II Semana Cultural de Penalva de Alva pretende “aproximar as pessoas das suas origens”

II Semana Cultural de Penalva de Alva pretende “aproximar as pessoas das suas origens”

A Sociedade Recreativa Penalvense organiza, pela segunda vez, a Semana Cultural dedicada à arte e cultura, que decorre de 22 a 28 de dezembro, em Penalva de Alva, com o objetivo de “aproximar as pessoas das suas origens”.

Fruto do sucesso da primeira edição, a Sociedade Recreativa Penalvense avançou para a concretização da II Semana Cultural de Penalva de Alva, uma vez que considerou “um espaço de convívio para as pessoas irem na altura do Natal”. “Vimos que resultou bem e queremos que este ano volte a resultar”, afirmou Sérgio Minas, elemento da direção da Sociedade Recreativa Penalvense, em declarações à Rádio Boa Nova.

Para o responsável, a questão do abandono no interior do país também tem repercussões em Penalva de Alva e, por isso, considera estas iniciativas de relevo. “A questão da interioridade é algo que nos assombra e vai assombrar, infelizmente, nos próximos anos. E este evento poderá ser uma iniciativa para aproximar as pessoas das suas origens e criar o hábito de voltar”, referiu. A propósito, “Homem em Catarse” é um dos convidados deste evento onde vai brindar os presentes com algumas músicas do seu álbum “Viagem no Interior”, “que fala precisamente sobre os grandes problemas deste sério despovoamento do interior”.

A grande aposta da organização recai em artistas da região e do concelho de Oliveira do Hospital que se vão apresentar em momentos musicais, teatrais, cinematográficos, literários, tradicionais, de natureza e de exposição. “Há sempre essa preocupação de termos aqueles que são os melhores aqui da zona. Tenho a certeza que no cartaz estão artistas oliveirenses que nos têm enchido de orgulho nos últimos tempos”, afirmou Sérgio Minas. Tiago Cerveira, Luís Antero, Paulo Ribeiro são alguns dos nomes conhecidos no concelho e na região que estão presentes no cartaz.

A II Semana Cultural, apesar de se “concentrar maioritariamente na sede da Sociedade Recreativa Penalvense, apresenta algumas atividades mais deslocadas como é o caso do Concerto de Natal com a Tuna Penalvense & Orfeon Maestro Alves Coelho (23 dezembro) e a tradicional fogueira de Natal (24 dezembro) que acontecem na Igreja Matriz e no seu adro. Destaque ainda para a ação de reflorestação no Vale do Alva (23 dezembro) que vai decorrer “junto dos baldios da junta de freguesia”, com a plantação de espécies autóctones. E é aqui que se insere o conceito de “sustentabilidade” patente nesta iniciativa. “É uma missão importante para retirar este negro que ainda é visível”, reforçou Sérgio Minas.

É igualmente um evento de cariz social “pelo ponto de vista em que tem um programa dedicado à comunidade penalvense, aos sócios da Sociedade Recreativa Penalvense e à região”.

Quanto ao futuro, o responsável acredita na continuação da realização da Semana Cultural. “Embora esta direção da Sociedade Recreativa Penalvense esteja a terminar o seu mandato e ainda não haja uma nova direção, acreditamos que ela possa surgir já no início do ano e mantenha este projeto de pé porque é muito importante para o futuro e para quem visita a nossa zona”, concluiu.

Ouça a entrevista com Sérgio Minas na Rádio Boa Nova >>>

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado na época de Natal e Ano Novo
Next Bebé nasce em ambulância dos Bombeiros de Lagares da Beira a caminho da maternidade

Artigos Relacionados

Informação

Incêndio em casa de idosas cegas mata uma de três irmãs

Uma idosa de 63 anos morreu, na noite desta quarta-feira, vítima de um incêndio que deflagrou na habitação em que residia, em Covas do Rio, São Pedro do Sul. A

Cultura

Tuna Recreativa Penalvense recebe congénere espanhola no 10º Sarau Musical da Primavera

A Sociedade Recreativa Penalvense recebe, no próximo dia 21 de abril, pelas 21h30, o “X Sarau Musical da Primavera” na sua sede, em Penalva de Alva, …

Informação

Acidente sem feridos congestionou trânsito em Oliveira do Hospital

Um acidente, ocorrido cerca das 13h30, junto à rotunda do empresário, na cidade de Oliveira do Hospital, causou estragos nas duas viaturas ligeiras envolvidas, mas não terá provocado feridos. Uma

Informação

Acidente obrigou a cortar A1 junto à saída para Soure

A Autoestrada A1 esteve cortada, esta manhã, entre os nós de Pombal e Condeixa, no sentido Sul-Norte, junto à saída para Soure, devido a um acidente registado ao quilómetro 169.

Região

Lotes de madeira ardida renderam 2,85 milhões em hasta pública

Mais de meia centena de lotes de madeira ardida proveniente de matas nacionais e perímetros florestais geridos pelo Instituto da Conservação …

Informação

Acidente com três viaturas causou um ferido ligeiro em Oliveira do Hospital

Um acidente com três viaturas causou esta tarde, cerca das 13h30, um ferido ligeiro, um homem de 38 anos que, preventivamente, foi encaminhado para o Centro Hospitalar e …

Última Hora

Gala “comemora” o desporto em Oliveira do Hospital (com vídeo)

É já na próxima sexta-feira, 18 de janeiro, que se realiza em Oliveira do Hospital a Gala do Desporto. Na quinta edição, o certame vai acontecer no Salão Nobre dos

Informação

Estradas da Serra da Estrela reabertas ao trânsito

As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela, que estavam encerradas desde domingo, reabriram hoje ao trânsito.

Educação

Festival Municipal da Canção realiza-se amanhã em Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital promove, amanhã, a edição do “Festival Municipal da Canção”. O evento decorrerá no Parque do Mandanelho com início às 21h00.

Destaque

José Carlos Alexandrino: “O concelho deve muito a estes empresários pela sua resiliência” (com vídeo)

No dia em que se assinala um ano após o grande incêndio, que devastou o concelho de Oliveira do Hospital, é hora de fazer um balanço do que foi feito

Informação

Jovem detido em Tábua por tráfico de estupefacientes

Militares do Posto Territorial de Tábua detiveram ontem, dia 29 de junho, em Tábua, um homem de 23 anos por tráfico de estupefacientes.

Última Hora

Praia fluvial de Avô recebeu prémio “Praia + Acessível 2016”

O Município de Oliveira do Hospital recebeu o prémio nacional “Praia + Acessível 2016” atribuído à praia fluvial de Avô pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, numa cerimónia que decorreu