“Há Festa…” alerta para necessidade de requalificação da Zona Histórica de Oliveira do Hospital
5 Julho, 2018 690 Views

“Há Festa…” alerta para necessidade de requalificação da Zona Histórica de Oliveira do Hospital

Este fim de semana, de 6 a 8 de julho, cumpre-se a 9ª edição do “Há Festa na Zona Histórica”, um evento marcado pela “grande envolvência social” e que continua a alertar…

… para a necessidade de requalificação do “casco histórico” da cidade de Oliveira do Hospital.


Adiado em uma semana devido ao mau tempo que se fez sentir na data inicialmente prevista, o “Há Festa na Zona Histórica” convida os oliveirenses e gentes da região a visitar a zona antiga da cidade e a desfrutar da programação que está preparada. Nuno Oliveira, presidente da Freguesia de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços, entidade organizadora, adiantou à Rádio Boa Nova que, por agora, já se ultimam os preparativos para “um fim de semana lúdico e de grande envolvência social”.

E tal como na primeira edição, Nuno Oliveira mantém o propósito de alertar para a “necessidade de requalificação do casco histórico da cidade”, seja para melhorar as condições de habitabilidade dos que ali mantêm residência, e salvaguardar o comércio local e tradicional, seja também para preservar o património material e humano, que constitui a identidade daquela zona da cidade oliveirense. De acordo com o autarca, a “requalificação está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU)” mas espera que “não seja feita à toa”. “Tem que haver sensibilidade (urbana e estética)”, defende Nuno Oliveira, que ao longo dos anos tem defendido o aproveitamento do potencial turístico da zona histórica, à semelhança do que já acontece em outros espaços semelhantes, em outros países. Defende, por isso, a adaptação da zona histórica a uma espécie de “centro comercial ao ar livre”, a exemplo dos “albergues difusos” que existem em Itália. Entende Nuno Oliveira, que os pisos superiores dos edifícios sirvam para implementação de serviços e os rés de chão para restauração e atividades similares.

A degradação de alguns edifícios tem levado à desertificação da Zona Histórica, cuja vitalidade vem sendo assegurada pelos comerciantes locais, que partilham um “espírito especial” e convivem como sendo “uma verdadeira família”. “Demonstra que a parte humana é muito importante”, constata o autarca.

Às portas do “Há Festa na Zona Histórica”, Nuno Oliveira volta a lembrar que “quem faz a festa são as pessoas”, pelo que o programa que está preparado, assim como os expositores de artesanato e produtos locais, constituem uma mais valia para “engrandecer o evento”. “Todos os anos procuramos variar a parte lúdica e musical, porque o objetivo é que este evento seja transversal”, referiu.

Neste que é um evento de “proximidade” que visa apoiar o comércio local, a entrada “é livre”. Nuno Oliveira espera que os oliveirenses e gentes da região marquem presença na iniciativa, que já é de visita obrigatória para muitos conterrâneos que estão fora e já definiram a data do evento, como aquela em que regressam às origens.

image_pdfimage_print
Previous Relatório revela que Portugal é o país europeu mais afetado por incêndios
Next Sporting: Fernando Tavares Pereira quer um clube "estável" e "unido"

Artigos Relacionados

Informação

Viseu vai dar nome de Mário Soares a uma artéria da cidade

A Câmara de Viseu aprovou, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do antigo Presidente da República Mário Soares e decidiu dar o seu nome a uma artéria da

Informação

Coimbra: Jovem apanhado em flagrante a assaltar casa

Um jovem de 18 anos foi detido, no sábado à noite, quando assaltava uma residência na Rua da Figueira da Foz, em Coimbra.

Última Hora

Câmara de Pedrógão Grande estima prejuízos de 250 milhões de euros

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, estimou hoje em 250 milhões de euros os prejuízos no concelho decorrentes do incêndio que vitimou 64 pessoas e que provocou

Informação

Venceslau Fernandes vence 2ª etapa da Volta a Portugal do Futuro em Oliveira do Hospital

Venceslau Fernandes foi, hoje, o grande vencedor da 2ª etapa da 26ª Volta a Portugal do Futuro, que decorreu no concelho de Oliveira do Hospital, com chegada ao Monte do

Região

Região: Homem morreu em despiste de viatura ligeira

Um homem com cerca de 50 anos morreu, ontem, após o despiste da viatura ligeira que conduzia numa localidade do concelho de Vouzela.

