Incêndio em habitação em Gavinhos de Cima deixou único morador desalojado

Incêndio em habitação em Gavinhos de Cima deixou único morador desalojado

Um homem, com 60 anos, ficou ontem à noite desalojado, na sequência de um incêndio na sua habitação, em Gavinhos de Cima, no concelho de Oliveira do Hospital.

O alerta foi dado aos bombeiros de Oliveira do Hospital perto das 20h00 e o incêndio foi dado como extinto cerca das 20h30, seguindo-se os trabalhos de rescaldo. Em declarações à Rádio Boa Nova, Emídio Camacho, comandante dos bombeiros de Oliveira do Hospital adiantou que o fogo teve início numa salamandra/recuperador.

O incêndio teve início na zona do sótão e telhado da habitação, ao que tudo indica, provocado pela chaminé do recuperador de calor, localizado na sala da habitação. A estrutura de madeira que suportava o telhado facilitou a propagação do fogo que, rapidamente, atingiu as restantes divisões do piso superior da habitação, com maiores danos na sala e cozinha.

Agostinho Neto da Silva, com 60 anos, era o único morador da casa e foi “um barulho” que o alertou para o sucedido. “Quando vim à porta, vi muito fumo que saía do sótão”, contou esta manhã à Rádio Boa Nova o proprietário da casa, referindo que “os fios da eletricidade é que tornaram mais rápida a propagação para as outras partes da casa”.

Logo que se apercebeu do fogo, Agostinho Silva saiu da habitação e pediu auxílio através do 112. O homem não ficou ferido pelo incêndio, mas foi ainda transportado ao serviço de urgência queixando-se de dores nas costas provocados pelo momento de aflição por que passou.

À Rádio Boa Nova Agostinho Silva queixa-se da demora do 112, verificando porém a prontidão dos bombeiros que vieram em 15 minutos. “Se não fosse terem chamado os bombeiros, tinha ardido ainda mais”, referiu.


O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, responsável máximo da proteção civil no concelho, esteve no local e acautelou o realojamento do homem, que foi acolhido por um irmão com residência em Gavinhos de Cima.

Esta manhã, no local, a proceder ao levantamento dos estragos na habitação, o comandante operacional da proteção civil, José Carlos Marques referiu à Rádio Boa Nova que a casa ficou “muito danificada”, sendo necessária uma intervenção no telhado e ao nível da placa. O responsável alertou para os perigos associados à utilização dos equipamentos de aquecimento, notando que ano após ano estas são situações que acontecem. “Apela-se à manutenção regular dos recuperadores e salamandras. Agora há um uso intensivo devido ao frio. Apela-se a cuidados redobrados para acautelar que estes problemas não voltem a acontecer”, referiu.


O incêndio não afetou habitações contíguas, mas gerou momentos de grande aflição entre os restantes moradores que ainda têm na memória o trágico incêndio que há três meses devastou o concelho oliveirense.

Previous Tondela decreta três dias de luto municipal após tragédia
Next Resultados desporto de fim-de-semana

Artigos Relacionados

Última Hora

Incêndios: Sobe para 11 o número de mortes em Oliveira do Hospital

Sobe para 11 o número de vítimas mortais no concelho de Oliveira do Hospital. A informação foi confirmada, há instantes na Rádio Boa Nova,… … pelo presidente José Carlos Alexandrino. Trata-se

Informação

Oliveira do Hospital homenageou PME Excelência e outras empresas

As cinco empresas de Oliveira do Hospital que recentemente foram distinguidas com o estatuto de PME Excelência viram também o seu mérito ser reconhecido pela Câmara Municipal de Oliveira do

Informação

Em Oliveira do Hospital, arrombamento com assalto, agressão e suspeita de tentativa de violação a mulher que vivia sozinha no Bairro João Rodrigues Lagos.

Foi encontrada hoje de manhã em casa, caída no chão, sozinha, ensanguentada, segundo testemunhas que a encontraram, muito mal tratada, uma mulher de 56 anos, após vizinhos se terem apercebido de situação

Desporto

Ténis de Mesa: Equipa do CCPOH afastada da Taça de Portugal

A equipa do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) foi  afastada da Taça de Portugal, depois de ter perdido, por 3-0, com o  Barros CTM (Lisboa).

Informação

Homem morre na sequência de queda num aqueduto em Coimbra

Um homem de 51 anos morreu hoje na sequência de uma queda de um aqueduto na estrada nacional que liga Souselas a Botão (N 336), próximo de um viaduto no

Informação

28 detenções, 850 infrações e 50 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 22 a 28 de maio, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Informação

Alunos da Secundária de Oliveira do Hospital disputam final nacional do “Parlamento dos Jovens”

Os alunos Michael Nunes e João Duarte (deputados efetivos) e André Gonçalves (suplente) da Escola Secundária de Oliveira do Hospital vão representar o distrito de Coimbra…

Última Hora

Presidente da República vai condecorar Aristides de Sousa Mendes com Grã-Cruz da Ordem da Liberdade

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou em Nova Iorque que vai condecorar a título póstumo o cônsul português Aristides de Sousa Mendes com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

Última Hora

71 acidentes e 398 infrações na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 3 a 9 de outubro registaram-se 71 acidentes, com três feridos graves e 29 feridos ligeiros, nas estradas do distrito de Coimbra,…

Última Hora

CISE promove workshop sobre Produção de Plantas Aromáticas e Medicinais

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) vai realizar, no próximo dia 2 de junho, mais uma edição do workshop sobre Produção de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM).

Região

Região Centro recebe 264 novos médicos

A região Centro recebe, de um total de 264 novos médicos, 200 para a área hospitalar, 62 em Medicina Geral e Familiar e dois na área da Saúde Pública, anunciou

Informação

Calendário desportivo de fim-de-semana

A faltarem quatro jornadas para o término do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) mantém a luta