Incêndios já consumiram mais de 61 mil hectares de terrenos até junho
5 Julho, 2017 474 Views

Incêndios já consumiram mais de 61 mil hectares de terrenos até junho

Os incêndios florestais consumiram 61.624 hectares nos primeiros seis meses do ano e 2017 foi considerado o ano com maior área ardida desde 2007 e o quinto ano com mais ocorrências desde essa data, comparando com os períodos homólogos.

O relatório provisório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) disponível hoje no site indica que entre 01 de janeiro e 30 de junho de 2017 ocorreram um total de 6.641 ocorrências (1.662 incêndios florestais e 4.979 fogachos) que resultaram em 61.624 hectares de área ardida de espaços florestais, entre povoamentos e matos.

“Comparando os valores do ano de 2017 com o histórico dos últimos 10 anos destaca-se que se registaram mais 27% de ocorrências e quase seis vezes mais área ardida relativamente à média verificada no decénio 2007-2016”, é referido no relatório.

Segundo o ICNF, o distrito mais afetado no que diz respeito à área ardida foi Leiria 25.100 hectares, cerca de 41% da área total, seguido de Coimbra com 18.408 hectares (30% no total).

O incêndio que provocou maior área ardida no distrito de Leiria foi o registado em Pedrógão Grande, que consumiu 20.072 hectares de espaços florestais (80% do total ardido no distrito) e que causou 64 mortos e mais de duzentos feridos.

Os distritos do Porto (1.324), Braga (870) e Viseu (704) foram os distritos com maior número de ocorrências, sendo que a maioria foram fogachos, ou seja, ocorrências de reduzida dimensão que não ultrapassam um hectare de área ardida.

A área ardida superou os valores médios nos meses de janeiro, abril, e, junho destacou-se como sendo o mês do ano em que se verificou maior destruição florestal.

“No mês de junho de 2017 arderam cerca de 47 mil hectares de espaços florestais, o que representa aproximadamente 32 vezes mais do que a média do último decénio”, segundo o relatório.

image_pdfimage_print
Previous Região: Motorista morreu atingido pela báscula do camião
Next Há mais praias acessíveis no concelho de Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Informação

Loriga promove Marchas Populares

As tradicionais Marchas Populares voltam, este ano, a animar a vila de Loriga. O desfile acontece dia 16 de junho, pelas 21h30.

Informação

Praia fluvial de Avô recebeu prémio “Praia + Acessível 2016”

O Município de Oliveira do Hospital recebeu o prémio nacional “Praia + Acessível 2016” atribuído à praia fluvial de Avô pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, numa cerimónia que decorreu

Politica

João Brito quer um “PSD maior” em Oliveira do Hospital

João Brito, tomou posse, no sábado, na liderança da Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital de olhos postos num “PSD maior”, …

Informação

Bombeiros de Lagares comemoram 70º aniversário com remodelação do quartel

A inauguração da ampliação e remodelação do quartel vai marcar no próximo domingo, 5 de junho, a comemoração do 70º aniversário da Associação Humanitária…

Informação

Prisão preventiva para suspeito de violação e tentativa de homicídio em Oliveira do Hospital

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro já identificou o homem que é suspeito de violar, agredir e tentar matar uma mulher em Oliveira do Hospital no início do

Última Hora

Homem que queimou e matou vítima em Penalva do Castelo foi extraditado do Brasil

Um português que, desde o passado mês de agosto, se encontrava detido no Brasil na sequência de mandato de detenção internacional, foi extraditado para Portugal.

Informação

Incêndio na Guarda destrói casa e provoca um desalojado

Um incêndio destruiu uma habitação em Rapoula, no concelho da Guarda, e provocou um desalojado.

