II Semana Cultural de Penalva de Alva pretende “aproximar as pessoas das suas origens”

II Semana Cultural de Penalva de Alva pretende “aproximar as pessoas das suas origens”

A Sociedade Recreativa Penalvense organiza, pela segunda vez, a Semana Cultural dedicada à arte e cultura, que decorre de 22 a 28 de dezembro, em Penalva de Alva, com o objetivo de “aproximar as pessoas das suas origens”.

Fruto do sucesso da primeira edição, a Sociedade Recreativa Penalvense avançou para a concretização da II Semana Cultural de Penalva de Alva, uma vez que considerou “um espaço de convívio para as pessoas irem na altura do Natal”. “Vimos que resultou bem e queremos que este ano volte a resultar”, afirmou Sérgio Minas, elemento da direção da Sociedade Recreativa Penalvense, em declarações à Rádio Boa Nova.

Para o responsável, a questão do abandono no interior do país também tem repercussões em Penalva de Alva e, por isso, considera estas iniciativas de relevo. “A questão da interioridade é algo que nos assombra e vai assombrar, infelizmente, nos próximos anos. E este evento poderá ser uma iniciativa para aproximar as pessoas das suas origens e criar o hábito de voltar”, referiu. A propósito, “Homem em Catarse” é um dos convidados deste evento onde vai brindar os presentes com algumas músicas do seu álbum “Viagem no Interior”, “que fala precisamente sobre os grandes problemas deste sério despovoamento do interior”.

A grande aposta da organização recai em artistas da região e do concelho de Oliveira do Hospital que se vão apresentar em momentos musicais, teatrais, cinematográficos, literários, tradicionais, de natureza e de exposição. “Há sempre essa preocupação de termos aqueles que são os melhores aqui da zona. Tenho a certeza que no cartaz estão artistas oliveirenses que nos têm enchido de orgulho nos últimos tempos”, afirmou Sérgio Minas. Tiago Cerveira, Luís Antero, Paulo Ribeiro são alguns dos nomes conhecidos no concelho e na região que estão presentes no cartaz.

A II Semana Cultural, apesar de se “concentrar maioritariamente na sede da Sociedade Recreativa Penalvense, apresenta algumas atividades mais deslocadas como é o caso do Concerto de Natal com a Tuna Penalvense & Orfeon Maestro Alves Coelho (23 dezembro) e a tradicional fogueira de Natal (24 dezembro) que acontecem na Igreja Matriz e no seu adro. Destaque ainda para a ação de reflorestação no Vale do Alva (23 dezembro) que vai decorrer “junto dos baldios da junta de freguesia”, com a plantação de espécies autóctones. E é aqui que se insere o conceito de “sustentabilidade” patente nesta iniciativa. “É uma missão importante para retirar este negro que ainda é visível”, reforçou Sérgio Minas.

É igualmente um evento de cariz social “pelo ponto de vista em que tem um programa dedicado à comunidade penalvense, aos sócios da Sociedade Recreativa Penalvense e à região”.

Quanto ao futuro, o responsável acredita na continuação da realização da Semana Cultural. “Embora esta direção da Sociedade Recreativa Penalvense esteja a terminar o seu mandato e ainda não haja uma nova direção, acreditamos que ela possa surgir já no início do ano e mantenha este projeto de pé porque é muito importante para o futuro e para quem visita a nossa zona”, concluiu.

Ouça a entrevista com Sérgio Minas na Rádio Boa Nova >>>

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

image_pdfimage_print
Previous Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado na época de Natal e Ano Novo
Next Bebé nasce em ambulância dos Bombeiros de Lagares da Beira a caminho da maternidade

Artigos Relacionados

Última Hora

Temperaturas vão manter-se elevadas nesta semana

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para esta segunda-feira, tempo quente com temperaturas acima dos 30 graus Celsius …

Região

Pedro Dias assume homicídio de GNR, mas porque levou “murros e pontapés”

Pedro Dias garantiu, esta manhã, que estava com medo e desnorteado na altura em que ocorreram os crimes em Aguiar da Beira.

Última Hora

Virgílio Salvador é o novo presidente da JSD de Oliveira do Hospital 

A Juventude Social Democrata (JSD) de Oliveira do Hospital elegeu, através de lista única, no passado domingo, os seus novos corpos gerentes para os próximos dois anos. 

Última Hora

Mala abandonada em Coimbra não constituía perigo

Uma mala suspeita encontrada na Baixa da cidade levou ontem, à tarde, à evacuação de uma rua em Coimbra. Horas mais tarde, a PSP informou que a mala não constituía

Última Hora

Homem apanhado a filmar partes íntimas de mulher em Coimbra

Um homem de 51 anos foi detido, em Coimbra, por ter sido apanhado a filmar uma mulher sem o seu consentimento.

