Gouveia realiza ações de fogo controlado na Serra da Estrela

Gouveia realiza ações de fogo controlado na Serra da Estrela

image_pdfimage_print

A Câmara Municipal de Gouveia inicia hoje ações de fogo controlado na Serra da Estrela, que se prolongam até quinta-feira, com o objetivo de aprimorar técnicas e de fomentar o treino dos operacionais das várias entidades.

Segundo uma nota da autarquia de Gouveia, no distrito da Guarda, as ações de fogo controlado que vão decorrer na zona de Casais de Folgosinho, no Parque Natural da Serra da Estrela, realizam-se no âmbito da candidatura apresentada pelo município ao Plano Nacional de Fogo Controlado – Fundo Florestal Permanente.

As ações que são realizadas pelo município em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e com a Escola Superior Agrária de Coimbra têm como finalidade “aprimorar técnicas e procedimentos do uso do fogo controlado”.

A fonte refere em nota hoje enviada à agência Lusa que a queima permite também o treino dos operacionais das várias entidades envolvidas, nomeadamente das equipas de bombeiros do concelho de Gouveia, da Força Especial de Bombeiros, do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) e das equipas de Sapadores Florestais.

São também objetivos da iniciativa “a defesa da floresta contra incêndios, através da queima dos matos que crescem desordenadamente e que são fatores de propagação de incêndios nas áreas arborizadas”, e a “renovação das pastagens naturais”.

Como as áreas a intervir são pastoreadas, a autarquia de Gouveia sublinha que o uso da técnica do fogo controlado, para além de estimular a atividade silvopastoril existente, “pretende também evitar as tradicionais queimadas que, por vezes, dão origem a fogos florestais não controlados”.

“As ações de fogo controlado consistem no uso do fogo na gestão dos espaços florestais sob condições, normas e procedimentos, conducentes à satisfação de objetivos específicos e quantificáveis em planos de fogo controlado, que é executado sob a responsabilidade de um ou mais técnicos credenciados”, lembra a fonte.

lusa.pt

Previous “Uma mão cheia de empresas” repôs trator que ardeu em Penalva de Alva
Next Ana Abrunhosa começa a ser julgada por alegada difamação do seu antecessor

Artigos Relacionados

Última Hora

Leiria: Detido presumível autor de incêndio

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, no desenvolvimento de imediatas investigações esclareceu, identificou e deteve o presumível autor do incêndio,…

Cultura

Oliveira do Hospital: Mais de 37 mil pessoas usufruíram das bibliotecas no último ano

A utilização da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e da Biblioteca/Ludoteca de Lagares da Beira resultou, no último ano, em números “nunca antes alcançados”. No total foram 37 026

Informação

Meteorologia: Hoje contamos com chuva e neve

A semana arrancou com chuva nas regiões do Norte e Centro e neve na Serra da Estrela. Para esta terça-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê

Região

Município de Oliveira do Hospital assinala o Dia Internacional dos Museus

O Município de Oliveira do Hospital associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus/ Noite nos Museus que se comemora, anualmente, a 18 de maio.

Última Hora

Homem morre atropelado por comboio em Montemor-o-Velho

Um homem morreu, esta tarde, atropelado por um comboio junto ao apeadeiro de Formoselha, em Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra.

Última Hora

“Artes e Ofícios de Oliveira do Hospital” em exposição

“Artes e Ofícios de Oliveira do Hospital” é o mote da exposição coletiva programada para o mês de julho pelo Município de Oliveira do Hospital. A mostra pode ser visitada,

Politica

“O que me levou a aceitar ser candidato foi ouvir dos meus filhos que querem sair daqui porque não vêem futuro em Oliveira do Hospital”

João Paulo Pombo Albuquerque falou à Rádio Boa Nova do que o motivou a aceitar o convite que lhe foi dirigido pela concelhia do PSD de Oliveira do Hospital para

Informação

Cerimónias fúnebres do bispo emérito da Guarda realizam-se esta tarde

As cerimónias fúnebres de D. António dos Santos estão marcadas para esta tarde. O bispo emérito da Guarda faleceu segunda-feira no Hospital Distrital da Guarda aos 85 anos.

Região

Acidente interrompe circulação nos dois sentidos do IP3

A circulação automóvel encontra-se interrompida desde as 12h30 no Itinerário Principal 3 (IP3) devido a um acidente que ocorreu na zona de Sabugosa, no concelho de Tondela.

Informação

Conheça os resultados desportivos de fim-de-semana

As duas equipas do concelho oliveirense, a jogar no Campeonato Nacional, perderam ontem os jogos da 8ª jornada.

Desporto

SL Benfica vence Taça Hugo dos Santos em Basquetebol

Numa reedição do ano passado mas com desfecho diferente, o Benfica conquistou, pela quinta vez, a Taça Hugo dos Santos, em jogo frente ao FC Porto, que se disputou em

Informação

Guterres foi oficialmente aclamado secretário-geral da ONU

Chegou oficialmente ao fim a caminhada de António Guterres para chegar ao topo da escadaria do poder na ONU. A Assembleia-geral das Nações Unidas aclamou oficialmente…