Incêndio em habitação em Gavinhos de Cima deixou único morador desalojado

Incêndio em habitação em Gavinhos de Cima deixou único morador desalojado

Um homem, com 60 anos, ficou ontem à noite desalojado, na sequência de um incêndio na sua habitação, em Gavinhos de Cima, no concelho de Oliveira do Hospital.

O alerta foi dado aos bombeiros de Oliveira do Hospital perto das 20h00 e o incêndio foi dado como extinto cerca das 20h30, seguindo-se os trabalhos de rescaldo. Em declarações à Rádio Boa Nova, Emídio Camacho, comandante dos bombeiros de Oliveira do Hospital adiantou que o fogo teve início numa salamandra/recuperador.

O incêndio teve início na zona do sótão e telhado da habitação, ao que tudo indica, provocado pela chaminé do recuperador de calor, localizado na sala da habitação. A estrutura de madeira que suportava o telhado facilitou a propagação do fogo que, rapidamente, atingiu as restantes divisões do piso superior da habitação, com maiores danos na sala e cozinha.

Agostinho Neto da Silva, com 60 anos, era o único morador da casa e foi “um barulho” que o alertou para o sucedido. “Quando vim à porta, vi muito fumo que saía do sótão”, contou esta manhã à Rádio Boa Nova o proprietário da casa, referindo que “os fios da eletricidade é que tornaram mais rápida a propagação para as outras partes da casa”.

Logo que se apercebeu do fogo, Agostinho Silva saiu da habitação e pediu auxílio através do 112. O homem não ficou ferido pelo incêndio, mas foi ainda transportado ao serviço de urgência queixando-se de dores nas costas provocados pelo momento de aflição por que passou.

À Rádio Boa Nova Agostinho Silva queixa-se da demora do 112, verificando porém a prontidão dos bombeiros que vieram em 15 minutos. “Se não fosse terem chamado os bombeiros, tinha ardido ainda mais”, referiu.


O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, responsável máximo da proteção civil no concelho, esteve no local e acautelou o realojamento do homem, que foi acolhido por um irmão com residência em Gavinhos de Cima.

Esta manhã, no local, a proceder ao levantamento dos estragos na habitação, o comandante operacional da proteção civil, José Carlos Marques referiu à Rádio Boa Nova que a casa ficou “muito danificada”, sendo necessária uma intervenção no telhado e ao nível da placa. O responsável alertou para os perigos associados à utilização dos equipamentos de aquecimento, notando que ano após ano estas são situações que acontecem. “Apela-se à manutenção regular dos recuperadores e salamandras. Agora há um uso intensivo devido ao frio. Apela-se a cuidados redobrados para acautelar que estes problemas não voltem a acontecer”, referiu.


O incêndio não afetou habitações contíguas, mas gerou momentos de grande aflição entre os restantes moradores que ainda têm na memória o trágico incêndio que há três meses devastou o concelho oliveirense.

image_pdfimage_print
Previous Tondela decreta três dias de luto municipal após tragédia
Next Resultados desporto de fim-de-semana

Artigos Relacionados

Última Hora

Chuva deixa Portugal continental sob aviso amarelo

Todos os distritos de Portugal continental vão estar esta quinta-feira, a partir das 11h, sob aviso amarelo, devido à possibilidade de chuva, trovoada e vento forte.

Informação

Agricultores e Produtores Florestais lesados pelos incêndios voltam a manifestar-se em Coimbra

Os Agricultores e Produtores Florestais lesados pelos incêndios de julho e outubro de 2017 consideram insuficientes as medidas de apoio disponibilizadas pelo governo…

Informação

Vinte e seis concelhos de seis distritos em risco máximo de incêndio

Vinte e seis concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Guarda, Coimbra e Castelo Branco estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da

Sociedade

Jovem morreu em acidente de moto em Oliveira do Hospital

Rafael Marques, com 21 anos, morreu esta tarde na sequência do despiste da moto em que seguia, no sentido Ervedal da Beira- Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do

Cultura

Presidente da República vai condecorar Aristides de Sousa Mendes com Grã-Cruz da Ordem da Liberdade

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou em Nova Iorque que vai condecorar a título póstumo o cônsul português Aristides de Sousa Mendes com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

Região

Condutora gravemente ferida em despiste no IP3

O despiste de uma viatura ligeira, no IP3, na zona de Almaça, Mortágua, provocou, ontem à tarde, ferimentos graves à condutora com 40 anos de idade, …

Última Hora

Oliveira do Hospital vai ser o primeiro município do interior a acabar com fossas sépticas

Foi hoje assinado em Oliveira do Hospital o contrato de empreitada da requalificação e ampliação da ETAR da cidade, num investimento de mais de 800 mil Euros

Sociedade

Neve corta estrada e fecha escolas no distrito de Viseu

A queda de neve obrigou ao corte da Estrada Nacional (EN) 321, entre Castro Daire e Cinfães, no distrito de Viseu.

