Incêndios: Campanha solidária abrange 400 habitações ardidas

Incêndios: Campanha solidária abrange 400 habitações ardidas

image_pdfimage_print

As famílias de 400 habitações destruídas pelos incêndios de outubro de 2017 vão ser apoiados por uma campanha solidária a desenvolver pelo Movimento Lírio Azul porque “ter um lar é diferente de ter uma casa”.

Um “protocolo de cooperação solidária” para “apoiar as famílias, cujas casas arderam na totalidade nos incêndios de 15 de outubro de 2017” e que é “preciso aconchegar” com um lar, foi formalizado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em Coimbra.

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o Movimento Lírio Azul (MLA), “entidade promotora e gestora desta campanha solidária” – ‘Uma casa. Um Lar’ – assume “o compromisso de angariar bens materiais novos, para as casas em processo de reconstrução e indicadas pela CCDRC”, refere o Lírio Azul.

A campanha, que “faz a ponte entre quem tem e quem precisa”, abrangerá “400 habitações, num total de 713 pessoas, cujas casas arderam na totalidade”, disse a presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa.

“Ter um lar é diferente de ter uma casa, mais do que uma casa é preciso aconchegar essas famílias com um lar”, sustentou a responsável, na sessão de assinatura do protocolo entre o movimento e a CCDRC.

“Esta parceria está assente na confiança”, defendeu, por seu lado, na mesma ocasião, a fundadora e presidente do MLA, Odete Costa.

Serão destinatárias desta campanha as famílias apoiadas no âmbito do Programa de Apoio à Reconstrução de Habitação Permanente, e cujas casas foram objeto de obras de reconstrução total, a cargo da CCDRC, adianta o Movimento.

Na campanha, “será dada preferência aos bens que contribuem para o conforto das famílias como o têxtil lar e outros que se entendam necessários para acarinhar as populações em sofrimento”, concluiu o MLA.

Movimento cívico, fundado em 2014, no concelho da Póvoa de Varzim, o MLA tem como objetivo “ajudar na construção de um mundo mais justo e inclusivo”.

As áreas de maior intervenção do Lírio Azul são os temas da igualdade de género/equidade, o empreendedorismo e a liderança, a discriminação nas mais diversas formas, e a luta contra a pobreza e a exclusão social.

Previous Árvore de Natal feita pela comunidade "pretende dar vida à freguesia" de Seixo da Beira
Next Aprovados 110 projetos e investimento de 345 milhões em zonas afetadas pelos incêndios

Artigos Relacionados

Informação

Oliveira do Hospital acolhe Encontro Internacional de Karaté

Nos dias 8, 9 e 19 de julho realiza-se em Oliveira do Hospital o 9º Estágio Internacional de Karaté orientado pelo Sensei Dino Contarelli (Itália)…

Última Hora

Tanak vence em Lousada e Conquista a liderança

A dupla Ott Tanak/Martin Jarveoja, com o Toyota Yaris WRC, é a primeira líder do Vodafone Rally de Portugal, depois de ter sido a mais rápida na super especial de Lousada (3,36

Desporto

Sampaense vence Sanjoanense por 84-80

Sampaense vence AD Sanjoanense por 84-80 no primeiro jogo da 2ª fase Grupo A da Proliga de Basquetebol. Uma partida dificil para a equipa da casa, que só no terceiro

Última Hora

Região: Prisão preventiva para traficantes de estupefacientes 

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, deteve um homem e uma mulher, com 23 e 58 anos de idade, fortemente indiciados…

Programas

“Espaço Blc3 – Ciência no Interior” com José Monteiro na Rádio Boa Nova

A Rádio Boa Nova retoma, hoje, o“Espaço BlC3- Ciência no Interior”. A partir das 19h00, a conversa acontece com José Monteiro.

Última Hora

CCPOH realiza 16º Torneio Aberto de Ténis de Mesa

O Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital vai levar a efeito, no próximo dia 6 de agosto, o XIV Torneio Aberto de Ténis de Mesa de Oliveira

Informação

Turismo do Centro quer mudar ideia de que destino foi todo atingido

O presidente do Turismo do Centro de Portugal considera urgente mudar a perceção de que o destino foi todo atingido pelos incêndios e que não reúne condições para o usufruto

Última Hora

Francisco Campos vence 3ª etapa da Volta a Portugal do Futuro. Venceslau Fernandes mantém a Camisola Amarela

Francisco Campos (Miranda-Mortágua) venceu ao sprint a terceira etapa da 26ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros que ligou, esta sexta-feira, Arganil a Abrantes.

Região

Coimbra entre os distritos sob aviso amarelo devido à chuva

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra estão sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros,…

Desporto

Sampaense Basket vai disputar a próxima época na Liga Portuguesa de Basquetebol num regresso aos grandes da modalidade.

Saiu hoje em comunicado, no site da FPB, a confirmação de que o Sampaense Basket vai participar na Liga Portuguesa de Basquetebol na época 2016-2017. Cláudio Figueiredo (um homem da

Última Hora

GNR realiza operação “Taxa Zero” até 13 de agosto

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza, a partir desta segunda-feira e até ao dia 13 de agosto, uma operação de fiscalização intensiva…

Informação

Guarda: Nove pessoas detidas por tráfico de estupefacientes

A GNR deteve de nove pessoas, com idades entre 23 e 55 anos, por suspeita de tráfico de estupefacientes, nos concelhos de Aguiar da Beira, Guarda, Sabugal, Almeida e Vila