Igreja Moçárabe de Lourosa comemora 100 anos de classificação como Monumento Nacional
3 Junho, 2016 2005 Views

Igreja Moçárabe de Lourosa comemora 100 anos de classificação como Monumento Nacional

image_pdfimage_print

No próximo dia 14 de junho comemoram-se em Lourosa, no concelho de Oliveira do Hospital, os 100 anos de classificação da Igreja Moçárabe…

— como Monumento Nacional. Na ocasião será apresentado o projeto de requalificação do espaço envolvente.

O “Colóquio Hei por bem.. Comemorar a Igreja de São Pedro de Lourosa”, previsto para as 15h00, assinala os 100 anos da classificação da Igreja de São Pedro de Lourosa como Monumento Nacional, pelo Ministério de Instrução Pública – Repartição de Instrução Artística, com publicação no decreto 2:445 de 14 de junho de 1916.

Após a abertura da sessão de trabalhos pela Diretora Regional de Cultura do Centro, Celeste Amaro, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, o programa conta com a intervenção de especialistas em património e estudiosos da Igreja de São Pedro de Lourosa.

15h30   | “S. Pedro de Lourosa: Incompreensões acerca de uma igreja”
Paulo Almeida Fernandes, investigador do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade de Coimbra.

16h00   | “As aras da Igreja de S. Pedro de Lourosa (Oliveira do Hospital, Coimbra): algumas reflexões”
Fernando Patrício Curado, engenheiro técnico aposentado. Investigador com publicações na área da epigrafia latina e arqueologia nas últimas quatro décadas.

16h30   | “A classificação de bens imóveis: salvaguarda do património cultural e motor de desenvolvimento regional”
Isabel Policarpo, mestre em História da Arte, técnica superior da DRCC.

As comemorações incluem a apresentação de ferramentas comunicacionais e promocionais do património cultural existente no município de Oliveira do Hospital, assim como, do projeto de requalificação da envolvente da Igreja de São Pedro de Lourosa. O colóquio finaliza com um momento musical a cargo do Coral Sant’Ana e Orquestra Cultus Musicae.

“Depois das celebrações do jubileu da Igreja de São Pedro de Lourosa, em 2012, a comemoração do centenário da classificação como Monumento Nacional vem salientar o valor patrimonial e cultural da Igreja, uma das mais antigas de Portugal e única do período Moçárabe”, refere comunicado da Direção Regional da Cultura do Centro.

A iniciativa, com participação livre, é organizada pela Direção Regional de Cultura do Centro e pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, com o apoio da Junta de Freguesia de Lourosa e da Fábrica da Igreja Moçárabe de Lourosa.

 

Previous Voluntários já recolheram mais de 100 toneladas de resíduos em Oliveira do Hospital
Next Bombeiros de Lagares comemoram 70º aniversário com remodelação do quartel

Artigos Relacionados

Sociedade

Carro furtado e tentativa de assalto na última madrugada em Oliveira do Hospital

Uma viatura foi alvo de furto na última madrugada, na cidade de Oliveira do Hospital. A GNR registou ainda uma tentativa de assalto numa empresa de transformação de pedra na

Última Hora

Militar da GNR encontrado morto no posto do Fundão

Um militar da GNR foi encontrado morto no interior do posto do Fundão, no distrito de Castelo Branco, cerca das 23:50 de quarta-feira, disse hoje à agência Lusa fonte da

Informação

Coimbra entre os dezasseis distritos sob aviso amarelo

Dezasseis distritos de Portugal continental estão até ao meio da tarde de hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 2 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 14.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 18 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 25.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

Região: Mulher de 35 anos morreu em acidente de trabalho

Um acidente de trabalho na Cinca – Companhia Industrial de Cerâmica SA, no Travasso, no concelho da Mealhada, provocou ontem a morte a uma funcionária.

Última Hora

Acesso à Serra da Estrela cortado devido à queda de neve

Os troços de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje de manhã encerrados ao trânsito devido à queda de neve. Segundo fonte do Comando Distrital de Operações

Informação

Alunos da Eptoliva conquistaram 2º prémio em Mostra Nacional da Ciência

A solução desinfetante com recurso a resíduos de batata e à celidónia valeu aos alunos da Eptoliva Bruno Paulino, Carlos Quintino e Catarina Costa, …

Sociedade

Penalva de Alva promove as habituais Festas de Verão

As habituais Festas de Verão em Penalva de Alva, concelho de Oliveira do Hospital, estão de regresso nos dias 3, 4, 5 e 6 de agosto.

Última Hora

Interior Centro esteve hoje acima do limite de concentração de ozono

A zona Centro Interior do país excedeu hoje o limiar de concentração de ozono entre as 6h00 e as 7h00, informou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro

Informação

Autocarro com crianças incendiou-se em Soure. Não há feridos a registar

Um autocarro da Transdev incendiou-se, na manhã desta sexta-feira, quando transportava várias crianças para a escola em Soure, Coimbra.

Informação

Operários de fábrica têxtil sofrem intoxicação por inalação de lixívia

Dez trabalhadores de uma fábrica têxtil do concelho de Mangualde sofreram hoje uma intoxicação por inalação de lixívia.