Incêndios: CDS-PP recomenda ao Governo que conclua IC6 para ajudar vítimas e empresas

Incêndios: CDS-PP recomenda ao Governo que conclua IC6 para ajudar vítimas e empresas

O grupo parlamentar do CDS-PP recomendou ao Governo a conclusão do Itinerário Complementar 6 (IC6) do Pinhal Interior Norte, na ligação entre Tábua e Oliveira do Hospital, …

… alegando que poderá ajudar à recuperação da zona, afetada pelos incêndios.

Em causa está um projeto de resolução que “recomenda ao Governo dar prioridade absoluta à conclusão do IC6”, apostando, de seguida, na construção do IC7 e do IC37.

Na apresentação do documento, na reunião da Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, no parlamento, o deputado centrista Hélder Amaral vincou que estes são “troços que vão direitinho à área ardida nos incêndios de outubro”.

Assim, falou na conclusão destas vias como uma “medida não de compensação, mas para criar condições e potenciar a recuperação da zona e para proteger as populações e garantir-lhes mobilidade”.

No documento, a bancada centrista recorda que “o IC6 é um itinerário complementar idealizado para ligar Coimbra à Covilhã, através do interior do distrito de Coimbra e da encosta sul da serra da Estrela (passando nomeadamente por Tábua, Oliveira do Hospital e Seia), sendo, por isso, uma estrada fundamental de ligação mais direta do alto do distrito a Coimbra”.

Contudo, “nunca foi concluído, fazendo até à data somente a ligação entre o IP3 em Oliveira do Mondego (Penacova) e a Estrada Nacional 17 em Candosa (Tábua)”, assinala o CDS-PP, notando que falta completar a ligação entre Tábua e Oliveira do Hospital.

Com este projeto de resolução, o CDS-PP pretende também dar prioridade, após a obra do IC6, à construção do IC7 e do IC37, vias que ligam, respetivamente, Oliveira do Hospital a Fornos de Algodres e Viseu a Seia.

Em março do ano passado, o Governo estimou que a construção do troço entre Tábua e Oliveira do Hospital do IC6, num total de 19 quilómetros, custe 38 milhões de euros.

image_pdfimage_print
Previous CTT reforçam atendimento para pagamento de indemnizações
Next Diferenças entre executivos de Mário Alves e Alexandrino aqueceram reunião de Câmara oliveirense

Artigos Relacionados

Informação

Ensino Superior Público em Coimbra com mais vagas

O Ensino Superior de Coimbra apresenta, este ano, 5 675 vagas, mais 199 do que em 2017, aumento que está relacionado com o despacho governamental…

Região

O Minuto 91 deu destaque ao atletismo local e aos últimos sucessos

Foi um programa onde o destaque foi para o atletismo local e regional. Em estúdio estiveram os atletas Rafael Delauney Gomes (Triatlo), Miguel Jorge campeão distrital júnior, Gonçalo Borges campeão

Última Hora

Cadeira anfíbia chega à praia fluvial de Avô

A praia fluvial de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital, vai passar a dispor de uma cadeira anfíbia. O novo equipamento vai estar disponível a partir de… 

Informação

Pedrogão: Fundo Revita apoia 363 agricultores afetados com 812 mil euros

O Conselho de Gestão do Fundo Revita decidiu atribuir subsídios a 363 produtores afetados pelo incêndio que começou em junho em Pedrógão Grande,…

Informação

Homem detido por 39 furtos nos distritos de Viseu e Guarda

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde, deteve, na passada segunda-feira, um homem de 39 anos,…

Última Hora

Catequese Paroquial de Oliveira do Hospital realiza Festa de Início da Catequese

A Catequese Paroquial de Oliveira do Hospital irá levar a efeito, no próximo sábado, dia 23 de setembro, a sua Festa de Início da Catequese.

Destaque

Autarca de Nogueira do Cravo preocupado com estado da EN17, na Reta da Salinha

As obras na EN17, no concelho de Oliveira do Hospital, estiveram paradas e causaram verdadeiras dores de cabeça e prejuízos aos condutores, em particular no troço conhecido por Reta da

Região

Homem que queimou e matou vítima em Penalva do Castelo foi extraditado do Brasil

Um português que, desde o passado mês de agosto, se encontrava detido no Brasil na sequência de mandato de detenção internacional, foi extraditado para Portugal.

