Incêndios: CNA diz que agricultura ficou mais fragilizada e floresta com mais riscos

Incêndios: CNA diz que agricultura ficou mais fragilizada e floresta com mais riscos

A Confederação Nacional de Agricultura (CNA) alertou ontem que a agricultura ficou ainda mais fragilizada e a floresta comporta mais riscos nos territórios afetados pelos grandes fogos de outubro de 2017.

“Na parte agrícola, o drama persiste”, afirma o membro da direção do CNA João Dinis, falava à após uma visita realizada a uma zona fortemente afetada pelos fogos de outubro, em Penacova.

João Dinis sublinha que há muitos pequenos agricultores que ficaram excluídos do processo de apoio e outros tantos que receberam cortes nos apoios até cinco mil euros e, nas candidaturas de maior valor, já se contabilizam “dezenas de desistências”, face aos apoios concedidos.

“Os cortes aplicados nas candidaturas e as complicações nos processos têm levado a desistências. São pessoas que perderam os seus rendimentos e não têm capacidade financeira para garantir” a sua parte para pagar a reposição do que perderam, explica.

Para além disso, nota, ainda há candidaturas que foram reformuladas que continuam à espera de uma decisão por parte do Ministério da Agricultura.

Segundo João Dinis, a forma como o processo foi conduzido, com cortes nos apoios e uma diferença de tratamento em relação ao apoio às empresas, leva os agricultores a saírem de atividade, num setor por si só já fragilizado.

A somar a um abandono das terras, o dirigente da CNA sublinha que “grande parte da madeira ardida permanece ao alto, nas matas” e os pinhais que não arderam estão a morrer vítimas de pragas.

“A floresta hoje está pior do que estava a seguir ao fogo. Sem agricultura, com uma floresta desacompanhada, estão agora a ser plantados os próximos grandes incêndios da nossa região”, protestou.

Fonte: Lusa

Previous Segurança Social apoiou 292 famílias afetadas pelos fogos de 2017
Next Oliveira do Hospital realiza sessão evocativa em memória das vítimas do incêndio de 15 de outubro de 2017

Artigos Relacionados

Região

PJ deteve homem suspeito de atear incêndio em Mangualde

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, deteve um homem de 41 anos, solteiro, copeiro, pela presumível prática …

Última Hora

Incêndios: Arganil investe 400 mil euros na reabilitação das linhas de água

A Câmara Municipal de Arganil iniciou os trabalhos de reabilitação e limpeza das linhas de água nas zonas do concelho afetadas pelo incêndio de outubro do ano passado,…

Destaque

Alvôco de Várzeas renova bandeira Azul em praia fluvial mais acessível (com vídeo)

Pelo quarto ano consecutivo, a praia Fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, foi brindada com Bandeira azul, símbolo de boas práticas ambientais.

Informação

Instituto Politécnico da Guarda acolhe Conferência de Comunicação e Relações Públicas

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) acolhe, nos dias 18 e 19 de dezembro, a I Conferência de Comunicação e Relações Públicas.

Sociedade

Despiste provoca um morto no IC12 em Viseu

Um homem de 50 anos morreu, ontem ao final da tarde, na sequência do despiste de uma viatura ligeira no IC12, em Canas de Senhorim, Nelas.

Informação

Ministro da Educação: “Esta escola merece ter todas as boas condições” (Com vídeo)

De visita ao Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, por ocasião da Festa da Primavera que hoje termina, o Ministro da Educação …

Informação

Antigos autarcas de Santa Comba Dão condenados por uso indevido de telemóveis e “tablets”

O ex-presidente da Câmara de Santa Comba Dão, João Lourenço, assim como os antigos vice-presidente António Correia e vereador Fernando Cruz, foram condenados …

Vídeos

Pinhal Interior Norte regista “descida muito elevada” do desemprego

A área dos nove municípios abrangidos pelo Centro de Emprego e Formação Profissional do Pinhal Interior Norte, com sede em Arganil, registou uma “descida muito elevada” …

Informação

Eptoliva comemorou Semana Europeia do Desporto, Dia Mundial do Turismo e Dia Mundial do Coração

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, comemorou a Semana Europeia do Desporto que, este ano, e sob o mote da campanha #BEACTIVE,…

Região

Ficabeira arranca hoje em Arganil

Tem hoje início, em Arganil, a 36ª edição da FICABEIRA (Feira Industrial, Comercial e Agrícola da Beira Serra) e Feira do Mont’Alto 2017, …

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 24 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 22.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Nacional

Provedora apela aos feridos para entregarem pedidos de indemnização

A Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, apelou hoje às pessoas que ficaram gravemente feridas nos incêndios florestais do ano passado para entregarem os requerimentos para poderem ser indemnizadas. O