Incêndios: Cáritas conclui entrega de tratores em Oliveira do Hospital

Incêndios: Cáritas conclui entrega de tratores em Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

A Cáritas Diocesana de Coimbra vai, hoje, proceder à entrega dos “restantes nove tratores” à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, …

… para apoio às pessoas que perderam estes bens nos incêndios, completando assim o total de 19 tratores concedidos.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Cáritas de Coimbra, presidida pelo Padre Luís Costa adianta que a instituição está ainda a aguardar que “o município indique os 10 beneficiários cuja identificação ainda está pendente”, para que a instituição possa  “proceder à legalização da titularidade de propriedade dos veículos”.

Os primeiros 10 tratores entregues ao Município de Oliveira do Hospital encontram-se no estaleiro municipal, localizado na Zona Industrial, não tendo ainda sido oferecidos a pessoas que tenham perdido os seus equipamentos nos incêndios. O assunto esteve em debate na última Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, de 28 de setembro, com o deputado do PSD, João Esteves, a questionar o motivo pelo qual o município não procedeu à entrega dos 10 tratores. “Tenho reparado que já existem no estaleiro tratores novos, para compensar agricultores do concelho, que ficaram sem as máquinas no fatídico incêndio. Penso que a Câmara Municipal terá o levantamento da situação de carência e não terá dificuldade de proceder à entrega dos referidos tratores”, referiu, João Esteves.

Alexandrino defende “critérios rigorosos e transparentes” na entrega dos tratores


Na ocasião, José Carlos Alexandrino defendeu a necessidade de “rigor e critérios claros” para a entrega dos tratores, para que não aconteça, o que disse ter acontecido num concelho vizinho, “ onde entregaram um trator a quem não tinha trator (antes do fogo) e depois tiveram que o lá ir buscar”. Na mesma reunião, o autarca disse que o município, tomando por base as indicações  da Direção Regional de Agricultura do Centro, tinha condições para proceder à entrega de tratores a nove pessoas.

José Carlos Alexandrino aprecia e agradece a “boa vontade” do presidente da Cáritas de Coimbra, o Padre Luís Costa, mas insiste que a atribuição dos tratores deve ser baseada em “critérios rigorosos e absolutamente transparentes”. “Há nove tratores que se podem entregar, os outros não, porque há dúvidas nos nomes das pessoas”, afirmou. Segundo o autarca, a lista inicial de pessoas que perderam tratores no concelho era composta por “cerca de 70” nomes, havendo casos de tratores que “não estavam registados, nem tinham seguro” e que por isso, no seu entender, não devem sem contemplados pela generosidade da Cáritas.


A Rádio Boa Nova tentou estabelecer contacto com o presidente da direção da Cáritas Diocesana de Coimbra, mas até ao momento não foi possível.

Previous GNR intensifica patrulhamento com operação “Todos os Santos”
Next Proteção Civil realiza exercício nacional “A Terra Treme” no dia 5 de novembro

Artigos Relacionados

Última Hora

Folhadosa Fishing Team é líder no Campeonato Regional de Clubes de Pesca Desportiva

O Folhadosa Fishing Team ascendeu, no passado fim-de-semana, ao primeiro lugar da tabela classificativa no Campeonato Regional de Clubes de Pesca Desportiva, totalizando agora 27 pontos.

Nacional

GNR levantou cerca de dois mil autos de contraordenação por falta de limpeza de mato

A Guarda Nacional Republicana (GNR) levantou 1 986 autos de contraordenação, entre 2 de abril e 27 de maio, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Informação

Região: Colisão provocou a morte a mulher septuagenária

Uma mulher com cerca de 70 anos morreu, hoje de manhã, numa colisão rodoviária na Estrada Municipal 557, em Cachouça, Idanha-a-Nova.

Destaque

Matadouro de Oliveira do Hospital encerra e 42 trabalhadores ficam desempregados

Os acionistas do Matadouro Regional da Beira Serra, em Oliveira do Hospital, decidiram dissolver a sociedade, ficando os seus 42 trabalhadores no desemprego, informou ontem a administração.

Última Hora

Oliveira do Hospital aprova Plano Operacional Municipal contra incêndios

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (CMDFCI) de Oliveira do Hospital aprovou, ontem por unanimidade, o Plano Operacional Municipal 2019 (POM), …

Cultura

Fernando Correia apresenta novos livros em Oliveira do Hospital

O conhecido jornalista Fernando Correia regressa a Oliveira do Hospital para apresentar os seus dois últimos livros: a recém publicada autobiografia “O Que Eu Sei de Mim” e…

Educação

EPTOLIVA conquista prémio internacional STEM

“Requalificação de subprodutos das Queijarias”, da autoria de Honorata Pereira, docente na EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, …

Última Hora

Santa Ovaia promove 8º Festival das Sopas

  No próximo sábado, dia 16 de setembro, as tradicionais e saborosas sopas serão o centro das atenções da 8ª edição do Festival de Sopas de Santa Ovaia, concelho de

Última Hora

EPTOLIVA definiu oferta formativa para o próximo ano

A Assembleia Geral da ADEPTOLIVA deu o seu parecer positivo, por unanimidade, relativamente à oferta formativa de cursos profissionais da EPTOLIVA, para o próximo ano letivo de 2016/2017. A corresponder

Sociedade

Associação Al-deia promove caminhada em Aldeia das Dez

A Al-deia, Associação de Melhoramentos Aldeense, de Aldeia das Dez, promove no próximo dia 7 de Maio, a III Caminhada AMA, em que a concentração está agendada para as 07h45,

Informação

Região: PJ deteve suspeito de balear sobrinho de cinco anos

A Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro deteve um homem de 32 anos suspeito de ter alvejado na cara um sobrinho de 5 anos.

Informação

Futebol: Nogueirense venceu e FCOH empatou na 5ª jornada do Campeonato Nacional

A Associação Desportiva Nogueirense (ADN), de Nogueira do Cravo, venceu ontem a AD Mação por 3-1. No mesmo campeonato, na série C, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH)