GNR reforça patrulhamento para umas “férias tranquilas”

GNR reforça patrulhamento para umas “férias tranquilas”

image_pdfimage_print

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai intensificar este fim de semana o patrulhamento e apoio em todo o território nacional, com especial atenção nas praias,…

… festas, romarias e eventos de grande dimensão. Paralelamente, a GNR patrulhará os principais eixos rodoviários, nomeadamente nas fronteiras, onde se espera a chegada de muitos portugueses que regressam ao país.

Tendo em conta o “aumento substancial do tráfego” e com o objetivo de combater a sinistralidade rodoviária, garantir a fluidez do tráfego e apoiar os condutores, a GNR irá “privilegiar uma atuação preventiva”, contando também com o apoio da Guardia Civil, de Espanha, para realizar ações de sensibilização e fiscalização, na proximidade das fronteiras terrestres.

Outra das preocupações da GNR é a prevenção da criminalidade contra o património. Nesse âmbito, recorda esta autoridade, está ativo o ‘Programa Chave Direta’, cujo objetivo é garantir a segurança das residências habituais dos cidadãos que se encontram de férias, através da realização de ações de patrulhamento junto das mesmas durante a ausência dos seus proprietários.

A adesão ao programa deve ser solicitada pelo menos 48 horas antes da ausência dos proprietários da residência, através do registo disponível online em Verão Seguro, ou no posto da GNR da respetiva área de residência.

A GNR tem ainda implementado o ‘Programa Turismo Seguro’, com o objetivo de promover o apoio, a segurança e o combate ao crime contra o turista, nacional ou estrangeiro, contribuindo assim para uma estadia pacífica para quem visita Portugal, para além do reforço de patrulhamento especializado com vista ao atendimento, acolhimento e encaminhamento destes cidadãos em específico.

Para promover e facilitar o policiamento de proximidade com os turistas e numa conjuntura de cooperação internacional, a GNR contará também com a presença permanente de militares da Guardia Civil do Reino de Espanha, da Gendamarie Nationale francesa e dos Carabinieri de Itália para a realização de patrulhamento misto, nas zonas balneares mais turísticas do Algarve, Porto, Lisboa e Setúbal.

Por outro lado, a GNR irá também reforçar o patrulhamento em localidades espanholas, francesas e italianas mais frequentadas pelos portugueses, designadamente em Santiago de Compostela, Ourense, Lugo, Ayamonte, Isla Cristina, Lepe, Goian, Burgos, Alcanizes e Valladolid (Espanha), Landes e Biarritz (França), Florença, Roma e Veneza (Itália).

Finalmente, prevendo-se neste fim de semana temperaturas elevadas e o aumento do risco de incêndio, será também reforçado o patrulhamento terrestre em todo o território continental, no intuito de prevenir incêndios florestais.

Para este efeito, a GNR, através das suas valências de Proteção da Natureza e Ambiente, territorial, investigação criminal, bem como do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), intensificará a vigilância das zonas de maior risco de incêndios.

Previous Quase 20 concelhos do país em risco máximo de incêndio
Next Volta a Portugal “é um meio importantíssimo para a promoção da marca e do nome de Oliveira do Hospital”

Artigos Relacionados

Última Hora

“Artes e Ofícios de Oliveira do Hospital” em exposição

“Artes e Ofícios de Oliveira do Hospital” é o mote da exposição coletiva programada para o mês de julho pelo Município de Oliveira do Hospital. A mostra pode ser visitada,

Região

Município de Penacova assinala Dia Mundial da Juventude

O Município de Penacova associa-se, no dia 12 de agosto, ao Instituto Português do Desporto e da Juventude na comemoração do Dia Internacional da Juventude, este ano dedicado ao tema

Programas

“Espaço Blc3 – Ciência no Interior” com Dina Dias na Rádio Boa Nova

Em mais um “Espaço BlC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com Dina Dias.

Informação

Pelo menos sete empresas foram assaltadas na Zona Industrial de Oliveira do Hospital

Na última noite, pelo menos sete empresas foram assaltadas na Zona Industrial de Oliveira do Hospital. Os assaltantes, que se presume serem estrangeiros, destruíram sistemas de videovigilância, furtaram computadores portáteis,

Informação

“Se não for candidato pelo PS não o serei por outra força partidária. A minha carreira política ficará por aqui”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital escusou-se, há instantes, a responder à questão que lhe foi dirigida por Luís Lagos (CDS PP) sobre uma possível recandidatura ao

Última Hora

Calendário desportivo de fim-de-semana. Domingo há dérbi concelhio

Este domingo acontece o primeiro dérbi concelhio entre o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense (ADN). As equipas, que jogam na Série C do

Última Hora

Multiplicam-se as críticas ao mau estado da Estrada da Beira

O estado em que se encontra a Estrada Nacional 17, conhecida Estrada da Beira, tem gerado muita contestação e tem sido alvo de fortes críticas nas redes sociais, e mais

Informação

Piódão promove simulacro de evacuação

Decorre no próximo dia 8 de junho um simulacro de evacuação da aldeia do Piódão, inserido no âmbito dos programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”.

Última Hora

País: Proteção Civil adianta que todos os incêndios “estão dominados”

Na primeira atualização desta quarta-feira sobre o combate aos incêndios, a Autoridade Nacional de Proteção Civil acaba de dar como controlados todos os 14 incêndios que estão nesta altura ativos

Informação

Relatório contabiliza 48 mortos nos incêndios de outubro

A comissão técnica independente elevou para 48 o número de mortos nos incêndios de outubro, segundo o relatório entregue na Assembleia da República, quando estavam noticiados 46.

Informação

Alunos da Secundária de Arganil levaram mantas para a escola

Os alunos da Secundária de Arganil foram ontem, dia 19,  para escola com mantas em jeito de protesto pelo frio que dizem sentir nas instalações da escola.

Informação

Colisão entre três viaturas provocou quatro feridos ligeiros em Oliveira do Hospital

Uma colisão entre três viaturas ligeiras provocou, ao final desta manhã, quatro feridos ligeiros, na Estrada Nacional 17, na conhecida Reta da Salinha, em Oliveira do Hospital.