• Governo escolheu um “concelho exemplar” para reforçar equipas de sapadores no país (com áudio)
  • Governo escolheu um “concelho exemplar” para reforçar equipas de sapadores no país (com áudio)
  • Governo escolheu um “concelho exemplar” para reforçar equipas de sapadores no país (com áudio)
  • Governo escolheu um “concelho exemplar” para reforçar equipas de sapadores no país (com áudio)
  • Governo escolheu um “concelho exemplar” para reforçar equipas de sapadores no país (com áudio)
3 Agosto, 2017 1438 Views

Governo escolheu um “concelho exemplar” para reforçar equipas de sapadores no país (com áudio)

O Primeiro Ministro procedeu, esta tarde em Oliveira do Hospital, à entrega de 20 novas viaturas de primeira intervenção necessárias ao trabalho de 20 novas equipas de sapadores florestais, que no país serão responsáveis por trabalho de silvicultura e de prevenção de fogos florestais.

Uma ação de âmbito nacional que teve como palco a Zona de Intervenção Florestal (ZIF) do Alva e Alvôco criada há 10 anos por iniciativa da CAULE – Associação Florestal da Beira Serra, que em novembro de 2006 foi pioneira na criação daquelas infraestruturas (atualmente existem 188 no país). A juntar ao facto de o concelho ter o cadastro concluído e de contar no seu território com uma incubadora, a BLC3, que aproveita a biomassa para a produção de combustível amigo do ambiente, António Costa considera Oliveira do Hospital “um concelho exemplar”, e que motivou a realização da iniciativa com que o governo assinalou, hoje, a reforma florestal que está a ser iniciada no país.

No âmbito da reforma florestal, o primeiro ministro de Portugal defendeu o regresso à “ideia das ZIF”, assim como a “coragem de se avançar com o cadastro em todo o país”. “O que foi possível fazer em Oliveira do Hospital, é possível em todo o país”, referiu. António Costa aplaude o que tem sido feito no concelho em matéria de ordenamento e planeamento da floresta e que permite ao concelho contar com uma “floresta resiliente”.

Em plena Zona de Intervenção Florestas, António Costa defendeu um maior investimento na “prevenção estrutural”, ao nível do apoio aos sapadores, mas também aos bombeiros e proteção civil. Comprometeu-se com a criação de 500 equipas de sapadores até 2019.

O Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, reconheceu em Oliveira do Hospital que o trabalho das ZIF é “notável” e disse esperar corrigir a falta de apoios no âmbito de uma “reforma profunda e profundamente coerente”. Capoulas Santos que respondia assim ao presidente da CAULE, José Vasco Campos que pediu ao governo um maior apoio para os sapadores florestais que, em anteriores governos, “estiveram a definhar”. Os mesmo sapadores que extinguiram ou controlaram “milhares de incêndios à nascença e que, por isso, não abriram os telejornais”.“As florestas precisam dos sapadores florestais. Continuem a poiar os sapadores florestais, que eles retribuirão em dobro”, disse o dirigente que, do mesmo modo, notou as dificuldades na aprovação de projetos de defesa da floresta contra incêndios, no âmbito das ZIF, ao nível do PDR2020. Pediu, por isso, “a urgente reformulação do PDR 2020 para que o trabalho possa ser continuado”.

Orgulhoso do trabalho feito no concelho, o presidente da Câmara Municipal disse que Oliveira do Hospital “é um exemplo”. José Carlos Alexandrino registou a boa articulação entre todos os agentes concelhios, que permitem que desde 2013 se assista “a uma evolução muito positiva” no que respeita à área ardida no concelho. O autarca felicitou a CAULE que tem “um plano específico de intervenção” na gestão da floresta e prevenção contra incêndios. Sublinhou, de igual modo, o facto de Oliveira do Hospital ser um dos sete municípios com cadastro feito, com 60 por cento do seu território conhecido. Para o autarca oliveirense o que mais importa são as “soluções” e, por isso, apreciou “a coragem do primeiro ministro em visitar o concelho, numa paisagem fantástica, com a presença das câmaras de televisão, não porque haja cá fogos, mas para nos congratularmos e  encontrarmos soluções”.

image_pdfimage_print
Previous Acidentes provocaram 288 mortos entre janeiro e julho
Next DGS recomenda medidas de proteção devido ao calor nos próximos dias

Artigos Relacionados

Sociedade

Avoense com “distrofia muscular” desafia responsáveis a viajar na sua cadeira numa carrinha de transporte de deficientes até Coimbra

António Marques é residente em Avô e vive, duas vezes por semana, o drama do mau estado das estradas que servem o concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

Superlua foi a maior desde 1948

A Superlua pôde ser observada, ontem, em Portugal. Foi a maior e mais brilhante desde 1948. Só em 2034 a Superlua encontrará paralelo.

