“Grupo Céus Limpos” exige que se apurem as causas do incêndio de 15 de outubro

“Grupo Céus Limpos” exige que se apurem as causas do incêndio de 15 de outubro

O Grupo Céus Limpos, que surgiu de “conversas exploratórias”, impõe-se como um grupo “informal”, composto por sete testemunhos, num “movimento que procura descortinar melhor as causas mais profundas” dos incêndios que deflagraram na região centro no mês de outubro.


Em conferência realizada, esta terça-feira, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, João Dinis, de Vila Franca da Beira, elemento do grupo Céus Limpos e conhecido dirigente da Confederação Nacional da Agricultura, exigiu que “se vá mais fundo, que se analise melhor, sem hesitações e sem reservas mentais” acerca das causas e consequências do incêndio. O Grupo Céus Limpos quer “contribuir e dizer aquilo que outras pessoas, movimentos e organizações não dizem ou dizem à boca calada”, referiu João Dinis.

Com o objetivo de “reconstruir o presente para prevenir um futuro melhor”, João Dinis reforça a ideia de que é necessário “rebentar burocracias mentais” para, de facto, “entender o que aconteceu”.

Com “força para mostrar a cara” é como se descrevem os “sobreviventes” do incêndio de outubro. Conny Kadia, mentora do grupo, acerca do número de elementos que o grupo reúne atualmente, revela que “podiam ser muitos mais”.

As testemunhas que marcaram presença na conferência estão crentes de que a intervenção humana nesta “guerra climática” foi evidente. Assim, os “sobreviventes” revelaram terem testemunhado a existência de aviões e drones naquela fatídica noite.

O Grupo Céus Limpos, que já foi recebido pela Comissão Técnica Independente, criada pelo Conselho de Ministros, a fim de serem estudadas as causas do incêndio, aguarda, agora, ser ouvido pelo Coordenador da Unidade de Missão Contra os Incêndios Florestais e pelos presidentes das Câmaras Municipais da região.

A próxima iniciativa do grupo vai acontecer no dia 3 de fevereiro, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, com uma palestra conduzida pelo terapeuta Benjamim Levy intitulada “Geoengenharia para controlo do clima- uma arma não oficial exótica… e incontrolável”.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

image_pdfimage_print
Previous Familiares de 15 das 30 vítimas mortais representadas por associação ainda não pediram indemnização
Next Lucinda Maria apresenta novo livro em Lagares da Beira

Artigos Relacionados

Informação

Hóquei Patins: FCOH inicia campeonato com vitória

A equipa de hóquei patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) estreou-se no Campeonato Nacional da 3ª Divisão da Zona Norte B…

Informação

Atropelamento provocou a morte a mulher de 60 anos na EN17, em Oliveira do Hospital

Uma mulher, com 60 anos, morreu ao final da manhã de hoje na sequência de atropelamento, na EN17, junto ao Lidl, em Oliveira do Hospital.

Região

PJ deteve suspeitos de tráfico em Coimbra

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, deteve uma mulher e um recluso a cumprir pena de prisão em regime aberto, …

Região

PJ deteve suspeito de crime de incêndio florestal em Vouzela            

  A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, com a colaboração dos Serviços de Proteção da Natureza da GNR, …

Sociedade

Miguel Ventura toma posse para mais um mandato na liderança da Adiber

Está marcada para dia 30 de janeiro, pelas 18h00, a tomada de posse dos órgãos sociais da ADIBER até 2018. Miguel Ventura mantém-se na liderança.

Informação

Nogueirense joga em Águeda na 5ª jornada do Campeonato de Portugal e FCOH vai a Poiares para o Distrital.

A Associação Desportiva Nogueirense, de Nogueira do Cravo, desloca-se  no próximo domingo, dia 2 de outubro, a Águeda em jogo da 5ª jornada. O Tourizense desloca-se ao reduto do Pampilhosa.

Informação

Mais de dois mil operacionais combatem seis grandes fogos no Centro

Mais de 2.150 operacionais, auxiliados por 662 veículos e dez meios aéreos combatiam, às 08h30 de hoje, seis grandes incêndios nos distritos de Leiria, Coimbra, Castelo Branco e Bragança, segundo

Última Hora

Ordem de Malta apoia FAAD com equipamento hospitalar

O presidente da Ordem de Malta, Guido Stoeckli, visitou esta manhã a Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD), onde comprovou a boa utilização do equipamento hospitalar de que a instituição tem

Cultura

Município de Oliveira do Hospital lança agenda de eventos “Cá acONtece!” em formato digital

A agenda de eventos de Oliveira do Hospital “Cá acONtece!” passou “a estar online no site da Câmara Municipal”.

