GNR reforçou equipas de apoio aos idosos no distrito da Guarda

GNR reforçou equipas de apoio aos idosos no distrito da Guarda

image_pdfimage_print

O comandante do Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou que a instituição reforçou para o dobro o número de “Núcleos de Idosos em Segurança” no distrito, …

… agora num total de 10, com o objetivo de aumentar a segurança daqueles que vivem sós e isolados.

A participar nas comemorações do 9.º aniversário do Comando Territorial da Guarda e dos 103 anos desde a chegada, em 1914, da primeira força organizada da GNR ao distrito da Guarda, realizadas em Almeida, o coronel Cunha Rasteiro referiu que “quando o Policiamento de Proximidade se tornou uma opção estratégica da GNR, o Comando Territorial da Guarda destacou-se aproveitando a sua longa tradição e prática de trabalho em parceria com as comunidades locais, para dar impulsos decisivos nesta nova forma de abordagem do policiamento de proximidade e da segurança, cumprindo os objetivos propostos e abalançando-se para novos desafios, designadamente com a criação do Projeto de Teleassistência a Pessoas Especialmente vulneráveis, num projeto partilhado com as autarquias locais”.

No seu discurso, Cunha Rasteiro também deu a conhecer alguns resultados da atividade operacional realizada pela GNR no distrito durante este ano. Salientou o número de patrulhas lançadas, cerca de 36 mil – apeadas, motorizadas e em bicicleta -, as mais de 1.000 detenções feitas e  as 350 armas apreendidas. Em matéria de tráfico ou posse de estupefacientes foram detidos 130 cidadãos e apreendidas mais de 25 mil doses de haxixe, heroína, cocaína, drogas sintéticas, entre outras.

No que se refere à Investigação Criminal foram elaborados cerca de 300 inquéritos e detidos 345 indivíduos pela prática dos mais variados crimes.

O coronel Cunha Rasteiro disse ainda que o Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) elaborou no corrente ano “cerca de 300 inquéritos de violência doméstica, tendo sido detidos 28 indivíduos”.

“No que respeita à defesa da floresta contra incêndios foram elaborados 255 autos por ilícitos criminais e 617 contraordenacionais, identificados 40 indivíduos suspeitos e efetivadas 11 detenções”, adiantou o comandante do Comando Territorial da GNR da Guarda.

com:lusa.pt

Previous Oliveira do Hospital acolhe sessão da Portugal Inovação Social
Next Mulher morreu horas depois de ter sido atropelada pelo próprio carro em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

Aluna de Oliveira do Hospital venceu II Concurso de Jornalismo Olimpíadas da Economia

A aluna Madalena Leitão, do 12.º D, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, foi a grande vencedora do II Concurso de Jornalismo Olimpíadas da Economia, …

Última Hora

Empresas: Intermarché de Oliveira do Hospital está “mais próximo” da população

A loja Intermarché de Oliveira do Hospital está agora “mais próxima da população” no âmbito daquele que é posicionamento demonstrado pela nova gerência de maior envolvimento na comunidade.

Última Hora

Ténis de Mesa: Jovens do CCPOH brilham no III Circuito Municipal de Tábua

No último sábado, 22 de outubro, a jovem equipa de ténis de mesa do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) deslocou-se ao vizinho concelho de Tábua,

Informação

Operação Baco: GNR intensifica fiscalização da condução sob influência de álcool

A Guarda Nacional Republicana (GNR), a partir de amanhã, e até dia 28 de maio, intensifica a fiscalização da condução sob influência de álcool, com o objetivo de prevenir a

Cultura

Coimbra vai ser a capital mundial dos eventos em novembro

Coimbra vai tornar-se a capital mundial dos eventos nos dias 21, 22, 23 e 24 de novembro. Nestes quatro dias, a cidade do Centro de Portugal acolherá a 13.ª edição

Informação

Vítimas dos fogos de 2017 podem requerer indemnizações até janeiro

O Ministério da Justiça informou, hoje, que as vítimas dos incêndios ocorridos entre 17 e 24 de junho e 15 e 16 de outubro de 2017 …

Última Hora

ICNF cria aplicação para autorização de queimas e queimadas seguras

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) anunciou hoje a criação de uma aplicação informática para autorização de queimas e queimadas seguras,…

Desporto

Confira os resultados desportivos do fim-de-semana

Este fim-de-semana ficou marcado, a nível desportivo, pela vitória do Bobadela na final da Liga INATEL Coimbra.

Informação

Familiares das vítimas de outubro exigem relatório ‘Xavier Viegas’

A associação das vítimas dos incêndios de outubro exigiu hoje um relatório como o encomendado pelo Governo à equipa de Xavier Viegas sobre Pedrógão Grande,…

Informação

Previsão de neve acima de 800 metros coloca cinco distritos sob aviso amarelo

Cinco distritos de Portugal continental estão a partir de hoje sob aviso amarelo por causa das previsões de queda de neve acima da cota de 800 metros.

Informação

Câmara de Viseu autua infraestruturas de Portugal por falta de limpeza de vias

A Câmara de Viseu abriu um processo de contraordenação à Infraestruturas de Portugal por falta de limpeza das estradas no concelho.

Desporto

Luís Mota vence mais uma edição Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela

Luís Mota foi o grande vencedor da 8ª edição do Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela (OMD), decorrida no fim-de-semana de 8, 9 e 10 de junho,…