Região

Vinhos do Centro de Portugal promovem-se em encontro que junta 450 especialistas mundiais

Turismo Centro de Portugal participa no “Wine Summit” Must – Fermenting Ideas, de 20 a 22 de junho. A iniciativa atrai ao Centro de Congressos do Estoril cerca de 450

Região

Tondela: Jovem de 15 anos está “estável e já sem ventilação”

A jovem de 15 anos, vítima do incêndio de sábado em Tondela, encaminhada para o Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, mantém-se “estável e sedada, mas já sem ventilação assistida”.

Última Hora

Mulher de Montemor-o-Velho está desaparecida desde quinta-feira

Uma mulher de 36 anos, do concelho de Montemor-o-Velho, está desaparecida desde quinta-feira, sem que existam linhas de investigação quanto ao seu paradeiro. De acordo com fonte do Comando da

Informação

AD Lagares da Beira cumpriu “sonho”. Depois do sintético…os balneários e a bancada

A Associação Desportiva  de Lagares da Beira inaugurou, ontem, os balneários e bancada do seu complexo desportivo.

Destaque

Camionistas queixam-se de furto de combustível em Oliveira do Hospital

No período de duas semanas, pelo menos dois condutores de pesados depararam-se com situações de furto de combustível nos depósitos dos camiões, estacionados na cidade de Oliveira do Hospital.

Informação

Um avião da EgyptAir está desaparecido. Um português estava a bordo

A secretaria de Estado das Comunidades confirmou hoje à agência Lusa a existência de um português a bordo do avião da EgyptAir, que voava de Paris para o Cairo e

Sociedade

Misericórdia de Galizes iniciou comemorações dos 350 anos

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes deu, ontem, início às comemorações dos 350 anos da instituição, fundada em julho de 1668.

Politica

Federação do PS assinala “magnífico” resultado eleitoral no distrito

A distrital de Coimbra do PS enaltece o “magnífico resultado eleitoral” alcançado pelos socialistas no distrito,…

Última Hora

Carro de rali caiu ao rio em Mortágua. Um dos ocupantes está desaparecido.

Um carro de rali com dois ocupantes despistou-se esta quarta-feira, em Mortágua, e caiu ao rio Criz. O alerta foi dado pouco depois das 15 horas.

Vídeos

“Temos tido a preocupação de formar e atualizar os conhecimentos de todos aqueles que estão ligados ao fenómeno desportivo” (com vídeo)

O vereador do desporto, Nuno Ribeiro, destacou hoje na Rádio Boa Nova a preocupação que o município tem tido com a formação dos agentes desportivos do concelho de Oliveira do

Informação

Hoje é o último dia para validar faturas do IRS

Termina hojer o prazo  para validar as faturas do IRS. E pode fazer diferença nas deduções a que o contribuinte tem direito.

Informação

“Há Festa…” alerta para necessidade de requalificação da Zona Histórica de Oliveira do Hospital

Este fim de semana, de 6 a 8 de julho, cumpre-se a 9ª edição do “Há Festa na Zona Histórica”, um evento marcado pela “grande envolvência social” e que continua

Última Hora

A “Barbearia Moderna” é já uma barbearia de sucesso em Oliveira do Hospital

A Barbearia Moderna, aberta por Rui Gonçalves, conta apenas com sete meses de existência em Oliveira do Hospital, mas com muito sucesso. Ciente da falta de oferta deste tipo de

Última Hora

Agricultores protestam hoje em Coimbra

Os agricultores e produtores florestais afetados pelos incêndios que ocorreram no distrito de Coimbra, entre julho e outubro, consideram…

Sociedade

Urgências passam para a FAAD à noite, fins de semana e feriados. Medida entra hoje em vigor

As urgências em Oliveira do Hospital vão ser partilhadas com o hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz que passa a assegurar aquele serviço…

Última Hora

Acidentes com árvores causam um morto e um ferido grave na região Centro

Um homem morreu, no sábado, no concelho de Trancoso ao ser atingido por uma árvore que estava a ser derrubada, e outro ficou gravemente ferido em circunstâncias idênticas, em Tondela,