Incêndio destrói casa devoluta na cidade de Oliveira do Hospital (com vídeo)

Um incêndio destruiu, ao início da tarde de hoje, uma casa devoluta, junto ao Museu da Fundação Maria Emília Vasconcelos Cabral Metello, na zona histórica de Oliveira do Hospital. O alerta foi dado aos bombeiros voluntários da cidade às 13h20.

O toque insistente da sirene deu o alerta à população para a ocorrência de um incêndio urbano. Tratou-se de uma casa devoluta contígua a uma habitação recuperada, junto a um restaurante e ao Parque de Estacionamento da Câmara Municipal.

Por se tratar de construção antiga, as chamas ganharam rápida progressão, chegando a ameaçar as habitações vizinhas. Foram muitos os populares que acorreram ao local.

José Francisco Rolo, vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital, confirmou à Rádio Boa Nova que se tratou de uma situação que gerou um grande alarme entre as pessoas. “Era preocupante por ser no coração da cidade”, referiu, realçando que “felizmente não houve danos” exteriores à habitação ardida . Segundo José Francisco Rolo, após “avaliação da situação”, foi necessária a “demolição de uma fachada para garantir a segurança na circulação”. A rua onde ocorreu o incidente estará impedida à circulação durante a tarde de hoje por precaução.

 

À Rádio Boa Nova, Emídio Camacho, comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, adiantou que pelo “facto de se tratar de uma casa de construção antiga, com madeira, levou à rápida combustão da mesma”. “Quando aqui chegámos, já estava a casa toda consumida”, disse.

De acordo com o comandante, as causas do incêndio ainda estão por apurar. No local estiveram 35 bombeiros, apoiados por oito viaturas. A GNR esteve a tomar conta da ocorrência.

A casa encontrava-se desabitada, mas segundo relatos de populares no local, várias pessoas acorriam ao seu interior com alguma frequência, sobretudo à noite. Também servia de abrigo ao conhecido arrumador de carros da cidade.