• Governo escolheu um “concelho exemplar” para reforçar equipas de sapadores no país (com áudio)
  • Governo escolheu um “concelho exemplar” para reforçar equipas de sapadores no país (com áudio)
  • Governo escolheu um “concelho exemplar” para reforçar equipas de sapadores no país (com áudio)
  • Governo escolheu um “concelho exemplar” para reforçar equipas de sapadores no país (com áudio)
  • Governo escolheu um “concelho exemplar” para reforçar equipas de sapadores no país (com áudio)
3 Agosto, 2017 2109 Views

Governo escolheu um “concelho exemplar” para reforçar equipas de sapadores no país (com áudio)

O Primeiro Ministro procedeu, esta tarde em Oliveira do Hospital, à entrega de 20 novas viaturas de primeira intervenção necessárias ao trabalho de 20 novas equipas de sapadores florestais, que no país serão responsáveis por trabalho de silvicultura e de prevenção de fogos florestais.

Uma ação de âmbito nacional que teve como palco a Zona de Intervenção Florestal (ZIF) do Alva e Alvôco criada há 10 anos por iniciativa da CAULE – Associação Florestal da Beira Serra, que em novembro de 2006 foi pioneira na criação daquelas infraestruturas (atualmente existem 188 no país). A juntar ao facto de o concelho ter o cadastro concluído e de contar no seu território com uma incubadora, a BLC3, que aproveita a biomassa para a produção de combustível amigo do ambiente, António Costa considera Oliveira do Hospital “um concelho exemplar”, e que motivou a realização da iniciativa com que o governo assinalou, hoje, a reforma florestal que está a ser iniciada no país.

No âmbito da reforma florestal, o primeiro ministro de Portugal defendeu o regresso à “ideia das ZIF”, assim como a “coragem de se avançar com o cadastro em todo o país”. “O que foi possível fazer em Oliveira do Hospital, é possível em todo o país”, referiu. António Costa aplaude o que tem sido feito no concelho em matéria de ordenamento e planeamento da floresta e que permite ao concelho contar com uma “floresta resiliente”.

Em plena Zona de Intervenção Florestas, António Costa defendeu um maior investimento na “prevenção estrutural”, ao nível do apoio aos sapadores, mas também aos bombeiros e proteção civil. Comprometeu-se com a criação de 500 equipas de sapadores até 2019.

O Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, reconheceu em Oliveira do Hospital que o trabalho das ZIF é “notável” e disse esperar corrigir a falta de apoios no âmbito de uma “reforma profunda e profundamente coerente”. Capoulas Santos que respondia assim ao presidente da CAULE, José Vasco Campos que pediu ao governo um maior apoio para os sapadores florestais que, em anteriores governos, “estiveram a definhar”. Os mesmo sapadores que extinguiram ou controlaram “milhares de incêndios à nascença e que, por isso, não abriram os telejornais”.“As florestas precisam dos sapadores florestais. Continuem a poiar os sapadores florestais, que eles retribuirão em dobro”, disse o dirigente que, do mesmo modo, notou as dificuldades na aprovação de projetos de defesa da floresta contra incêndios, no âmbito das ZIF, ao nível do PDR2020. Pediu, por isso, “a urgente reformulação do PDR 2020 para que o trabalho possa ser continuado”.

Orgulhoso do trabalho feito no concelho, o presidente da Câmara Municipal disse que Oliveira do Hospital “é um exemplo”. José Carlos Alexandrino registou a boa articulação entre todos os agentes concelhios, que permitem que desde 2013 se assista “a uma evolução muito positiva” no que respeita à área ardida no concelho. O autarca felicitou a CAULE que tem “um plano específico de intervenção” na gestão da floresta e prevenção contra incêndios. Sublinhou, de igual modo, o facto de Oliveira do Hospital ser um dos sete municípios com cadastro feito, com 60 por cento do seu território conhecido. Para o autarca oliveirense o que mais importa são as “soluções” e, por isso, apreciou “a coragem do primeiro ministro em visitar o concelho, numa paisagem fantástica, com a presença das câmaras de televisão, não porque haja cá fogos, mas para nos congratularmos e  encontrarmos soluções”.

image_pdfimage_print
Previous Acidentes provocaram 288 mortos entre janeiro e julho
Next DGS recomenda medidas de proteção devido ao calor nos próximos dias

Artigos Relacionados

Informação

Seia assinala “Abril-Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”

Laços azuis em 70 edifícios assinalam o início da campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância” em Seia, iniciativa que este ano vai ter como subtema

Região

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital decorreu esta tarde

Numa Assembleia que, a exemplo de outras, teve um período de antes da ordem do dia quente. O deputado do PS, Francisco Garcia, criticou publicações de Luís Lagos do CDS-PP

Informação

Seia recebe jornadas regionais da infeção do VIH/ SIDA

A Casa Municipal da Cultura de Seia vai acolher, no próximo dia 22 de março, a partir das 9h30, as Jornadas Regionais da Infeção do VIH / SIDA subordinadas à

Destaque

Um milhão de Euros para requalificar sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

A sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital vai ser requalificada num investimento de cerca de um milhão de Euros, …

Região

Centro de Portugal comemora Dia Mundial do Turismo com múltiplas atividades

O Turismo Centro de Portugal preparou uma série de iniciativas destinadas a celebrar o Dia Mundial do Turismo, que hoje, dia 27, se comemora.

