• Inauguração de nova viatura marcou 73º aniversário dos Bombeiros de Lagares da Beira
  • Inauguração de nova viatura marcou 73º aniversário dos Bombeiros de Lagares da Beira
  • Inauguração de nova viatura marcou 73º aniversário dos Bombeiros de Lagares da Beira
  • Inauguração de nova viatura marcou 73º aniversário dos Bombeiros de Lagares da Beira
  • Inauguração de nova viatura marcou 73º aniversário dos Bombeiros de Lagares da Beira
  • Inauguração de nova viatura marcou 73º aniversário dos Bombeiros de Lagares da Beira
  • Inauguração de nova viatura marcou 73º aniversário dos Bombeiros de Lagares da Beira
  • Inauguração de nova viatura marcou 73º aniversário dos Bombeiros de Lagares da Beira
  • Inauguração de nova viatura marcou 73º aniversário dos Bombeiros de Lagares da Beira
3 Junho, 2019 1159 Views

Inauguração de nova viatura marcou 73º aniversário dos Bombeiros de Lagares da Beira

image_pdfimage_print

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira (AHBVLB) comemorou, ontem, o seu 73º aniversário, que ficou marcado pela inauguração de uma nova viatura.

Recordando os altos e baixos por que a Associação passou, Álvaro Herdade, presidente da Assembleia Geral, elogiou a corporação por se “manter de pé a cumprir o seu papel”, enaltecendo o “espírito” da mesma. “Hoje em dia estamos bem”, garantiu Álvaro Herdade no decorrer da Sessão Solene.

Há 37 anos ao serviço da AHBVLB, dos quais 17 como elemento do comando, António Pinto, comandante dos Bombeiros, afirmou que um dos objetivos da comemoração do aniversário é “honrar todos os que partiram e que a 1 de junho de 1946 fundaram esta gloriosa e honrosa Associação Humanitária”. Para o comandante, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital tem assumido um papel fundamental e, prova disso, foi a oferta do novo veículo florestal, que vai “melhorar as condições de segurança dos operacionais e a capacidade de intervenção”.

José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, agradeceu os grandes elogios que lhe foram dirigidos, contudo considerou que “não seja um facto de enaltecer”. “Pena é que outros com responsabilidades políticas não sejam capazes de honrar a sua palavra. E quando as pessoas não honram as suas palavras, não devem estar em cargos públicos de responsabilidade”, defendeu.

Apesar de o início do mandato ter sido de “grande dificuldade”, Telmo Esteves, presidente da direção, deu os parabéns à Federação Distrital dos Bombeiros pela ajuda na regularização das dívidas vencidas, no que respeita à prestação de serviços dos Bombeiros ao Serviço Nacional de Saúde. Quanto à comemoração do aniversário da Associação que dirige, Telmo Esteves considerou que o “ponto forte” foi a “aquisição da viatura de combate aos fogos florestais”, afirmando que “o Município de Oliveira do Hospital é o maior parceiro que a Associação tem no seu dia-a-dia”.

Também preocupado com as questões de falta de pagamento às corporações, Fernando Carvalho, presidente da Federação Distrital de Coimbra, fez questão de evidenciar o esforço que a sua equipa tem feito para ultrapassar esses constrangimentos. “Este tem sido o nosso rumo”, garantiu. Na ocasião, adiantou que “há uns meses, havia associações que tinham a faturação de vinte meses em atraso por receber”, contudo, “neste momento, praticamente todas as associações têm o pagamento dos serviços de novembro de 2018 pagos, o que significa seis meses de atraso apenas”.


Por sua vez, Nuno Seixas, 2º Comandante Operacional Distrital, rasgou fortes elogios ao Comandante António Pinto pelo “apoio, disponibilidade e profissionalismo manifestados ao Comando Distrital”. “A resposta deste Corpo de Bombeiros, a sua disponibilidade permanente para colaborar nas diferentes solicitações no concelho de Oliveira do Hospital, mas também quando solicitados pelo Comando Distrital de Coimbra, é notável e digna de registo e agradecimento público”, referiu. Em representação do Comando Distrital Nacional e do diretor Nacional de Bombeiros, Nuno Seixas garantiu que, “por parte do Comando Distrital” serão feitas “diligencias no sentido de agilizar comparticipação das despesas de reparação do veiculo acidentado em serviço”.

Também presente no 73º aniversário dos Bombeiros de Lagares da Beira, Paulo Amaral, em representação da Liga dos Bombeiros Portugueses, referiu que “a Associação pode e deve orgulhar-se do seu passado, sabendo que ao encarar o presente com tanta dignidade, está a preparar e a construir o futuro”. O responsável teceu ainda duras críticas ao Governo, defendendo que “é urgente que os poderes políticos, tendo consciência do importante papel desempenhado pelos corpos de Bombeiros, passem das palavras aos atos, acabando com o permanente adiamento de algumas medidas de que há muito se falam, mas cuja concretização não acontece”.

