IEFP e Segurança Social apoiam empresas afetadas pelo fogo

IEFP e Segurança Social apoiam empresas afetadas pelo fogo

image_pdfimage_print

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) avança com um incentivo financeiro extraordinário e temporário das empresas afetadas pelo fogo.

O objetivo é “reforçar e manter a capacidade produtiva e de tesouraria das empresas”, adiantou Paulo Marques, responsável pelo Serviço de Emprego de Arganil do IEFP em sessão de esclarecimento realizada em Oliveira do Hospital.

Em causa está “apoiar todas as empresas privadas, com ou sem fins lucrativos”, cuja sua “capacidade produtiva tenha sido afetada”.

O IEFP apoia a partir de três salários, baseados nos respetivos contratos dos trabalhadores, no subsídio de natal integralmente ou em duodécimos e no subsídio de alimentação. As ajudas recaem em “todos os trabalhadores por conta de outrém e para todos os membros dos órgãos estatuários das empresas”.

As candidaturas podem ser feitas através de um formulário disponível no site do IEFP até dia 14 de dezembro e, no seu decorrer, alguns membros da entidade pretendem visitar as empresas afetadas para “verificar o que se passou”. Paulo Marques confessa que, até ao final do presente mês, gostava de as ter “para poder pagar antes do natal”.

O Instituto de Segurança Social (ISS), representado por Maria Arménia, Diretora do Centro Distrital de Coimbra, propõe medidas execionais e temporárias com o propósito de “poupar algum dinheiro às empresas”.

O ISS disponibiliza três apoios diferentes: a isenção total para trabalhadores independentes e entidades empregadoras, a redução parcial das entidades para a Segurança Social a quem contratar desempregados resultantes da tragédia e o deferimento de pagamento de contribuições para empresas do setor do turismo. Também nesta entidade, as empresas podem requerer até 14 de dezembro.

As medidas foram apresentadas em sessão de esclarecimento, organizada IEFP e pela Segurança Social, no dia 23 de novembro, no âmbito da Portaria 347A/ 2017 de 13 de novembro.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous Associação das vítimas dos incêndios de 15 de outubro queixa-se de "discriminação" nos apoios a fundo perdido
Next Exposição solidária reverte para vítimas dos incêndios

Artigos Relacionados

Região

Cooperativa promove colóquio sobre “Nutrição Animal”

A Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central realiza no dia 21 de abril, pelas 11h00, um colóquio alusivo à “Nutrição Animal”.

Região

Mulher foi “violentamente agredida e ameaçada de morte”

A Guarda Nacional Republicana deteve um homem de 29 anos pelo crime de violência doméstica, no concelho de Montemor-o-Velho.

Informação

ExpOH vai contar com sessão de Informação sobre Medidas de Emprego e Formação

No próximo dia 23 de julho vai ser promovida uma sessão de informação sobre as Medidas Ativas de Emprego e Formação, nomeadamente no que respeita aos apoios especiais para entidades

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova.

Este sábado, dia 3 de fevereiro, entre as 19.h00 e as 20h00, é emitido o 16.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Região

Região: Homem foi detido por homicídio na forma tentada

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, com a colaboração da GNR, deteve, na passada quinta-feira, …

Informação

Incêndio na prisão de Coimbra provocou quatro feridos ligeiros

Um incêndio que, ontem à noite, deflagrou no Estabelecimento Prisional de Coimbra provocou quatro feridos ligeiros, que foram transportados para o hospital.

Região

Unidade Local de Saúde da Guarda vive situação “explosiva”

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos entende que a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, onde se demitiram responsáveis de três serviços, vive situação “explosiva”, …

Informação

FCOH E AD Lagares enfrentam Vigor Mocidade e Eirense. AD Nogueirense joga com Anadia

Em competição na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) defronta, este domingo, …

Informação

Oliveira do Hospital acolhe XVII Torneio de Hóquei em Patins

É já neste fim de semana, 9 e 10 de junho, que o Pavilhão Municipal oliveirense volta a acolher o Torneio de Hóquei em Patins Cidade Oliveira do Hospital.

Última Hora

“Forte embate” de embarcação à entrada do cais causou 34 feridos em Lisboa

Trinta e quatro pessoas ficaram feridas, esta quarta-feira, quando uma embarcação da Soflusa, proveniente do Barreiro com 561 passageiros…

Informação

Aproveite a sexta-feira. Fim de semana chega com aguaceiros

O fim de semana vai se marcado por céu pouco nublado, períodos de chuva, em geral fraca, e descida da temperatura máxima de 04 a 06 graus Celsius na generalidade

Última Hora

Oliveira do Hospital recebeu final nacional da Liga Empresarial

Oliveira do Hospital recebeu a final nacional da Liga Empresarial. Na variante de futebol 7, o conjunto portuense …