“Há Festa…” alerta para necessidade de requalificação da Zona Histórica de Oliveira do Hospital
5 Julho, 2018 496 Views

“Há Festa…” alerta para necessidade de requalificação da Zona Histórica de Oliveira do Hospital

Este fim de semana, de 6 a 8 de julho, cumpre-se a 9ª edição do “Há Festa na Zona Histórica”, um evento marcado pela “grande envolvência social” e que continua a alertar…

… para a necessidade de requalificação do “casco histórico” da cidade de Oliveira do Hospital.


Adiado em uma semana devido ao mau tempo que se fez sentir na data inicialmente prevista, o “Há Festa na Zona Histórica” convida os oliveirenses e gentes da região a visitar a zona antiga da cidade e a desfrutar da programação que está preparada. Nuno Oliveira, presidente da Freguesia de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços, entidade organizadora, adiantou à Rádio Boa Nova que, por agora, já se ultimam os preparativos para “um fim de semana lúdico e de grande envolvência social”.

E tal como na primeira edição, Nuno Oliveira mantém o propósito de alertar para a “necessidade de requalificação do casco histórico da cidade”, seja para melhorar as condições de habitabilidade dos que ali mantêm residência, e salvaguardar o comércio local e tradicional, seja também para preservar o património material e humano, que constitui a identidade daquela zona da cidade oliveirense. De acordo com o autarca, a “requalificação está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU)” mas espera que “não seja feita à toa”. “Tem que haver sensibilidade (urbana e estética)”, defende Nuno Oliveira, que ao longo dos anos tem defendido o aproveitamento do potencial turístico da zona histórica, à semelhança do que já acontece em outros espaços semelhantes, em outros países. Defende, por isso, a adaptação da zona histórica a uma espécie de “centro comercial ao ar livre”, a exemplo dos “albergues difusos” que existem em Itália. Entende Nuno Oliveira, que os pisos superiores dos edifícios sirvam para implementação de serviços e os rés de chão para restauração e atividades similares.

A degradação de alguns edifícios tem levado à desertificação da Zona Histórica, cuja vitalidade vem sendo assegurada pelos comerciantes locais, que partilham um “espírito especial” e convivem como sendo “uma verdadeira família”. “Demonstra que a parte humana é muito importante”, constata o autarca.

Às portas do “Há Festa na Zona Histórica”, Nuno Oliveira volta a lembrar que “quem faz a festa são as pessoas”, pelo que o programa que está preparado, assim como os expositores de artesanato e produtos locais, constituem uma mais valia para “engrandecer o evento”. “Todos os anos procuramos variar a parte lúdica e musical, porque o objetivo é que este evento seja transversal”, referiu.

Neste que é um evento de “proximidade” que visa apoiar o comércio local, a entrada “é livre”. Nuno Oliveira espera que os oliveirenses e gentes da região marquem presença na iniciativa, que já é de visita obrigatória para muitos conterrâneos que estão fora e já definiram a data do evento, como aquela em que regressam às origens.

image_pdfimage_print
Previous Relatório revela que Portugal é o país europeu mais afetado por incêndios
Next Sporting: Fernando Tavares Pereira quer um clube "estável" e "unido"

Artigos Relacionados

Última Hora

Mundo: Trump é o novo presidente dos Estados Unidos da América

Este é o primeiro discurso de Donald Trump, esta madrugada eleito o 45º. presidente dos Estados Unidos da América.

Última Hora

Tuna Recreativa Penalvense recebe congénere espanhola no 10º Sarau Musical da Primavera

A Sociedade Recreativa Penalvense recebe, no próximo dia 21 de abril, pelas 21h30, o “X Sarau Musical da Primavera” na sua sede, em Penalva de Alva, …

Informação

Estradas na Serra da Estrela cortadas devido à queda de neve

As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão cortadas devido à queda de neve.

Região

Carnaval da Beira Serra sai pelas ruas de Lagares da Beira “seja a chover ou a nevar”

Em Lagares da Beira ultimam-se os preparativos  para o Carnaval da Beira Serra. O momento alto está reservado para a tarde de terça-feira, dia 28,…

Informação

Apoios “não são suficientes” para recuperação de empresas e agricultura em Oliveira do Hospital

À saída da reunião com os empresários afetados pelo incêndio de 15 de outubro, realizada ontem em Oliveira do Hospital, o sentimento é de que…

Sociedade

ARS do Centro pede à população para evitar urgências na vaga de frio

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) apelou hoje à população para evitar as urgências, “sempre que possível”, e recorrer ao centro de saúde…

Região

Incêndio em Santa Comba Dão deixa três pessoas desalojadas

Três pessoas ficaram desalojadas hoje de manhã na sequência de um incêndio numa casa em Santa Comba Dão.

