I Torneiro de Educação Gamificada no Agrupamento de Escolas de Gouveia
13 Junho, 2018 1161 Views

I Torneiro de Educação Gamificada no Agrupamento de Escolas de Gouveia

image_pdfimage_print

O Agrupamento de Escolas de Gouveia realiza o I Torneio de Educação Gamificada na próxima sexta- feira, dia 15 de junho, pelas 14h00, no pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária de Gouveia.

O I Torneio de Educação Gamificada é o evento final do projeto de educação gamificada lançado pelo Município de Gouveia que disponibilizou uma plataforma de jogo virtual onde os alunos do 9º ano tiveram desafios semanais com temas de Português e Matemática, com o objetivo de implementar novas dinâmicas de aprendizagem em ambiente digital.

Para além da plataforma de jogo virtual, os alunos e os professores foram acompanhados por uma equipa de tutores e dinamizadores que prepararam todos os conteúdos pedagógicos e as dinâmicas em sala de aula.

Durante os meses de abril e maio, os alunos da Escola Básica com 3º ciclo de Gouveia  e Vila Nova de Tazem, divididos por equipas, em cada turma, disputaram um torneio educativo em ambiente virtual onde resolveram questões de português, matemática e conteúdo geral. Agora, os vencedores de cada sala competem entre si para serem os campeões do concelho no I Torneio de Educação Gamificada de Gouveia. Os alunos da equipa vencedora e o professor orientador vão ser premiados com um IPAD, oferta do Município de Gouveia.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, este é um projeto que o Município financiou  e disponibilizou numa iniciativa exploratória, introduzindo a gamificação como ferramenta de apoio e motivação pedagógica.

A autarquia refere que ainda que o projeto visa aumentar a atratividade dos conteúdos educacionais, aumentar os níveis de concentração e dedicação à escola, melhorar os resultados, reforçar a quantidade e qualidade da adesão de jovens às iniciativas, projetos e equipamentos escolares, implementar boas práticas em ambiente escolar, fomentar as relações interpessoais mediante a utilização de tecnologias educacionais, promovendo a partilha entre alunos, professores e família, sobre temas incluídos no programa curricular de Português e Matemática.

O Município de Gouveia pretende, assim, testar o impacto de utilização das novas tecnologias na sala de aula e de novas ferramentas, dinâmicas e pedagógicas.

O projeto de gamificação é também uma iniciativa de parceria entre a autarquia de Gouveia, o Município do Fundão e a Agência Gardunha 21, financiado através do Programa Portugal Inovação Social – Parcerias para o Impacto – de replicação de um projeto piloto desenvolvido no Brasil para aplicação de técnicas de gamificação e plataformas digitais na aprendizagem do ensino básico.

Previous Luís Mota vence mais uma edição Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela
Next CADIP presta apoio ao desenvolvimento infantil e parental em Oliveira do Hospital (com vídeo)

Artigos Relacionados

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital assinala o Dia Internacional dos Museus

O Município de Oliveira do Hospital associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus/ Noite nos Museus que se comemora, anualmente, a 18 de maio.

Última Hora

Estradas da Serra da Estrela foram reabertas

Os acessos ao maciço central da Serra da Estrela que estavam encerrados desde quarta-feira reabriram hoje à tarde ao trânsito.

Região

ASAE apreendeu 50 quilos de queijo por uso indevido de rótulo “Serra da Estrela”

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de 50 quilos de queijo com utilização indevida do rótulo Queijo Serra da Estrela.

Região

Nuno Ribeiro, vereador do desporto da CMOH, em entrevista ao programa “Minuto 91”

Nuno Ribeiro, vereador do desporto do município de Oliveira do Hospital em entrevista exclusiva ao programa desportivo da Rádio Boa Nova “Minuto 91”, falou sobre a Gala do Desporto e

Sociedade

Oliveira do Hospital acolhe debate “Florestas e Legislação: Que futuro?”

O Município de Oliveira do Hospital recebe no próximo dia 7 de dezembro, no Salão Nobre, um importante debate sobre a floresta portuguesa.

Última Hora

João Brito toma posse no PSD de Oliveira do Hospital

Está marcada para amanhã, dia 25 de junho, pelas 17h00, a tomada de posse na nova Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital liderada por João Brito.

Última Hora

Câmara de Viseu removeu das ruas 90% dos carros abandonados

A Câmara de Viseu anunciou hoje ter removido mais de 90% dos carros abandonados que se encontravam nas ruas da cidade, no âmbito de uma operação lançada em abril.

Cultura

Lagares da Beira convida à “Festa das Vindimas”

É já neste fim de semana, 24 e 25 de setembro, que acontece em Lagares da Beira, a Festa das Vindimas, numa organização do Rancho Folclórico e Cultural daquela freguesia.

Última Hora

Concurso Gastronómico na Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital

Encontra-se a decorrer o prazo para formalizar a inscrição para o Concurso Gastronómico “Com Queijo Serra da Estrela”, promovido pelo Município de Oliveira do Hospital, no âmbito da Festa do

Última Hora

Um ano depois da morte de cinco peregrinos, ainda não há despacho final

Um ano depois do acidente em Coimbra que provocou a morte de cinco peregrinos, ainda não há despacho final do Ministério Público no processo em que o condutor está indiciado

Destaque

“The Black Mamba” animou a sexta noite da EXPOH

O grupo “The Black Mamba” subiu ontem ao palco principal do parque do Mandanelho naquela que foi a sexta noite da EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital.

Sociedade

Plano Municipal para a Igualdade cumprido com sucesso em Oliveira do Hospital

As comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, que se desenrolaram entre 18 e 24 de junho em Oliveira do Hospital, terminaram com uma mesa redonda…