Olga Bandeira, presidente da Junta de Freguesia de Lagares da Beira, enalteceu o desempenho do corpo ativo. “De nada serve ter equipamentos se não tivermos estes homens e mulheres que servem a população de forma exemplar, uma missão que não é só apagar incêndios”, disse.

Neste 73º aniversário foi ainda oferecido à AHBVLG um desfibrilhador automático externo, por Luís Campos, do Bairro do Rossio.

Distinções:

Prémio Manuel Gouveia Serra- Bombeiro do Ano: José Caldeira (Bombeiro de 2ª)

Crachá de Ouro:

António Pinto (Comandante)

José Abreu (2º Comandante)

José Paulino Abrantes

Francisco Paulino Abrantes

José Garcia Caldeira

António Eugénio Alves Ferreira

José Francisco Garcia Santos

António Garcia Santos

Associados Beneméritos:

António Ferreira

António Maurício

José António Santos

Emblemas Prata:

Rui Campos

José Jesus

Alberto Santos

António Oliveira

Luís Fonseca

António Duarte

José Fernandes

Emblemas Ouro:

Francisco Tavares

António Garcia

Inês Amaral

António Moito

António Monteiro

Armindo Fernandes

Previous Câmara Municipal de Oliveira do Hospital opõe-se à prospeção e pesquisa de minerais
Next GNR deteta 526 multas em fiscalização ao transporte de passageiros

Artigos Relacionados

Região

Seia adere ao Dia Europeu sem carros

A Câmara Municipal de Seia volta a associar-se, no dia 22 de setembro, ao Dia Europeu Sem Carros. A iniciativa insere-se na Semana da Mobilidade Europeia…

Informação

EXPOH atrai milhares de pessoas a Oliveira do Hospital

O primeiro dia da EXPOH atingiu o maior número de visitantes do que qualquer outro dia desde que o certame é realizado. Para isso contribuíram…

Cultura

Município de Oliveira do Hospital assinala o Dia Internacional dos Museus

O Município de Oliveira do Hospital assinala amanhã, 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus com a dinamização de atividades no Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, na Bobadela.

Informação

Jovem ficou ferido em acidente durante festejos do “Tri” em Oliveira do Hospital

Um jovem sofreu, ontem à noite, ferimentos depois de embater de moto contra um poste de iluminação pública, no acesso à cidade de Oliveira do Hospital, quando festejava o “Tri”

Região

Primeiro-ministro lança hoje concursos para reabilitação do IP3

O primeiro-ministro, António Costa, preside esta segunda-feira à cerimónia de lançamento dos concursos de empreitada para a reabilitação do Itinerário Principal 3 (IP3) entre Coimbra e Viseu.

Última Hora

“Sob Pressão” venceu concurso “Soltem Talentos” em Oliveira do Hospital

A banda “Sob Pressão” venceu a 6.ª edição do concurso “Soltem Talentos” realizada na noite de 25 de julho na EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital.

Informação

Confira os resultados desportivos

A Associação Desportiva Nogueirense perdeu, ontem, por 1-0 frente ao Alverca. Com esta derrota na 16ª jornada da Série C do Campeonato Nacional, o Nogueirense ocupa o 8º lugar, com

Região

Unidade Pastoral promove celebração anual de S. João Paulo II

A Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital promove no próximo domingo, dia 23 de abril, a celebração anual de S. João Paulo II, que em maio do ano passado …

Última Hora

Incêndios: PSD visita lesados da região centro

O presidente do Partido Socialista Democrático (PSD), Rui Rio, e a sua comitiva visitam, no próximo dia 3 de julho, a região centro,…

Região

Infraestruturas de Portugal garante que obras no IP3 começam em maio

A Infraestruturas de Portugal garantiu, ontem, que as obras de requalificação do Itinerário Principal 3 (IP3), que faz a ligação entre Coimbra e Viseu, começam em maio.

Informação

Aluna de Oliveira do Hospital venceu II Concurso de Jornalismo Olimpíadas da Economia

A aluna Madalena Leitão, do 12.º D, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, foi a grande vencedora do II Concurso de Jornalismo Olimpíadas da Economia, …

Região

Atropelamento provoca uma vítima mortal em Idanha-a-Nova

Uma mulher morreu hoje na sequência de um atropelamento por um veículo ligeiro na localidade de Relva, freguesia de Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova.