
Greve: Militares e polícias conduzem camiões no segundo dia de greve
Hoje cumpre-se o segundo dia de greve dos motoristas de matérias perigosas. Uma portaria publicada em Diário da República esclarece que a requisição civil…
… já em curso na greve dos motoristas de matérias perigosas e de mercadorias estabelece que os militares das Forças Armadas e outros agentes da autoridade podem substituir “parcial ou totalmente” os profissionais do sector.
Estão incluídas nesses serviços as operações de carga e descarga de veículos-cisterna de combustíveis líquidos, GPL e gás natural.
Esta requisição civil que está a decorrer de forma gradual e faseada visa assegurar o abastecimento da rede de emergência, aeroportos, postos servidos pela refinaria de Sines e unidades autónomas de gás natural.
Na última noite o ministro Vieira da Silva deixou o aviso: as consequências de não se cumprir a requisição civil são diferentes do não cumprimento dos serviços mínimos.
Vieira da Silva explicou também que o Governo só quer garantir os interesses dos portugueses e explicou que esta greve está a ter consequências gravíssimas para todos.
O porta-voz dos motoristas Pedro Pardal Henriques assegurou que durante a requisição civil os profissionais não farão mais de oito horas de trabalho por dia.
O Algarve acabou por ser no dia de segunda-feira a região mais afetada mas na última noite 14 camiões, conduzidos por militares, saíram de Sines para a região algarvia para garantir o abastecimento.
Os motoristas cumprem esta terça-feira o segundo dia de uma greve marcada por tempo indeterminado e com o objetivo de reivindicar junto da associação patronal ANTRAM o cumprimento do acordo assinado em maio, que prevê uma progressão salarial.
A greve foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) e pelo Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM), tendo-se também associado à paralisação o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN).
No concelho de Oliveira do Hospital, a greve levou à falta de combustível, nomeadamente gasóleo nos postos da Repsol e Alves Bandeira. No postos Prio e Intermarché, o abastecimento ainda é possível , mas racionado em 25 litros por viatura. O posto BP, que integra a Rede de Estabelecimentos de Postos de Abastecimento, disponibiliza combustível, limitado a 15 litros por veículo não prioritário e 25 litros por veículos prioritários.
Não há previsão para o fim da greve que iniciou ontem, dia 12 de agosto.
Artigos Relacionados
“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova
Este sábado, dia 2 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 18.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.
Conheça o calendário desportivo do fim-de-semana
Neste fim-de-semana, o Campeonato Nacional está interrompido devido à realização de jogos a contar para a Taça de Portugal e, por isso, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital regressa
De Mateos vence em Braga e Alarcón conserva a camisola amarela
O espanhol Vicente De Mateos (Louletano) venceu, nesta sexta-feira, a oitava etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, que ligou Barcelos a Braga, na distância de 147,6 quilómetros. O portista
Greve fecha escolas da Ponte das Três Entradas e sede do Agrupamento em Oliveira do Hospital
A greve da Função Pública obrigou, esta manhã, ao encerramento da Escola Básica da Ponte das Três Entradas, no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.
Duarte Mendonça Gouveia produz mais um excelente vídeo. Desta vez o destaque é o Piodão.
Já é mais do que sabido que Duarte Gouveia gosta de imagem e, em especial o vídeo produzido por um drone. Desta vez, e numa altura em que a aldeia
Município de Tábua homenageia desportistas na VI Gala do Desporto
O Município de Tábua volta, por mais um ano, a homenagear os atletas do concelho na VI Gala do Desporto.
Greve dos enfermeiros: blocos fechados e cirurgias canceladas em Viseu e Tondela
A greve convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) está a ter uma adesão de 67% no hospital de Viseu e de 90% no hospital de Tondela.
Acusado de abusar da mãe de 70 anos conhece hoje sentença em Coimbra
O coletivo de juízes do Tribunal de Coimbra lê, hoje, a sentença ao homem de 53 anos que é acusado de abusar e de coagir a mãe, de 70 anos,
Dispositivo de combate aos fogos prolongado até 15 de novembro
O dispositivo de combate a incêndios vai ser prolongado até ao dia 15 de novembro, na sequência das previsões meteorológicas adversas e…
Concurso “A Maior Abóbora” promovido na Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital
No âmbito da Festa do Queijo Serra da Estrela e outros Produtos Locais de Qualidade 2018, o Município de Oliveira do Hospital promove, uma vez mais, o concurso “A Maior
Sinistralidade: 18 detenções, 729 infrações e 68 acidentes no distrito de Coimbra
O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 15 a 21 de outubro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a
XV Torneio de Hóquei Patins realiza-se nos dias 10,11 e 12 de Junho em Oliveira do Hospital
Cerca de 180 atletas de 17 clubes participam no próximo fim de semana no 15º torneio de Hóquei Patins Cidade de Oliveira do Hospital. O “convívio” vai ter lugar…