“Hoje, Oliveira do Hospital é mais cidade, do que era há 25 anos”
3 Julho, 2018 780 Views

“Hoje, Oliveira do Hospital é mais cidade, do que era há 25 anos”

image_pdfimage_print

O Município oliveirense assinalou, ontem,  dia 2 de julho, os 25 anos de elevação da vila de Oliveira do Hospital a cidade, com o descerramento de uma placa no edifício dos Paços do Concelho.

Com a comemoração simbólica, o executivo (PS) liderado por José Carlos Alexandrino quis evocar a efeméride e recordar o autarca falecido, César Oliveira, que no ano de 1993  “teve a visão” de propor a elevação da vila de Oliveira do Hospital a cidade.

Volvidos 25 anos, José Carlos Alexandrino verifica que a condição de cidade proporcionou um conjunto de mais valias, e que foram determinantes por ocasião da negociação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano e do PROD Centro, permitindo que Oliveira do Hospital figurasse como “eixo estruturante em relação a Seia e Gouveia”.

Em declarações à Rádio Boa Nova, o autarca oliveirense considerou que “hoje, Oliveira do Hospital é mais cidade do que era há 25 anos”. A prová-lo, como referiu, está a própria requalificação (em curso) da Casa da Cultura, com o nome do falecido autarca César Oliveira, que é “um marco de cidade”, assim como, os projetos de requalificação da zona histórica, ampliação da zona industrial e outras obras, previstos no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.

No terceiro mandato autárquico, José Carlos Alexandrino está certo de que os oliveirenses de podem “orgulhar da cidade” que têm. “É uma cidade bonita”, entende.

Os 25 anos da cidade de Oliveira do Hospital ficam contudo marcados pela reação do concelho ao grande incêndio de outubro, que devastou a quase totalidade da mancha florestal e deixou marcas profundas na paisagem. Ainda assim, passados oito meses, José Carlos Alexandrino, entende que o concelho “está a recuperar” e a cidade tem condições para receber bem os seus visitantes. Até aqui “muito foi feito”, mas “muito falta fazer”, verifica o autarca, notando que todos têm que ter noção de que “vamos demorar muito tempo a recuperar o concelho na totalidade e de forma integral”.

Previous Oliveira do Hospital incentiva ao “investimento produtivo no interior”
Next Temperaturas máximas sobem gradualmente a partir de quinta-feira

Artigos Relacionados

Região

Tábua recebe um espetáculo que celebra a vida

A Rede Artéria e a Câmara Municipal de Tábua apresentam “Brisa ou Tufão”, uma criação de Mafalda Saloio/Circolando, no dia 16 de março, sábado, pelas 21h30.

Informação

Temperaturas descem um pouco e até pode chover

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, …

Última Hora

Bombeiros de Lagares da Beira acolhem 2º Encontro Distrital de Escolinhas

No âmbito das comemorações do 5º aniversário da Escolinha de Bombeiros de Lagares da Beira, vai decorrer, no dia 27 de maio, o 2º Encontro Distrital Escolinhas / Academias.

Cultura

Pastores de Loriga mantêm tradição secular das chocalhadas de São Martinho

O outono na Serra da Estrela traz novas paisagens e sabores, mas também tradições que vale a pena reviver, existindo assim excelentes motivos para visitar as Aldeias de Montanha.

Região

Casas evacuadas e pessoas feridas em incêndio industrial em Ovar

O incêndio numa fábrica em Ovar, que deflagrou esta quinta-feira de manhã, foi dado como extinto. Duas pessoas ficaram feridas e quatro foram retiradas de casa.

Região

Movimento de cidadãos promove reflorestação na Vide

O Movimento de Cidadãos por Uma Estrela Viva vai realizar, no próximo sábado, 2 de março, mais uma ação de reflorestação. Desta vez será na Vide (Seia), em parceria com

Última Hora

Incêndios: Campanha solidária abrange 400 habitações ardidas

As famílias de 400 habitações destruídas pelos incêndios de outubro de 2017 vão ser apoiados por uma campanha solidária a desenvolver pelo Movimento Lírio Azul porque “ter um lar é

Região

Incêndio de Tábua consumiu 120 hectares de mato e floresta

O incêndio florestal que, ao início da tarde de ontem, deflagrou no concelho de Tábua, foi dominado às 23h45 horas, de acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Destaque

Proteção Civil alerta para perigo de incêndio rural devido a “subida expressiva da temperatura”

Atendendo à informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera que prevê uma “subida expressiva da temperatura” e…

Cultura

Oliveira do Hospital afirma Marchas Populares como “uma das maiores iniciativas da região”

As Marchas Populares de Oliveira do Hospital, “uma das maiores iniciativas da região”, é motivo de “orgulho” para o Município oliveirense.

Região

Marcelo Rebelo de Sousa vai passar férias nas zonas afetadas pelos incêndios de 2017

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai cumprir a promessa de passar parte das suas férias nas zonas afetadas pelos grandes incêndios do ano passado.

Última Hora

Ordem dos Médicos do Centro diz que medidas de prevenção da gripe são ineficazes

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) lamenta a falta de planeamento do Ministério da Saúde para enfrentar o surto da gripe, …