Última Hora

Paulo Leitão da CentroTV vence Menção Honrosa do prémio jornalismo ANMP

A reportagem “Orçamento Participativo”, do jornalista Paulo Leitão da CentroTV, venceu a 1ª Menção Honrosa na categoria Televisão do Prémio de Jornalismo…

Destaque

Presidente do IPC considera que “fase mais negativa da ESTGOH foi ultrapassada”

O presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Rui Antunes, afirmou que “a fase mais negativa da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) foi ultrapassada”, …

Cultura

Aldeias de Montanha: VII Tradição e Transmissão em Alvoco das Várzeas

  Alvoco das Várzeas é palco da 7ª edição do evento “Tradição e Transmissão”, a decorrer entre os dias 8 e 10 de dezembro.

Destaque

Autarca de Oliveira do Hospital quer “sinais claros” do governo de que “quer concretizar a obra” (das acessibilidades)

O problema das acessibilidades ao concelho, voltou a marcar a comemoração do Dia do Município de Oliveira do Hospital, com o presidente, José Carlos Alexandrino a pedir ao governo “sinais

Última Hora

Atleta do CCPOH vence Torneio do V Circuito Municipal de Tábua de Ténis de Mesa

Ricardo Lino, jovem atleta do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH), foi o grande vencedor, no escalão destinado às classes jovens, do 1º Torneio do V

Última Hora

José Canita apresenta “Quem tem Coragem” na Biblioteca de Oliveira do Hospital

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital acolhe, no próximo sábado, 10 de setembro, pelas 16h00, a apresentação do livro “Quem tem coragem” de José Canita.

Última Hora

Coimbra: PJ deteve recluso que esteve três anos fugido no Brasil

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, deteve um homem que, após uma licença de saída de curta duração do Estabelecimento Prisional de Coimbra,…

Vídeos

BV Lagares da Beira, recebeberam equipamento de proteção (EPI)

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital, em declarações aos jornalistas depois da entrega de novos equipamentos de proteção para incêndios (EPI) aos bombeiros de Lagares da Beira, disse

Informação

“Temos tido a preocupação de formar e atualizar os conhecimentos de todos aqueles que estão ligados ao fenómeno desportivo” (com vídeo)

O vereador do desporto, Nuno Ribeiro, destacou hoje na Rádio Boa Nova a preocupação que o município tem tido com a formação dos agentes desportivos do concelho de Oliveira do

Desporto

Nogueirense recebe o líder Gafanha para o Campeonato de Portugal. FCOH e Lagares da Beira jogam fora para os distritais…

A Associação desportiva Nogueirense recebe domingo, dia 30, o Gafanha em jogo da jornada 8 do Campeonato de Portugal Prio, Série D.

Sociedade

Associação quer apoiar vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal

Chama-se Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal e foi oficialmente apresentada, na tarde do último sábado, naquela que foi um das áreas mais afetadas pelo fogo

Informação

Guterres foi oficialmente aclamado secretário-geral da ONU

Chegou oficialmente ao fim a caminhada de António Guterres para chegar ao topo da escadaria do poder na ONU. A Assembleia-geral das Nações Unidas aclamou oficialmente…

Nacional

Taxa de desemprego baixa no primeiro trimestre para os 10,1%

A taxa de desemprego baixou 0,4 pontos percentuais para os 10,1% no primeiro trimestre de 2017, face ao anterior, e em 2,3 pontos percentuais face ao trimestre homólogo de 2016.

Última Hora

Nelas lança concurso de ideias para monumentos aos bombeiros e combatentes

A Câmara Municipal de Nelas pretende prestar “um merecido tributo ao trabalho desenvolvido pelos Bombeiros e Ex-Combatentes.

Última Hora

Mundo: Várias famílias portuguesas viviam em prédio que se incendiou em Londres

Três famílias portuguesas e mais dois portugueses habitavam na Torre de Grenfell, em Londres, onde durante esta madrugada deflagrou …

Última Hora

“Fátima. A (des)construção do mito” é o novo livro de Luís Filipe Torgal. Apresentação vai ter lugar no Agrupamento de Escolas

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital acolhe, no dia 26 de janeiro, pelas 18h00, a sessão de lançamento do novo livro de Luís Filipe Torgal: ““Fátima. A (des)contrução