Informação

Seia promove Festival Internacional da Canção Serra da Estrela

Seia volta a acolher, na última semana de agosto, o Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela (FICSE). Esta segunda edição do festival …

Informação

Cantinas sociais apoiam cerca de uma centena de pessoas em Oliveira do Hospital

No concelho de Oliveira do Hospital há perto de uma centena de pessoas beneficiárias do projeto das “Cantinas Sociais” que, hoje,…

Região

Explosão em fábrica de pirotecnia fez cinco mortos e três desaparecidos

A explosão num paiol (depósito de explosivos) de uma fábrica de pirotecnia, ocorrido ontem, em Avões, Lamego, causou cinco mortos. Esta manhã foram retomadas buscas pelos três desaparecidos.

Última Hora

Bispo de Coimbra benze nova viatura dos Bombeiros de Oliveira do Hospital

D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra, visita na próxima sexta-feira, 7 de abril, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (AHBVOH).

Região

Incêndio destruiu novo setor da fábrica da Roca em Cantanhede

Um incêndio que deflagrou ontem, cerca das 19h12, destruiu o setor mais recente da fábrica de torneiras da Roca, localizada na Zona Industrial de Cantanhede.

Destaque

Oliveira do Hospital valoriza autores concelhios em mais uma edição da Feira do Livro

A Feira do Livro de Oliveira do Hospital abriu portas no domingo, dia 28 de maio, com uma homenagem aos vários autores do concelho. O certame que está de regresso

Politica

Atribuição de subsídios às freguesias vai dominar Assembleia Municipal de 8 de setembro

Está marcada para a próxima sexta-feira, dia 8 de setembro, a realização da última Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, …

Cultura

Oliveira do Hospital recebe extensão do Cine’Eco

O Município de Oliveira do Hospital promove, como vem sendo hábito nos últimos anos, mais uma extensão do Cine’Eco – Festival Internacional de Cinema de Ambiente, realizado anualmente no vizinho

Última Hora

Autarca de Oliveira do Hospital expressa solidariedade e pesar pelas vítimas de Pedrógão Grande

Diante da “enorme tragédia que colocou o país de luto”, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital partilhou uma “mensagem de solidariedade e de profundo pesar aos familiares

Informação

Pescador desaparecido em Seia encontrado morto no rio Mondego

O corpo do homem de 64 anos que estava desaparecido desde segunda-feira no rio Mondego, em Seia, foi hoje encontrado pelas 11h00 junto do local onde estava a pescar.

Informação

Incêndios: Arganil procede a levantamento de prejuízos nas habitações

Na sequência dos incêndios que fustigaram o concelho de Arganil nos dias 15 e 16 de outubro, estão no terreno, desde o passado dia 31 de outubro, …

Região

Turismo Centro de Portugal promove a região na BTL

O Turismo Centro de Portugal (TCP) é a entidade regional responsável pela promoção turística da Região Centro. Esta é a maior região turística nacional, com uma área de intervenção que

Informação

XV Torneio Aberto de Ténis de Mesa de Oliveira do Hospital

O pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária de Oliveira do Hospital recebeu, no passado domingo, o XV Torneio Aberto de Ténis de Mesa de Oliveira do Hospital.

Informação

Coimbra prepara intervenção de cerca de oito milhões no rio Mondego

O município de Coimbra aprovou, ontem, o projeto de execução da Estabilização da margem direita do Rio Mondego, …

Última Hora

Ancose defende Ovinos Serra da Estrela em mais um Concurso Nacional

A Ancose – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela realiza, hoje e amanhã, o 32º Concurso Nacional de Ovinos, …

Última Hora

Lista B liderada por João Brito, vence eleições para a Comissão Politica de Secção do PSD de Oliveira do Hospital

  João Brito, actual vereador do PSD na câmara Municipal, venceu as eleições para a CP do PSD de Oliveira do Hospital, que decorreu durante a tarde de sábado.    

Última Hora

Rádio Boa Nova homenageou 30 nomes que “são certamente dos melhores” do concelho e da região

A Rádio Boa Nova acrescentou mais cinco personalidades à lista dos 25 nomes já distinguidos em 2011, por ocasião dos 25 anos da rádio. Serafim Marques, Francisco Antunes, Mário Alves,

Última Hora

Homem encontrado morto em Coimbra com sinais de violência

Um homem, de 55 anos, foi hoje encontrado morto, em Coimbra, com sinais de violência, disse à agência Lusa fonte da PSP.

Última Hora

GNR captura evadido da prisão da Covilhã

A Guarda Nacional Republicana (GNR) capturou no Teixoso, concelho da Covilhã, um homem de 66 anos que se encontrava na situação de evadido do Estabelecimento Prisional da Covilhã, anunciou hoje