• Governo escolheu um “concelho exemplar” para reforçar equipas de sapadores no país (com áudio)
  • Governo escolheu um “concelho exemplar” para reforçar equipas de sapadores no país (com áudio)
  • Governo escolheu um “concelho exemplar” para reforçar equipas de sapadores no país (com áudio)
  • Governo escolheu um “concelho exemplar” para reforçar equipas de sapadores no país (com áudio)
  • Governo escolheu um “concelho exemplar” para reforçar equipas de sapadores no país (com áudio)
3 Agosto, 2017 1644 Views

Governo escolheu um “concelho exemplar” para reforçar equipas de sapadores no país (com áudio)

O Primeiro Ministro procedeu, esta tarde em Oliveira do Hospital, à entrega de 20 novas viaturas de primeira intervenção necessárias ao trabalho de 20 novas equipas de sapadores florestais, que no país serão responsáveis por trabalho de silvicultura e de prevenção de fogos florestais.

Uma ação de âmbito nacional que teve como palco a Zona de Intervenção Florestal (ZIF) do Alva e Alvôco criada há 10 anos por iniciativa da CAULE – Associação Florestal da Beira Serra, que em novembro de 2006 foi pioneira na criação daquelas infraestruturas (atualmente existem 188 no país). A juntar ao facto de o concelho ter o cadastro concluído e de contar no seu território com uma incubadora, a BLC3, que aproveita a biomassa para a produção de combustível amigo do ambiente, António Costa considera Oliveira do Hospital “um concelho exemplar”, e que motivou a realização da iniciativa com que o governo assinalou, hoje, a reforma florestal que está a ser iniciada no país.

No âmbito da reforma florestal, o primeiro ministro de Portugal defendeu o regresso à “ideia das ZIF”, assim como a “coragem de se avançar com o cadastro em todo o país”. “O que foi possível fazer em Oliveira do Hospital, é possível em todo o país”, referiu. António Costa aplaude o que tem sido feito no concelho em matéria de ordenamento e planeamento da floresta e que permite ao concelho contar com uma “floresta resiliente”.

Em plena Zona de Intervenção Florestas, António Costa defendeu um maior investimento na “prevenção estrutural”, ao nível do apoio aos sapadores, mas também aos bombeiros e proteção civil. Comprometeu-se com a criação de 500 equipas de sapadores até 2019.

O Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, reconheceu em Oliveira do Hospital que o trabalho das ZIF é “notável” e disse esperar corrigir a falta de apoios no âmbito de uma “reforma profunda e profundamente coerente”. Capoulas Santos que respondia assim ao presidente da CAULE, José Vasco Campos que pediu ao governo um maior apoio para os sapadores florestais que, em anteriores governos, “estiveram a definhar”. Os mesmo sapadores que extinguiram ou controlaram “milhares de incêndios à nascença e que, por isso, não abriram os telejornais”.“As florestas precisam dos sapadores florestais. Continuem a poiar os sapadores florestais, que eles retribuirão em dobro”, disse o dirigente que, do mesmo modo, notou as dificuldades na aprovação de projetos de defesa da floresta contra incêndios, no âmbito das ZIF, ao nível do PDR2020. Pediu, por isso, “a urgente reformulação do PDR 2020 para que o trabalho possa ser continuado”.

Orgulhoso do trabalho feito no concelho, o presidente da Câmara Municipal disse que Oliveira do Hospital “é um exemplo”. José Carlos Alexandrino registou a boa articulação entre todos os agentes concelhios, que permitem que desde 2013 se assista “a uma evolução muito positiva” no que respeita à área ardida no concelho. O autarca felicitou a CAULE que tem “um plano específico de intervenção” na gestão da floresta e prevenção contra incêndios. Sublinhou, de igual modo, o facto de Oliveira do Hospital ser um dos sete municípios com cadastro feito, com 60 por cento do seu território conhecido. Para o autarca oliveirense o que mais importa são as “soluções” e, por isso, apreciou “a coragem do primeiro ministro em visitar o concelho, numa paisagem fantástica, com a presença das câmaras de televisão, não porque haja cá fogos, mas para nos congratularmos e  encontrarmos soluções”.

image_pdfimage_print
Previous Acidentes provocaram 288 mortos entre janeiro e julho
Next DGS recomenda medidas de proteção devido ao calor nos próximos dias

Artigos Relacionados

Região

Região: GNR deteve dez pessoas na posse de mais de cinco mil doses de haxixe

Militares do Núcleo de Investigação Criminal de Cantanhede detiveram, nos dias 12 e 13 de dezembro, dez pessoas por tráfico de droga e apreenderam 5066 doses de haxixe.

