GNR realiza operação “Regresso às Aulas 2019”

GNR realiza operação “Regresso às Aulas 2019”

image_pdfimage_print

A partir de hoje, dia 10, e até ao dia 20 de setembro, a Guarda Nacional Republicana (GNR), em todo o território nacional, realiza um conjunto de ações de sensibilização dirigidas aos diversos intervenientes no ambiente escolar,…

…desde professores, alunos e encarregados de educação, em todos os estabelecimentos escolares na sua área de responsabilidade, com o objetivo de transmitir conselhos de segurança e contribuir para que o ano letivo se inicie com a tranquilidade esperada por todos. 

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, neste período, as Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) e os militares dos Postos Territoriais, vão promover ações de sensibilização no âmbito da segurança na rua, em casa e ainda segurança rodoviária, uma vez que o fluxo de trânsito aumenta devido ao transporte dos alunos para a escola,  sendo importante alertar os condutores para a utilização dos cintos de segurança e dos sistemas de retenção para crianças.

A GNR, para além da transmissão de conselhos de segurança aos encarregados de educação, a irá ainda divulgar o Programa Escola Segura e dar a conhecer os militares responsáveis pelo programa na respetiva escola, com a distribuição do número de contacto das SPC, contribuindo desse modo para uma maior consciencialização dos encarregados de educação para a importância da segurança escolar dos jovens alunos e para uma melhor preparação das crianças e jovens, para os desafios que irão encontrar no regresso às aulas, aumentando o sentimento de segurança da comunidade escolar.

A GNR tem à sua responsabilidade cerca de 5 mil estabelecimentos de ensino, onde os militares vão promover estas ações e transmitir alguns conselhos de segurança.

Aos jovens estudantes, a GNR aconselha que, no deslocamento de e para a escola circule sempre que possível acompanhado ou em grupo e evitar passar em locais isolados ou com pouca luz; nem sempre o caminho mais perto é o caminho mais seguro; memorize no telemóvel o número do Posto da GNR local, num dos números de marcação rápida; espere  pelos teus pais, por algum familiar ou amigo, dentro da escola. Na internet, escolha bem o conteúdo que publica; não deixar acessíveis palavras-passe e alterá-las para vários serviços; pedir ajuda sempre que se sentir ameaçado; não acreditar em tudo o que dizem ou mostram; se acontecer algo perturbador online, deve-se denunciar e informar os pais, encarregados de educação ou professores sempre que houver problemas.

Aos pais, a GNR aconselha a que acompanhe o desenvolvimento escolar do filho e as suas rotinas; ensinar o filho a colocar o número do Posto da GNR local, num número de marcação rápida e que sempre que tiver conhecimento ou suspeita de que o filho ou colegas estejam a ser vítimas de ameaças, agressões ou outro tipo de crime, informe de imediato a GNR.

Previous Viseu: Prisão preventiva para suspeito de atear três fogos em Sernancelhe
Next Região: Homem foi detido por caça ilegal. GNR apreendeu arma e munições

Artigos Relacionados

Sociedade

ANPC realiza exercício para testar capacidade de resposta operacional

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) leva a efeito, a 18 e 19 de maio, o exercício MONTEMURO 2018, nos distritos de Aveiro e Viseu.

Informação

Peritos alertam para incêndios semelhantes ou piores aos de 2017

O risco de incêndios semelhantes ou piores aos que ocorreram no ano passado tem tendência para aumentar, tal como alertaram peritos norte-americanos que hoje defenderam que “não há tempo a

Região

GNR realiza operação “Spring Break 2019”

A Guarda Nacional Republicana, desde ontem, dia 01 de abril, e até ao dia 21 de abril, realiza uma operação policial, em todo o território nacional,  envolvendo ações de sensibilização

Informação

Incêndios: MAAVIM indignada com discurso de ministro Pedro Marques

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas do Incêndio de Midões (MAAVIM) mostrou-se indignado depois de Pedro Marques, ministro do Planeamento ter dito que não existiam pessoas a viver em

Destaque

Noite de mau tempo com queda de mais de uma dezena de árvores em Oliveira do Hospital

O mau tempo que se fez sentir na última noite e madrugada provocou a queda de várias árvores no concelho de Oliveira do Hospital. As duas corporações de bombeiros tomaram

Última Hora

Região: PJ deteve suspeito de atear fogo à própria casa

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve um homem, de 24 anos, suspeito de no dia de ontem, pelas 06h00, ter ateado fogo…

Última Hora

Piódão distinguido com prémio “Portugal Cinco Estrelas 2018”

A Aldeia Histórica do Piódão foi uma das grandes protagonistas dos prémios Portugal Cinco Estrelas, ao conquistar o galardão na categoria de Aldeias e Vilas.

Última Hora

Circulação ferroviária mantém-se cortada devido à “complexidade dos trabalhos”

A circulação na linha ferroviária do Norte vai continuar cortada no troço Pampilhosa-Coimbra B até ao final do dia de hoje, na sequência do descarrilamento…

Região

Incêndio em casa de idosas cegas mata uma de três irmãs

Uma idosa de 63 anos morreu, na noite desta quarta-feira, vítima de um incêndio que deflagrou na habitação em que residia, em Covas do Rio, São Pedro do Sul. A

Informação

PJ deteve professor suspeito de abuso sexual de crianças e violência doméstica

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria deteve um homem, suspeito da prática de vários crimes de…

Região

Operação Natal da GNR, terminou com mais acidentes.

Terminou com mais acidentes a operação Natal Tranquilo da GNR. Este ano, entre sexta e domingo, houve 594 acidentes, mais do que em 2015. Por outro lado, foram menos as

Informação

  GNR identificou suspeitos de vandalismo no concelho de Seia

Na passada quinta-feira, cinco homens, com idades compreendidas entre os 14 e os 39 anos, foram identificados pelo Comando Territorial da GNR Guarda por suspeita de atos de vandalismo, no