• Governo escolheu um “concelho exemplar” para reforçar equipas de sapadores no país (com áudio)
  • Governo escolheu um “concelho exemplar” para reforçar equipas de sapadores no país (com áudio)
  • Governo escolheu um “concelho exemplar” para reforçar equipas de sapadores no país (com áudio)
  • Governo escolheu um “concelho exemplar” para reforçar equipas de sapadores no país (com áudio)
  • Governo escolheu um “concelho exemplar” para reforçar equipas de sapadores no país (com áudio)
3 Agosto, 2017 1867 Views

Governo escolheu um “concelho exemplar” para reforçar equipas de sapadores no país (com áudio)

O Primeiro Ministro procedeu, esta tarde em Oliveira do Hospital, à entrega de 20 novas viaturas de primeira intervenção necessárias ao trabalho de 20 novas equipas de sapadores florestais, que no país serão responsáveis por trabalho de silvicultura e de prevenção de fogos florestais.

Uma ação de âmbito nacional que teve como palco a Zona de Intervenção Florestal (ZIF) do Alva e Alvôco criada há 10 anos por iniciativa da CAULE – Associação Florestal da Beira Serra, que em novembro de 2006 foi pioneira na criação daquelas infraestruturas (atualmente existem 188 no país). A juntar ao facto de o concelho ter o cadastro concluído e de contar no seu território com uma incubadora, a BLC3, que aproveita a biomassa para a produção de combustível amigo do ambiente, António Costa considera Oliveira do Hospital “um concelho exemplar”, e que motivou a realização da iniciativa com que o governo assinalou, hoje, a reforma florestal que está a ser iniciada no país.

No âmbito da reforma florestal, o primeiro ministro de Portugal defendeu o regresso à “ideia das ZIF”, assim como a “coragem de se avançar com o cadastro em todo o país”. “O que foi possível fazer em Oliveira do Hospital, é possível em todo o país”, referiu. António Costa aplaude o que tem sido feito no concelho em matéria de ordenamento e planeamento da floresta e que permite ao concelho contar com uma “floresta resiliente”.

Em plena Zona de Intervenção Florestas, António Costa defendeu um maior investimento na “prevenção estrutural”, ao nível do apoio aos sapadores, mas também aos bombeiros e proteção civil. Comprometeu-se com a criação de 500 equipas de sapadores até 2019.

O Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, reconheceu em Oliveira do Hospital que o trabalho das ZIF é “notável” e disse esperar corrigir a falta de apoios no âmbito de uma “reforma profunda e profundamente coerente”. Capoulas Santos que respondia assim ao presidente da CAULE, José Vasco Campos que pediu ao governo um maior apoio para os sapadores florestais que, em anteriores governos, “estiveram a definhar”. Os mesmo sapadores que extinguiram ou controlaram “milhares de incêndios à nascença e que, por isso, não abriram os telejornais”.“As florestas precisam dos sapadores florestais. Continuem a poiar os sapadores florestais, que eles retribuirão em dobro”, disse o dirigente que, do mesmo modo, notou as dificuldades na aprovação de projetos de defesa da floresta contra incêndios, no âmbito das ZIF, ao nível do PDR2020. Pediu, por isso, “a urgente reformulação do PDR 2020 para que o trabalho possa ser continuado”.

Orgulhoso do trabalho feito no concelho, o presidente da Câmara Municipal disse que Oliveira do Hospital “é um exemplo”. José Carlos Alexandrino registou a boa articulação entre todos os agentes concelhios, que permitem que desde 2013 se assista “a uma evolução muito positiva” no que respeita à área ardida no concelho. O autarca felicitou a CAULE que tem “um plano específico de intervenção” na gestão da floresta e prevenção contra incêndios. Sublinhou, de igual modo, o facto de Oliveira do Hospital ser um dos sete municípios com cadastro feito, com 60 por cento do seu território conhecido. Para o autarca oliveirense o que mais importa são as “soluções” e, por isso, apreciou “a coragem do primeiro ministro em visitar o concelho, numa paisagem fantástica, com a presença das câmaras de televisão, não porque haja cá fogos, mas para nos congratularmos e  encontrarmos soluções”.

image_pdfimage_print
Previous Acidentes provocaram 288 mortos entre janeiro e julho
Next DGS recomenda medidas de proteção devido ao calor nos próximos dias

Artigos Relacionados

Desporto

Rafael Delaunay Gomes participa num dos mais prestigiados Triatlos IROMAN Mundiais – Challenge Roth

O atleta oliveirense, Rafael Delaunay Gomes, participou no passado fim de semana, no Challenge Roth, uma das mais procuradas e emblemáticas provas de Triatlo IRONMAN Mundial,  na Cidade de Roth,

Informação

João Paulo Pombo Albuquerque é o candidato do PSD à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

O engenheiro, de Ervedal da Beira, foi o escolhido pela Comissão Política do PSD de Oliveira do Hospital para ser candidato à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Nacional

Operação ‘Todos os Santos’ regista mais acidentes e mais mortos

GNR intensificou a patrulha nas estradas portuguesas entre a passada sexta-feira e esta terça-feira, dia 1 de novembro. Neste período, morreram sete pessoas vítimas de acidentes.

