IEFP e Segurança Social apoiam empresas afetadas pelo fogo

IEFP e Segurança Social apoiam empresas afetadas pelo fogo

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) avança com um incentivo financeiro extraordinário e temporário das empresas afetadas pelo fogo.

O objetivo é “reforçar e manter a capacidade produtiva e de tesouraria das empresas”, adiantou Paulo Marques, responsável pelo Serviço de Emprego de Arganil do IEFP em sessão de esclarecimento realizada em Oliveira do Hospital.

Em causa está “apoiar todas as empresas privadas, com ou sem fins lucrativos”, cuja sua “capacidade produtiva tenha sido afetada”.

O IEFP apoia a partir de três salários, baseados nos respetivos contratos dos trabalhadores, no subsídio de natal integralmente ou em duodécimos e no subsídio de alimentação. As ajudas recaem em “todos os trabalhadores por conta de outrém e para todos os membros dos órgãos estatuários das empresas”.

As candidaturas podem ser feitas através de um formulário disponível no site do IEFP até dia 14 de dezembro e, no seu decorrer, alguns membros da entidade pretendem visitar as empresas afetadas para “verificar o que se passou”. Paulo Marques confessa que, até ao final do presente mês, gostava de as ter “para poder pagar antes do natal”.

O Instituto de Segurança Social (ISS), representado por Maria Arménia, Diretora do Centro Distrital de Coimbra, propõe medidas execionais e temporárias com o propósito de “poupar algum dinheiro às empresas”.

O ISS disponibiliza três apoios diferentes: a isenção total para trabalhadores independentes e entidades empregadoras, a redução parcial das entidades para a Segurança Social a quem contratar desempregados resultantes da tragédia e o deferimento de pagamento de contribuições para empresas do setor do turismo. Também nesta entidade, as empresas podem requerer até 14 de dezembro.

As medidas foram apresentadas em sessão de esclarecimento, organizada IEFP e pela Segurança Social, no dia 23 de novembro, no âmbito da Portaria 347A/ 2017 de 13 de novembro.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous Associação das vítimas dos incêndios de 15 de outubro queixa-se de "discriminação" nos apoios a fundo perdido
Next Exposição solidária reverte para vítimas dos incêndios

Artigos Relacionados

Informação

Tribunal de Contas valida reconstrução de 31 casas em Arganil no valor de 4,2 milhões

O Tribunal de Contas deu visto à reconstrução das 31 habitações permanentes afetadas pelo incêndio de 15 de outubro no concelho de Arganil, cujo valor ascende aos 4,2 milhões de

Sociedade

Bombeiros e GNR procuram mulher desaparecida em Trancoso

Bombeiros e GNR estão a procurar uma mulher de 76 anos que, ontem,  foi dada como desaparecida em Cótimos, no concelho de Trancoso.

Região

Eptoliva é “Eco Escola” a tempo inteiro

Galardoada com a 1ª Bandeira Verde no ano letivo transacto, a EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, realizou no passado dia 8 de março, …

Nacional

Temperaturas vão descer entre 4 a 8 graus devido a massa de ar polar

As temperaturas vão descer até sexta-feira entre 04 a 08 graus Celsius devido a uma massa de ar polar, que vai provocar também um aumento da intensidade do vento, disse

Desporto

Derrotas marcam desporto de fim-de-semana em Oliveira do Hospital

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva de Lagares (AD Lagares), ambos a jogar na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra,…

Politica

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne em sessão ordinária

Realiza-se hoje, com início às 14h30, a sessão ordinária da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital. Os trabalhos vão decorrer no São Nobre do Município.

Última Hora

Oliveira do Hospital acolhe fase regional do Concurso Nacional de Leitura

O Município de Oliveira do Hospital acolhe, hoje, a realização da segunda fase do 11.º  Concurso Nacional de Leitura 2016/2017 em que participam mais de 140 alunos.

Região

BV Lagares da Beira, recebeberam equipamento de proteção (EPI)

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital, em declarações aos jornalistas depois da entrega de novos equipamentos de proteção para incêndios (EPI) aos bombeiros de Lagares da Beira, disse

Última Hora

Tábua: Homem condenado a oito anos de prisão por tentar matar ex-namorada

Um homem de 43 anos, acusado de tentar matar por atropelamento a ex-namorada, em Tábua, foi condenado hoje, pelo Tribunal de Coimbra, a oito anos de prisão.

Última Hora

Vinte e quatro detenções e 81 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

A semana de 23 a 29 de maio ficou marcada, no distrito de Coimbra, por um total de 24 detenções e 81 acidentes. O comando territorial de Coimbra da GNR

Informação

Seia: Ludoteca Municipal promove Torneio de Xadrez

Longe dos ecrãs do computador e dos smartphones, a Ludoteca Municipal de Seia promove, no próximo dia 18 de fevereiro, mais um Torneio de Xadrez.

Informação

Incêndios: Arganil procede a levantamento de prejuízos nas habitações

Na sequência dos incêndios que fustigaram o concelho de Arganil nos dias 15 e 16 de outubro, estão no terreno, desde o passado dia 31 de outubro, …