I Torneiro de Educação Gamificada no Agrupamento de Escolas de Gouveia

I Torneiro de Educação Gamificada no Agrupamento de Escolas de Gouveia

O Agrupamento de Escolas de Gouveia realiza o I Torneio de Educação Gamificada na próxima sexta- feira, dia 15 de junho, pelas 14h00, no pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária de Gouveia.

O I Torneio de Educação Gamificada é o evento final do projeto de educação gamificada lançado pelo Município de Gouveia que disponibilizou uma plataforma de jogo virtual onde os alunos do 9º ano tiveram desafios semanais com temas de Português e Matemática, com o objetivo de implementar novas dinâmicas de aprendizagem em ambiente digital.

Para além da plataforma de jogo virtual, os alunos e os professores foram acompanhados por uma equipa de tutores e dinamizadores que prepararam todos os conteúdos pedagógicos e as dinâmicas em sala de aula.

Durante os meses de abril e maio, os alunos da Escola Básica com 3º ciclo de Gouveia  e Vila Nova de Tazem, divididos por equipas, em cada turma, disputaram um torneio educativo em ambiente virtual onde resolveram questões de português, matemática e conteúdo geral. Agora, os vencedores de cada sala competem entre si para serem os campeões do concelho no I Torneio de Educação Gamificada de Gouveia. Os alunos da equipa vencedora e o professor orientador vão ser premiados com um IPAD, oferta do Município de Gouveia.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, este é um projeto que o Município financiou  e disponibilizou numa iniciativa exploratória, introduzindo a gamificação como ferramenta de apoio e motivação pedagógica.

A autarquia refere que ainda que o projeto visa aumentar a atratividade dos conteúdos educacionais, aumentar os níveis de concentração e dedicação à escola, melhorar os resultados, reforçar a quantidade e qualidade da adesão de jovens às iniciativas, projetos e equipamentos escolares, implementar boas práticas em ambiente escolar, fomentar as relações interpessoais mediante a utilização de tecnologias educacionais, promovendo a partilha entre alunos, professores e família, sobre temas incluídos no programa curricular de Português e Matemática.

O Município de Gouveia pretende, assim, testar o impacto de utilização das novas tecnologias na sala de aula e de novas ferramentas, dinâmicas e pedagógicas.

O projeto de gamificação é também uma iniciativa de parceria entre a autarquia de Gouveia, o Município do Fundão e a Agência Gardunha 21, financiado através do Programa Portugal Inovação Social – Parcerias para o Impacto – de replicação de um projeto piloto desenvolvido no Brasil para aplicação de técnicas de gamificação e plataformas digitais na aprendizagem do ensino básico.

Previous Luís Mota vence mais uma edição Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela
Next CADIP presta apoio ao desenvolvimento infantil e parental em Oliveira do Hospital (com vídeo)

Artigos Relacionados

Nacional

Chuva regressa quarta-feira mas não em todo o território. Temperaturas mínimas chegam aos zero graus

  Para quarta-feira está previsto o regresso da chuva mas não em todo o território.

Região

Páscoa foi muito positiva para o Turismo no Centro de Portugal

Março voltou a ser um mês “extremamente positivo” para o Turismo no Centro de Portugal, à semelhança dos anteriores. Os números revelados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística …

Informação

Crianças e jovens de Lourosa assistem a jogo de preparação da Seleção frente à Argélia

Um grupo de 56 crianças e jovens da freguesia de Lourosa partiu, hoje, ao início da tarde rumo ao Estádio da Luz, para assistir ao jogo de preparação para o

Última Hora

Leiria: PJ deteve incendiária florestal

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria e no desenvolvimento de imediatas investigações com a estreita colaboração da GNR de Leiria,…

Desporto

Calendário desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) vai receber, este domingo, dia 28 de janeiro, o Ançã. O jogo, a contar para a 16ª jornada do Campeonato da Divisão

Última Hora

Luís Lagos considera fundamental que “determinadas pessoas que ocupam o centro-direita se afastem de vez”

Luís Lagos foi um dos vencedores da noite eleitoral em Oliveira do Hospital, ao conseguir a sua reeleição e a eleição de um segundo deputado do CDS-PP, por via da

Destaque

Aldeia das Dez promoveu a Castanha e o Santuário de Nossa Senhora das Preces

Neste fim de semana todos os caminhos conduziram a Aldeia das Dez e ao Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira, para mais uma Festa da Castanha.

Informação

HUC vão ter silo-auto com 1200 lugares

A construção de um silo-auto de quatro pisos destinado a estacionamento no Hospital da Universidade de Coimbra (HUC) é a maior novidade do projeto de intervenção…

Última Hora

UCC Pinheiro dos Abraços assegura cuidados de proximidade há quatro anos

A Unidade Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro dos Abraços assinalou quatro anos de atividade, marcados pela aproximação dos cuidados de saúde junto da população de Oliveira do Hospital, sobretudo no

Informação

Governo vai criar financiamento de 10 milhões para segundas habitações

O Governo está a “diligenciar” um mecanismo de financiamento de cerca de dez milhões de euros para as autarquias apoiarem a recuperação de segundas habitações afetadas pelos incêndios.

Informação

Produtores de ovelha da Serra da Estrela recebem 34 euros por animal, esclarece o governo

O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural esclarece, numa nota enviada à comunicação social, que os produtores de ovelhas da Serra da Estrela…

Informação

Ténis de Mesa solidário com as vítimas do grande incêndio de outubro

A equipa de ténis de mesa do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) iniciou, na sexta-feira, a participação no campeonato distrital…