Desporto

Mário Patrão vence etapa e reforça liderança no Morocco Desert Challenge

Mário Patrão reforçou, ontem, a sua liderança no Morocco Desert Challenge após vencer a quarta etapa desta grande maratona africana.

Região

Carnaval menos frio e molhado no Norte e Centro

Uma pequena subida das temperaturas mínimas vai trazer um Carnaval menos frio, mas molhado, sobretudo nas regiões do Norte e Centro, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Última Hora

FCOH joga com Tourizense. AD Lagares defronta Académica  

Em competição na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) defronta, este domingo, pelas 15 horas,…

Politica

PSD de Oliveira do Hospital pede esclarecimentos a Costa sobre atraso “nas obras no IC6”

A Comissão Política do PSD de Oliveira do Hospital quer que o presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino e o primeiro Ministro, António Costa, esclareçam os oliveirenses sobre…

Última Hora

Praia Fluvial de Avô vai estar recuperada “o mais rapidamente possível”

O arranque da época balnear está a ser marcado, no concelho de Oliveira do Hospital, pela falta de condições para banhos na conhecida praia fluvial de Avô,…

Última Hora

Acidente sem feridos na Catraia de S. Paio

Um acidente ocorrido esta manhã, pelas 09h00, entre duas viaturas ligeiras não causou feridos. A colisão verificou-se na Catraia de S. Paio, na principal via de acesso…

Última Hora

Triatleta Rafael Gomes conseguiu 2º lugar no Ironman de Espanha

Depois de uma paragem forçada com intervenção cirúrgica, Rafael Gomes está de regresso à competição. No IRONMAN NORTHWEST TRIMAN disputado em Espanha … … conseguiu o 2º Lugar Absoluto entre

Informação

Aqua Village já proporciona massagens com mel em gotas suspensas

As massagens com mel em gotas suspensas nas árvores, a dois metros de altura, já são uma realidade no Aqua Village Health Resort & Spa, no concelho de Oliveira do

Região

Festas de Verão animam Penalva de Alva

As tradicionais Festas de Verão em Penalva de Alva estão de regresso no fim-de-semana de 5, 6 e 7 de agosto. A edição deste ano, …

Sociedade

Já está escolhido o “Postal de Natal Digital 2016”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital promoveu, pelo terceiro ano consecutivo, o concurso “Postal de Natal Digital” dirigido aos alunos do 3.º Ciclo, do Ensino Secundário e do Ensino

Cultura

Comemorações 25 de abril: Autarca de Oliveira do Hospital não vai dar “tréguas” ao governo

Na comemoração oficial do 42º aniversário do 25 de abril, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital garantiu, ontem, não dar “tréguas” ao governo na resolução dos problemas

Informação

Autarca de Oliveira do Hospital demarca-se da polémica que envolve o Nogueirense e o FCOH

José Carlos Alexandrino falou, pela primeira vez em público, do caso que envolve o Nogueirense e o FCOH para se demarcar da polémica que atribui a “problemas” entre dirigentes.

Destaque

Atropelamento provocou a morte a mulher de 60 anos na EN17, em Oliveira do Hospital

Uma mulher, com 60 anos, morreu ao final da manhã de hoje na sequência de atropelamento, na EN17, junto ao Lidl, em Oliveira do Hospital.

Informação

Esplanadas de Oliveira do Hospital continuam isentas de taxas entre 1 de maio e 30 de setembro

Os cafés, bares e restaurantes de Oliveira do Hospital voltam este ano a estar isentos do pagamento de taxas de esplanadas entre 1 de maio e 30 de setembro. A

Informação

Desporto de fim de semana

No basquetebol o Sampaense não joga este fim de semana e vai na próxima jornada deslocar-se ao Benfica (26Nov) Os campeonatos nacionais estão parados este fim de semana devido aos

Região

Maratona Clube Vila Chã disputou 2º Meeting Internacional do SL Benfica

No passado dia 17 junho, o Maratona Clube Vila Chã esteve representado pelo atleta Alexandre Figueiredo no 2º Meeting Internacional do SL Benfica,…

Informação

DESPORTO – Resultadodos de fim de semana

Nesta jornada 5 do Campeonato de Portugal Prio, o FCOH deslocou-se aos Açores para defrontar o Sp. Ideal e foi goleado por 4-0. Já o Nogueirense em casa bateu a