Góis: António Costa visitou a área ardida da freguesia de Alvares

Góis: António Costa visitou a área ardida da freguesia de Alvares

O Primeiro-Ministro, António Costa, acompanhado do Ministro do Planeamento e Infra-estruturas, Pedro Marques, estiveram ontem no concelho de Góis…

… para se inteirarem do ponto de situação do violento incêndio que fustigou a Freguesia de Alvares.

“Acompanhados pela Presidente do Município, Maria de Lurdes Castanheira, tiveram a oportunidade de constatar o cenário de devastação que o incêndio deixou, tendo visitado o Quartel dos Bombeiros de Góis, em Alvares, onde está centralizado todo o apoio logístico aos mais de 400 operacionais que se encontram no terreno, bem como o Posto de Comando localizado na Chã de Alvares”, refere a autarquia em comunicado.

A Presidente do Município contextualizou a realidade que se estava a viver e enalteceu o papel desempenhado pelos Bombeiros, o qual foi fundamental para que não se registassem vítimas, nem danos elevados em habitações.

Destacou e enalteceu a extraordinária cadeia de solidariedade que, espontânea e voluntariamente, foi criada por parte da população e das Instituições do Concelho de Góis, com a qual tem sido possível dar todo o apoio aos Bombeiros e às populações.

Lurdes Castanheira informou que o Município de Góis está no terreno com diversas equipas multidisciplinares, com o objetivo de efetuar um levantamento de todas as necessidades imediatas das populações afetadas, para que a ajuda seja prestada no mais curto espaço de tempo, bem como de outras intervenções que são fundamentais para minimizar os nefastos efeitos deste violento incêndio.

Solicitando o apoio e a solidariedade do Governo para cobrir os elevadíssimos prejuízos causados pelo incêndio, Lurdes Castanheira informou que irá apresentar um inventário completo e exaustivo, quando o mesmo estiver concluído.

O Primeiro-Ministro ao tomar contacto com a realidade que estava a acontecer em Alvares, mostrou-se “totalmente empenhado na disponibilização do apoio necessário, garantindo que o Mecanismo de Ajuda da União Europeia será ativado”.

António Costa referiu que esta visita teve como objetivo principal, tomar conhecimento do que se estava a passar e poder transmitir pessoalmente a solidariedade do Governo, deixando uma palavra de ânimo e conforto a todos os Operacionais, bem como à população do Concelho de Góis, na certeza de que estará ao seu lado para a superar este momento trágico de que não há memória em Portugal.

image_pdfimage_print
Previous Praia fluvial de Avô entre as melhores de Portugal
Next Oliveira do Hospital organizou as “melhores marchas do país”

Artigos Relacionados

Desporto

CCPOH termina em 5º lugar o campeonato nacional da 2ª divisão de ténis de mesa

Na última jornada do campeonato nacional da 2ª divisão de ténis de mesa, disputada este sábado, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) deslocou-se ao vizinho

Sociedade

Mais de 1.300 operacionais combatem fogos no país

Vários incêndios de grande dimensão em Portugal continental mobilizavam hoje 1.370 operacionais, mais de um terço dos quais em Abrantes, …

Última Hora

Rancho Folclórico Sampaense organiza 37º Festival da Beira Serra

O Folclore volta a ser motivo de atração a São Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital. Nos dias 7 e 8 de julho decorre o 37º Festival

Última Hora

60 acidentes e um morto na última semana nas estradas do distrito de Coimbra

A semana de 28 de março a 3 de abril ficou marcada, nas estradas do distrito de Coimbra, pela ocorrência de 60 acidentes que resultaram numa vítima mortal.

Última Hora

FCOH e AD Lagares da Beira, com sortes diferentes nos distritais AFC

Futebol No Distrital de Honra da AFC, o FCOH foi empatar 0-0 no Eirense e mantém a 1ª posição na classificação. Na próxima jornada a equipa oliveirense recebe o Febres.

