“Há Festa…” alerta para necessidade de requalificação da Zona Histórica de Oliveira do Hospital
5 Julho, 2018 875 Views

“Há Festa…” alerta para necessidade de requalificação da Zona Histórica de Oliveira do Hospital

Este fim de semana, de 6 a 8 de julho, cumpre-se a 9ª edição do “Há Festa na Zona Histórica”, um evento marcado pela “grande envolvência social” e que continua a alertar…

… para a necessidade de requalificação do “casco histórico” da cidade de Oliveira do Hospital.


Adiado em uma semana devido ao mau tempo que se fez sentir na data inicialmente prevista, o “Há Festa na Zona Histórica” convida os oliveirenses e gentes da região a visitar a zona antiga da cidade e a desfrutar da programação que está preparada. Nuno Oliveira, presidente da Freguesia de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços, entidade organizadora, adiantou à Rádio Boa Nova que, por agora, já se ultimam os preparativos para “um fim de semana lúdico e de grande envolvência social”.

E tal como na primeira edição, Nuno Oliveira mantém o propósito de alertar para a “necessidade de requalificação do casco histórico da cidade”, seja para melhorar as condições de habitabilidade dos que ali mantêm residência, e salvaguardar o comércio local e tradicional, seja também para preservar o património material e humano, que constitui a identidade daquela zona da cidade oliveirense. De acordo com o autarca, a “requalificação está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU)” mas espera que “não seja feita à toa”. “Tem que haver sensibilidade (urbana e estética)”, defende Nuno Oliveira, que ao longo dos anos tem defendido o aproveitamento do potencial turístico da zona histórica, à semelhança do que já acontece em outros espaços semelhantes, em outros países. Defende, por isso, a adaptação da zona histórica a uma espécie de “centro comercial ao ar livre”, a exemplo dos “albergues difusos” que existem em Itália. Entende Nuno Oliveira, que os pisos superiores dos edifícios sirvam para implementação de serviços e os rés de chão para restauração e atividades similares.

A degradação de alguns edifícios tem levado à desertificação da Zona Histórica, cuja vitalidade vem sendo assegurada pelos comerciantes locais, que partilham um “espírito especial” e convivem como sendo “uma verdadeira família”. “Demonstra que a parte humana é muito importante”, constata o autarca.

Às portas do “Há Festa na Zona Histórica”, Nuno Oliveira volta a lembrar que “quem faz a festa são as pessoas”, pelo que o programa que está preparado, assim como os expositores de artesanato e produtos locais, constituem uma mais valia para “engrandecer o evento”. “Todos os anos procuramos variar a parte lúdica e musical, porque o objetivo é que este evento seja transversal”, referiu.

Neste que é um evento de “proximidade” que visa apoiar o comércio local, a entrada “é livre”. Nuno Oliveira espera que os oliveirenses e gentes da região marquem presença na iniciativa, que já é de visita obrigatória para muitos conterrâneos que estão fora e já definiram a data do evento, como aquela em que regressam às origens.

Previous Relatório revela que Portugal é o país europeu mais afetado por incêndios
Next Sporting: Fernando Tavares Pereira quer um clube "estável" e "unido"

Artigos Relacionados

Última Hora

PJ deteve suspeito de fogo posto em Tábua

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração da GNR de Oliveira do Hospital, procedeu à detenção de um homem de 43 anos, …

Última Hora

Proteção civil emite aviso à população devido ao mau tempo

As condições meteorológicas previstas para os próximos dias levaram a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a emitir um aviso à população.

Informação

Previsão de chuva e trovoada coloca nove distritos em aviso amarelo

Nove distritos das regiões do Norte e Centro do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e trovoadas, segundo o Instituto Português do

Informação

Região: Mulher de 75 anos morreu em mina

Uma mulher, de 75 anos, foi encontrada esta manhã sem vida numa mina, em Vila Nova de Monsarros, em Anadia, Aveiro, por equipas de socorro e emergência …

Última Hora

Município de Seia apoia estudantes do ensino superior com bolsas de estudo

A Câmara de Seia vai continuar a apoiar os alunos que frequentam o ensino superior, um incentivo à formação académica que se traduzirá na atribuição de bolsas de estudo durante

Informação

PJ deteve suspeito de homicídio em Coimbra

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem, desempregado, pela presumível autoria de um crime de homicídio, na forma tentada, em Coimbra.

Região

Jovens estrangeiros querem atrair mais pessoas para a região do Pinhal Interior

Com o projecto Wildings, um grupo de jovens quer atrair mais pessoas para a região do Pinhal Interior. Para isso, têm um site, uma websérie e, em breve, um guia

Desporto

Maratona Clube Vila Chã participou no Campeonato Nacional de Estrada

No passado dia 12 de janeiro, o Maratona Clube Vila Chã esteve presente no Campeonato Nacional de Estrada, em Lisboa, que se realizou no Estádio Nacional do Jamor.

Politica

Assembleia Municipal arranca com voto de pesar pelo falecimento de Alexandre de Brito Gouveia

Decorre desde cerca das 14h30 desta sexta feira a sessão ordinária da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital. O arranque dos trabalhos ficou marcado …

Última Hora

BLC3 passa a “Campus de Tecnologia e Inovação”  e aposta em nova Imagem Institucional

A Associação BLC3, a operar em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital apostou em nova imagem institucional, que se tornará visível a partir de hoje, 31 de

Região

IAPMEI promove dia de atendimento descentralizado em Seia

O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, IP, em parceria com a Câmara Municipal de Seia e a CIMBSE-Comunidade Intermunicipal das Beiras e…

Sociedade

CPCJ de Oliveira do Hospital sensibilizou comunidade para a prevenção dos maus-tratos na infância

A sensibilização e mobilização da comunidade para o combate aos maus-tratos na infância foram os principais objetivos das iniciativas a que a Comissão…