Informação

Vinte e quatro concelhos do país com risco máximo de incêndio

Vinte e quatro concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Última Hora

Desporto – Resultados de fim de semana

No Campeonato de Portugal Prio, série D, o Nogueirense deslocou-se esta tarde ao Recreio de Águeda e perdeu por 3-0. O Tourizense foi ao Pampilhosa perder por 3-2 e é

Cultura

Ricardo Araújo Pereira apoia vítimas de Oliveira do Hospital. Conta solidária já ultrapassa os 58 mil euros

É já no próximo sábado, dia 14 de abril, pelas 21h30, que a Casa da Cultura César Oliveira recebe “Uma conversa sobre assuntos”, um espetáculo de Ricardo Araújo Pereira.

Última Hora

Coimbra entre os distritos sob aviso amarelo devido à chuva

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra estão sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros,…

Última Hora

Secção de Hóquei Patins do FCOH espera “encher” pavilhão em jogo solidário com o Benfica

A equipa de Hóquei Patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) realiza esta quinta feira, dia 20, pelas 21h00, o jogo solidário frente ao Benfica,…

Informação

GNR dá conselhos à população por causa dos incêndios

Numa altura em que as chamas estão a fustigar a ilha da Madeira e a zona norte do país, a GNR deixa alguns conselhos úteis à população.

Última Hora

Aveiro: PJ deteve suspeito do crime de abuso sexual de crianças agravado

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve, no cumprimento de mandado emitido pelo Departamento de Instrução e Ação Penal de Aveiro,…

Cultura

Exposição na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital mostra “Livros Miniatura”

O Município de Oliveira do Hospital vai receber na Biblioteca Municipal a exposição “Livros Miniatura”, um projeto de João Lizardo. A exposição será inaugurada no próximo dia 14 de Maio,…

Última Hora

Filipe Abrantes motivado para 5º Constálica Rallye de Vouzela

Depois da pausa para as férias de verão, o Campeonato Centro de Ralis vai regressar e visitar a região de Lafões para a realização do 5º Constálica Rallye de Vouzela.

Última Hora

Portugal foi país com mais fogos e com a maior área ardida no ano passado

A Comissão Europeia publicou hoje o relatório anual sobre incêndios florestais em 2017, revelando que Portugal foi o país com mais fogos (21.006, mais vítimas mortais (114) e com a

Região

Um morto em acidente com trator agrícola em Penacova

Um homem com cerca de 60 anos morreu, ontem à tarde, na sequência de um acidente com o trator agrícola que conduzia em Penacova.  

Última Hora

Sete distritos do continente sob aviso amarelo devido à chuva e trovoada

Sete distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, granizo e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

Câmara de Viseu autua infraestruturas de Portugal por falta de limpeza de vias

A Câmara de Viseu abriu um processo de contraordenação à Infraestruturas de Portugal por falta de limpeza das estradas no concelho.

Informação

Neve corta estradas em Viseu

O mau tempo no norte do país obrigou ao corte de trânsito em diversas estradas municipais e, além do IP4 (Amarante/Vila Real), cortado desde terça-feira, também a A24 está interrompida

Última Hora

Penacova acolhe fase intermunicipal do concurso nacional de leitura

O Plano Nacional de Leitura, em articulação com a RTP, com a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e com a Rede de Bibliotecas Escolares, promove o Concurso

Destaque

Oliveira do Hospital é 21º município mais transparente do país

O Município de Oliveira do Hospital ocupa o lugar 21 no índice da Associação Cívica Transparência e Integridade, que mede a disponibilização de informação de interesse público nos sites dos

Última Hora

Oliveira do Hospital vive mais uma Semana Académica

Está por aí mais uma Semana Académica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital. Hoje, às 00h00 acontece a “Serenata Monumental”. Até domingo, dia 22, …

Região

Terceiro GNR ferido a tiro na caça aos suspeitos do assalto que provocou dois mortos em Aguiar da Beira

As sucessivas trocas de tiros que se registaram, desde esta madrugada, na sequência de um assalto em Aguiar da Beira, já feriram dois militares da GNR …

Destaque

Marcelo Rebelo de Sousa preside a almoço solidário em Oliveira do Hospital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai presidir, no dia 11 de março, a um almoço solidário em Oliveira do Hospital, no âmbito da Feira do Queijo, agendada