Há oito distritos sob aviso vermelho devido à depressão “Helena”

Há oito distritos sob aviso vermelho devido à depressão “Helena”

image_pdfimage_print

Vários distritos da costa ocidental de Portugal continental estão hoje sob aviso vermelho, o mais grave, devido à previsão de agitação marítima, o que levou já ao encerramento de oito barras, segundo o IPMA e a Marinha.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal vão estar entre as 12h00 e as 21h00 de hoje sob aviso vermelho devido à previsão de agitação marítima.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estão previstas ondas de noroeste com 7 a 8 metros, com altura máxima que poderá atingir 13 a 15 metros.

Na sequência do mau tempo e de acordo com informação da Marinha portuguesa, cerca das 06h00 de hoje estavam fechadas a toda a navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Aveiro, São Martinho do Porto e Ericeira.

Segundo a Marinha, a barra de Viana do Castelo está condicionada, encontrando-se fechada apenas a embarcações de calado inferior a 30 metros. As barras do Douro e da Figueira da Foz estão apenas fechadas a embarcações com calado inferior a 35 metros.

Além do vermelho para a agitação marítima, o IPMA emitiu avisos laranja e amarelo para hoje e sábado de vento para todos os distritos de Portugal continental, exceto Évora, e de neve para Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra.

O mau tempo que está a fazer-se sentir em Portugal continental deve-se aos efeitos da depressão ‘Helena’, centrada a noroeste do golfo de Biscaia, Espanha.

Esta depressão vai afetar Portugal Continental em particular no que respeita ao vento e à agitação marítima na costa ocidental.

Para hoje está previsto vento forte de noroeste, com rajadas até 75/85 km/h no litoral, que deverão atingir valores da ordem de 110 km/h a norte do cabo Mondego e nas terras altas do Minho e Douro litoral e da região Centro.

Quanto à agitação marítima, a previsão aponta para a costa ocidental ondas de 5 a 7 metros, e temporariamente a norte do cabo Raso, passando a 7 a 8 metros durante a tarde e início da noite, e com uma altura máxima que poderá atingir 15 metros.

Devido à passagem de uma massa de ar polar pós-frontal fria, prevê-se ocorrência de aguaceiros que poderão ser localmente intensos, de granizo e acompanhados de trovoada, e sob a forma de neve nas terras altas.

O IPMA prevê ainda uma descida da temperatura, o que associado ao vento forte aumentará o desconforto térmico.

Por causa do mau tempo, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertou para o agravamento das condições meteorológicas e oceanográficas na zona norte de Portugal continental, entre a madrugada de hoje e a de sábado.

“A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha reforçam a recomendação, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução”, alerta a Marinha em comunicado.

Também a Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou para a possibilidade de cheias, formação de lençóis de água e gelo e quedas de árvore devido às previsões de chuva, neve, vento e agitação marítima para os próximos dias.

Previous Moimenta da Beira: PJ investiga jovem encontrada morta em casa
Next PJ deteve suspeito de matar mulher de 25 anos em Moimenta da Beira

Artigos Relacionados

Última Hora

“Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova

À sexta feira o “Ca$h Resto Z€ro” traz a opinião à Rádio Boa Nova. Um olhar sobre a política, a economia e as pessoas com a assinatura de Vítor Neves.

Informação

Previsão de chuva e trovoada coloca nove distritos em aviso amarelo

Nove distritos das regiões do Norte e Centro do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e trovoadas, segundo o Instituto Português do

Desporto

Volta a Portugal começa hoje. No sábado tem chegada a Oliveira do Hospital

A 80ª edição da Volta a Portugal em bicicleta começa hoje com um curto prólogo, de 1,8 quilómetros, em Setúbal, com o espanhol Raúl Alarcón (W52-FC Porto), vencedor em 2017,

Informação

Tondela decreta três dias de luto municipal após tragédia

A Câmara Municipal de Tondela decretou três dias de luto municipal a começar hoje, 15 de janeiro, após a tragédia que, no último sábado, abalou o concelho.

Região

Coimbra: Fogo destruiu casa e desalojou uma pessoa

Uma habitação foi destruída, esta madrugada, por um incêndio e uma pessoa ficou desalojada, na povoação de Rios Frios, freguesia de Antuzede e Vil de Matos, no concelho de Coimbra.

Última Hora

Fundão: Fogo com origem em queimada provocou um morto

Um homem de cerca de 80 anos morreu, ontem, na sequência de um fogo que terá tido início numa queimada de resíduos, na freguesia da Orca, concelho do Fundão, disse

Sociedade

Tempo quente e seco regressa esta semana com máximas acima dos 30 graus

O tempo quente vai regressar ao continente, prevendo-se a partir de terça-feira uma subida gradual dos valores da temperatura, sendo que a máxima no sábado pode chegar aos 35 graus

Sociedade

IEFP renovou credenciação da ADIBER

O Conselho Diretivo do Instituto de Emprego e Formação Profissional renovou a credenciação da ADIBER, por um período de 3 anos, mantendo-a integrada na Rede Nacional de Entidades …

Última Hora

Nelas: Dia Nacional dos Moinhos no Rio Castelo celebrado com dezenas de participantes

No passado dia 7 de abril celebrou-se, pelo sétimo ano consecutivo, o “Dia Nacional dos Moinhos” com uma visita guiada aos moinhos do Rio Castelo, em Nelas.

Última Hora

FCOH venceu e Nogueirense perdeu na 7ª jornada do Campeonato Nacional

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) venceu, ontem, o Caldas Sport Clube por duas bolas a zero. No mesmo campeonato, a Associação Desportiva Nogueirense (ADN) perdeu por 1-0

Região

Duas pessoas morreram num naufrágio na Figueira da Foz

Um naufrágio de um pequeno barco na Figueira da Foz resultou na morte de duas pessoas e há pelo menos dois desaparecidos, confirmou a Capitania do Porto.

Destaque

Fundador da Sociedade Portuguesa de Medicina Chinesa alerta para a lei que regula o ensino e o exercício profissional (áudio)

Pedro Vaz, fundador e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Chinesa foi o convidado desta manhã na Rádio Boa Nova.