Granfondo Serra da Estrela: À conquista do mítico Alto da Torre
3 Julho, 2019 675 Views

Granfondo Serra da Estrela: À conquista do mítico Alto da Torre

image_pdfimage_print

O Granfondo Serra da Estrela volta no próximo dia 7 de julho, uma oportunidade para os apaixonados pelo ciclismo de conquistar os 1.993 metros de altitude do mítico Alto da Torre.

Com passagem por alguns dos locais e paisagens mais emblemáticas do Parque Natural Serra da Estrela, o percurso vai possibilitar aos atletas sentir na primeira pessoa as emoções fortes das etapas de alta montanha – com 154 km e um desnível acumulado de 4.200m.

Este ano com uma novidade no percurso do Granfondo que desafiará os participantes da distância maior com a mais longa e exigente subida de Portugal. Vide – Torre, 30km de subida em que os ciclistas vencerão um desnível total superior a 1.600 m, com passagem no mítico Adamastor e terminando no Alto da Torre.

Na primeira parte da prova os participantes subirão à Penhas Douradas, antes de descer para Seia, onde terão à sua espera o 1º reabastecimento que tem como base a vertente sul da Serra da Estrela, para depois da exigente subida para a Lagoa Comprida (Adamastor), passar para Norte e, a partir da vila de Manteigas, subir o espetacular Vale Glaciar do Zêzere em direção ao Alto da Torre.

O percurso do Mediofondo (102 km) e do Minifondo, embora mais pequenos, são um excelente desafio para quem pretenda fazer a ascensão ao topo da montanha mais alta de Portugal Continental e experimentar a sensação de uma chegada em alto duma verdadeira etapa de montanha.

A ascensão ao Alto da Torre do Minifondo faz-se a partir da vila de Manteigas, subindo o vale Glaciar do Zêzere.

O concelho de Seia recebe parte substancial dos percursos do Granfondo e Mediofondo que, à semelhança do ano passado, atravessa o território desde o Sabugueiro até às freguesias de Teixeira, Alvoco da Serra e Loriga. Cumprindo a rotatividade que está subjacente ao Granfondo Serra da Estrela, depois de Seia, é a vila de Manteigas a acolher esta 6ª edição, onde funcionará todo o quartel-general deste evento.

O projeto, nascido em 2014, de uma parceria entre a Ultra Spirit sports, o Turismo Centro de Portugal e os Municípios de Manteigas e de Seia, visa promover o território como destino de férias também no verão e enquanto destino de eleição para o Ciclismo e Cicloturismo.

Será um desafio épico, proporcionando aos atletas sensações irrepetíveis, ao desfrutar do ambiente e paisagens únicas da maior montanha de Portugal Continental.

Previous Carla Miranda  é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior
Next EPTOLIVA - Escola Vencedora encerra ano lectivo com olhos postos no amanhã

Artigos Relacionados

Informação

Arganil garante estar a trabalhar para repor normalidade nas Praias Fluviais   

A Câmara Municipal de Arganil anunciou que está a desenvolver “todas as diligências e esforços necessários para garantir, dentro dos próximos dias, o normal funcionamento …

Última Hora

FCOH goleou o Pampilhosense. Nogueirense saiu da linha da despromoção

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) goleou o Grupo Desportivo Pampilhosense por 5 bolas a zero. Varela (3), Fred e Rui Pereira foram os protagonistas do jogo…

Última Hora

Casa da Cultura acolhe “Uma Exposição em Azul” no âmbito do feriado municipal

“An Exhibition in Blue – Uma exposição em Azul” é o tema da exposição de pintura que vai estar patente na Casa da Cultura César Oliveira, a partir de 6

Informação

Ensino superior comemora 15 anos em Oliveira do Hospital

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital completou, no passado dia 5 de novembro, 15 anos.

Região

GNR deteve quatro homens por posse de armas, explosivos e estupefacientes

A GNR deteve quatro homens, com idades entre 17 e 66 anos, nos concelhos de Guarda e de Pinhel, pela alegada prática dos crimes de posse de armas, explosivos e

Região

ESTGOH comemora aniversário com mais alunos e com missão de ajudar a renascer o concelho

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira (ESTGOH) do Hospital está a comemorar 16 anos de existência.

Informação

Turismo do Centro congratula-se com sucesso da região no programa 7 Maravilhas à Mesa

O Turismo Centro de Portugal congratula-se com o facto de duas Mesas representantes da região – a Mesa da Bairrada ao Mondego e a Mesa Terras da Chanfana – terem

Última Hora

Associação Al-deia promove caminhada em Aldeia das Dez

A Al-deia, Associação de Melhoramentos Aldeense, de Aldeia das Dez, promove no próximo dia 7 de Maio, a III Caminhada AMA, em que a concentração está agendada para as 07h45,

Última Hora

Greve dos motoristas de matérias perigosas provoca corrida aos postos de combustíveis

Desde o início da tarde que se assiste a uma corrida aos postos de combustíveis no concelho de Oliveira do Hospital, à semelhança do que se verifica por todo o

Informação

Utentes da A25, A23 e A24 defendem “fim das portagens” em vez de descontos

A Comissão de Utentes da A25, da A23 e da A24 classificou hoje como “francamente insuficiente” o desconto de 15 por cento em algumas autoestradas, …

Informação

Tábua disponibiliza Wi-Fi grátis em vários locais da Vila

No Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, celebrado a 17 de maio, o Município de Tábua divulgou oficialmente os 14 locais de Wi-Fi gratuito disponíveis …

Informação

Região: Homem foi detido por caça ilegal. GNR apreendeu arma e munições

A GNR deteve em flagrante delito por caça ilegal um homem de 59 anos, em Castelo Branco, e apreendeu um espingarda e diversas munições.