Incêndios: Cáritas conclui entrega de tratores em Oliveira do Hospital

Incêndios: Cáritas conclui entrega de tratores em Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

A Cáritas Diocesana de Coimbra vai, hoje, proceder à entrega dos “restantes nove tratores” à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, …

… para apoio às pessoas que perderam estes bens nos incêndios, completando assim o total de 19 tratores concedidos.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Cáritas de Coimbra, presidida pelo Padre Luís Costa adianta que a instituição está ainda a aguardar que “o município indique os 10 beneficiários cuja identificação ainda está pendente”, para que a instituição possa  “proceder à legalização da titularidade de propriedade dos veículos”.

Os primeiros 10 tratores entregues ao Município de Oliveira do Hospital encontram-se no estaleiro municipal, localizado na Zona Industrial, não tendo ainda sido oferecidos a pessoas que tenham perdido os seus equipamentos nos incêndios. O assunto esteve em debate na última Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, de 28 de setembro, com o deputado do PSD, João Esteves, a questionar o motivo pelo qual o município não procedeu à entrega dos 10 tratores. “Tenho reparado que já existem no estaleiro tratores novos, para compensar agricultores do concelho, que ficaram sem as máquinas no fatídico incêndio. Penso que a Câmara Municipal terá o levantamento da situação de carência e não terá dificuldade de proceder à entrega dos referidos tratores”, referiu, João Esteves.

Alexandrino defende “critérios rigorosos e transparentes” na entrega dos tratores


Na ocasião, José Carlos Alexandrino defendeu a necessidade de “rigor e critérios claros” para a entrega dos tratores, para que não aconteça, o que disse ter acontecido num concelho vizinho, “ onde entregaram um trator a quem não tinha trator (antes do fogo) e depois tiveram que o lá ir buscar”. Na mesma reunião, o autarca disse que o município, tomando por base as indicações  da Direção Regional de Agricultura do Centro, tinha condições para proceder à entrega de tratores a nove pessoas.

José Carlos Alexandrino aprecia e agradece a “boa vontade” do presidente da Cáritas de Coimbra, o Padre Luís Costa, mas insiste que a atribuição dos tratores deve ser baseada em “critérios rigorosos e absolutamente transparentes”. “Há nove tratores que se podem entregar, os outros não, porque há dúvidas nos nomes das pessoas”, afirmou. Segundo o autarca, a lista inicial de pessoas que perderam tratores no concelho era composta por “cerca de 70” nomes, havendo casos de tratores que “não estavam registados, nem tinham seguro” e que por isso, no seu entender, não devem sem contemplados pela generosidade da Cáritas.


A Rádio Boa Nova tentou estabelecer contacto com o presidente da direção da Cáritas Diocesana de Coimbra, mas até ao momento não foi possível.

Previous GNR intensifica patrulhamento com operação “Todos os Santos”
Next Proteção Civil realiza exercício nacional “A Terra Treme” no dia 5 de novembro

Artigos Relacionados

Região

Criança de dois anos morre engasgada em infantário

Uma criança de dois anos morreu esta quinta-feira no infantário ‘O Pinheirinho’, na Sertã, confirmou a GNR.

Informação

Alvôco das Várzeas vai hastear Bandeiras Azul, de Ouro e de Praia Acessível

A Praia Fluvial de Alvôco das Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, vai hastear a Bandeira Azul, a Bandeira Praia Acessível e a Bandeira Qualidade de Ouro, numa cerimónia

Última Hora

Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela

Começa esta quinta-feira em Seia e vai até domingo (28 de agosto),o Festival Internacional da Canção da Serera da Estrela e conta com a participação de dez “Seia continua a

Nacional

Governo reconhece fogos como “catástrofe natural”

O Governo reconheceu como “catástrofe natural” os prejuízos causados pelos incêndios nas regiões norte e centro do país em julho e agosto passado,…

Sociedade

Dois feridos graves e um ligeiro num acidente na EN17 em Oliveira do Hospital

Um despiste automóvel, ocorrido ontem, cerca das 08h30, causou dois feridos graves e um ligeiro, na EN17, em Chamusca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. Segundo notícia avançada

Sociedade

Mercado de Natal em Nelas resultou num “sucesso”

De 8 a 11 de dezembro, largas centenas de pessoas visitaram o mercado de Natal em Nelas, que animou o concelho com atividades festivas alusivas a esta quadra natalícia.

Informação

Associação de Melhoramentos Aldeense promove caminhada ao Monte do Colcurinho

A Associação de Melhoramentos Aldeense está a organizar uma caminhada ao Monte do Colcurinho, a acontecer no próximo dia 13 de maio, domingo.

Última Hora

Aluimento obriga a corte da A14. Ponte militar na EN 111 é a solução imediata

A A14 está cortada devido a um aluimento da via, ocorrido no sábado à tarde ao quilómetro nove, perto de Maiorca, Figueira da Foz. A reparação vai demorar entre seis

Região

Município de Penacova em combate contra “vespas invasoras”

O Município de Penacova, no âmbito do protocolo estabelecido com a RefCast e, em linha com o determinado no Plano de Ação Nacional para controlo do inseto Dryocosmus kuriphilus,…

Informação

Passadiços do Paiva vencem ‘Óscar do Turismo’

Os Passadiços do Paiva foram ontem à noite um dos premiados da edição de 2016 dos World Travel Awards, que, considerados os ‘Óscares do Turismo’ a nível mundial,…

Região

Um homem e uma mulher são suspeitos de 25 furtos na Covilhã

A GNR identificou e constituiu como arguidos um homem e uma mulher de 40 e 45 anos, por suspeita de 25 crimes de furto no concelho da Covilhã.

Última Hora

Oito meios aéreos e 150 bombeiros combatem fogo em Vila Velha de Ródão

Um incêndio, em Vila Velha de Ródão, cujo alerta foi dado às 14h07, está a ser combatido por oito meios aéreos e 150 bombeiros.