Última Hora

Turismo do Centro quer mudar ideia de que destino foi todo atingido

O presidente do Turismo do Centro de Portugal considera urgente mudar a perceção de que o destino foi todo atingido pelos incêndios e que não reúne condições para o usufruto

Informação

Chuva fraca na noite da consoada. Dia 25 com chuva mais intensa

Segundo o IPMA, no domingo, nas regiões Norte e Centro, o céu deverá estar pouco nublado ou limpo, mas com aumento gradual de nebulosidade a partir da tarde e com

Destaque

Presidente da Câmara Municipal partilha palavra de “esperança” em mensagem de Natal e Ano Novo

Na habitual mensagem de Natal e Ano Novo dirigida a todos os oliveirenses, o presidente do Município de Oliveira do Hospital deixa, este ano, “uma palavra de esperança”…

Região

Ministro-Adjunto em  Góis para inaugurar Espaço do Cidadão e prestar reconhecimento à ADIBER

O Ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita, desloca-se ao concelho de Góis na próxima sexta-feira, dia 17 de março, a partir das 16h30m, para inaugurar o novo Espaço Cidadão e para presidir à

Sociedade

País: Maioria dos alunos do 9.º ano chumba a Português e Matemática

Mais de metade dos alunos do 9.º ano chumbaram na 2.ª fase da prova final de Português, assim como a maioria dos estudantes que fez a prova…

Sociedade

Encontrada menor que estava desaparecida em Viseu desde setembro

Uma  jovem de 15 anos de Viseu que estava desaparecida desde setembro foi encontrada durante a madrugada pela PJ do Centro e será encaminhada para a instituição onde estava a

Sociedade

GNR deteve 74 pessoas em flagrante delito no fim de semana

A Guarda Nacional Republicana deteve 74 pessoas em flagrante delito no fim de semana e apreendeu 941 doses de cocaína, informou hoje a GNR.

Informação

Misericórdia de Galizes prepara nova valência e comemoração dos 350 anos

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes, no concelho de Oliveira do Hospital, presta apoio diário a cerca de 800 pessoas nas várias valências e serviços que disponibiliza.

Região

ASAE apreende mais de nove toneladas de produtos cárneos e pescado em Oliveira do Hospital e Leiria

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou três processos de contraordenação a entrepostos frigoríficos, …

Destaque

Encontro sénior juntou 450 idosos em Oliveira do Hospital

Ontem cumpriu-se o habitual encontro sénior em Oliveira do Hospital que juntou perto de milhar de utentes das várias instituições do concelho num “convívio” destinado a assinalar a quadra natalícia.

Última Hora

Incêndio em habitação em Idanha-a-Nova faz uma vítima mortal

Um idoso de 99 anos morreu, esta manhã, na sequência de um incêndio que deflagrou na sua habitação, em Salvaterra do Extremo, Idanha-a-Nova.

Última Hora

“Artes e Ofícios de Oliveira do Hospital” em exposição

“Artes e Ofícios de Oliveira do Hospital” é o mote da exposição coletiva programada para o mês de julho pelo Município de Oliveira do Hospital. A mostra pode ser visitada,

Destaque

Suspeito de violar e quase matar uma mulher em Oliveira do Hospital foi vizinho da vítima

O homem de 32 anos que foi detido pela Policia Judiciária, na passada quinta feira, por suspeita de violar e tentar matar uma mulher em Oliveira do Hospital era conhecido

Informação

FCOH E AD Lagares enfrentam Vigor Mocidade e Eirense. AD Nogueirense joga com Anadia

Em competição na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) defronta, este domingo, …

Informação

Maratona Clube Vila Chã disputou Cross e Corta Mato em Torres Vedras

O Maratona Clube Vila Chã participou no Cross de Torres Vedras/35º Corta Mato de Matos Velhos, no parque Municipal de Torres Vedras, no passado dia 20 de novembro.

Última Hora

“Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova

À sexta feira o “Ca$h Resto Z€ro” traz a opinião à Rádio Boa Nova. Um olhar sobre a política, a economia e as pessoas com a assinatura de Vítor Neves.

Informação

25 detenções, 668 infrações e 26 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

A semana de 23 a 29 de janeiro ficou marcada, no distrito de Coimbra, por 25 detenções, 668 infrações e 26 acidentes. Este é o resultado de um conjunto de