II Semana Cultural de Penalva de Alva pretende “aproximar as pessoas das suas origens”

II Semana Cultural de Penalva de Alva pretende “aproximar as pessoas das suas origens”

image_pdfimage_print

A Sociedade Recreativa Penalvense organiza, pela segunda vez, a Semana Cultural dedicada à arte e cultura, que decorre de 22 a 28 de dezembro, em Penalva de Alva, com o objetivo de “aproximar as pessoas das suas origens”.

Fruto do sucesso da primeira edição, a Sociedade Recreativa Penalvense avançou para a concretização da II Semana Cultural de Penalva de Alva, uma vez que considerou “um espaço de convívio para as pessoas irem na altura do Natal”. “Vimos que resultou bem e queremos que este ano volte a resultar”, afirmou Sérgio Minas, elemento da direção da Sociedade Recreativa Penalvense, em declarações à Rádio Boa Nova.

Para o responsável, a questão do abandono no interior do país também tem repercussões em Penalva de Alva e, por isso, considera estas iniciativas de relevo. “A questão da interioridade é algo que nos assombra e vai assombrar, infelizmente, nos próximos anos. E este evento poderá ser uma iniciativa para aproximar as pessoas das suas origens e criar o hábito de voltar”, referiu. A propósito, “Homem em Catarse” é um dos convidados deste evento onde vai brindar os presentes com algumas músicas do seu álbum “Viagem no Interior”, “que fala precisamente sobre os grandes problemas deste sério despovoamento do interior”.

A grande aposta da organização recai em artistas da região e do concelho de Oliveira do Hospital que se vão apresentar em momentos musicais, teatrais, cinematográficos, literários, tradicionais, de natureza e de exposição. “Há sempre essa preocupação de termos aqueles que são os melhores aqui da zona. Tenho a certeza que no cartaz estão artistas oliveirenses que nos têm enchido de orgulho nos últimos tempos”, afirmou Sérgio Minas. Tiago Cerveira, Luís Antero, Paulo Ribeiro são alguns dos nomes conhecidos no concelho e na região que estão presentes no cartaz.

A II Semana Cultural, apesar de se “concentrar maioritariamente na sede da Sociedade Recreativa Penalvense, apresenta algumas atividades mais deslocadas como é o caso do Concerto de Natal com a Tuna Penalvense & Orfeon Maestro Alves Coelho (23 dezembro) e a tradicional fogueira de Natal (24 dezembro) que acontecem na Igreja Matriz e no seu adro. Destaque ainda para a ação de reflorestação no Vale do Alva (23 dezembro) que vai decorrer “junto dos baldios da junta de freguesia”, com a plantação de espécies autóctones. E é aqui que se insere o conceito de “sustentabilidade” patente nesta iniciativa. “É uma missão importante para retirar este negro que ainda é visível”, reforçou Sérgio Minas.

É igualmente um evento de cariz social “pelo ponto de vista em que tem um programa dedicado à comunidade penalvense, aos sócios da Sociedade Recreativa Penalvense e à região”.

Quanto ao futuro, o responsável acredita na continuação da realização da Semana Cultural. “Embora esta direção da Sociedade Recreativa Penalvense esteja a terminar o seu mandato e ainda não haja uma nova direção, acreditamos que ela possa surgir já no início do ano e mantenha este projeto de pé porque é muito importante para o futuro e para quem visita a nossa zona”, concluiu.

Ouça a entrevista com Sérgio Minas na Rádio Boa Nova >>>

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado na época de Natal e Ano Novo
Next Bebé nasce em ambulância dos Bombeiros de Lagares da Beira a caminho da maternidade

Artigos Relacionados

Região

Mulher fica sem as pernas ao sair do comboio em Santa Comba Dão

Uma mulher de 51 anos ficou com as duas pernas amputadas, quando descia do Intercidades em que viajava com a neta de dois anos, na estação de Vimieiro, …

Região

Região: Ministro do Ambiente visita obras de compensação pela não construção da Barragem de Girabolhos

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, visita os concelhos de Nelas, Gouveia, Mangualde e Seia, no próximo dia 5 de setembro,…

Última Hora

Seia: Raposeira abriga plantação de sequóias gigantes

Volvidos quatro anos, e depois de ultrapassadas algumas dificuldades, a Câmara Municipal de Seia e a Casa de Santa Isabel adaptaram e colocaram em prática o projeto …

Última Hora

Nogueira do Cravo acolhe Experiências Criativas de Montanha

A Rede de Aldeias de Montanha, em parceria com o Município de Oliveira do Hospital, proporcionam este fim-de-semana, em Nogueira do Cravo, mais um evento com a marca “Experiências Criativas

Educação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 24 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, em plena consoada, é emitido o 12.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube

Informação

71 acidentes e 398 infrações na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 3 a 9 de outubro registaram-se 71 acidentes, com três feridos graves e 29 feridos ligeiros, nas estradas do distrito de Coimbra,…

Sociedade

Grupo de Voluntariado da Liga Portuguesa Contra o Cancro alerta para importância da “prevenção”

Hoje, dia 4 de fevereiro, assinala-se o Dia Mundial do Cancro. A nível nacional, a Liga Portuguesa Contra o Cancro lançou a campanha “Eu Sou, Eu Vou”…

Informação

AGRADECIMENTO

A família de Prudêncio Miguel Nobais Franco Vitorino, na impossibilidade de agradecer individualmente às centenas de pessoas, que de diversas formas…

Última Hora

País: Número de casos de sarampo subiu para 66

Foram diagnosticados mais quatro casos de sarampo, elevando para 66 o número de doentes infetados pelo atual surto, segundo a Direção-Geral da Saúde.

Última Hora

XVI Festa da Castanha “é extremamente importante porque é a festa do renascer”

Aldeia das Dez acolhe, este fim-de-semana, 20 e 21 de outubro, a XVI Festa da Castanha que, este ano, simboliza o renascimento da freguesia após o grande incêndio.

Informação

Oliveira do Hospital homenageou PME Excelência e outras empresas

As cinco empresas de Oliveira do Hospital que recentemente foram distinguidas com o estatuto de PME Excelência viram também o seu mérito ser reconhecido pela Câmara Municipal de Oliveira do

Sociedade

S. Gião é a nova praia fluvial classificada no concelho de Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital conta, este ano, com mais uma praia fluvial classificada: S. Gião. Com a classificação publicada em Diário da República, sobe para quatro o número de praias fluviais