Região

Polícia Judiciária faz buscas na câmara de Pedrógão Grande

Os inspetores da Polícia Judiciária chegaram, na manhã desta quarta-feira, à Câmara Municipal de Pedrógão Grande. As buscas devem-se às suspeitas de ilegalidade no processo de reconstrução das casas afetadas

Informação

PS de Oliveira do Hospital exige simplificação nos apoios à agricultura

Volvido um mês após o incêndio de 15 de outubro, o Partido Socialista de Oliveira do Hospital não se conforma com o excesso de burocracia em torno dos apoios dirigidos

Última Hora

Estacionamento Subterrâneo vai passar a ser pago em Oliveira do Hospital

O estacionamento subterrâneo, conhecido silo auto, situado no centro da cidade de Oliveira do Hospital, quando estiver “liberto” dos bens doados para as vítimas dos incêndios, vai passar a ser

Última Hora

Oliveira do Hospital promoveu Feira do Queijo Serra da Estrela em Viseu

O Município de Oliveira do Hospital realizou ao final da tarde de sábado, uma ação promocional da Feira do Queijo Serra da Estrela, no Palácio do Gelo, em Viseu.

Última Hora

Operação Natal Tranquilo: 15 mortos e mais de 200 detenções

Quinze pessoas morreram na operação ‘Natal Tranquilo’ da GNR este ano, mais do dobro da operação do ano passado, que durou menos um dia, segundo a corporação.

Sociedade

Maior Festa do Queijo Serra da Estrela de Portugal realiza-se em Oliveira do Hospital dias 11 e 12 de março

A 26.ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital promete ser o evento nacional mais mediático no segundo fim-de-semana de março, dias 11 e 12

Informação

Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 acusa Infraestruturas de Portugal de negligência

Perante mais um acidente grave motivado por uma colisão frontal com uma vara de javalis, ocorrida no Itinerário Principal (IP) 3, no passado dia 20, devido à falta de vedações

Desporto

Desporto de fim de semana

O Sampaense Basket defronta, hoje, a equipa do FC Porto B. No domingo, o FCOH desloca-se ao União FC, a equipa de Lagares recebe o Vigor Mocidade e…

Sociedade

Oliveira do Hospital hasteou bandeiras ECOXXI e Familiarmente Responsável

O Município de Oliveira do Hospital hasteou hoje as bandeiras ECO XXI e Município Familiarmente Responsável numa “cerimónia simples, mas com significado muito especial”.

Região

Região: GNR identificou seis homens pela prática do crime de incêndio florestal

O Comando Territorial de Viseu, através dos Núcleos de Proteção Ambiental de Viseu, Mangualde e Moimenta da Beira, identificou, nos dias, 21 e 22 de maio, seis homens,…

Última Hora

Neve corta duas estradas no norte do distrito de Viseu

A queda de neve obrigou hoje de manhã ao corte de duas estradas no norte do distrito de Viseu, uma nacional e outra municipal, disse à agência Lusa fonte da

Informação

Diferenças entre executivos de Mário Alves e Alexandrino aqueceram reunião de Câmara oliveirense

A reunião do executivo municipal de Oliveira do Hospital ficou hoje marcada pela troca de palavras entre o presidente da Câmara e o vereador do PSD…

Sociedade

Região: Mulher detida por suspeita de fogo posto

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de uma mulher, suspeita de ao final da tarde de ontem ter ateado um incêndio num terreno agrícola composto por mato e silvas,

Informação

Estabelecimentos de restauração e bebidas com alargamento de horário em Oliveira do Hospital

Por ocasião da quadra festiva da Páscoa, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) concedeu um alargamento de horário de funcionamento aos estabelecimentos de restauração e bebidas que passam

Informação

Órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal reeleitos para mais três anos

Foram eleitos, na passada sexta-feira, os órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPTC)  para o triénio 2019-21.

Informação

Dois feridos graves em colisão entre pesados no IC2

Dois veículos pesados colidiram, ao início da manhã desta quinta-feira, no IC2 na zona de Arrifana, em Condeixa.

Informação

PJ deteve grupo suspeito de assaltos a caixas multibanco

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um grupo de cinco homens suspeitos de em 2016 assaltarem caixas multibanco, fazendo-as explodir, em vários concelhos da região Oeste.

Destaque

IC6 no PNI 2030: “É um sinal positivo, mas não me deixa feliz” (áudio)

O presidente do Município de Oliveira do Hospital disse hoje à Rádio Boa Nova que inscrição do IC6 no Plano Nacional de Investimentos (PNI) para o período 2020-2030, é “positiva”,

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital pede “desculpa” pelo estado “lastimável” da EN17

O vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo considerou ontem que “é penoso” para quem passa na EN 17 e “vergonhoso” para quem é responsável pela