Hoje é dia de “Lugar Sonoro” na Rádio Boa Nova
9 Maio, 2017 684 Views

Hoje é dia de “Lugar Sonoro” na Rádio Boa Nova

Na 9ª emissão do programa (às 14h00) apresentamos alguns dos sons gravados no passado domingo, 7 de maio, na aldeia do xisto da Benfeita, concelho de Arganil, por ocasião das 1620 badaladas…

… que se escutam a partir do relógio da Torre da Paz. Esta torre, mandada erguer em 1945, em homenagem ao fim da II Guerra Mundial e ao facto de Portugal não ter participado neste conflito. todos os anos desde então, a 7 de maio, escutam-se 1620 badaladas, uma por cada dia que durou a guerra. uma vez mais, depois dos trabalhos sonoros dedicados a esta efeméride, lançados em 2014, ligámos o gravador e gravámos as várias dinâmicas sonoras produzidas por este relógio antiquíssimo produzido em Almada.

Aproveitando a temática, apresentamos ainda nesta emissão uma peça sonora produzida a partir de sons gravados numa relojoaria de São Romão e que serviu, entre outras peças, para a sonoplastia da peça teatral MOMO, levada a cena em Seia pelos utentes da Casa Sta. Isabel.

Ainda na 1ª parte deste programa, tempo para escutarmos cinco peças sonoras dedicadas a 5 aldeias da rede das aldeias do xisto, nomeadamente: Benfeita, Vila Cova do Alva, Aldeia das Dez, Sobral de São Miguel e Barroca Grande.

Na 2ª parte continuamos pelo território do xisto, com uma peça produzida a partir de gravações sonoras numa série de aldeias, tendo em conta a entrada neste território a partir do IC8.

Luís Antero/ maio 2017

Previous Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se este sábado no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital
Next Coberturas de amianto deverão ser retiradas da Escola de Oliveira do Hospital nas férias de Verão

Artigos Relacionados

Última Hora

Neve cortou estradas na região de Seia e Manteigas

A GNR da Guarda alerta hoje para os condicionamentos de trânsito na manhã desta terça-feira devido à neve que caiu nas regiões de Manteigas e de Seia, distrito da Guarda. 

Informação

Pousada do Convento do Desagravo vai fechar no próximo verão

A Pousada do Convento do Desagravo, em Vila Pouca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital vai encerrar no dia 23 de julho, data em que termina …

Última Hora

MAAVIM manifesta falta de apoios em Coimbra

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM), em conjunto com a Comissão Nacional de Agricultores e a Associação Distrital de Agricultores de Coimbra,…

Região

Viseu: Cinco pessoas intoxicadas por cogumelos, uma está em estado grave

Cinco pessoas sofreram uma intoxicação devido à ingestão de cogumelos, em Lordosa, no concelho de Viseu, na quarta-feira à noite, tendo sido assistidas no hospital.

Informação

ASAE suspende 12 parques infantis

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, desde o início do ano, no âmbito das suas atribuições de fiscalização dos espaços de jogo e recreio,…

Informação

GNR promoveu operação “Internet Mais Segura” – Resultados

A Guarda Nacional Republicana (GNR) promoveu, entre os dias 5 e 8 de fevereiro, em todo o país várias ações de sensibilização com o objetivo de prevenir comportamentos de risco

Desporto

Desporto: Resultados do fim-de-semana

O Sampaense Basket começou a nova época da melhor forma, com uma vitória frente ao Maia por 66 – 70.

Sociedade

Homem suspeito de tráfico de armas na zona de Leiria foi detido pela PJ

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, anunciou hoje ter detido um homem suspeito da autoria da prática de um crime de detenção de arma proibida e tráfico e

Região

Pedrógão discute plano de auxílio às vítimas dos incêndios

A Câmara de Pedrógão Grande iniciou, hoje, uma reunião entre representantes de diversos organismos públicos ligados à saúde.

Região

Muito frio coloca quatro distritos em alerta

Quatro distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo a partir de hoje e até sábado devido ao tempo frio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Região

Festas do Concelho animam Seia durante 5 dias

HMB, Rita Guerra, ATOA, Cuca Roseta e Diogo Piçarra são os principais atrativos do vasto programa musical da 5ª edição das Festas do Concelho, que dão vida ao centro histórico

Região

Homem morre na sequência de queda num aqueduto em Coimbra

Um homem de 51 anos morreu hoje na sequência de uma queda de um aqueduto na estrada nacional que liga Souselas a Botão (N 336), próximo de um viaduto no