Gouveia realiza ações de fogo controlado na Serra da Estrela

Gouveia realiza ações de fogo controlado na Serra da Estrela

A Câmara Municipal de Gouveia inicia hoje ações de fogo controlado na Serra da Estrela, que se prolongam até quinta-feira, com o objetivo de aprimorar técnicas e de fomentar o treino dos operacionais das várias entidades.

Segundo uma nota da autarquia de Gouveia, no distrito da Guarda, as ações de fogo controlado que vão decorrer na zona de Casais de Folgosinho, no Parque Natural da Serra da Estrela, realizam-se no âmbito da candidatura apresentada pelo município ao Plano Nacional de Fogo Controlado – Fundo Florestal Permanente.

As ações que são realizadas pelo município em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e com a Escola Superior Agrária de Coimbra têm como finalidade “aprimorar técnicas e procedimentos do uso do fogo controlado”.

A fonte refere em nota hoje enviada à agência Lusa que a queima permite também o treino dos operacionais das várias entidades envolvidas, nomeadamente das equipas de bombeiros do concelho de Gouveia, da Força Especial de Bombeiros, do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) e das equipas de Sapadores Florestais.

São também objetivos da iniciativa “a defesa da floresta contra incêndios, através da queima dos matos que crescem desordenadamente e que são fatores de propagação de incêndios nas áreas arborizadas”, e a “renovação das pastagens naturais”.

Como as áreas a intervir são pastoreadas, a autarquia de Gouveia sublinha que o uso da técnica do fogo controlado, para além de estimular a atividade silvopastoril existente, “pretende também evitar as tradicionais queimadas que, por vezes, dão origem a fogos florestais não controlados”.

“As ações de fogo controlado consistem no uso do fogo na gestão dos espaços florestais sob condições, normas e procedimentos, conducentes à satisfação de objetivos específicos e quantificáveis em planos de fogo controlado, que é executado sob a responsabilidade de um ou mais técnicos credenciados”, lembra a fonte.

lusa.pt

Previous “Uma mão cheia de empresas” repôs trator que ardeu em Penalva de Alva
Next Ana Abrunhosa começa a ser julgada por alegada difamação do seu antecessor

Artigos Relacionados

Informação

Góis promove Orçamento Participativo pela primeira vez

O Município de Góis avanÇAa este ano, pela primeira vez, com o Orçamento Participativo de Góis. Como forma de potenciar os valores de democracia, incentivando a comunidade à participação na

Última Hora

Suspensos apoios a cinco casas de Pedrógão por suspeitas de irregularidades

O ministro-adjunto e da Economia afirmou, esta quarta-feira, que foram suspensos os apoios a cinco casas apoiadas pelo fundo Revita, em Pedrógão Grande, devido…

Informação

Seia assinala “Abril-Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”

Laços azuis em 70 edifícios assinalam o início da campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância” em Seia, iniciativa que este ano vai ter como subtema

Educação

Município de Oliveira do Hospital desafia alunos a participar no “Programa de Empreendedorismo nas Escolas”

O Município de Oliveira do Hospital vai, à semelhança dos anos anteriores, fomentar o empreendedorismo jovem assumindo-se como parceiro no desenvolvimento do “Programa de Empreendedorismo nas Escolas” da Região de

Destaque

EXPOH arrancou com anúncio de novos projetos para Oliveira do Hospital (com vídeo)

Oliveira do Hospital abriu, hoje, as portas para nove dias de EXPOH.  O arranque do certame ficou marcado pelo “pensamento” para com os oliveirenses que perderam familiares no incêndio, …

Sociedade

Politécnico de Coimbra distinguido com prémio Empreendedorismo Delta

O projeto do Politécnico de Coimbra, Marias&me, foi distinguido com o Prémio Empreendedorismo Delta …

Última Hora

GNR deteve alegado burlão que vendia fotocópias da Lotaria Clássica em Seia

O Comando Territorial da GNR da Guarda deteve, em Seia, um homem de 49 anos, que vendia fotocópias da Lotaria Clássica da Santa Casa da Misericórdia como sendo autênticas.

Informação

Associação de vítimas dos incêndios não pede desculpa ao ministro da Agricultura

A Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) recusa-se a pedir desculpa ao ministro da Agricultura, Capoulas Santos, que ontem desmentiu…

Sociedade

“Muito calor” deixa cinco distritos em alerta laranja

Os distritos de Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja estão hoje, e até às 21h00 de sábado, sob ‘aviso laranja’ devido ao tempo quente,…

Informação

Deputados do PS reuniram com  autarcas afetados pelos incêndios

Pedro Coimbra, Elza País e João Gouveia, deputados do Partido Socialista eleitos pelo Círculo Eleitoral de Coimbra, reuniram com Autarcas, …

Última Hora

ADI entregou prémios de campanha de natal em Oliveira do Hospital

Terminada mais uma campanha natalícia proporcionada pela Agência de Desenvolvimento Integrado (ADI), que pretende valorizar o comércio local de Tábua e Oliveira do Hospital,…

Educação

Secretário da Juventude e Desporto presente no 26º aniversário da Eptoliva

A Eptoliva realiza, amanhã, uma cerimónia comemorativa relativa ao seu 26º aniversário. A iniciativa terá lugar na Casa da Cultura César Oliveira,…