GNR realiza operação “Residência Segura”

GNR realiza operação “Residência Segura”

A Guarda Nacional de Republicana (GNR), entre os dias 11 e 15 de março, irá reforçar o patrulhamento junto das zonas residenciais e sensibilizar os cidadãos para que…

… adotem procedimentos de segurança, no sentido de prevenir situações de furto e roubo nas suas residências.

“Os furtos e roubos em residência carecem de uma atenção redobrada por parte da Guarda, não só pela perda dos bens pessoais que acarreta, mas pelo significado que a invasão da esfera privada e dos espaços íntimos dos cidadãos comporta”, refere a GNR em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.

A GNR refere ainda que “apesar dos crimes de furto e roubo em residência ocorrerem em diversos períodos do dia e dias da semana, existe uma especial preponderância nos dias úteis e no período da tarde, período este em que as pessoas estão ausentes das suas residências por se encontrarem nos seus empregos.

Em 2018, a GNR, registou 175 situações de roubos em residências, dos quais, cerca de 61% visaram pessoas idosas, decorrendo um trabalho contínuo de georreferenciação das residências mais isoladas, o que permite otimizar e direcionar o patrulhamento de proximidade, assim como melhorar a capacidade de resposta em caso de ocorrência. No ano transato, verificou-se que, dos cerca de 6 900 furtos ocorridos em interior de residência, 32% tiveram origem em mero descuido dos proprietários.

“Sendo a segurança uma responsabilidade de todos, é importante a adoção de comportamentos preventivos para contribuir para a redução desta criminalidade, tais como: não abra a porta de sua casa, nem a do prédio, sem ter a certeza quem são as pessoas; quando sair de casa, feche bem todas as janelas e tranque sempre as portas e portões de acesso, guarde num local seguro todas as cópias das chaves da sua residência, coloque um óculo e uma corrente de segurança na sua porta, durante a noite, mesmo estando em casa, tranque todas as janelas e portas, não deixe escritos na porta, janela ou caixa do correio, que indiciem a sua ausência, não deixe acumular correspondência na caixa do correio e coloque na mesma uma fechadura segura, aos moradores do rés-do-chão e do 1.º andar, recomenda-se a instalação de sistemas de segurança nas janelas; ilumine bem todas as entradas, se notar presenças estranhas nas redondezas da sua casa, tente confirmar as suas suspeitas. Em caso de dúvida, ligue para a GNR”, refere.

Caso se confronte com um assaltante em casa, a GNR recomenda a que “ tente manter a calma, não discuta, nem o confronte. Procure memorizar as suas feições e a roupa que traz vestida,  para as descrever às autoridades. E, principalmente, não reaja!”.

“Tenha sempre à mão os números de telefone do posto da GNR da área da sua residência. Em caso de emergência, ligue o 112”, acrescenta.

A GNR,  com o empenhamento das suas Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, da sua estrutura de Investigação Criminal e dos militares afetos aos Postos Territoriais, irão promover o contacto direto com os cidadãos, distribuindo um folheto alusivo à operação “Residência Segura”, o que certamente contribuirá para um aumento do sentimento de segurança, proximidade e confiança na população.

Previous Pulseira eletrónica para homem que ameaçava de morte a ex-mulher
Next Arganil: PSD destaca apoio a Paulo Leitão que foi eleito presidente da Comissão Politica Distrital do PSD

Artigos Relacionados

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 28 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 26.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

Viseu e Mangualde unem-se para criar ciclovia

As Câmaras de Viseu e Mangualde assinaram ontem, 26 de novembro, um acordo para desenvolverem um estudo prévio para a criação de uma ciclovia entre as duas cidades.

Informação

Município de Penacova em combate contra “vespas invasoras”

O Município de Penacova, no âmbito do protocolo estabelecido com a RefCast e, em linha com o determinado no Plano de Ação Nacional para controlo do inseto Dryocosmus kuriphilus,…

Sociedade

Empregado fabril detido por abuso sexual de duas menores na Covilhã

Um empregado fabril, de 42 anos, foi detido por abuso sexual de menores na Covilhã. O homem terá perpetrado os crimes contra duas meninas de 14 e 16 anos, no

Última Hora

Politécnico de Castelo Branco aboliu a praxe e optou por integração solidária

A Associação Académica do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) aboliu a praxe nas seis escolas da instituição, substituindo-a por ações culturais e solidárias de integração.

Informação

Vítimas exigem demissão de ministro da Agricultura e de direção da CCDR Centro

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM) exigiu este sábado que o ministro da Agricultura e que a direção da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento

Nacional

Governo garante que não há ovos contaminados à venda em Portugal

O Ministério de Agricultura garantiu hoje que não há ovos contaminados com pesticida tóxico à venda em Portugal e que o caso reportado às autoridades europeias refere-se a um português

Informação

Dão apresenta “primores” de 2016

O Dão realiza esta segunda-feira, dia 22 de maio,  um balanço da última vindima. “Dão Primores – Declaração de Vindima 2016” realiza-se no Solar do Vinho do Dão, em Viseu,

Informação

Arganil recebe Festival Literário Internacional do Interior “Palavras de Fogo”

Arganil prepara-se para receber o Festival Literário Internacional do Interior “Palavras de Fogo”, uma iniciativa da ARTE-VIA Cooperativa Artística e Editorial, que reúne, no período de 15 a 19 de

Última Hora

Rádio Boa Nova comemora 32º aniversário

Acompanhe a emissão especial da Rádio Boa Nova em 100.2 FM e em www.radioboanova.pt. Comemoração do 32º aniversário.

Região

Casa do Benfica de Arganil realiza trail Trilhos de Arganil

A Secção Desportiva da Casa do Benfica de Arganil, com a ajuda de vários parceiros, vai realizar no próximo dia 3 de março de 2019, a prova de trail Trilhos

Destaque

Joaquim Marques, presidente do Nogueirense, quer apurar a “verdade desportiva”

Joaquim Marques, presidente do Nogueirense disse, em declarações, à Rádio Boa Nova, que quer saber se “foram facultados lances” ao Pampilhosa por parte do Futebol Clube ….