Incêndios: Cáritas conclui entrega de tratores em Oliveira do Hospital

Incêndios: Cáritas conclui entrega de tratores em Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

A Cáritas Diocesana de Coimbra vai, hoje, proceder à entrega dos “restantes nove tratores” à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, …

… para apoio às pessoas que perderam estes bens nos incêndios, completando assim o total de 19 tratores concedidos.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Cáritas de Coimbra, presidida pelo Padre Luís Costa adianta que a instituição está ainda a aguardar que “o município indique os 10 beneficiários cuja identificação ainda está pendente”, para que a instituição possa  “proceder à legalização da titularidade de propriedade dos veículos”.

Os primeiros 10 tratores entregues ao Município de Oliveira do Hospital encontram-se no estaleiro municipal, localizado na Zona Industrial, não tendo ainda sido oferecidos a pessoas que tenham perdido os seus equipamentos nos incêndios. O assunto esteve em debate na última Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, de 28 de setembro, com o deputado do PSD, João Esteves, a questionar o motivo pelo qual o município não procedeu à entrega dos 10 tratores. “Tenho reparado que já existem no estaleiro tratores novos, para compensar agricultores do concelho, que ficaram sem as máquinas no fatídico incêndio. Penso que a Câmara Municipal terá o levantamento da situação de carência e não terá dificuldade de proceder à entrega dos referidos tratores”, referiu, João Esteves.

Alexandrino defende “critérios rigorosos e transparentes” na entrega dos tratores


Na ocasião, José Carlos Alexandrino defendeu a necessidade de “rigor e critérios claros” para a entrega dos tratores, para que não aconteça, o que disse ter acontecido num concelho vizinho, “ onde entregaram um trator a quem não tinha trator (antes do fogo) e depois tiveram que o lá ir buscar”. Na mesma reunião, o autarca disse que o município, tomando por base as indicações  da Direção Regional de Agricultura do Centro, tinha condições para proceder à entrega de tratores a nove pessoas.

José Carlos Alexandrino aprecia e agradece a “boa vontade” do presidente da Cáritas de Coimbra, o Padre Luís Costa, mas insiste que a atribuição dos tratores deve ser baseada em “critérios rigorosos e absolutamente transparentes”. “Há nove tratores que se podem entregar, os outros não, porque há dúvidas nos nomes das pessoas”, afirmou. Segundo o autarca, a lista inicial de pessoas que perderam tratores no concelho era composta por “cerca de 70” nomes, havendo casos de tratores que “não estavam registados, nem tinham seguro” e que por isso, no seu entender, não devem sem contemplados pela generosidade da Cáritas.


A Rádio Boa Nova tentou estabelecer contacto com o presidente da direção da Cáritas Diocesana de Coimbra, mas até ao momento não foi possível.

Previous GNR intensifica patrulhamento com operação “Todos os Santos”
Next Proteção Civil realiza exercício nacional “A Terra Treme” no dia 5 de novembro

Artigos Relacionados

Desporto

Infantis do CCPOH conquistam 3º lugar no VI Torneio Internacional de Ténis de Mesa de Condeixa

O Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) obteve um brilhante 3º lugar na classificação final por equipas, no escalão de infantis, …

Última Hora

Fogos de Soure e Vila Verde continuam a preocupar. Em Leiria, o fogo está dominado.

Os incêndios que lavram em Soure, distrito de Coimbra, e outro no concelho de Vila Verde, distrito de Braga, são os que mais preocupam a…

Desporto

Calendário desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense (ADN) disputam, este domingo, 31 de março, a 28ª jornada da Série C do Campeonato Nacional, pelas

Informação

Nogueirense – Atl. Reguengos para o play-off de descida, joga-se este sábado.

Campeonato de Portugal Prio –  Jogos do Play-off de descida iniciam-se este sábado às 17:00 horas Estas são as partidas da 1ª mão que se disputam este sábado: AD Nogueirense

Última Hora

Pombal: Idosa morre após assalto violento

Um casal de idosos foi assaltado em casa, no último fim-de-semana, em Pombal. A mulher acabou por morreu esta terça-feira no Hospital de Coimbra, onde estava internada.

Região

Região: Detido por bater na mulher e tinha punhais, armas e pólvora em casa

Depois de dois dias de investigação, os militares da GNR executaram três buscas – uma domiciliária, uma num armazém agrícola e uma num carro – e detiveram um homem de

Informação

Conheça os resultados desportivos do fim-de-semana

Este fim-de-semana, em termos desportivos, ficou marcado pela vitória do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), a primeira no Campeonato.

Desporto

CCPOH termina em 5º lugar o campeonato nacional da 2ª divisão de ténis de mesa

Na última jornada do campeonato nacional da 2ª divisão de ténis de mesa, disputada este sábado, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) deslocou-se ao vizinho

Última Hora

Ricardo Araújo em Oliveira do Hospital com espetáculo solidário

Ricardo Araújo Pereira, conhecido humorista, vai subir ao palco da Casa da Cultura César Oliveira, com o espetáculo “Uma conversa sobre assuntos”, dia 14 de abril, pelas 22 horas.

Informação

Receita do último jogo do FCOH em casa reverte a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital, no próximo domingo, 5 de maio de 2019 irá disputar a 33ª jornada do Campeonato de Portugal 2018/2019, …

Região

Fim de semana com calor. chuva regressa segunda-feira devido ao Ophelia

O fim de semana vai ser marcado por temperaturas acima dos 30 graus Celsius na generalidade do território, mas na segunda-feira a chuva regressa devido à passagem do furacão Ophelia.

Programas

“Espaço Blc3 – Ciência no Interior” destaca projeto Geonatur

Em mais um “Espaço BlC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com Bruno Rodrigues Teixeira, promotor do projeto “Geonatur”.