Grupo do Senhor das Almas cuida há 12 anos dos peregrinos de Fátima
7 Maio, 2016 2069 Views

Grupo do Senhor das Almas cuida há 12 anos dos peregrinos de Fátima

image_pdfimage_print

No mês da habitual peregrinação a Fátima, ressurge na localidade do Senhor das Almas, junto à EN17 no concelho de Oliveira do Hospital, o “Stop Solidário” que, a partir de hoje e até dia 9 de maio, presta apoio às várias centenas de pessoas que seguem o caminho da fé em direção ao Santuário.

 

Acontece assim há 12 anos consecutivos. Uma equipa multidisciplinar composta por vários voluntários transforma o espaço gentilmente cedido pela Irmandade do Divino Senhor das Almas, ampliado por uma tenda disponibilizada pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, num verdadeiro ponto de apoio aos peregrinos. Às macas, medicamentos e alimentos, juntam-se os conhecimentos e a experiências daqueles que há mais de uma década acolhem e cuidam dos caminheiros da fé que ali chegam com mazelas várias e a precisar de conforto e afeto. Ali se aconchegam os peregrinos com o que é possível e foi cedido por instituições locais e do concelho e algumas empresas.

Em mais uma missão, o “STOP Solidário” abriu esta quinta feira as portas da Casa da Irmandade do Senhor das Almas. O primeiro grupo a chegar, tal como em anos anteriores, é oriundo de Mirandela, de onde saíram no domingo, dia 1 de maio. Ao quinto dia de peregrinação, o grupo de cerca de 20 pessoas, assume que “está tudo bem”, pese embora o cansaço, uma ou outra bolha nos pés e dores musculares e nas articulações. Seguem caminho, uns por “promessa”, outros por “gosto” e “desporto”, mas move-os a “fé” e a “emoção” de chegarem ao Santuário.

Pela caminhada de peregrinação são vários os perigos, o maior dos quais os da estrada. Maria de Fátima Neves, organizadora do grupo de Mirandela, conta que é preciso ter cuidado: “o meu grupo caminha sempre em fila indiana, com coletes e o mais à berma possível. Para peregrinos não há segurança rigorosamente nenhuma. Temos que ter cuidados redobrados”.

No “Stop Solidário” do Senhor das Almas, os peregrinos encontram apoio e abrigo. José Agostinho Nunes, principal mentor deste grupo de voluntários, faz questão de, ano após ano, se manter fiel ao projeto e ajudar quem ali chega maltratado. “Foram tratados e estão preparados para continuar. Vamos esperar por outros como de costume”, referiu esta manhã o conhecido homem de fé que também já caminhou e sabe como é difícil. “Fazemos a nossa parte. Não vamos nós a pé, mas colaboramos com eles o mais possível”, referiu.

Isidora Lobo é a médica que há vários anos também faz parte deste grupo de apoio. De ano para ano, esta voluntária nota que as situações têm melhorado e que “as pessoas estão mais preparadas” para esta longa caminhada. A registar o contributo dado por todos os que se associam a esta causa e tornam possível a ação do “Stop Solidário”, Isidora Lobo nota a importância deste projeto por onde passam anualmente entre 400 a 500 peregrinos entre os dias 5 e 9 de maio. Este ano a situação não deverá ser muito diferente.

Na rota dos peregrinos, o Stop Solidário integra também as filmagens da longa metragem “Amén” sobre a peregrinação a Fátima de João Canijo, com conhecidos atores, entre os quais, Rita Blanco, e que será – refere José Agostinho Nunes – um “documento histórico que ficará paras as gerações vindouras” e que é demonstrativo de como “é difícil chegar a Fátima”. As filmagens no Senhor das Almas aconteceram no sábado, dia 30 de abril.

Previous João Brito é candidato à secção do PSD de Oliveira do Hospital
Next Em Oliveira do Hospital, arrombamento com assalto, agressão e suspeita de tentativa de violação a mulher que vivia sozinha no Bairro João Rodrigues Lagos.

Artigos Relacionados

Informação

Laço azul e caminhada sensibilizam para a infância e o ambiente em Oliveira do Hospital (com vídeo)

Perto de três centenas de crianças do pré escolar do concelho de Oliveira do Hospital participaram na formação do Laço Azul Humano, com o objetivo de sensibilizar para a prevenção

Última Hora

Cerimónias fúnebres de Mário Soares iniciam esta segunda feira

Dois dias depois da morte de Mário Soares, as cerimónias fúnebres de Estado do antigo Presidente da República iniciam-se hoje com o cortejo que levará o corpo para o Mosteiro

Informação

FCOH E AD Lagares enfrentam Vigor Mocidade e Eirense. AD Nogueirense joga com Anadia

Em competição na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) defronta, este domingo, …

Última Hora

Aveiro: Acidente na EN328 provoca um morto e um ferido ligeiro

Um acidente entre um motociclo e um automóvel em S. Pedro de Castelões, Vale de Cambra, provocou, ontem, a morte a uma mulher de 49 anos e ferimentos ligeiros a

Última Hora

ASAE apreende 17,5 toneladas de alimentos no norte e centro do país

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, através da Unidade Regional do Norte e da Unidade Regional do Centro, realizou no dia de ontem, uma ação de fiscalização direcionada a dois

Região

“Esta EXPOH foi muito bem conseguida. Valeu a pena”

A EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital chegou ontem ao fim. O certame, que teve início no dia 21 de julho, fechou com casa cheia e um espetáculo

Informação

Candidatura ao Fundo Florestal Permanente aprovada em Penacova

A Câmara Municipal de Penacova viu aprovada a sua candidatura ao Fundo Florestal Permanente, no âmbito do apoio ao funcionamento das equipas de sapadores florestais, que se insere no eixo

Informação

Aveiro: Despiste na A1 faz quatro feridos. O trânsito está cortado

O despiste de uma viatura ligeira provocou, ao início desta tarde, ferimentos a quatro pessoas que seguiam na A1, na zona de Santa Maria da Feira.

Informação

Colisão provoca um morto e quatro feridos no IP3 em Penacova

Um acidente entre dois veículos ligeiros, seguido do despiste de um pesado e de um atropelamento no IP3, em Penacova, provocou, no final de tarde desta quarta-feira, um morto, segundo

Informação

Incêndio em habitação em Gavinhos de Cima deixou único morador desalojado

Um homem, com 60 anos, ficou ontem à noite desalojado, na sequência de um incêndio na sua habitação, em Gavinhos de Cima, no concelho de Oliveira do Hospital.

Cultura

Associação Filarmónica de Arganil promove Concerto de Primavera

A Associação Filarmónica de Arganil (AFA) promove, no próximo dia 27 de abril, pelas 21h30,um Concerto de Primavera. O espetáculo terá lugar no Multiusos da Cerâmica Arganilense.

Última Hora

Quase duas dezenas de concelhos em risco máximo de incêndio

Quase duas dezenas de concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Portalegre, Viseu, Guarda e Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio,…