Há duas empresas (uma de capital chinês) interessadas em viabilizar o Matadouro
14 Junho, 2019 1475 Views

Há duas empresas (uma de capital chinês) interessadas em viabilizar o Matadouro

image_pdfimage_print

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino adiantou ontem, em reunião pública do executivo, …

… que “há duas empresas que mostram interesse em viabilizar” o Matadouro Regional da Beira Serra que fechou no início do mês e deixou 42 pessoas no desemprego. Uma das empresas é “de capital chinês”, adiantou.

A informação decorreu da intervenção do vereador do PSD, João Paulo Albuquerque, que questionou o presidente da autarquia, sobre qual foi a sua atuação na em reunião de Assembleia do Matadouro que ditou o fecho do espaço. “Foram ou não respeitados os direitos dos trabalhadores?”, questionou o eleito pelo PSD, que perguntou ainda se “há ou não perspetivas de que esta indústria transformadora volte a laborar num futuro próximo”. O vereador garantiu que o “PSD estará sempre disponível para apoiar uma solução que defenda os interesses dos trabalhadores e do concelho”. “Pois trata-se de uma empresa que tinha uma imagem de marca e que projetava o concelho”, acrescentou.

José Carlos Alexandrino esclareceu que os “2,22 por cento” que a Câmara detém na sociedade do Matadouro “não dá para tomar posição nenhuma”. “O matadouro nunca teve gestão autárquica, mas teve muitos problemas”, sustentou José Carlos Alexandrino, verificando que “um matadouro, que dá prejuízo de 30 mil Euros por mês, é uma empresa que não tem possibilidade para continuar”. Ainda assim, disse congratular-se porque o “Matadouro pagará todas as indemnizações aos trabalhadores” e “não tem dívidas à Segurança Social, ao Fisco e a fornecedores”.

Atentando à situação atual do Matadouro, José Carlos Alexandrino disse concordar com o seu encerramento, que decorreu do facto de “não se ter modernizado”. “E não só”, referiu ainda o autarca, notando que “vender é fácil, cobrar o dinheiro às vezes é difícil” e “havia pessoas responsáveis lá a trabalhar que não fizeram o seu trabalho”. Para o autarca, “o Matadouro fez o que tinha que fazer” e garantiu que o Município está a trabalhar para procurar soluções. Adiantou que “há duas empresas que mostram interesse em viabilizar o Matadouro”, sendo uma delas de “capital chinês”. “Era o que eu pensava. Andam a comprar o país”, reagiu o vereador do PSD, João Paulo Albuquerque.

 

Previous Incêndios: Município de Góis apoia reconstrução de habitações não permanentes
Next Região: Menino foi mordido por víbora cornuda e deu entrada no hospital em estado grave

Artigos Relacionados

Informação

EN 17 considerada “vergonha nacional”

“Vergonha Nacional” é assim que está a ser considerada a Estrada Nacional 17, no troço que atravessa Oliveira do Hospital. A mensagem circula nas redes sociais.

Última Hora

FCOH organiza almoço de convívio para sócios, patrocinadores e parceiros do clube

A direção do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), como forma de agradecer todo o apoio prestado ao clube “neste momento de reestruturação e ressurgimento do clube”, está a

Nacional

Chuva e pequena subida da temperatura mínima a partir de quarta-feira

A chuva vai voltar a Portugal continental a partir de quarta-feira e pelo menos até domingo, enquanto as temperaturas mínimas deverão subir, de acordo com a Paula Leitão meteorologista do

Última Hora

Estádio Municipal de Seia acolhe campanha de colheita de sangue e jogo solidário   

  A propósito da 14ª edição do FootPáscoa, realiza-se hoje, às 19h, no Estádio Municipal de Seia um Jogo de Futebol Solidário entre pais, encarregados de educação dos participantes, …

Região

Polícia Judiciária deteve guarda prisional e recluso por suspeita de tráfico de droga e corrupção

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, deteve dois homens, um recluso em gozo de licença jurisdicional e um guarda prisional, …

Informação

Unesco vai avaliar candidatura da Serra da Estrela, no centro de Portugal, a Geopark

No próximo dia 8 de setembro, o ‘council’ do Programa de Geoparks Globais da Unesco vai apreciar e votar a candidatura da [Serra da Estrela] a Geopark Mundial, em Itália,…

Última Hora

16 detenções e 74 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 19 a 25 de setembro, no âmbito de um conjunto de operações que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta… 

Destaque

Educação Ambiental: Quer arborizar? Evite o eucalipto e faça comunicação ao ICNF para evitar coimas…

As ações de arborização e rearborização estão sujeitas a uma comunicação e pedido de autorização ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, …

Informação

“Mesa da Beira Serra” é pré-finalista das 7 Maravilhas de Portugal

A candidatura da “Mesa da Beira Serra” ao Concurso 7 Maravilhas à Mesa, promovida pela ADIBER foi eleita pelo júri como uma das 49 pré-finalistas desta iniciativa que, agora, entrará

Informação

Cooperativa informa associados sobre apoio aos rendimentos

A Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central realiza, hoje, em Oliveira do Hospital um colóquio alusivo aos apoios aos rendimentos e segurança no trabalho agrícola e florestal.

Última Hora

Câmara da Guarda garante continuidade na prevenção

A Câmara Municipal da Guarda vai continuar a apostar este ano na limpeza das florestas e na prevenção para minimizar o problema dos incêndios florestais, anunciou o seu presidente. “Vamos

Última Hora

Bruno Amado mantém-se na presidência da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira

Bruno Amado continua à frente da presidência da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, em resultado do recurso solicitado, a propósito do processo onde previa