Há mais denúncias de violência doméstica em Oliveira do Hospital (com vídeo)
21 Junho, 2019 1346 Views

Há mais denúncias de violência doméstica em Oliveira do Hospital (com vídeo)

image_pdfimage_print

Entre maio de 2018 e junho de 2019, o gabinete de apoio social do Município de Oliveira do Hospital registou 15 casos de violência domestica.

Entre janeiro e maio deste ano, o Núcleo de Investigação de Apoio à Vítima da GNR já recebeu 19 queixas.


Os números foram revelados esta manhã, no Dia Municipal para a Igualdade, pelo vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital e vereador responsável pelo pelouro de ação social, José Francisco Rolo, que considera estar a acontecer uma maior “desocultação” dos casos de violência doméstica, deitando por terra o mito de que entre homem e mulher, ninguém mete a acolher. “Estes números que temos aqui, de alguma forma assustam. Mas acho que revelam a desocultação do fenómeno”. Para José Francisco Rolo “estes são os números da coragem, que revelam que há mudança na atitude das pessoas ao denunciarem”.

Segundo o responsável na área de jurisdição do território do Destacamento Territorial da GNR da Lousã, onde se inclui Oliveira do Hospital, o concelho oliveirense representa “31 por cento das queixas por violência doméstica”. “Isto é alarmante, mas os números devem ser lidos como um ato de coragem”, referiu José Francisco Rolo, realçando o facto de que “a violência é crime”.

O debate “Igualdade, desigualdades e formas de violência”, contou ainda com a participação de Ana Rodrigues, coordenadora da equipa Igualdade Local: Cidadania Responsável, Manuel Machado, professor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e Helena Berardo, mestre em Estudos Feministas e professora na Eptoliva.

A iniciativa está inserida no programa de Junho: Mês da Igualdade que decorre até ao dia 1 de julho com a realização de várias ações de sensibilização.

Previous Ca$h Resto Z€ro: “Marchas Populares e Há Festa na Zona Histórica são autênticas provas de vitalidade”
Next Festa do Município de Nelas decorre de 21 a 24 de junho

Artigos Relacionados

Informação

Dia 15: “Passados 3 ou 4 dias tivemos a rádio no ar para contar esta história. Passado ano e meio fizemos este livro” (com vídeo)

A emoção e a coragem marcaram ontem a comemoração do 33º aniversário da Rádio Boa Nova, que assinalou a data com o lançamento do livro “Dia 15”,…

Região

Casa de vítima de incêndio em Tondela assaltada durante funeral

A casa de uma das nove vítimas mortais do incêndio na Associação Cultural de Vila Noda Rainha, em Tondela, foi assaltada, no momento em que decorria o funeral do proprietário.

Nacional

Proteção Civil emite aviso devido ao aumento do perigo de incêndio

Na sequência da informação avançada, hoje, pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a partir de esta terça-feira e até ao próximo dia 17, para a generalidade do território

Informação

Capela de Nossa Senhora do Mont’Alto foi assaltada

A Capela de Nossa Senhora do Mont’Alto, no concelho de Arganil, foi assaltada, tendo sido furtados os cofres da porta e do lampadário.

Região

Feira do Queijo de Oliveira do Hospital com ação promocional no palácio do Gelo, em Viseu

Oliveira do Hospital realiza amanhã uma sessão de lançamento da Festa do Queijo Serra da Estrela, no Palácio do Gelo, em Viseu.

Informação

Seia entregou primeiros cartões da Rede Solidária do Medicamento

A Câmara Municipal de Seia entregou, ontem, os primeiros cartões da Rede Solidária do Medicamento, ao abrigo do programa protocolado com a Associação Dignitude,…

Desporto

Gonçalo Borges vence São Silvestre da Figueira da Foz

O atleta oliveirense Gonçalo Borges continua a somar títulos atrás de títulos nas provas que ultimamente tem participado. Agora foi na Figueira da Foz na habitual e muito participada, corrida

Sociedade

7 de outubro – Feriado Municipal de Oliveira do Hospital

  7 de Outubro – Feriado Municipal (em actualização) No início das cerimónias, a Boa Nova falou com o convidado Eduardo Cabrita, Ministro Adjunto e alguns homenageados  sobre este dia

Nacional

17 distritos sob aviso amarelo devido ao calor até sexta-feira. Risco de incêndio muito elevado

Todos os distritos de Portugal continental, à exceção de Faro, estão até ao final do dia de sexta-feira sob aviso amarelo, o menos grave, por causa do calor, informou o

Região

Suinicultores entregam 200 leitões vivos a famílias da região Centro

Mais de 200 leitões vivos são oferecidos, na quarta-feira, a famílias atingidas pelos incêndios deste ano na região Centro, numa iniciativa da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS).

Informação

Coimbra entre os distritos sob aviso amarelo devido à chuva

Coimbra é um dos distritos que está hoje sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva persistente.

Última Hora

Oliveira do Hospital é o 7º município mais transparente

O Município de Oliveira do Hospital  ocupa o sétimo lugar  no índice de Transparência Municipal de 2017, registando uma subida de 14 lugares relativamente ao último índice divulgado e que