Região

Empresários são hoje julgados por crimes de auxílio à imigração ilegal

Três empresários ligados à restauração de Coimbra começam hoje a ser julgados por 34 crimes de auxílio à imigração ilegal, sendo acusados de…

Informação

Via Sacra e visita Pascal com oferta de “medicamento” são momentos altos da Semana Santa em Oliveira do Hospital

  Oliveira do Hospital está a comemorar a Semana Santa. Um dos momento altos das celebrações acontece amanhã, sexta feira santa, com a realização “ao vivo” da Via Sacra com

Região

PS de Arganil cancelou apresentação de candidatura em “sinal de respeito” pelas vítimas de Pedrogão Grande

O PS de Arganil decidiu ontem cancelar a apresentação da candidatura de Rui Silva àquela Câmara Municipal que estava agendada para aquele dia “em sinal de respeito, solidariedade e apoio

Informação

PJ da Guarda deteve jovem de 23 anos por suspeita de abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve um homem “fortemente suspeito da prática continuada,…

Região

Cadáver de homem inglês estava enterrado em quinta na Guarda

Um homem, de idade ainda desconhecida, de nacionalidade inglesa, foi esta quinta-feira à tarde encontrado na quinta de São Lourenço, no distrito da Guarda, noticia o Jornal de Notícias.

Sociedade

Queimada provocou incêndio em Santa Ovaia

Vinte e seis bombeiros e sete viaturas combateram hoje um incêndio rural que deflagrou cerca das 11h35, na Quinta da Cal, Santa Ovaia, no concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

Oliveira do Hospital organizou as “melhores marchas do país”

Oliveira do Hospital foi palco, no sábado, 17 de junho, de uma grande noite de Marchas Populares. Três marchas infantis, seis seniores e duas convidadas, …

Informação

Primeiro fim de semana de outono com temperaturas a chegar aos 30 graus

O primeiro fim de semana de outono vai ser marcado em Portugal continental por alguma nebulosidade, vento fraco e temperaturas máximas…

Programas

Especial “Cá se Fazem, Cá se Tocam” no 31º aniversário da Rádio Boa Nova

Em dia de aniversário da Rádio Boa Nova, no dia 19 de março, Pedro Oliveira apresenta uma emissão especial do programa “Cá se Fazem, Cá se Tocam”.

Informação

Município de Oliveira do Hospital vai cadastrar sistemas de abastecimento de água e saneamento de águas residuais

O Município de Oliveira do Hospital vai cadastrar – através de um sistema de informação georeferenciado – todas as infraestruturas existentes…

Informação

Ajudante da Conservatória de Oliveira do Hospital vai ser julgada por peculato, burla qualificada e falsificação de documento

Uma funcionária da Conservatória de Oliveira do Hospital que, no ano passado, foi demitida por suspeita de receber montantes indevidos de clientes,…

Informação

Tiago Cerveira leva “o Meio e a Gente” à urbanidade de Coimbra

As imagens com que, diariamente, o jovem Tiago Ceveira nos tem habituado e que refletem o “Meio e Gente” desta região da Beira Serra e da Serra da Estrela estão

Informação

Secretário de Estado do Ambiente inaugura a EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital

A EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital é inaugurada amanhã, dia 30 de julho, às 19h00, no Parque do Mandanelho, pelo presidente …

Informação

Ricardo Pereira Alves é cabeça de lista à Assembleia Municipal de Arganil pelo PSD

A candidatura Confiança no Futuro, pelo PSD, à Câmara Municipal de Arganil confirma o nome de Ricardo Pereira Alves, atual presidente do Município, como cabeça de lista à Assembleia Municipal.

Última Hora

Praia fluvial de Avô é mais acessível com cadeira anfíbia

A Praia fluvial de Avô recebeu, no dia 1 de julho, uma cadeira anfíbia e é agora “mais acessível”. O novo equipamento, único no concelho de Oliveira do Hospital, …

Região

Região: Mulher detida por suspeita de fogo posto

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de uma mulher, suspeita de ao final da tarde de ontem ter ateado um incêndio num terreno agrícola composto por mato e silvas,

Cultura

Carnaval volta a animar a freguesia de Nogueira do Cravo

É já a partir de sexta-feira, dia 24 de fevereiro, que a freguesia de Nogueira do Cravo reedita a tradição Carnavalesca. Recuperado em 2010, depois de vários anos de interregno,…

Informação

Pedrógão Grande: Bombeiro internado “vai ser retirado do coma induzido”

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera disse hoje à agência Lusa que um dos bombeiros internados em Lisboa poderá, em breve, …

Desporto

Sporting (masculinos) e Juncal (femininos) vencem Supertaça 2016 em Ténis de Mesa

O Sporting venceu por 3-0 a Supertaça em Ténis de mesa frente ao Benfica. Foram três jogos bem disputados mas com a equipa do Sporting a mostrar ser uma equipa

Última Hora

Incêndio em Penacova mobiliza 139 operacionais e três meios aéreos

Um Incêndio está a lavrar desde as 15h08 na localidade de Livraria Mondego, em Penacova. O fogo está a ser combatido por 139 operacionais, 33 veículos e três meios aéreos.

Última Hora

Suspeito de tentativa de homicídio há oito anos foi detido pela PJ

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem de 41 anos suspeito da tentativa de homicídio de dois homens há cerca de oito anos, em Coimbra,..

Região

Unidade de Saúde da Guarda instala sistema de informação para melhorar serviços

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda iniciou o processo de implementação de um sistema de informação, que custa 1,2 milhões de Euros.

Última Hora

Mais de um quilo de folhas de cannabis apreendidas na Guarda

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal da Guarda, deteve no dia 19 setembro, na localidade…