Góis preparou moradores da Ponte do Sótão para situações de risco por incêndio
9 Maio, 2018 1218 Views

Góis preparou moradores da Ponte do Sótão para situações de risco por incêndio

O Município de Góis promoveu, hoje, um exercício de preparação dos moradores da Ponte do Sótão para eventuais situações de risco por incêndio.

Tratou-se de uma demonstração dos programas ‘Aldeia Segura’ e ‘Pessoas Seguras’, criados pelo Governo, com o objetivo de aumentar a proteção das populações contra os incêndios florestais, tendo envolvido 25 operacionais de diferentes entidades, apoiados por sete viaturas.

Maria de Lurdes Castanheira, presidente da Câmara Municipal de Góis, defendeu que a proteção de pessoas e bens face aos incêndios florestais e outras catástrofes “tem de ser um desígnio coletivo”. “Nós todos somos Proteção Civil”, afirmou.

O lugar da Ponte do Sótão é “uma aldeia prioritária” quanto às medidas de autoproteção, devido ao “elevado risco de incêndio florestal”, disse Carlos Luís Tavares, comandante operacional distrital (CODIS) da Proteção Civil de Coimbra. Segundo o responsável, estas iniciativas a realizar no distrito de Coimbra e no país, visam “garantir a segurança das pessoas” e das povoações.

Depois de o sino da igreja tocar a rebate, ouviu-se longamente a sirene da antiga fábrica de papel de Góis, pela primeira vez em mais de 25 anos, alertando as pessoas para um incêndio simulado que as levou a refugiar-se na coletividade da aldeia.

Além de operacionais e dirigentes da Proteção Civil e da GNR, participaram no exercício representantes dos bombeiros de Góis e de Serpins (Lousã), Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), PSP, Exército, Cruz Vermelha Portuguesa, Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra e EDP, entre outras entidades.

Previous Região: Ex-bancária confessa em tribunal ter desviado 655 mil euros
Next Pedro Machado recandidata-se à presidência da Turismo Centro de Portugal

Artigos Relacionados

Última Hora

Deslocação de Pedro Marques a Oliveira do Hospital foi “frete político”, entende a CDU

Para a CDU de Oliveira do Hospital, a deslocação do ministro do Planeamento e das Infraestruturas a Oliveira do Hospital “assume contornos de frete político-partidário ao PS”, …

Informação

Alunos da Secundária de Oliveira do Hospital disputam final nacional do “Parlamento dos Jovens”

Os alunos Michael Nunes e João Duarte (deputados efetivos) e André Gonçalves (suplente) da Escola Secundária de Oliveira do Hospital vão representar o distrito de Coimbra…

Informação

Vento forte causou estragos em S. Paio, Gouveia

Um episódio de vento forte registado ao final da tarde de ontem, na aldeia de S. Paio, no concelho de Gouveia , provocou quedas de árvores e de muros e

Informação

Estrada Nacional 1 cortada na zona de Anadia devido a atropelamento mortal

Às 10h40 da manhã desta quinta-feira, as autoridades receberam um alerta que dava conta de um atropelamento na Estrada Nacional 1, na zona da Malaposta, em Anadia, no distrito de Aveiro.

Destaque

Feira do Porco e do Enchido volta a animar Meruge

Foi dado o pontapé de saída para a 14ª edição da Feira do Porco e do Enchido de Meruge, que decorre dia 13 de Novembro no emblemático cenário da Laje

Nacional

Incêndios: Meios aéreos em Faro, Vila Real, Guarda e Bragança

Os quatro incêndios em Faro, Bragança, Vila Real e Guarda eram os que às 07h30 preocupavam mais os bombeiros e, por isso, vão ser reforçados …

Politica

PS volta a contar com José Carlos Alexandrino para “uma grande vitória” em Oliveira do Hospital (com áudio)

O PS e José Carlos Alexandrino oficializaram, ontem à tarde, a candidatura à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital de olhos postos numa “grande vitória”.

Região

Seia comparticipa compra de medicamentos a idosos e pensionistas

A Câmara Municipal de Seia tem a decorrer um novo período de candidaturas para apoiar idosos e pensionistas na compra de medicamentos, ao abrigo do Programa Municipal de Comparticipação em

Educação

Secretário da Juventude e Desporto presente no 26º aniversário da Eptoliva

A Eptoliva realiza, amanhã, uma cerimónia comemorativa relativa ao seu 26º aniversário. A iniciativa terá lugar na Casa da Cultura César Oliveira,…

Região

Covilhã triplica IMI para prédios abandonados e em ruínas

A Câmara Municipal de Covilhã vai manter em 2017 as taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), mas triplicará e duplicará, respetivamente, …

Região

Volta a Portugal: Etapa Vida vai passar por concelhos afetados pelos incêndios

A 80.ª Volta a Portugal promove, amanhã, uma homenagem solidária às populações atingidas pelos incêndios do ano passado. Coincidente com a terceira tirada da competição a decorrer …

Região

Um ano depois da morte de cinco peregrinos, ainda não há despacho final

Um ano depois do acidente em Coimbra que provocou a morte de cinco peregrinos, ainda não há despacho final do Ministério Público no processo em que o condutor está indiciado