Granfondo Serra da Estrela: À conquista do mítico Alto da Torre
3 Julho, 2019 767 Views

Granfondo Serra da Estrela: À conquista do mítico Alto da Torre

image_pdfimage_print

O Granfondo Serra da Estrela volta no próximo dia 7 de julho, uma oportunidade para os apaixonados pelo ciclismo de conquistar os 1.993 metros de altitude do mítico Alto da Torre.

Com passagem por alguns dos locais e paisagens mais emblemáticas do Parque Natural Serra da Estrela, o percurso vai possibilitar aos atletas sentir na primeira pessoa as emoções fortes das etapas de alta montanha – com 154 km e um desnível acumulado de 4.200m.

Este ano com uma novidade no percurso do Granfondo que desafiará os participantes da distância maior com a mais longa e exigente subida de Portugal. Vide – Torre, 30km de subida em que os ciclistas vencerão um desnível total superior a 1.600 m, com passagem no mítico Adamastor e terminando no Alto da Torre.

Na primeira parte da prova os participantes subirão à Penhas Douradas, antes de descer para Seia, onde terão à sua espera o 1º reabastecimento que tem como base a vertente sul da Serra da Estrela, para depois da exigente subida para a Lagoa Comprida (Adamastor), passar para Norte e, a partir da vila de Manteigas, subir o espetacular Vale Glaciar do Zêzere em direção ao Alto da Torre.

O percurso do Mediofondo (102 km) e do Minifondo, embora mais pequenos, são um excelente desafio para quem pretenda fazer a ascensão ao topo da montanha mais alta de Portugal Continental e experimentar a sensação de uma chegada em alto duma verdadeira etapa de montanha.

A ascensão ao Alto da Torre do Minifondo faz-se a partir da vila de Manteigas, subindo o vale Glaciar do Zêzere.

O concelho de Seia recebe parte substancial dos percursos do Granfondo e Mediofondo que, à semelhança do ano passado, atravessa o território desde o Sabugueiro até às freguesias de Teixeira, Alvoco da Serra e Loriga. Cumprindo a rotatividade que está subjacente ao Granfondo Serra da Estrela, depois de Seia, é a vila de Manteigas a acolher esta 6ª edição, onde funcionará todo o quartel-general deste evento.

O projeto, nascido em 2014, de uma parceria entre a Ultra Spirit sports, o Turismo Centro de Portugal e os Municípios de Manteigas e de Seia, visa promover o território como destino de férias também no verão e enquanto destino de eleição para o Ciclismo e Cicloturismo.

Será um desafio épico, proporcionando aos atletas sensações irrepetíveis, ao desfrutar do ambiente e paisagens únicas da maior montanha de Portugal Continental.

Previous Carla Miranda  é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior
Next EPTOLIVA - Escola Vencedora encerra ano lectivo com olhos postos no amanhã

Artigos Relacionados

Destaque

Sinistralidade: cinco detenções, 862 infrações e 62 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 13 a 19 de novembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Destaque

Rádio Boa Nova com Emissão Especial Autárquicas 2017 no domingo depois das 20h00

Rádio Boa Nova com Emissão Especial Autárquicas 2017 no domingo depois das 20h00 Em direto os resultados do concelho e da região.

Região

Leiria: Prisão preventiva para suspeito de agredir a mãe

Um homem indiciado pela prática do crime de violência doméstica em Porto de Mós, no distrito de Leiria, ficou em prisão preventiva.

Informação

Santa Comba Dão garante cobertura de internet sem fios em todo o concelho

Santa Comba Dão já tem cobertura total de Internet sem fios em todo o concelho, dando assim um grande salto nas suas comunicações digitais. A notícia foi confirmada ao Jornal

Última Hora

Ex-bancário julgado por retirar 600 mil euros a clientes em Viseu

O Ministério Público pediu, ontem, uma pena próxima a quatro anos de prisão efetiva, em cúmulo jurídico, para o ex-bancário, Alberto Vieira, …

Região

Camião virou-se à entrada para o IC6

Um camião virou-se esta manhã à entrada para o IC6, no concelho de Tábua. O acidente aconteceu cerca das 07h40 e provocou ferimentos ligeiros no condutor do pesado.

Informação

Volta a Portugal em Bicicleta com partidas de Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra e Oliveira do Hospital

A Volta a Portugal em Bicicleta vai ter 3 etapas com partidas na região de Coimbra. No dia 1 de agosto, a 1.ª etapa é corrida entre  Miranda do Corvo

Última Hora

Semana do desporto adaptado no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

Com a organização do grupo de Educação Especial irá decorrer entre os dias 6 e 10 de março, no agrupamento de escolas de Oliveira do Hospital, a Semana do Desporto

Região

Região: Homem foi detido por conduzir com taxa de álcool de 4,11 g/l

Um homem de 55 anos foi detido pela PSP, na segunda-feira à tarde, por conduzir com uma taxa de álcool…

Informação

GNR deteve em Seia três homens de Oliveira do Hospital suspeitos de roubo por esticão

O Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou hoje a detenção, em Seia, após perseguição policial, de três indivíduos,…

Última Hora

Ministro da Saúde desloca-se amanhã a Oliveira do Hospital

O Ministro da Saúde desloca-se amanhã, 31 de outubro, ao concelho de Oliveira do Hospital. Adalberto Campos Fernandes marca presença, …

Última Hora

Nasceu mais um bebé no SAP do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

Passava pouco tempo depois das três da manhã, quando uma jovem parturiente, tendo-se deslocado em carro próprio, entrou em trabalho de parto já no SAP (Serviço de Atendimento Permanente) do