Informação

País: Morreu a jovem internada com sarampo

A jovem de 17 anos que estava internada com sarampo no Hospital D. Estefânia acabou por morrer “na sequência de uma situação clínica infecciosa com pneumonia bilateral”. A rapariga não

Região

Um morto e dois feridos em acidente no IC12 em Viseu

Um acidente ocorrido ao início da tarde desta quarta-feira, no Itinerário Complementar 12, em Carregal do Sal, Viseu, provocou um morto, um ferido grave e outro ligeiro.

Região

Bombeira de Castanheira de Pera está a melhorar

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera disse, hoje, que três dos quatro bombeiros internados apresentam avanços e …

Região

 ASAE apreende cerca 1 900 litros de azeite falsificado em Penacova

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu na semana passada 1900 litros de azeite falsificado e acondicionado …

Região

PJ identificou cinco suspeitos de roubo e sequestro em Viseu

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje ter identificado cinco homens suspeitos de um crime de roubo ocorrido em março de 2014, numa localidade…

Última Hora

UC pela primeira vez no top 500 de ranking CWUR

A Universidade de Coimbra (UC) está, pela primeira vez, no top 500 das melhores instituições de ensino superior do mundo.

Cultura

25 de abril: Alexandrino quer aproximar comemorações aos oliveirenses

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital manifestou, ontem, a vontade de aproximar as comemorações do 25 de abril à população do concelho. José Carlos Alexandrino sugeriu que,

Sociedade

Jovem morreu em acidente de moto em Oliveira do Hospital

Rafael Marques, com 21 anos, morreu esta tarde na sequência do despiste da moto em que seguia, no sentido Ervedal da Beira- Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do

Última Hora

Homem matou os pais e a avó a tiro e depois suicidou-se em Montemor-o-Velho

Um homem matou ontem os pais e a avó em Montemor-o-Velho com tiros de caçadeira e depois suicidou-se. Operações das forças de segurança prolongaram-se durante a madrugada.

Informação

Jorge e Cidália dão ‘vida nova’ ao Intermarché de Oliveira do Hospital

Jorge Graça e Cidália Lopes são os novos responsáveis pela loja Intermarché de Oliveira do Hospital. Um projeto que abraçaram, desde o início de fevereiro,…

Informação

‘Loriga Vila Lusitana’ é o grande vencedor da 1.ª edição do Orçamento Participativo de Seia

A comunidade respondeu afirmativamente ao repto lançado pela autarquia e mobilizou-se para escolher e votar nos projetos que vão agora ser desenvolvidos…

Nacional

Primeiro Ministro compromete-se com visita a Oliveira do Hospital até ao final do mês de março

O primeiro Ministro, António Costa, comprometeu-se, esta manhã, num contacto com presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, a realizar uma visita oficial ao concelho até ao final do

Nacional

Doze fogos no Norte do país preocupam devido ao vento e dimensão

Doze incêndios nos distritos de Viana do Castelo, Aveiro, Viseu, Braga e Vila Real preocupavam os bombeiros às 08h00 devido à sua dimensão…

Região

Região: Incêndio consome fábrica de carvão

Um incêndio destruiu ao início da manhã de hoje uma fábrica de carvão em Vilarinho, no concelho de Oliveira de Frades, …

Região

Leiria quer ser Capital da Cultura e transformar o futuro

O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, afirmou hoje que objetivo principal da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027 é …

Informação

Jovens de Seia detidos em Nelas por crime de tráfico de estupefacientes

A GNR anunciou a detenção de dois homens, com 23 e 24 anos, residentes em Seia, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes na freguesia de Nelas.  A detenção

Informação

José Carlos Alexandrino revelou expectativas na EXPOH em entrevista Rádio Boa Nova/ Folha do Centro

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino antecipou esta manhã, em entrevista na Rádio Boa Nova, …

Informação

Concerto de homenagem ao escritor holandês Gerrit Komrij

No próximo fim de semana, Vila da Pouca da Beira acolhe uma homenagem ao famoso escritor holandês Gerrit Komrij que ali viveu durante várias décadas.

Cultura

“VII Férias com Cultura” em Vila Franca da Beira, este domingo.

A União Desportiva e Tuna Vilafranquense em parceria com a União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira e o apoio do Município de Oliveira do Hospital. Realizam