III Trail Colcurinho realiza-se no próximo domingo

III Trail Colcurinho realiza-se no próximo domingo

image_pdfimage_print

A 3.ª edição do Trail Colcurinho realiza-se já nNo próximo domingo, 21 de outubro, uma organização da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e das Aldeias do Xisto, com a parceria do Clube Atlético de Oliveira do Hospital e organização técnica da We Run.

A prova, integrada na Taça de Portugal – Sky 2018, no âmbito da atividade skyrunning, e que faz parte do Circuito Distrital Longo da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, decorre entre as 9h00 e as 17h00 e consiste em corrida pedestre essencialmente de montanha.

Composto por três provas – Trail K25+, Trail K12 e caminhada de 12 quilómetros – o III Trail do Colcurinho acontece no fim-de-semana em que a freguesia de Aldeia das Dez é palco da XVI Festa da Castanha (dias 20 e 21 de outubro) que celebra a autenticidade do mundo rural em torno deste produto endógeno.

A partida e a chegada estarão instaladas no mítico Santuário de Nossa Senhora das Preces, Vale Macieira, na freguesia de Aldeia das Dez, onde os participantes vão encontrar muitas atrações para recuperarem do esforço das provas, nomeadamente o tradicional magusto à moda antiga. O percurso, devidamente balizado e marcado, segue por trilhos, estradões, caminhos florestais, corta-fogos e single tracks, em respeito pela ética desportiva, lealdade, solidariedade e pelo meio ambiente.

Segundo a organização, o III Trail Colcurinho visa a promoção e divulgação turística e ambiental da região e da promoção do desporto em meio natural, nomeadamente deste território das Aldeias do Xisto, marcado por paisagens únicas e conta, nesta edição com o apadrinhamento de Luís Mota, ultra maratonista, e de Carla André, considerada a rainha das areias. Ano após ano, apenas com um interregno no ano transato devido aos incêndios, a prova tem vindo a atrair a atenção dos participantes, contando com mais de uma centena de inscritos, nacionais e estrangeiros, que irão percorrer locais únicos com a autenticidade do mundo rural, sempre com vista para a Serra da Estrela.

Com a promoção do Trail do Colcurinho, o Município de Oliveira do Hospital visa incentivar a política de desporto para todos e, simultaneamente, promover o turismo de natureza através do valiosíssimo património natural e paisagístico dos territórios de montanha. As inscrições no evento, com brindes de boas-vindas para todos os participantes, podem ser efetuadas online até 19 de outubro, em www.werun.pt, ou presencialmente no dia da prova.

Previous Memorial de Homenagem às Vítimas pretende "recordar tragédia" que ficará "na memória coletiva de um povo que sofreu"
Next Relatório antecipa mais tempestades de fogo como a registada em Pedrógão

Artigos Relacionados

Última Hora

FCOH continua firme ao vencer o Marialvas. AD Lagares empata em Pampilhosa. ADN empata em casa frente ao Águeda

  O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) continua a somar pontos ao vencer em casa por 2-0…

Sociedade

Oliveira do Hospital dedica o mês de junho à Igualdade

O Município de Oliveira do Hospital, através da equipa “Igualdade Local: Cidadania Responsável” vai dedicar o mês de junho à promoção da igualdade de género, com um programa diversificado, …

Última Hora

Programa “mOHve-te Verão 2019” entra em ação em maio e prolonga-se até julho

A sexta edição do programa “mOHve-te Verão” arranca esta quarta-feira, dia 29 de maio, às 21h00, no largo Ribeiro do Amaral, com a segunda caminhada…

Informação

Greve fecha escolas da Ponte das Três Entradas e sede do Agrupamento em Oliveira do Hospital

A greve da Função Pública obrigou, esta manhã, ao encerramento da Escola Básica da Ponte das Três Entradas, no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Educação

Greve de pessoal não docente fecha escolas de Lagares, Ponte das Três Entradas e sede do Agrupamento em Oliveira do Hospital

A greve dos trabalhadores não docentes obrigou, hoje, ao fecho das escolas de Lagares da Beira, Ponte das Três Entradas e sede do Agrupamento em Oliveira do Hospital.  Os alunos

Cultura

Nova Casa da Cultura de Oliveira do Hospital vai custar 1,5 milhões de Euros e deverá ficar concluída no próximo ano (Com vídeo)

O executivo Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, hoje, a adjudicação do projeto de arquitetura da requalificação e ampliação da Casa da Cultura César Oliveira.

Educação

Escola da Ponte das Três Entradas fechada devido à greve de Função Pública

A greve da Função Pública marcada para hoje levou, esta manhã, ao encerramento da Escola Básica da Ponte das Três Entradas, no concelho de Oliveira do Hospital,…

Informação

Luís Lagos questiona regresso de competências ao tribunal e acusa Alexandrino de “número político”

O deputado do CDS-PP na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, Luís Lagos, acusou o presidente da autarquia de fazer um “número político”,…

Informação

Maria Moura é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Maria Moura , que integra o departamento de Comunicação e Marketing.

Região

PJ deteve três suspeitos de tráfico de estupefacientes em Seia

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de duas mulheres e de um homem, suspeitos de se dedicarem, em “conjugação de esforços”, ao tráfico de estupefacientes, na zona de

Região

Incêndios de outubro: Mais de metade das causas foram intencionais ou negligentes

Segundo o relatório da Comissão Técnica Independente entregue ontem no parlamento, “em termos de grandes grupos de causas (…) 40% tiveram origem em reacendimentos, 40% em causas intencionais e 20%