Incêndios: MAAVIM indignada com discurso de ministro Pedro Marques

Incêndios: MAAVIM indignada com discurso de ministro Pedro Marques

image_pdfimage_print

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas do Incêndio de Midões (MAAVIM) mostrou-se indignado depois de Pedro Marques, ministro do Planeamento ter dito que não existiam pessoas a viver em roulottes, no que diz respeito aos incêndios de 2017.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o Movimento refere que nenhuma habitação foi reconstruída e que “existem pessoas a viver em roulottes, garagens, casas emprestadas e de familiares, sem qualquer ajuda”, nomeadamente nos concelhos de Arganil, Oliveira do Hospital, Seia, Tábua, entre outros.

A associação reencaminhou ainda uma mensagem enviada em fevereiro a Pedro Marques, ao Presidente da República e ao Primeiro-Ministro, onde era apresentado um conjunto de alertas de reivindicações, nomeadamente sobre agricultura e habitação.

” O Sr. Ministro não conhece os casos porque não os vem ver. No caso das 2ªs habitações, o Sr. Ministro empurra para os municípios e os municípios nada dizem sobre esses ditos apoios”, refere a MAAVIM, convicta de que “é necessária a agilização de processos para que tudo seja revisto, principalmente os Planos Diretores Municipais (PDM)”.

“O que foi dito ontem pelo sr. Ministro demonstra uma falta de conhecimento do que se passa na realidade nos concelhos afetados pelos incêndios de outubro”, lê-se no comunicado.

“Garanto que não encontrei nenhuma família a viver em tendas”, disse Pedro Marques, dando conta de que visitou vários concelhos afetados pelos incêndios do ano passado.

Numa audição da Comissão de Agricultura e Mar sobre as medidas relacionadas com os incêndios florestais de 2017, o deputado comunista João Dias criticou o Governo por “anunciar apoios de milhões” quando “no terreno há centenas de pessoas a viver com dificuldades, em carros, tendas, roulottes e casas de amigos”.

Previous Pomares inaugurou novas instalações da Escola Básica e Jardim de Infância
Next Município de Oliveira do Hospital promove exposições temáticas para assinalar o 25 de Abril

Artigos Relacionados

Informação

Mário Patrão vence etapa e reforça liderança no Morocco Desert Challenge

Mário Patrão reforçou, ontem, a sua liderança no Morocco Desert Challenge após vencer a quarta etapa desta grande maratona africana.

Última Hora

GNR apreendeu 14 quilos de cannabis no concelho de Oliveira do Hospital

O Núcleo de Investigação Criminal da GNR da Lousã apreendeu ontem, dia 10 de novembro, em Oliveira do Hospital, 14 quilos de cannabis.

Informação

CISE promove percurso pedestre na “Aldeia Natal”

O CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela associa-se uma vez mais ao evento “Cabeça, Aldeia Natal” promovendo, no dia 27 de dezembro, um percurso interpretativo pela Rota

Informação

Ténis de Mesa: Atleta do CCPOH venceu IV Circuito Municipal de Tábua

Ricardo Lino, jovem atleta do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH), foi o grande vencedor do escalão de juniores do IV Circuito Municipal de Tábua de

Última Hora

Defesa da coesão do território juntou Turismo do Centro e Secretaria de Estado da Valorização do Interior

O Turismo Centro de Portugal e a nova Secretaria de Estado da Valorização do Interior reuniram-se em Castelo Branco, na passada segunda-feira, num encontro “muito produtivo e em que ficou

Sociedade

Chuva deixa todos os distritos sob aviso amarelo

Todos os distritos de Portugal continental estão hoje sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, granizo e trovoadas,…

Região

Município de Arganil garante apoio para revitalização das Aldeias do Xisto

As Aldeias do Xisto de Benfeita e Vila Cova de Alva, fortemente fustigadas pelo incêndio de outubro de 2017, vão ser alvo de investimento no âmbito da Linha de Apoio

Politica

Assembleia Municipal  vota prestação de contas de 2018

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne amanhã, 26 de abril, em sessão ordinária, pelas 14h30, no Salão Nobre do Município, destinada…

Informação

Mais de 200 idosos envolvidos no Projeto Movimento Sénior em Tábua

Depois do sucesso registado no último ano, o projeto Movimento Sénior vai ser retomado em Tábua, beneficiando mais de 200 idosos …

Região

Região Centro cumpre metas da Vacinação com percentagens de 96%

As metas do Programa Nacional de Vacinação (PNV) estão a ser cumpridas no Centro do país, com percentagens iguais ou superiores a 96%, …

Sociedade

Chuva deixa Portugal continental sob aviso amarelo

Todos os distritos de Portugal continental vão estar esta quinta-feira, a partir das 11h, sob aviso amarelo, devido à possibilidade de chuva, trovoada e vento forte.

Última Hora

Proteção Civil alerta para risco “muito elevado e máximo” de incêndio

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para o risco de incêndio “muito elevado e máximo” na generalidade dos municípios das regiões do interior Norte e Centro, Alentejo