Góis promove Orçamento Participativo pela primeira vez

Góis promove Orçamento Participativo pela primeira vez

O Município de Góis avanÇAa este ano, pela primeira vez, com o Orçamento Participativo de Góis. Como forma de potenciar os valores de democracia, incentivando a comunidade à participação na gestão pública, adotou dois processos paralelos…

… de Orçamento Participativo: o Orçamento Participativo Jovem e o Orçamento Participativo Geral.

“Este é um mecanismo de democracia que permite aos/às cidadãos/ãs decidir sobre uma parte do Orçamento Municipal. Este processo contribui para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos/as cidadãos/ãs naturais ou residentes ou trabalhadores/as ou estudantes do concelho de Góis, nos processos de governação local, garantindo a participação dos/as cidadãos/ãs na decisão sobre a afetação dos recursos às políticas públicas municipais”, refere em comunicado.

No período de 15 de fevereiro a 15 de março decorre a fase de votação das 10 propostas finalistas, sendo elas:

No Orçamento Participativo Geral as propostas são: requalificação da Fonte do Soito (Freguesia de Vila Nova do Ceira), Colocação de Kit de Fitness ao Ar Livre e Letras “V. N. CEIRA” (Vila Nova do Ceira, na zona de lazer da Praia das Canaveias);  acesso à Cultura (disponibilização de transporte gratuito em todas as sedes de freguesia para garantir o acesso a um espetáculo, a realizar uma vez por mês na sede do concelho); requalificação do piso do parque infantil da Junta de Freguesia de Góis; intervenção da conservação e restauro do retábulo (altar e púlpito) em talha dourada e policromada da Capela de S. Sebastião em Góis (classificada como Imóvel de Interesse Público) e Góis CheckPoint. Criação de um local onde os utilizadores da EN2 possam descansar e conhecer as ofertas turísticas e de lazer do concelho.

No Orçamento Participativo Jovem, as propostas são: ampliação da Casa de Convívio de Santa Bárbara, criação de sala de jogos, uma sala multifunções e instalações sanitárias; requalificação do espaço infantil do Cerejal (piso e baloiços); espaço Jovem – Remodelação da sala que se encontra ao lado da atual sede da Associação de Juventude de Góis, no edifício do antigo hospital; Prato Solidário: Construção de cozinha na Liga dos Amigos de Bordeiro.

A participação é assegurada através de voto, nesta primeira edição, de forma presencial, mediante a apresentação de documentos identificação.

Previous Mais de metade dos jovens já sofreram de violência no namoro
Next AEOH é escola de referência na reutilização de manuais

Artigos Relacionados

Última Hora

Álvaro Assunção expõe pintura na Casa da Cultura César Oliveira

Foi ontem inaugurada a exposição de pintura “Vê moinhos… são moinhos. Vê gigantes… são gigantes” de Álvaro Assunção. A mostra está patente até 31 de maio na Casa da Cultura

Informação

Ministro da Agricultura desloca-se hoje a Oliveira do Hospital

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, desloca-se esta quinta-feira, 9 de novembro, às 16h00, a  Oliveira do Hospital, …

Informação

Taça Hugo dos Santos disputa-se novamente em Oliveira do Hospital e com novo figurino

Oliveira do Hospital volta a ser, em 2017, a capital do basquetebol ao receber a Taça Hugo dos Santos, que se realizará entre os dias 2 e 5 de fevereiro

Cultura

Marchas Populares animaram noite de S. João em Seia

O ambiente festivo dos santos populares invadiu a cidade de Seia, no passado sábado, dia 23 de junho.

Última Hora

Fibra Óptica chega a Oliveira do Hospital, mas está longe de servir todo o concelho

A Meo está a proceder à instalação de uma rede de fibra ótica no concelho de Oliveira do Hospital, ficando limitada numa primeira fase à cidade e freguesias limítrofes, num

Informação

Misericórdia de Galizes iniciou comemorações dos 350 anos

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes deu, ontem, início às comemorações dos 350 anos da instituição, fundada em julho de 1668.

Última Hora

Helena Correia, investigadora na área das microalgas, é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Helena Correia, investigadora ligada ao projeto das microalgas.

Região

BLC3 disponibiliza Vales de Incubação

A BLC3 integra a rede de incubadoras que dispõem de Vales de Incubação que visam promover o Empreendedorismo.

Cultura

Arganil promove 37ª edição da FICABEIRA

Arganil promove, entre os dias 6 e 9 de setembro, a 37ª edição da FICABEIRA — Feira Industrial, Comercial e Agrícola da Beira Serra e a Feira do Mont’Alto 2018,…

Informação

Unidade de Saúde da Guarda instala sistema de informação para melhorar serviços

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda iniciou o processo de implementação de um sistema de informação, que custa 1,2 milhões de Euros.

Região

Viseu: Homem morre após cair em pedreira

Um homem de 37 anos morreu, na tarde desta quarta-feira, depois de a viatura que conduzia ter caído numa pedreira em Cinfães, no distrito de Viseu.

Informação

“O Teatro” é tema das V Jornadas Culturais de Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital organiza esta quinta-feira, dia 29 de março, pelas 21 horas, na Casa da Cultura César Oliveira, a quinta edição das Jornadas Culturais de