Guarda: GNR vai prestar teleassistência para apoiar pessoas vulneráveis

Guarda: GNR vai prestar teleassistência para apoiar pessoas vulneráveis

A GNR da Guarda prevê iniciar, em janeiro de 2019, um programa de teleassistência para apoiar pessoas da região que vivem sós e isoladas, projeto que também envolve os municípios.

Segundo o comandante do Comando Territorial da GNR da Guarda, coronel Cunha Rasteiro, o projeto de teleassistência a pessoas especialmente vulneráveis vai ser aplicado com o apoio de dez autarquias do distrito, exceto Gouveia, Seia, Fornos de Algodres e Aguiar da Beira, que já possuem serviços idênticos.

O programa, que arrancará com o apoio a cerca de duzentos idosos, está na reta final de implementação e, segundo o responsável, é “uma resposta às necessidades sentidas” na região.

Cunha Rasteiro adiantou hoje que o projeto pretende apoiar as pessoas que “vivem sós e isoladas” e muitas vezes não têm familiares nem vizinhos.

Por outro lado, referiu que o programa também permite colocar a tecnologia “ao serviço do cidadão em termos de segurança”.

Em termos de funcionamento, o coronel explicou que o Comando Territorial da GNR possui uma “sala de situação” que receberá “o sinal do equipamento que a pessoa transporta com ela” e que depois dará resposta à situação e permitirá “direcionar o policiamento”.

A GNR já tem no distrito da Guarda dez Núcleos de Idosos em Segurança, formados por dois elementos, que se dedicam ao apoio exclusivo a idosos e a pessoas que vivem sós e isoladas nos 14 concelhos.

Garantir respostas no âmbito da prevenção e promoção da qualidade de vida, ao tentar combater os efeitos negativos das situações de isolamento e solidão, proporcionar uma resposta imediata em situações de emergência, bem como o apoio à solidão a todos os utentes que se encontrem em situação de vulnerabilidade ou dependência, 24 horas por dia e sete dias por semana e melhorar a qualidade de vida, a saúde, a tranquilidade, a segurança, a autonomia e a autoestima, são propósitos da iniciativa.

Segundo a operação “Censos Sénior 2017” da GNR, o distrito da Guarda é aquele que tem mais idosos a viver sozinhos ou isolados.

Os dados apontam que no distrito da Guarda vivem 3.932 idosos sozinhos ou isolados, seguindo-se Viseu com 3.930. Dos 3.932 idosos sinalizados no distrito da Guarda, 3.197 vivem sozinhos e 452 isolados.

Previous Obras concluídas na linha da Beira Alta
Next Viseu: Dois homens detidos por tráfico de estupefacientes

Artigos Relacionados

Informação

Peniche: quatro homens identificados por furtos em parque de campismo

O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, entre os dias 21 e 27 de agosto, identificou quatro homens, suspeitos de furtos em

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 13 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 13.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

Centro de Interpretação da Serra da Estrela promove percursos pedestres no período da Páscoa

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), em aproveitamento do período da Páscoa e devido à afluência de turistas à região, está a promover percursos pedestres dirigidos a

Sociedade

Um milhão de Euros para requalificar sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

A sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital vai ser requalificada num investimento de cerca de um milhão de Euros, …

Desporto

Conheça o calendário desportivo deste fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) desloca-se amanhã, 22 de dezembro, a Fátima. O jogo antecipado da 16ª jornada da Série C do Campeonato Nacional acontece às 15h00,

Região

Seia entregou primeiros cartões da Rede Solidária do Medicamento

A Câmara Municipal de Seia entregou, ontem, os primeiros cartões da Rede Solidária do Medicamento, ao abrigo do programa protocolado com a Associação Dignitude,…

Última Hora

Feliciano da Silva lança livro “O meu lindo jardim florido”

No próximo domingo, 16 de julho, decorrerá o lançamento do novo livro de Feliciano da Silva, “O meu lindo jardim florido”.

Região

Mangualde: Bloco de Esquerda preocupado com a poluição da Ribeira da Lavandeira

A Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda (BE) tem, junto com a população de Mangualde, registado a poluição da Ribeira da Lavandeira e de toda a zona

Região

Município de Nelas assinala Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

  O Município de Nelas está a organizar uma ação que visa assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a realizar no próximo sábado, dia 25

Informação

Alexandrino congratula-se pela 7ª posição do município no Índice de Transparência

Oliveira do Hospital é o 7º município mais transparente do país e o primeiro classificado ao nível do distrito de Coimbra, no Índice de Transparência Municipal (ITM) 2017,…

Região

17 detenções, 934 infrações e 62 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 16 a 22 de janeiro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Região

Diretor do Agrupamento de Escolas pede “canal aberto” no centro de saúde para situações não urgentes

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital quer que os alunos, em situação de queda ou doença considerada “não urgente”, possam ser vistos primeiro …