Grupo de “conterrâneos atentos” promove debate para impedir exploração de lítio na região

Grupo de “conterrâneos atentos” promove debate para impedir exploração de lítio na região

image_pdfimage_print

Um grupo de populares que se apresenta como “grupo de conterrâneos atentos” promove no próximo dia 26 de junho, …

… uma sessão de divulgação e debate sobre “as perspetivas que se colocam face ao pedido da concessão “Boa Vista” para mineração de Lítio, entre outros, e que abrange a região, na margem esquerda do Mondego”, nomeadamente “os concelhos de Tábua, Oliveira do Hospital, Seia e Gouveia.

A iniciativa vai ter lugar nos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha, pelas 21h00. João Dinis, elemento do grupo promotor, refere em comunicado enviado à Rádio Boa Nova que o objetivo é “informar e debater com a população para formar posição participada perante a ameaça”.

“Vamos impedir que nos metam no buraco”, defende o grupo, alertando que “as minas de que se fala ficam grandes como crateras de vulcão”. “Vamos impedir que grandes empresas multinacionais retirem o Lítio e outros minerais para elas…. e deixem ficar os buracos e a poluição para nós”, reitera o grupo.

Previous Marchas Populares  de Seia desfilam dia 2 de julho
Next Colisão faz um morto e um ferido grave no IP2

Artigos Relacionados

Região

Região: Uma pessoa ficou ferida em incêndio que deflagrou num apartamento

Um incêndio deflagrou esta manhã num apartamento na cidade de Coimbra. O alerta foi dado pelas 8h44 desta segunda-feira, para um fogo num prédio junto ao Centro Comercial Alma Shopping.

Região

Operários de fábrica têxtil sofrem intoxicação por inalação de lixívia

Dez trabalhadores de uma fábrica têxtil do concelho de Mangualde sofreram hoje uma intoxicação por inalação de lixívia.

Informação

Grupo Desportivo Bobadelense disputa a meia final do Campeonato Inatel de Futebol

O Grupo Desportivo Bobadelense, do concelho de Oliveira do Hospital prepara-se para disputar a Meia Final do Campeonato Inatel de Futebol.

Última Hora

“O Valor da Água” em exposição na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital acolhe durante os próximos dias a exposição “O Valor da Água”, que pode ser visitada até ao dia 4 de Maio.

Última Hora

Dois homens detidos em Coimbra por tráfico de droga

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de dois homens, de 35 e 38 anos, em Coimbra, pela presumível autoria do crime de tráfico de estupefacientes.

Politica

PS volta a contar com José Carlos Alexandrino para “uma grande vitória” em Oliveira do Hospital (com áudio)

O PS e José Carlos Alexandrino oficializaram, ontem à tarde, a candidatura à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital de olhos postos numa “grande vitória”.

Última Hora

Município de Góis apresenta autores Goienses

A Câmara Municipal de Góis associa-se às comemorações do Ano Europeu do Património Cultural, que se celebra em 2018 por iniciativa da Comissão Europeia.

Última Hora

Marchas do Sarzedo e de S. Martinho abrilhantaram ruas de Arganil

Arganil esteve em festa na passada sexta-feira, dia 13 de Julho, com a primeira edição das Marchas do Concelho, uma iniciativa da Câmara Municipal de Arganil, que levou às ruas

Região

Seia: Mulher estava morta em casa “há alguns dias” na localidade de Vila Verde

Uma mulher, com 68 anos, foi encontrada morta na casa onde morava sozinha, na localidade de Vila Verde, no concelho de Seia. O cadáver já estava…

Destaque

Oliveira do Hospital prepara acolhimento ao padroeiro S. João Paulo II

No próximo dia 22 de maio é esperada uma grande jornada de fé em Oliveira do Hospital. O concelho vai acolher S. João Paulo II como padroeiro com a inauguração

Desporto

Tondela consegue a chave certa para manutenção na Primeira Liga.

Não era só a vitória frente à Académica por 2-0, o suficiente para a manutenção. Mas da Madeira veio o resultado que ajudaria a que isso fosse possível. O União

Última Hora

“Bairro da restauração” é novidade na Feira de S. Mateus que vai decorrer de 9 de agosto a 6 de setembro

A criação do bairro da restauração é uma das principais novidades na Feira de S. Mateus que, ontem à noite, foi apresentada por Jorge Sobrado, gestor da Viseu Marca,…