Grupo de “conterrâneos atentos” promove debate para impedir exploração de lítio na região

Grupo de “conterrâneos atentos” promove debate para impedir exploração de lítio na região

image_pdfimage_print

Um grupo de populares que se apresenta como “grupo de conterrâneos atentos” promove no próximo dia 26 de junho, …

… uma sessão de divulgação e debate sobre “as perspetivas que se colocam face ao pedido da concessão “Boa Vista” para mineração de Lítio, entre outros, e que abrange a região, na margem esquerda do Mondego”, nomeadamente “os concelhos de Tábua, Oliveira do Hospital, Seia e Gouveia.

A iniciativa vai ter lugar nos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha, pelas 21h00. João Dinis, elemento do grupo promotor, refere em comunicado enviado à Rádio Boa Nova que o objetivo é “informar e debater com a população para formar posição participada perante a ameaça”.

“Vamos impedir que nos metam no buraco”, defende o grupo, alertando que “as minas de que se fala ficam grandes como crateras de vulcão”. “Vamos impedir que grandes empresas multinacionais retirem o Lítio e outros minerais para elas…. e deixem ficar os buracos e a poluição para nós”, reitera o grupo.

Previous Marchas Populares  de Seia desfilam dia 2 de julho
Next Colisão faz um morto e um ferido grave no IP2

Artigos Relacionados

Última Hora

Programa de incentivo à Natalidade apoiou 299 crianças em três anos no concelho de Oliveira do Hospital

Em três anos de “Incentivo à Natalidade”, o Município de Oliveira do Hospital apoiou 299 crianças, num investimento de 357 mil Euros. O balanço é “positivo”, mas há aspetos a

Região

Município de Arganil volta a isentar empresas do pagamento da derrama de IRC

A Câmara Municipal de Arganil volta a isentar as empresas instaladas no concelho do pagamento da derrama de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC), mantendo o que tem

Última Hora

Altice quer abrir “Call Center” em Oliveira do Hospital

A multinacional francesa Altice tem em curso, através da empresa Randstad, a fase de recrutamento, com vista à instalação de uma unidade “Call Center” em Oliveira do Hospital.

Informação

Penacova isenta famílias do pagamento de água usada no combate aos fogos

As famílias do concelho de Penacova atingidas pelo incêndio de 15 de outubro não pagarão a água da rede pública consumida nesse mês.

Última Hora

Agentes de viagens espanhóis e portugueses reuniram-se no Centro de Portugal

Representantes de agências de viagens espanholas e portuguesas passaram três dias no Centro de Portugal, na 2.ª Cimeira Ibérica da Aliança das Agências de Viagens.

Educação

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 13 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 22.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Cultura

7 Maravilhas à Mesa: ADIBER desafia região a votar na Mesa da Beira Serra – 760 10 70 24 (com vídeo)

A Mesa da Beira Serra é uma das pré-finalistas ao concurso das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa. A ADIBER, promotora da candidatura, apela à mobilização de toda a região

Sociedade

22ª edição do CineEco com 90 filmes a concurso

Feitas as apresentações, começou a contagem decrescente para a 22ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

Politica

Rafael Costa, deputado do PSD na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital faz avaliação de “desilução”do executivo

Rafael Costa, deputado do PSD na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital disse esta tarde que a avaliação que faz do desempenho do executivo municipal (PS) é de “desilusão”. Criticou

Sociedade

“Memórias do Fogo” chega ao CineEco-Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela

A websérie documental “15 memórias do fogo” depois de ser exibida na internet, na TVI e na TSF – Rádio Notícias,  apresenta-se agora em formato filme/documentário …

Informação

Hoje assinala-se o Dia Europeu Sem Mortes na Estrada

Esta quinta-feira, dia 26 de setembro, comemora-se o ‘Dia Europeu Sem Mortes na Estrada’. O projeto foi lançado em 2016, é apoiado pelos 30 países …

Última Hora

Alexandrino é presidente interino da CIM até à realização de novas eleições

O presidente do Município de Oliveira do Hospital e primeiro vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da (CIM) da Região de Coimbra desempenha, até à realização de nova eleição, …