e em todo o território nacional, mais uma edição dos “Censos Sénior”,…

Informação

Desporto de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) , a competir no Campeonato de Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, vai defrontar o Febres Futebol Clube,…

Informação

Jovem de 18 anos detido por fogo posto em Oliveira de Frades

Um jovem de 18 anos foi detido por suspeitas de ter ateado um fogo, em Oliveira de Frades, Viseu.

Informação

65 acidentes e 371 infrações na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 27 de março a 2 de abril, o Comando Territorial de Coimbra da GNR registou 65 acidentes e 371 infrações nas estradas do distrito de Coimbra, …

Sociedade

Centro de Interpretação explica legado romano na Bobadela

O Centro de Interpretação das Ruínas Romanas da Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, já se encontra de “portas abertas” para, brevemente, ser inaugurado “com pompa e circunstância”.

Informação

Mau tempo destrói Tenda do Pai Natal e adia programa natalício em Oliveira do Hospital

O mau tempo que se abateu no concelho de Oliveira do Hospital, devido à tempestade “Ana”, destruiu na última noite…