Nacional

GNR intensifica patrulhamento nas estradas a partir de hoje

A GNR intensifica, a partir de hoje e até ao dia 02 de janeiro, o patrulhamento rodoviário nas vias de maior tráfego no âmbito da operação Ano Novo.

Última Hora

Praticante de parapente sofreu ferimentos graves em Linhares da Beira

Um homem ficou hoje gravemente ferido ao aterrar mal de parapente em Linhares da Beira, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira, Carlos Almeida.

Informação

Homem de 76 anos morreu em despiste de trator agrícola no Sabugal

Um homem de 76 anos morreu na quinta-feira no concelho do Sabugal na sequência do despiste do trator agrícola que conduzia.

Última Hora

Jovem de 17 anos foi detido por suspeita de fogo posto

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um jovem estudante de 17 anos, suspeito de ter ateado três incêndios em Alpedrinha, concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco.

Desporto

FCOH perde nos Açores e é cada vez mais último. Nogueirense perde o derby com o Tourizense.

Esta jornada 11 do Campeonato de Portugal Prio veio complicar ainda mais as contas no fundo da tabela classificativa desta Série E. O FCOH foi goleado por 4-0 nos Açores

Sociedade

FCOH perde dois pontos no empate 0-0 frente ao União FC e desce para a terceira posição. Sourense e Condeixa goleiam os seus adversários.

Distrital de Honra AFC – Jornada 21 FCOH perde dois pontos no empate 0-0 frente ao União FC e desce para a terceira posição. Sourense e Condeixa goleiam os seus

Informação

Rádio Boa Nova sem telefone e internet 18 dias após o incêndio

O corte nas comunicações foi uma das consequências do forte incêndio que afetou o concelho de Oliveira do Hospital e a região.

Informação

‘Loriga Vila Lusitana’ é o grande vencedor da 1.ª edição do Orçamento Participativo de Seia

A comunidade respondeu afirmativamente ao repto lançado pela autarquia e mobilizou-se para escolher e votar nos projetos que vão agora ser desenvolvidos…

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 8 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 26.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Ministro Pedro Marques vem a Oliveira do Hospital adjudicar requalificação da Estrada da Beira

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, desloca-se amanhã, 6 de janeiro, a Oliveira do Hospital para a adjudicar a obra de requalificação da Estrada da Beira…

Última Hora

Coral de Sant’Ana comemora 37º aniversário com Encontro Internacional de Coros

No âmbito das comemorações do seu 37º Aniversário, o Coral de Sant’Ana está a organizar o Encontro Internacional de Coros, a realizar …

Última Hora

FCOH E AD Lagares enfrentam Vigor Mocidade e Eirense. AD Nogueirense joga com Anadia

Em competição na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) defronta, este domingo, …

Última Hora

IAPMEI esclareceu empresários de Oliveira do Hospital no acesso aos fundos comunitários

O IAPMEI realizou, em Oliveira do Hospital, um dia descentralizado destinado a prestar esclarecimentos aos empresários do concelho, …

Última Hora

PJ detém homem que esfaqueou mulher

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 38 anos por suspeitas do crime de homicídio. O crime aconteceu num quadro de violência doméstica,…

Última Hora

EPTORADIO esta sexta-feira na Rádio Boa Nova

Esta sexta-feira, 24 de fevereiro, a partir das 13h00, o EPTORADIO será um programa musical, dedicado aos prémios Grammy. Será dada atenção à 59ª cerimónia anual…

Destaque

Aldeia das Dez promoveu a Castanha e o Santuário de Nossa Senhora das Preces

Neste fim de semana todos os caminhos conduziram a Aldeia das Dez e ao Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira, para mais uma Festa da Castanha.

Região

Mais de 340 bombeiros e 10 meios aéreos no combate ao incêndio que lavra em Tábua

São já 344 os bombeiros envolvidos no combate às chamas no concelho de Tábua, na freguesia de Covas e Vila Nova de Oliveirinha. No terreno estão 86 viaturas, apoiadas por

Informação

Casal morreu após queda de viatura na ria de Aveiro

Um casal despistou-se, ontem à tarde  num veículo automóvel na ria de Aveiro e  foi retirado sem vida pela equipa de mergulhadores. O acidente ocorreu junto…

Última Hora

Eptoliva promoveu palestra sobre energias renováveis

Integrada nos objetivos programáticos da disciplina de Tecnologias e Processos, do plano de estudos do curso profissional de Técnico de Manutenção Industrial/Mecatrónica Automóvel,…

Informação

Hóquei Patins: FCOH inicia campeonato com vitória

A equipa de hóquei patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) estreou-se no Campeonato Nacional da 3ª Divisão da Zona Norte B…