Grupo do Senhor das Almas cuida há 12 anos dos peregrinos de Fátima
7 Maio, 2016 1913 Views

Grupo do Senhor das Almas cuida há 12 anos dos peregrinos de Fátima

image_pdfimage_print

No mês da habitual peregrinação a Fátima, ressurge na localidade do Senhor das Almas, junto à EN17 no concelho de Oliveira do Hospital, o “Stop Solidário” que, a partir de hoje e até dia 9 de maio, presta apoio às várias centenas de pessoas que seguem o caminho da fé em direção ao Santuário.

 

Acontece assim há 12 anos consecutivos. Uma equipa multidisciplinar composta por vários voluntários transforma o espaço gentilmente cedido pela Irmandade do Divino Senhor das Almas, ampliado por uma tenda disponibilizada pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, num verdadeiro ponto de apoio aos peregrinos. Às macas, medicamentos e alimentos, juntam-se os conhecimentos e a experiências daqueles que há mais de uma década acolhem e cuidam dos caminheiros da fé que ali chegam com mazelas várias e a precisar de conforto e afeto. Ali se aconchegam os peregrinos com o que é possível e foi cedido por instituições locais e do concelho e algumas empresas.

Em mais uma missão, o “STOP Solidário” abriu esta quinta feira as portas da Casa da Irmandade do Senhor das Almas. O primeiro grupo a chegar, tal como em anos anteriores, é oriundo de Mirandela, de onde saíram no domingo, dia 1 de maio. Ao quinto dia de peregrinação, o grupo de cerca de 20 pessoas, assume que “está tudo bem”, pese embora o cansaço, uma ou outra bolha nos pés e dores musculares e nas articulações. Seguem caminho, uns por “promessa”, outros por “gosto” e “desporto”, mas move-os a “fé” e a “emoção” de chegarem ao Santuário.

Pela caminhada de peregrinação são vários os perigos, o maior dos quais os da estrada. Maria de Fátima Neves, organizadora do grupo de Mirandela, conta que é preciso ter cuidado: “o meu grupo caminha sempre em fila indiana, com coletes e o mais à berma possível. Para peregrinos não há segurança rigorosamente nenhuma. Temos que ter cuidados redobrados”.

No “Stop Solidário” do Senhor das Almas, os peregrinos encontram apoio e abrigo. José Agostinho Nunes, principal mentor deste grupo de voluntários, faz questão de, ano após ano, se manter fiel ao projeto e ajudar quem ali chega maltratado. “Foram tratados e estão preparados para continuar. Vamos esperar por outros como de costume”, referiu esta manhã o conhecido homem de fé que também já caminhou e sabe como é difícil. “Fazemos a nossa parte. Não vamos nós a pé, mas colaboramos com eles o mais possível”, referiu.

Isidora Lobo é a médica que há vários anos também faz parte deste grupo de apoio. De ano para ano, esta voluntária nota que as situações têm melhorado e que “as pessoas estão mais preparadas” para esta longa caminhada. A registar o contributo dado por todos os que se associam a esta causa e tornam possível a ação do “Stop Solidário”, Isidora Lobo nota a importância deste projeto por onde passam anualmente entre 400 a 500 peregrinos entre os dias 5 e 9 de maio. Este ano a situação não deverá ser muito diferente.

Na rota dos peregrinos, o Stop Solidário integra também as filmagens da longa metragem “Amén” sobre a peregrinação a Fátima de João Canijo, com conhecidos atores, entre os quais, Rita Blanco, e que será – refere José Agostinho Nunes – um “documento histórico que ficará paras as gerações vindouras” e que é demonstrativo de como “é difícil chegar a Fátima”. As filmagens no Senhor das Almas aconteceram no sábado, dia 30 de abril.

Previous João Brito é candidato à secção do PSD de Oliveira do Hospital
Next Em Oliveira do Hospital, arrombamento com assalto, agressão e suspeita de tentativa de violação a mulher que vivia sozinha no Bairro João Rodrigues Lagos.

Artigos Relacionados

Desporto

Tábua aposta em projeto que promove o desporto em família

O Município de Tábua, em parceria com os Municípios de Mielec – Polónia e de Las Torres de Cotillas – Espanha, apresentou uma candidatura ao programa…

Região

Federação do PS assinala “magnífico” resultado eleitoral no distrito

A distrital de Coimbra do PS enaltece o “magnífico resultado eleitoral” alcançado pelos socialistas no distrito,…

Última Hora

Ministro da Agricultura e Ministro-Adjunto em Góis para apresentação de medidas no âmbito do PRPI

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, e o Ministro-adjunto, Pedro Siza Vieira, vão deslocar-se, quarta-feira, 2 de maio, a Góis, a fim de participarem na

Região

GNR procura homem desaparecido no concelho do Fundão

A GNR está a efetuar buscas para encontrar um homem de 61 anos que foi dado como desaparecido na freguesia do Castelejo, concelho do Fundão.

Região

Vinte e três concelhos de sete distritos em risco máximo de incêndio

Vinte e três concelhos dos distritos de Faro, Braga, Porto, Viseu, Aveiro, Coimbra e Guarda estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da

Educação

Arganil entre os dois concelhos do país 100% Eco-Escolas

O trabalho desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas de Arganil, em estreita parceria com a Câmara Municipal de Arganil, na melhoria do desempenho ambiental…

Última Hora

Domingo foi um dia negro nas estradas. Duas crianças perderam a vida

Ontem foi um domingo negro nas estradas portuguesas, tendo duas crianças perdido a vida num acidente que envolveu três viaturas ligeiras, em Mira, no distrito de Coimbra.

Nacional

Chuva e vento forte vão colocar 12 distritos sob aviso amarelo

Doze distritos de Portugal continental vão estar sob ‘Aviso Amarelo’ na quinta-feira devido à previsão de períodos de chuva e vento forte.

Destaque

PS de Oliveira do Hospital exige simplificação nos apoios à agricultura

Volvido um mês após o incêndio de 15 de outubro, o Partido Socialista de Oliveira do Hospital não se conforma com o excesso de burocracia em torno dos apoios dirigidos

Informação

Jovem morreu em acidente de moto em Oliveira do Hospital

Rafael Marques, com 21 anos, morreu esta tarde na sequência do despiste da moto em que seguia, no sentido Ervedal da Beira- Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do

Última Hora

Campeonato de Portugal: FCOH e ADN apresentam-se para a próxima época desportiva

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense (ADN), equipas do concelho oliveirense, a participar na Série C do Campeonato Nacional, apresentam-se para a época

Informação

Ambiente e acessibilidades marcam arranque da EXPOH

Já está inaugurada a EXPOH 2016. O arranque da Feira Regional de Oliveira do Hospital ficou marcado pelos avanços do município na área do ambiente e …