Há mais denúncias de violência doméstica em Oliveira do Hospital (com vídeo)
21 Junho, 2019 1857 Views

Há mais denúncias de violência doméstica em Oliveira do Hospital (com vídeo)

image_pdfimage_print

Entre maio de 2018 e junho de 2019, o gabinete de apoio social do Município de Oliveira do Hospital registou 15 casos de violência domestica.

Entre janeiro e maio deste ano, o Núcleo de Investigação de Apoio à Vítima da GNR já recebeu 19 queixas.


Os números foram revelados esta manhã, no Dia Municipal para a Igualdade, pelo vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital e vereador responsável pelo pelouro de ação social, José Francisco Rolo, que considera estar a acontecer uma maior “desocultação” dos casos de violência doméstica, deitando por terra o mito de que entre homem e mulher, ninguém mete a acolher. “Estes números que temos aqui, de alguma forma assustam. Mas acho que revelam a desocultação do fenómeno”. Para José Francisco Rolo “estes são os números da coragem, que revelam que há mudança na atitude das pessoas ao denunciarem”.

Segundo o responsável na área de jurisdição do território do Destacamento Territorial da GNR da Lousã, onde se inclui Oliveira do Hospital, o concelho oliveirense representa “31 por cento das queixas por violência doméstica”. “Isto é alarmante, mas os números devem ser lidos como um ato de coragem”, referiu José Francisco Rolo, realçando o facto de que “a violência é crime”.

O debate “Igualdade, desigualdades e formas de violência”, contou ainda com a participação de Ana Rodrigues, coordenadora da equipa Igualdade Local: Cidadania Responsável, Manuel Machado, professor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e Helena Berardo, mestre em Estudos Feministas e professora na Eptoliva.

A iniciativa está inserida no programa de Junho: Mês da Igualdade que decorre até ao dia 1 de julho com a realização de várias ações de sensibilização.

Previous Ca$h Resto Z€ro: “Marchas Populares e Há Festa na Zona Histórica são autênticas provas de vitalidade”
Next Festa do Município de Nelas decorre de 21 a 24 de junho

Artigos Relacionados

Informação

Santa Comba Dão: Detidos burlões de 20 anos

O Comando Distrital da PSP da Guarda deteve dois indivíduos, com 20 anos, e a identificou outros dois, um com 15 e outro com 16 anos, por alegadas burlas e

Informação

Onda de calor em outubro colocou Norte e Sul em situação de seca fraca

As regiões do Norte e Sul encontravam-se no final de outubro em situação de seca fraca, segundo informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Região

Ordem dos Médicos denuncia carência de equipamentos de radioterapia no Centro

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos denunciou a falta de equipamentos de radioterapia e,…

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 20 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 3.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Ermelinda da Silva, com 94 anos, reedita livro em Vila Franca da Beira

Este sábado, pelas 15h00, na sede da União Desportiva e Tuna Vilafranquense, em Vila Franca da Beira, terá lugar o lançamento da…

Educação

Oliveira do Hospital promove formação “Oficina do território”

Durante o mês de julho, o Município de Oliveira do Hospital vai promover a formação “Oficina do território: um programa educativo para Oliveira do Hospital” …

Última Hora

Previsão de neve acima de 800 metros coloca cinco distritos sob aviso amarelo

Cinco distritos de Portugal continental estão a partir de hoje sob aviso amarelo por causa das previsões de queda de neve acima da cota de 800 metros.

Educação

Greve fecha escolas da Ponte das Três Entradas e sede do Agrupamento em Oliveira do Hospital

A greve da Função Pública obrigou, esta manhã, ao encerramento da Escola Básica da Ponte das Três Entradas, no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Informação

ADEPTOLIVA aprova Relatório de Contas 2016 com saldo positivo e cumpre objetivo de abater o passivo da Associação

Na Assembleia Geral da ADEPTOLIVA, que contou com uma significativa participação dos seus promotores associados, o presidente da Direção, Daniel Dinis Costa, …

Informação

Proteção Civil emite aviso às populações por perigo de incêndio rural

Face à informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que prevê altas temperaturas para os próximos dias, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alerta para o

Região

Meios de combate a incêndios reforçados a partir de hoje

Os meios de combate a incêndios vão ser reforçados a partir hoje, passando a estar no terreno 8.187 operacionais, apoiados por 1.879 viaturas e 40 meios aéreos, segundo a Diretiva

Destaque

“Este é o dia mais dramático de Oliveira do Hospital”

É trágico o balanço que resulta do forte incêndio que no domingo afetou o concelho de Oliveira do Hospital, considerando o….