Informação

ADIBER com novos apoios para as explorações agrícolas

Dando sequência ao processo de implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local para a região da Beira Serra – Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua -, …

Última Hora

PJ fez quatro detenções por sequestro e escravidão em Gouveia

A Pj deteve quatro homens e uma mulher, suspeitos dos crimes de tráfico de pessoas, de sequestro e de escravidão, ocorridos no concelho de Gouveia e também em várias localidades de

Região

Ovinicultores queixam-se de excesso de burocracia e falta de valorização a grupo de trabalho do setor do leite

O excesso de burocracia e falta de valorização da fileira do leite dominaram as queixas dos ovinicultores que, hoje, contaram com …

Nacional

Papa recebido pelas três mais altas entidades do Estado português

O papa Francisco foi hoje recebido pelas três mais altas entidades do Estado português, Presidente da República, presidente da Assembleia da República e primeiro-ministro, …

Sociedade

Alunos da Secundária de Oliveira do Hospital disputam final nacional do “Parlamento dos Jovens”

Os alunos Michael Nunes e João Duarte (deputados efetivos) e André Gonçalves (suplente) da Escola Secundária de Oliveira do Hospital vão representar o distrito de Coimbra…

Informação

Jorge Conde tomou posse na presidência do Politécnico de Coimbra

O novo presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Jorge Conde, manifestou-se hoje contra a “confusão de regras” que gerem o ensino superior e defendeu uma estratégia e uma regulação

Nacional

Temperatura vai subir…

Três distritos de Portugal continental vão estar na quinta e sexta-feira sob ‘aviso amarelo’ devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, segundo o Instituto Português do Mar e

Última Hora

Semana começa com temperaturas acima dos 30 graus

A semana começa com céu pouco nublado ou limpo e temperaturas máximas acima dos 30 graus celsius, em especial nas regiões do interior centro e sul e Vale do Tejo.

Região

Detido presumível autor de homicídio em Castro Daire

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção do presumível autor do homicídio que ocorreu na madrugada de domingo no concelho de Castro Daire, no distrito de Viseu.

Última Hora

CISE promove caminhada na neve

Caminhar sobre a neve e apreciar a beleza única da natureza e paisagem na montanha mais alta de Portugal Continental é a proposta do CISE – Centro de Interpretação da

Sociedade

Dois concelhos em risco máximo de incêndio e 26 muito elevado

Os concelhos de Pampilhosa da Serra (Coimbra) e Monchique (Faro) estão hoje em risco Máximo de incêndio e outros 26 em risco Muito Elevado.

Informação

Álvaro Assunção expõe pintura na Casa da Cultura César Oliveira

Foi ontem inaugurada a exposição de pintura “Vê moinhos… são moinhos. Vê gigantes… são gigantes” de Álvaro Assunção. A mostra está patente até 31 de maio na Casa da Cultura

Informação

Ângela Cunha é…Boa Nova!

Ângela Cunha, conhecida locutora e apresentadora, está de regresso às manhãs da Rádio na Boa Nova, das 8 às 12h, de segunda a sexta-feira.

Sociedade

Drogas e armas apreendidas em bairro de Coimbra

Uma operação conjunta da PSP e da PJ, no bairro do Ingote, em Coimbra, culminou esta terça-feira com vários detidos e a apreensão de armas e doses elevadas de droga.

Região

ANPC, desativou o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil de Coimbra

ANPC, desativou o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil de Coimbra Segundo comunicado da ANPC e, “Atendendo à gradual retoma da normalidade no que concerne aos incêndios rurais e

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital presta  reconhecimento público a Empresas Solidárias na EXPOH

  O Município de Oliveira do Hospital prestou reconhecimento público a um conjunto de empresas do concelho de Oliveira do Hospital pela sua …

Desporto

Maratona Clube Vila Chã participou na 13ª Taça de Portugal de Corrida em Montanha

Decorreu no passado dia 16 de Julho, a 13ª Taça de Portugal de Corrida em Montanha, realizada em Malcata. Esta competição realizou-se em conjunto …

Destaque

SL Benfica vence Taça Hugo dos Santos em Basquetebol

Numa reedição do ano passado mas com desfecho diferente, o Benfica conquistou, pela quinta vez, a Taça Hugo dos Santos, em jogo frente ao FC Porto, que se disputou em

Informação

ACT realizou sessão de informação em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital acolheu uma sessão de informação  da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) relacionada com…

Informação

 Suspeito de atear fogo em Oliveira do Hospital ficou em prisão preventiva

  A Polícia Judiciária através da Diretoria do Centro, com a colaboração da Proteção Civil da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e da GNR, deteve um homem pela presumível

Informação

Autarca de Oliveira do Hospital leva recibo “falsificado” que envolve Liga de Melhoramentos de Aldeia de Nogueira ao Ministério Público

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital informou, ontem, que vai fazer queixa no Ministério Público da suposta “falsificação” de um recibo, …

Informação

Benfica 5 – AA Coimbra 1 | Benfica vence a Taça de Portugal – Seniores Feminino em Hóquei em Patins

Benfica e AA Coimbra defrontaram-se na final da Taça de Portugal em Hóquei em Patins – Seniores  Femininos SL BENFICA  –  5 AA COIMBRA – 1 Uma partida disputada com