Hoje assinala-se o dia de luto nacional pelas vítimas de violência doméstica

Hoje assinala-se o dia de luto nacional pelas vítimas de violência doméstica

image_pdfimage_print

Portugal está, esta quinta-feira, 7 de março, de luto pelas vítimas de violência doméstica. Número de mulheres assassinadas neste contexto voltou a subir.

Para assinalar o momento, a Guarda Nacional Republicana acendeu as luzes do quartel do Carmo, em Lisboa, de cor-de-rosa.

O dia de luto nacional pelas vítimas de violência doméstica foi proposto ao Conselho de Ministros pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, e aprovado pelo Governo.

Na semana passada, na conferência de imprensa do Conselho de Ministros, foi anunciado que a equipa técnica multidisciplinar constituída para apresentar propostas concretas em matéria de violência doméstica vai reunir-se, pela primeira vez, dia 7 de março, ou seja, esta quinta-feira.

Em declarações aos jornalistas, a ministra anunciou a aprovação da constituição da equipa, que já tinha sido decidida há um mês, e disse que será coordenada pelo procurador Rui do Carmo, atual responsável pela Equipa de Análise Retrospetiva de Homicídio em Violência Doméstica.

De acordo com Mariana Vieira da Silva, a nova equipa terá de apresentar no prazo de três meses um relatório com propostas concretas sobre recolha de dados quantitativos, aperfeiçoamento dos mecanismos de proteção das vítimas nas primeiras 72 horas seguintes à apresentação de queixa e reforço dos modelos de formação.

Nas vésperas do dia de luto nacional, o número de mulheres mortas às mãos dos maridos ou companheiros voltou a subir, registando-se o último caso em Vieira do Minho. Uma mulher, com cerca de 40 anos, foi estrangulada pelo marido, que acabou se entregar às autoridades após o crime. “Uma realidade social intolerável e inadmissível”, assinala a GNR.

Previous GNR identificou quatro suspeitos de fogo florestal
Next Homem encontrado quase degolado afinal feriu-se a ele próprio

Artigos Relacionados

Desporto

Loeb entre os inscritos do WRC Vodafone Rally de Portugal

Lista de inscritos para o Rally de Portugal já conhecida.

Destaque

Movimento “Rumo ao Camião” apoia vítimas do incêndio em Oliveira do Hospital

Paulo Costa é um dos rostos da gigante onda de solidariedade que tem chegado ao concelho de Oliveira do Hospital após o incêndio de 15 de outubro.

Última Hora

“Ca$h Resto Z€ro” com olhar sobre 31º aniversário da Rádio Boa Nova

No habitual espaço de opinião na Rádio Boa Nova – Ca$h Resto Z€ro- Vítor Neves convida a um olhar para a Rádio Boa Nova e para o 31º aniversário.

Última Hora

José Ramos Mendes lembrado como “cidadão ativo” no lançamento do seu livro

Foi lançado, no passado dia 7 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Arganil, o livro “Contos e Poemas de Natal” de José Ramos Mendes.

Última Hora

Região: Homem morre ao volante de doença súbita

Um homem morreu num despiste automóvel na Estrada Nacional 111, em Tentúgal, Montemor-o-Velho, ao final da tarde de ontem.

Informação

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 28 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 26.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

“Há um cordão de solidariedade fantástico a abraçar Oliveira do Hospital”

O concelho de Oliveira do Hospital, fortemente afetado pelo incêndio de 15 de outubro que provocou prejuízos avultados…

Informação

Proteção Civil alerta população devido ao agravamento do estado do tempo

Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu, esta tarde, um aviso à população devido à precipitação forte, vento e agitação marítima.

Região

Atropelamento na Guarda fez dois mortos

O despiste de um veículo ligeiro na cidade da Guarda na tarde deste domingo resultou na morte de duas mulheres e em ferimentos numa terceira vítima.

Sociedade

O fim de semana vai trazer chuva e frio

A chuva regressa na sexta-feira a Portugal continental e mantém-se pelo menos até domingo, prevendo-se também uma descida das temperaturas entre 03 e 07 graus Celsius, adiantou à agência Lusa

Educação

Oliveira do Hospital abre candidaturas para atribuição de bolsas de estudo no Ensino Superior

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai atribuir bolsas de estudo no ensino superior a alunos com insuficiências económicas e de bolsas de estudo por mérito excecional.

Informação

Coral de Sant’Ana com percurso de “sucesso”

É já no próximo sábado, 2 de julho, que o Coral de Sant’Ana comemora o 36º aniversário. Fundado em 1980, o Coral tem associado um percurso de sucesso, procurando atrair