Incêndios: CNA diz que agricultura ficou mais fragilizada e floresta com mais riscos

Incêndios: CNA diz que agricultura ficou mais fragilizada e floresta com mais riscos

image_pdfimage_print

A Confederação Nacional de Agricultura (CNA) alertou ontem que a agricultura ficou ainda mais fragilizada e a floresta comporta mais riscos nos territórios afetados pelos grandes fogos de outubro de 2017.

“Na parte agrícola, o drama persiste”, afirma o membro da direção do CNA João Dinis, falava à após uma visita realizada a uma zona fortemente afetada pelos fogos de outubro, em Penacova.

João Dinis sublinha que há muitos pequenos agricultores que ficaram excluídos do processo de apoio e outros tantos que receberam cortes nos apoios até cinco mil euros e, nas candidaturas de maior valor, já se contabilizam “dezenas de desistências”, face aos apoios concedidos.

“Os cortes aplicados nas candidaturas e as complicações nos processos têm levado a desistências. São pessoas que perderam os seus rendimentos e não têm capacidade financeira para garantir” a sua parte para pagar a reposição do que perderam, explica.

Para além disso, nota, ainda há candidaturas que foram reformuladas que continuam à espera de uma decisão por parte do Ministério da Agricultura.

Segundo João Dinis, a forma como o processo foi conduzido, com cortes nos apoios e uma diferença de tratamento em relação ao apoio às empresas, leva os agricultores a saírem de atividade, num setor por si só já fragilizado.

A somar a um abandono das terras, o dirigente da CNA sublinha que “grande parte da madeira ardida permanece ao alto, nas matas” e os pinhais que não arderam estão a morrer vítimas de pragas.

“A floresta hoje está pior do que estava a seguir ao fogo. Sem agricultura, com uma floresta desacompanhada, estão agora a ser plantados os próximos grandes incêndios da nossa região”, protestou.

Fonte: Lusa

Previous Segurança Social apoiou 292 famílias afetadas pelos fogos de 2017
Next Oliveira do Hospital realiza sessão evocativa em memória das vítimas do incêndio de 15 de outubro de 2017

Artigos Relacionados

Informação

Serra da Estrela integra rede espanhola de estâncias de esqui

A Estância de Esqui da Serra da Estrela vai integrar a Associação Turística de Estâncias de Esqui e Montanha (ATUDEM), organismo que integra várias estâncias de esqui espanholas.

Destaque

Peritos internacionais confirmam trabalho de qualidade da BLC3

A BLC3 submeteu pela primeira vez o processo de avaliação do trabalho científico realizado à avaliação de  peritos internacionais, tendo obtido …

Informação

Alexandrino garante que não queria ficar com tratores, mas é acusado de “incúria” pelo vereador do PSD

A polémica em torno da entrega dos 19 tratores oferecidos pela Cáritas a lesados pelo grande incêndio de 15 de outubro em Oliveira do Hospital marcou o início da reunião

Informação

Nogueirense luta pela liderança. FCOH precisa marcar para largar linha de despromoção

No próximo sábado, 26 de março, joga-se a jornada sete da fase da manutenção do Campeonato de Portugal Prio, Série. O FCOH vai jogar no reduto do Pampilhosa. A ADN

Cultura

Leen Vermeiren  em recital de poesia

Leen Vermeiren, de nacionalidade Belga, radicada no concelho de Seia, realiza no próximo domingo, dia 29 de maio, um recital de poesia …

Informação

Vitalfisio comemora cinco anos de “saúde e bem-estar” em Oliveira do Hospital

A clínica Vitalfisio completa hoje cinco anos de atividade no concelho de Oliveira do Hospital. Especialista em fisioterapia e outras áreas, a clínica é uma referência de saúde e bem

Informação

Centro Interpretativo de Arte Rupestre de Chãs d’Égua reabriu ao público

O Centro Interpretativo de Chãs d’Égua, na freguesia do Piódão, reabriu no passado dia 18 de maio, assinalando de forma simbólica o Dia Internacional dos Museus.

Nacional

GNR vai estar na estrada com ‘Natal Tranquilo’

A GNR vai colocar na estrada a operação “Natal Tranquilo” intensificando, entre sexta e segunda-feira, o patrulhamento rodoviário em todo o território nacional para as vias com maior tráfego nesta

Última Hora

CCPOH em 7º lugar no campeonato nacional

O Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) disputou, no passado sábado, dois encontros a contar para o campeonato nacional da 2ª divisão de ténis de mesa.

Informação

Conheça os resultados desportivos do fim-de-semana

A 19ª jornada da Série C do Campeonato Nacional ditou um empate sem golos ao Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e uma vitória à Associação Desportiva Nogueirense (ADN).

Última Hora

Recolha de bens “Pirâmide de Natal Solidário” acontece este fim-de-semana em Oliveira do Hospital

No próximo fim-de-semana, dias 24 e 25 de novembro, realiza-se mais uma edição da iniciativa “Pirâmide de Natal Solidário”, promovida pelo Município de Oliveira do Hospital,…

Destaque

“Oliveira do Hospital é um bom exemplo com uma dezena de casas em recuperação”

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas considerou hoje em Oliveira do Hospital que o concelho “é um bom exemplo” …