Destaque

Benfica 5 – AA Coimbra 1 | Benfica vence a Taça de Portugal – Seniores Feminino em Hóquei em Patins

Benfica e AA Coimbra defrontaram-se na final da Taça de Portugal em Hóquei em Patins – Seniores  Femininos SL BENFICA  –  5 AA COIMBRA – 1 Uma partida disputada com

Sociedade

Estudo conclui que ondas de calor vão aumentar cinco vezes em 100 anos

Um estudo de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) conclui que no final do século XXI vai haver cinco vezes mais ondas de calor como aquela que ocorreu durante o

Programas

João Miguel apresentou “Vertigem” na Rádio Boa Nova

O cantor João Miguel apresentou, hoje, o seu novo trabalho “Vertigem” na Rádio Boa Nova. O percurso musical do conhecido artista de Leiria, os novos temas  e os próximos espectáculos

Informação

Idosa de 79 anos atropelada mortalmente em Coimbra

Uma mulher de 79 anos foi ontem atropelada mortalmente, em Coimbra, por um automóvel que subia a avenida Elysio de Moura.

Desporto

Maratona Clube Vila Chã participou na 13ª Taça de Portugal de Corrida em Montanha

Decorreu no passado dia 16 de Julho, a 13ª Taça de Portugal de Corrida em Montanha, realizada em Malcata. Esta competição realizou-se em conjunto …

Região

Região: ASAE apreende mais de 85 toneladas de carne de bovino

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu mais de 85 toneladas de carne bovina, no valor de 245 mil euros, num entreposto frigorífico do concelho de Ílhavo, anunciou

Última Hora

João Dinis apela à prevenção para evitar uma tragédia como a de outubro

Com os acontecimentos relativos a outubro do ano passado ainda muito presentes na memória dos lesados, é importante, desde já, exercer ações de prevenção para que não se repitam tragédias

Última Hora

ANPC, Município de Góis e Bombeiros de Góis assinam protocolo para constituição da Equipa de Intervenção Permanente

A Câmara Municipal de Góis, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Góis assinaram, no passado dia 4 de maio,…

Informação

FCOH vence o Pampilhosense (2-0) e Nogueirense vence o Pampilhosa (1-0)

No Distrital de Honra da AFC, Jornada 11, o FCOH venceu o Pampilhosense por 2-0. O resultado foi melhor do que a partida de futebol. A primeira parte foi muito dividida

Sociedade

Queda de carro de rali ao rio em Mortágua causou a morte de Jorge Amorim

O carro de rali com dois ocupantes que, ontem à tarde, caiu ao rio Criz, em Mortágua provocou a morte a Jorge Amorim, personalidade conhecida no meio automobilístico. O piloto

Última Hora

Dois detidos na Guarda e no Sabugal por posse de várias armas

Esquadra de Investigação Criminal da PSP da Guarda deteve dois indivíduos por recetação e posse de armas proibidas.

Sociedade

Maior Festa do Queijo Serra da Estrela de Portugal realiza-se em Oliveira do Hospital dias 11 e 12 de março

A 26.ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital promete ser o evento nacional mais mediático no segundo fim-de-semana de março, dias 11 e 12

Última Hora

Oliveira do Hospital formou Laço Azul Humano contra os maus tratos na infância

Cerca de 600 pessoas, a maioria crianças, deram hoje forma a um gigantesco Laço Azul Humano, numa iniciativa promovida pelo Município de Oliveira do Hospital no mês da prevenção dos

Região

“Emprego Jovem” no 2º Encontro “YOUNG LAB” em Tábua

Decorreu nos dias 19 e 20 de maio, na Biblioteca Pública Municipal de Tábua, o 2º Encontro do Projeto “YOUNG LAB”, no âmbito do programa ERAUSMUS +, com a participação…

Informação

GNR recuperou material furtado em Seia

O Comando Territorial da GNR da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal de Gouveia, apreendeu, no dia 24 de julho, em Seia, vário material furtado.