“Hoje, Oliveira do Hospital é mais cidade, do que era há 25 anos”
3 Julho, 2018 726 Views

“Hoje, Oliveira do Hospital é mais cidade, do que era há 25 anos”

O Município oliveirense assinalou, ontem,  dia 2 de julho, os 25 anos de elevação da vila de Oliveira do Hospital a cidade, com o descerramento de uma placa no edifício dos Paços do Concelho.

Com a comemoração simbólica, o executivo (PS) liderado por José Carlos Alexandrino quis evocar a efeméride e recordar o autarca falecido, César Oliveira, que no ano de 1993  “teve a visão” de propor a elevação da vila de Oliveira do Hospital a cidade.

Volvidos 25 anos, José Carlos Alexandrino verifica que a condição de cidade proporcionou um conjunto de mais valias, e que foram determinantes por ocasião da negociação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano e do PROD Centro, permitindo que Oliveira do Hospital figurasse como “eixo estruturante em relação a Seia e Gouveia”.

Em declarações à Rádio Boa Nova, o autarca oliveirense considerou que “hoje, Oliveira do Hospital é mais cidade do que era há 25 anos”. A prová-lo, como referiu, está a própria requalificação (em curso) da Casa da Cultura, com o nome do falecido autarca César Oliveira, que é “um marco de cidade”, assim como, os projetos de requalificação da zona histórica, ampliação da zona industrial e outras obras, previstos no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.

No terceiro mandato autárquico, José Carlos Alexandrino está certo de que os oliveirenses de podem “orgulhar da cidade” que têm. “É uma cidade bonita”, entende.

Os 25 anos da cidade de Oliveira do Hospital ficam contudo marcados pela reação do concelho ao grande incêndio de outubro, que devastou a quase totalidade da mancha florestal e deixou marcas profundas na paisagem. Ainda assim, passados oito meses, José Carlos Alexandrino, entende que o concelho “está a recuperar” e a cidade tem condições para receber bem os seus visitantes. Até aqui “muito foi feito”, mas “muito falta fazer”, verifica o autarca, notando que todos têm que ter noção de que “vamos demorar muito tempo a recuperar o concelho na totalidade e de forma integral”.

Previous Oliveira do Hospital incentiva ao “investimento produtivo no interior”
Next Temperaturas máximas sobem gradualmente a partir de quinta-feira

Artigos Relacionados

Informação

Gabinete florestal faz recomendações para proteção do solo contra erosão em Oliveira do Hospital

Na sequência dos incêndios do dia 15 de Outubro, Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital faz algumas recomendações…

Última Hora

11 detenções, 591 infrações e 69 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 3 a 9 de julho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Região

Guarda: Mulher condenada a 18 anos de prisão por ter matado o filho

Ilda Gonçalves, de 46 anos, foi condenada pelo coletivo de juízes do Tribunal da Guarda a 18 anos de prisão pela prática, em autoria material e na forma consumada, de

Informação

Museu da Bobadela com visitas guiadas no Dia Internacional dos Museus (com vídeo)

Neste dia Internacional dos Museus, a Rádio Boa Nova visitou o Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, localizado na Bobadela. Graça Silva, vereadora da Cultura, deu conta do programa comemorativo

Informação

Última Hora: Acidente de viação em Seixo da Beira provoca um morto

O condutor de um quadriciclo, vulgarmente designado por papa reformas morreu, ao início da tarde de hoje, na sequência de uma colisão…

Região

PJ deteve suspeito de matar mulher de 25 anos em Moimenta da Beira

Polícia Judiciária, através da Unidade Local de Vila Real, identificou e deteve um homem, de 26 anos de idade, suspeito da prática de um crime de homicídio, em Moimenta da

Sociedade

Dispositivo de Combate a Incêndios reforçado com 45 meios aéreos a partir de hoje

A partir desta sexta-feira, dia 15 de junho, o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais para 2018 conta com mais 9 meios aéreos, oito no Continente e um na

Nacional

ASAE apreende cerca de 1 300 brinquedos e instaura 27 processos em Operação Brincar

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), atenta ao início da quadra natalícia, realizou, nas primeiras semanas de novembro, uma operação de fiscalização, a nível nacional,…

Última Hora

Mais de 340 bombeiros e 10 meios aéreos no combate ao incêndio que lavra em Tábua

São já 344 os bombeiros envolvidos no combate às chamas no concelho de Tábua, na freguesia de Covas e Vila Nova de Oliveirinha. No terreno estão 86 viaturas, apoiadas por

Região

Muito frio coloca quatro distritos em alerta

Quatro distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo a partir de hoje e até sábado devido ao tempo frio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Associação de Pais dinamizou recolha solidária a favor do Banco de Recursos Sociais  

  No âmbito da sua participação no concurso “3R_Natal_Ambiental” promovido pela Câmara Municipal, a APAS – Associação de Pais e Encarregados de Educação …

Informação

Região: Queijo Serra da Estrela vai ter centro de investigação em Seia

O presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, anunciou que a autarquia vai recorrer a fundos europeus para criar, no concelho,…